terça-feira, 18 de março de 2014

Laudo do IML aponta que mulher arrastada no Rio morreu por tiro

Os três policiais militares presos em flagrante vão depor nesta quarta-feira

Marcelo Gomes - O Estado de S. Paulo
RIO - O laudo cadavérico do Instituto Médico-Legal apontou que a causa da morte de Claudia Silva Ferreira foi um tiro que atingiu o coração e o pulmão. Após a mulher ter sido baleada, os PMs a colocaram no porta-malas de uma Blazer da corporação para levá-la ao hospital. No meio do caminho, a porta da caçamba abriu. Desacordada, Claudia rolou para fora e ficou presa ao porta-malas do veículo por um pedaço de roupa. O corpo da mulher ficou batendo no asfalto e foi parcialmente dilacerado.

Filhos e sobrinhos de Claudia Ferreira da Silva, em sua casa no Morro da Congonha - Wilton Junior/Estadão
Wilton Junior/Estadão
Filhos e sobrinhos de Claudia Ferreira da Silva, em sua casa no Morro da Congonha
Os três PMs envolvidos vão depor nesta quarta-feira, 19, na 29.ª DP (Madureira). A morte de Claudia foi desmembrada do registro inicial de auto de resistência, e o caso foi reautuado como homicídio.
Os policiais foram presos em flagrante no domingo, por determinação do comando do 9.º Batalhão da PM, que os enquadrou no crime de "deixar, no exercício de função, de observar lei, dando causa direta à prática de ato prejudicial à administração militar", previsto no artigo 324 do Código Penal Militar. O comando considerou inadequada a forma como os PMs socorreram Claudia.
Após prestarem depoimento à Corregedoria da Polícia Militar na segunda-feira, os três PMs que participaram do socorro a Claudia foram encaminhados ao presídio Bangu 8, na zona oeste. Isso porque o Batalhão Especial Prisional (BEP) da PM, em Benfica, na zona norte, foi interditado pela Vara de Execuções Penais (VEP), depois que uma operação do Ministério Público encontrou uma série de "regalias" no local, como aparelhos de ar condicionado, computadores e até latas de cerveja. A inspeção foi realizada na segunda-feira de Carnaval.
Novo vídeo. Um novo vídeo publicado nesta terça-feira, 18, pelo site do jornal Extra, feita pela câmera de segurança de uma loja na Estrada Intendente Magalhães, mostra a mulher sendo arrastada pela Blazer a 350 metros de distância do local onde os PMs pararam o veículo e recolocaram Claudia na caçamba. No primeiro vídeo divulgado na segunda-feira pelo jornal, feito por um cinegrafista amador, o trecho em que a vítima ficou pendurada do lado de fora era de cerca de 250 metros.
O advogado Marcos Espínola, que defende o sargento Alex Sandro da Silva Alves, ajuizou nesta terça, 18, pedido de liberdade provisória para seu cliente. "A pena prevista no crime militar pelo qual os policiais são acusados vai de 3 meses a 1 ano de detenção. Ou seja, mesmo que ele seja condenado, não ficará preso. Por isso não há motivo para mantê-los presos preventivamente."

