quinta-feira, 10 de abril de 2014

Vaticano: Papa diz «basta» ao tráfico de pessoas, um «crime contra a humanidade»


Francisco encontrou-se com participantes em congresso internacional promovido pela Santa Sé

News.va
Cidade do Vaticano, 10 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa defendeu hoje ser necessário dizer “basta” ao tráfico de pessoas, que considerou um “crime contra a humanidade”.
“O tráfico de seres humanos é uma chaga, uma chaga no corpo da humanidade contemporânea, uma chaga na carne de Cristo. É um crime contra a humanidade”, declarou, perante os participantes na segunda conferência internacional ‘Combating Human Trafficking: Church and Law Enforcement in partnership’, que decorre desde quarta-feira no Vaticano.
Segundo Francisco, este é “um encontro importante, mas também é um gesto da Igreja, das pessoas de boa vontade, que quer gritar ‘basta’!”.
A iniciativa tem lugar na Aula Magna da Academia Pontifícia das Ciências, com organização da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, um ano após o primeiro encontro do género.
O Papa destacou a importância de reunir diversos especialistas para acompanhar as “estratégias e competências” de cada um com a “compaixão evangélica, a proximidade aos homens e mulheres que são vítimas deste crime”.
“Estão aqui reunidas autoridades policiais, empenhadas sobretudo em combater este triste fenómeno com os instrumentos e o rigor da lei, e operadores humanitários, cuja missão principal é oferecer acolhimento, calor humano e possibilidade de resgate das vítimas”, acrescentou.
Para Francisco, estas duas abordagens “podem e devem andar juntas”, por serem “complementares”.
“Encontros como estes são de grande utilidade, diria mesmo necessários”, concluiu, elogiando a presença de participantes de “tantas partes do mundo, para levar por diante um trabalho comum”.
O cardeal Vincent Gerard Nichols, arcebispo de Westminster, que preside aos trabalhos da conferência, disse à Rádio Vaticano que a colaboração entre religiosos e a Polícia Metropolitana de Londres no combate ao tráfico humano ganhou muita importância nos últimos anos, esperando que a experiência possa ser colocada em prática noutros países.
“Aquilo que a Igreja tem a oferecer é a melhor rede a nível mundial, que envolve em particular as religiosas”, precisou.
As estimativas mais recentes da Organização Internacional do Trabalho referem que o tráfico humano envolve 2,4 milhões de pessoas e montantes na ordem dos 32 mil milhões de dólares por ano.
Os promotores da conferência 'Combate ao Tráfico Humano: Igreja e forças da lei em parceria' pretendem “unir esforços para que a lei seja aplicada” de forma a ajudar à “construção de uma rede efetiva" que seja capaz de combater este crime.
A rede passa por uma “cooperação mais estreita” entre Igreja e polícia de forma a “facilitar as investigações conjuntas" e promover uma ação internacional mais coordenada que ajude a “livrar o mundo do flagelo do tráfico de seres humanos, a segunda fonte de riqueza criminosa mais rentável do planeta”.
No final dos trabalhos foi publicado um 'compromisso', com palavras do Papa Francisco, no qual se pede que "a comunidade internacional adopte uma estratégia ainda mais concertada e efetiva contra o tráfico de pessoas", para que os seres humanos "deixem de ser usados como meios para um fim" e se respeite "sempre a sua dignidade inviolável".
OC



Fotos   

Vaticano diz que filme "Noé" é "sem Deus"


Em março, Russell Crowe fez de tudo para conseguir um encontro com o papa Francisco que pudesse, de alguma forma, ser sinal de um apoio a 'Noé', filme dirigido por Darren Aronofsky e protagonizado por ele. Pois, segundo a edição desta quinta-feira, 10 de abril, do jornal do Vaticano chamado 'Avvenire', isso não foi alcançado. Em seu primeiro pronunciamento oficial sobre o assunto, o Vaticano chamou o longa de 'oportunidade perdida' e de 'Noé sem Deus'.


Segundo matéria publicada pelo The Hollywood Reporter, o 'Avvenire' disse que a superprodução de Darren Aronofsky contou uma versão colorida da história 'ecologicamente e vagamente 'new age', transformando o conto bíblico em uma oportunidade perdida'. Nas palavras da publicação: Noé é 'uma oportunidade perdida, um Noé sem Deus.'