Acidente no Recife Antigo deixa três feridos

Um dos motoristas fugiu do local, mas câmera da SDS vai ajudar nas investigações

 Stella Soares, do FolhaPE

Stella Soares/ FolhaPE
O carro só parou depois de subir na calçada e bater em um poste
Atualizada às 19h40
Uma colisão entre dois carros deixou três pessoas feridas na tarde desta terça-feira (18) no cruzamento da avenida Marquês de Olinda com a rua Madre de Deus, no bairro do Recife Antigo. Um dos carros, um Honda Civic preto de placa KIF-8436, de Caruaru, foi o que causou mais estragos, após um Renault Duster, placa OWN-5003, de Belo Horizonte ultrapassar o sinal vermelho da rua Madre de Deus e bater no Civic. As testemunhas que estavam no local informaram que após a colisão, o Civic rodopiou na pista e só após corrigir a sua tragetória, subiu na calçada, atropelando um senhor não identificado, uma moça, Dayse Mayara, de 20 anos, que trabalha em uma banca de bicho no local do acidente, e a jornalista daFolha de Pernambuco, Tatiana Notaro, que está grávida de 8 meses.
    De acordo com o servente Ricardo Ferreira, de 36 anos, os dois carros vinham em velocidade normal, porém o Duster, de cor bege, ultrapassou o sinal, o que causou todo o incidente. A motorista do Honda Civic, a advogada Ana Cavalcante, de 48 anos, foi socorrida para o Hospital Português, na avenida Agamenon Magalhães, sem ferimentos, mas muito nervosa. A jornalista foi levada para a Unimed onde realizará exames. Ela sangrava muito na região do rosto, devido a colisão. Outra testemunha, um comerciante, que não quis se identificar, afirmou que nasceu denovo, já que ele estava na sua barraca vendendo coco quando o carro passou por ele e só não o atingiu por quê ele pulou.
    Stella Soares/ FolhaPE
    O Civic subiu na calçada e atingiu três pessoas, uma árvore, um poste e três carros
    O motorista do Duster, que aparentemente havia fugido, se apresentou ainda no fim desta tarde para prestar depoimento. Ele afirma que não saiu do local em momento algum e que se identificou a um agente da CTTU, mas que estava com medo de sofrer represália da população. O motorista se chama Luís Alves de Souza Júnior, de 47 anos, e é empresário. A versão dele é completamente diferente da advogada. Ele afirma que quem estava trafegando pela avenida Marquês de Olinda era ele e que o Civic quem avançou o sinal a rua Madre de Deus, quando ele bateu na traseira do outro carro e ele rodopiou. Em breve entrevista, a advogada afirma que estava dirigindo de salto alto, mas ao ser questionada novamente sobre isso, contou que estava descalça e só colocou o salto para descer do carro após o acidente. Apenas a câmera da SDS que fica exatamente do cruzamento poderá dizer quem estava certo ou não, porém em nota oficial, a própria Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que não vai divulgar as imagens.
    Outros três carros que estavam estacionados na avenida Marquês de Olinda foram levemente atingidos, juntos com uma moto, uma árvore e um poste que havia sido substituído antes do Carnaval. As pessoas que costumam passar pelo local ou trabalhar na região, estavam impressionadas com o porte do acidente, já que a região sempre foi muito tranquila. Um outro comerciante, que trabalha na avenida Marquês de Olinda há 20 anos, disse que é a primeira vez que vê um acidente desse porte na via. 

    FHC poderá ser o vice de Aécio neves

    A escolha sobre o melhor nome para ocupar a chapa do senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato ao Palácio do Planalto, pode estar se encaminhando para escalar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    FHC - Crédito: Iano Andrade/CB/D.A Press. Brasil.
    FHC – Crédito: Iano Andrade/CB/D.A Press. Brasil.
    O nome do tucano começa a ganhar força depois que FHC teria dito a amigos que, se fosse convidado, aceitaria o convite. Os tucanos se animaram com pesquisas qualitativas do instituto Sensus que mostrariam recuperação da imagem de FHC, principalmente em São Paulo, estado-chave na eleição.
    O antigo marqueteiro de Aécio, Renato Pereira, se posicionou contra a volta do ex-presidente e se desentendeu com o pré-candidato. Ele se encontrou com o governador Eduardo Campos (PSB) na última sexta-feira (14) pela primeira vez para discutir uma possível parceria, mas a mesma não avançou. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (18) na coluna Painel na Folha de S. Paulo.
    Possibilidades
    Nomes como o da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie e do presidente da Casa, Joaquim Barbosa, além de um candidato do Democratas, já foram ventilados como possíveis candidatos a vice na chapa do senador tucano. Nenhuma prosperou. O DEM inclusive, deseja que o candidato a vice seja um nordestino para assim fechar apoio ao tucano no que diz respeito a sucessão presidencial. O certo é que o PSDB não deseja o caminho de uma aliança partidária, mostrando que o principal objetivo não é ganhar mais tempo de televisão.
    Por Jornal de Caruaru

    Entenda, um pouco, o que são políticos profissionais.

    Os tentáculos dos políticos profissionais estão à mostra.

    Eduardo com o filho João ( seu herdeiro politico )
    Eduardo com o filho João ( seu herdeiro politico )
    Houve um tempo na história colonial do Brasil que o domínio territorial foi dividido pelo que se chamou – Capitanias Hereditárias.
    A história nos prova que a façanha se repete.
    Em pleno século XXI, o Governador do Estado de Pernambuco, não vê outra saída para o seu filho, que não seja tornar-se um neófito da política profissional, mesmo que antes não domine uma profissão normal colocada a serviço da população. E, ainda quando não se fala em campanha política eleitoral propriamente dita e nem mesmo de pré-campanha, o “mancebo” já saiu na frente, em disparada, sob as bênçãos do Palácio do Campo das Princesas e já arrebanha os seus primeiros votos, afinal de contas é filho e neto de donos de partido político e detém nomes fortes em seu favor.
    Na eleição passada também houve um certo Senador da República que tentou emplacar o filho Vereador do Recife. Graças ao pífio desempenho e a falta de carisma do noviço candidato, não deu certo, mas que talvez a prova de recuperação ou o exame de segunda época, venha agora em 2014.
    Uma lástima que na política partidária, através dos cargos eletivos (leia-se: prósperas campanhas eleitorais, regadas, sobretudo, a dinheiro privado e mídias eleitorais que beneficiam aos poderosos, pagas pelo povo e distribuídas, a partir do prestígio de cada candidato, pelos partidos políticos ou coligações) também tenha-se que admitir que: “Filho de gato é gatinho” e que tenha o direito de ao subir no ônibus da campanha eleitoral já lhe esteja reservado um assento na janela.
    A hodierna política brasileira – ou seja, a distribuição dos cargos eletivos brasileiros, continua a acontecer como se estivéssemos em pleno regime feudal…
    Não será motivo de desespero se criarem uma escola de formação política (profissional) para filhos de políticos profissionais. Aliás, a “Papuda”, famosa prisão, na Capital da República, já abriga alguns políticos profissionais, que não satisfeitos com a mensalidade oficial dos salários que recebiam, perpetraram outros “mensalões” e mesmo formando quadrilhas não foram encarados como quadrilheiros. Que a nova safra de políticos, filhos de políticos, aprendam com os erros e não joguem ainda mais lama naquilo que já está fétido.
    Que Deus, tenha misericórdia do povo brasileiro e lhe dê bom senso no voto, não só nesta campanha eleitoral de 2014, mas também, agora, ao ver a fila sendo furada e, sempre, que os lobos se apresentarem travestidos de ovelhas.
    Severino Melo – smelo2006@gmail.com – aspirante a político amador voluntário – para quem mandato não é emprego e política não é profissão.
    Por Jornal de Caruaru

    Gato que fez família ‘refém’ é preso e será levado a abrigo para animais

    ‘Lux’, de 4 anos, atacou os donos após tentar avançar em direção a bebê. Animal encurralou americanos, que foram obrigados a chamar a polícia.

    gato familia1
    O gato “Lux”, de 4 anos, que havia feito uma família “refém” em Portland, no estado do Oregon (EUA), será levado para um abrigo de animais.
    A decisão foi tomada pela família Barker, que entrou em contato com o abrigo de animais do condado de Multnomah e pediu que o bicho fosse retirado da casa, de acordo com o diretor da instituição, Mike Oswald.
    O ataque
    Teresa Barker contou à emissora “WBTV” que precisou chamar a polícia após o gato tentar atacar o bebê de 7 meses do casal. Depois de Lux avançar sem sucesso em direção à criança, o bichano teria sido castigado e, com raiva, ele teria apresentado comportamento agressivo.
    Com medo, Teresa e o marido se esconderam no banheiro, junto com o bebê e o cachorro da família. De dentro do cômodo, o casal ligou para o controle de animais e, após não receber resposta, entrou em contato com a polícia, informando que o animal tinha um “histórico de violência”, e que estava avançando a todo o momento em que a porta era aberta.
    “Só é engraçado quando não acontece com você. Quando acontecer, tenho certeza que você fará a mesma coisa”, declarou Barker à época. Apesar do susto, o bebê não se feriu no incidente.
    Os policiais conseguiram dominar o animal feroz, que havia se refugiado em cima de uma geladeira, e “libertar” a família.
    Por Jornal de Caruaru