Mimmo Muolo, crítico do 'Avvenire', chamou o filme de 'estranho' e que causa 'perplexidade', embora, ao mesmo tempo, seja 'visualmente potente'. Em determinado momento, ele disse que 'Noé' era uma mistura entre 'Gladiador' (também estrelado por Russell Crowe) e os filmes da franquias 'Harry Potter' e 'Senhor dos Aneis'. Muolo ainda criticou o longa de Darren Aronofsky por se afastar muito do relato bíblico do livro de Gênesis que conta a história de 'Noé'.

Em março, quando esteve no Brasil para promover o filme , Russell Crowe comentou seu encontro com o papa Francisco no Vaticano. 'Dada a controvérsia em torno do filme, achei o convite do Vaticano muito gentil', contou ele. 'Essa é uma prova da coerência do que o Papa tem feito e falado desde que assumiu a direção da Igreja', afirmou. 'Foi um privilégio estar na presença do Santo Padre', finalizou o ator.

Fonte: Msn

ITAQUITINGA: Festival chega à Mata Norte de Pernambuco com cultura popular


Pernambuco Nação Cultural começa ano por Goiana e mais 10 cidades.
Sambadas, ciranda, foto, cinema e shows de artistas locais são atrações.

Do G1 PE

Juliano pratica com autonomia neste primeiro disco solo a sua 'Arte de ser invisível'. (Foto: Beto Figueiroa/ Divulgação)Juliano Holanda está na programação do FPNC da Mata
Norte, com Zé Manoel (Foto: Beto Figueiroa/ Divulgação)
A caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) começa o ano pela Mata Norte. Sambadas de maracatu, encontros de cirandeiros, caboclinhos, cavalos-marinhos, rezadeiras e brincadeiras populares darão o tom do evento, que segue até domingo (13). As luzes focam o Cine Teatro Polytheama, em Goiana, que completa 100 anos em 2014. O teatro abrigará espetáculos de dança, circo, teatro, música, cinema e fotografia, entre outros. Clique aqui e confira a programação completa.

A programação começou nesta quarta (9), com apresentação do Grupo Experimental de Dança no palco do Cine Teatro Polytheama. Na quinta (10) e sexta-feira (11), o local receberá shows de Sagarana, Juliano Holanda e Zé Manoel, com participação de Isadora Melo, além do Duo Rafael Marques e Júlio César e de Vinícius Sarmento.

No domingo (12), o Polytheama terá sessão de curtas goianenses e o Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco. Às 19h, haverá exibição do premiado  "Tatuagem", de Hilton Lacerda. O cineasta pernambucano vai debater com o público após o filme. Além de Goiana, o festival terá ações em mais dez cidades da região.
Encontro de maracatus rurais em Nazaré da Mata, na Mata Norte pernambucana (Foto: Luka Santos / G1)Maracatus rurais farão sambadas (Foto: Luka Santos / G1)
Sambadas
Dezenas de grupos de maracatus farão sambadas, nos próprios territórios, dentro do Encontro de Cultura Popular da Mata Norte. Nesta quarta edição, o evento reunirá terreiros de mestres populares das cidades de Aliança, Buenos Aires, Carpina, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá,
Itaquitinga,Lagoa de Itaenga, Nazaré da Mata e Tracunhaém.

Celeiro dos maracatus de baque solto, algumas cidades também serão palco de outros encontros. Em Lagoa de Itaenga, por exemplo, ocorrerá o 3° Encontro de Rezadeiras da Mata Norte. Lá, além de maracatu, moradores e visitantes poderão assistir a mostras de mamulengos e encontro de coco de roda.

Formação
Entre os destaques das ações formativas está a oficina de regência, que será ministrada pelo maestro Duda, na sede musical da banda Curica, patrimônio vivo de Goiana. Haverá também uma oficina de roteiros para cinema, por  Hilton Lacerda, no Sesc de Goiana, além de um workshop de cenografia, por Leopoldo Nóbrega, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), de São Lourenço da Mata.  As inscrições poderão ser feitas no dia e no local das atividades
.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...