    No Facebook, governador volta a criticar Mais Médicos e defender ´Mais Saúde

    PUBLICADO POR  EM ELEIÇÕES, NOTÍCIAS

    Foto: divulgação
    Foto: divulgação
    Pré-candidato a Presidência da República, o governador Eduardo Campos (PSB) usou a sua página oficial no Facebook para criticar o programa Mais Médicos do governo federal; uma das principais vitrines para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Para o presidenciável, o ideal seria transformá-lo num programa mais complexo, chamado de “Mais Saúde”.
    “Todos nós continuamos pagando o preço pela falta de estratégia neste setor. É o caso do programa Mais Médicos do Governo Federal. Nos moldes que é feito hoje, ele pode ser interpretado mais como uma mera ferramenta de marketing do governo que como uma iniciativa para levar Saúde aos brasileiros”, escreveu.
    “Ele devia ser transformado em Mais Saúde, que é um desafio mais complexo e mais adequado à realidade do cenário atual”, defendeu. “Cuidar da Saúde implica em muito mais ações que contratar profissionais de medicina”, explicou.
    As críticas ao Mais Médicos já haviam sido feitas pelo governador há menos de uma semana, durante a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Córrego do Jenipapo. A postagem, porém, adotou um tom ainda mais pesado ao questionamento.
    “Não adianta o Governo Federal tentar convencer a todos que o programa Mais Médicos se trata de uma iniciativa planejada para levar Saúde à população”, ataca Campos. “Todos nós sabemos que o programa é um remendo criado para resolver, justamente, a falta de planejamento lá atrás”, completa.
    “Trazer médicos de outros países para atenuar o problema não é sinal de boa administração. Pelo contrário, uma boa administração seria fazer com que o Brasil não precisasse utilizar de um recurso como esse para levar Saúde ao povo”, finaliza.

    TJPE determina veto para as organizadas em estádios pernambucanos


    O magistrado ainda determinou que as três organizadas apresentem, no prazo de 30 dias, os cadastros dos membros para as entidades ligadas aos campeonatos de futebol, bem como os clubes. A liminar refere-se às ações civis públicas impetradas nos anos de 2012 e 2014 pelo Ministério Público de Pernambuco na vara. A intimação do Ministério será feita na pessoa do Procurador Geral de Justiça para evitar dúvida quanto à representação do MP nos dois processos, já que partiram de promotores diferentes.
    Em entrevista ao Blog, o juiz Edvaldo José Palmeira explicou que em 2012 negou o pedido de veto e que mudou a decisão neste ano por conta da permanência dos episódios de violência em dias de jogos e da falta de defesa das organizadas. “Neguei naquela época porque havia medidas para tomar que não ocorreram. Além disso, houve a repetição das notícias do gênero. As organizadas também não se defenderam.
    Os clubes não foram citados no processo. No entanto, o Ministério Público foi intimidado a incluir, em um prazo de dez dias, o Náutico, o Santa Cruz e o Sport como réus da ação civil pública. Somente a partir desta inclusão é que as agremiações serão obrigadas a vetar as organizadas nos seus estádios sob pena de multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Os clubes também ficarão proibidos de fazer doações de ingressos aos integrantes dessas torcidas, sob pena de multa de R$ 500 para cada ingresso doado.
    Ainda na entrevista ao Blog, Palmeira explicou que se o clássico entre Santa Cruz e Sport fosse nesta terça, os grupos poderiam entrar nos estádios porque não houve intimação para os grupos, o que deve ocorrer nesta quarta. Se essa ação não for concretizada, Inferno Coral e Jovem poderão frequentar o Arruda normalmente. O mesmo valeria para a Fanáutico. Com relação à operação da Polícia Militar, vale a mesma ação. A PM precisa ser notificada da liminar para poder agir proibindo os grupos.
    SÓ VALE NO GRANDE RECIFE - A decisão do TJPE só vale para os estádios da Ilha do Retiro, Arruda e Arena Pernambuco. Se o Sport for jogar em Salgueiro, por exemplo, a Jovem poderá ir para o Cornélio de Barros normalmente.

    PROTESTO: DEPOIS DE NEGOCIAR RODOVIA FOI LIBERADA

    Atualização


    Após uma manhã de protesto na PE 004 que liga a Cidade de Itaquitinga a Cidade de Condado, compareceu no local o Gestor de DER da Cidade de Carpina Fernando Falcão informando para todos que se fizeram presentes ali que nesta Quarta Feira enviaria uma equipe para realizar de incio a operação tapa buraco ate que seja definida a situação da via. Após o pronunciamento do mesmo o trafego foi liberado. Um protesto pacifico e que chamou a atenção dos órgãos competentes.


    Moradores de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco, fazem protesto na manhã desta terça-feira (18) fechando as duas rodovias que ligam a cidade a outros municípios da região. O motivo da manifestação é a condição em que se encontra a PE-004, que liga Itaquitinga aos municípios de Condado e Itambé. Na estrada completamente esburacada, além de o risco de acidentes, kombeiros são alvos fáceis para assaltantes. Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) declarou que o governo está licitando o reparo da rodovia.
    Por volta das 11h50, jovens desciam a ladeira no início da PE-004 com pneus para continuar a manifestação até que representantes do governo fossem ao local, para se pronunciar oficialmente. Um grupo de manifestantes também fechou um trecho da PE-52, que liga Itaquitinga ao município de Nazaré da Mata.
    Jovens trazem mais pneus para continuar a interdição da PE-004 - Foto: Cecile Brito/Facebook
    Representantes de vários setores da população de Itaquitinga estão mobilizados no protesto. Estudantes, comerciantes e kombeiros queimaram pneus no meio da ponte do Rio Tracunhaém, próximo a antiga Usina Matari. Os vereadores da cidade Isaque Farias, Aderito Guarda, George Gonçalves e Roque João dos Santos também estão no meio dos manifestantes, cobrando uma providência do Governo do Estado.
    Uma das organizadoras do protesto, a ex-vereadora de Itaquitinga Viviane Dourado, comentou que a situação na rodovia está insustentável. "O governo nunca se manifestou para a população de Itaquitinga sobre essa estrada. De vez em quando, eles fazem um remendo, mas nunca é suficiente. A gente quer que conserte ela inteira, porque não podemos ficar nesse estado de insegurança", protestou Viviane.
    A PE-004 liga Itaquitinga aos municípios de Condado, Itambé, Aliança e Goiana. Estudantes e trabalhadores de Itaquitinga utilizam diariamente a rodovia. A empresa Rodotur possui uma linha de ônibus que faz o percurso Itaquitinga/Goiana em horários de pico. Em uma quantidade maior de horários, os combeiros da cidade trafegam pela PE.
    Outro grupo fechou a PE-52, que liga Itaquitinga a Nazaré da Mata em apoio à mobilização da PE-004 - Foto: Cecile Brito/Facebook
    Os muitos buracos pela estrada fazem com que os veículos reduzam a velocidade para evitar prejuízos e acidentes. Na reduzida, bandidos aproveitam para praticar assaltos. Esses tipos de crimes acontecem com frequência durante um tempo, desaparecem, depois voltam. A solução encontrada pelos motoristas da região é pagar a jovens e crianças para tapar os buracos com barro. Quem trafega pela pista pode encontrar, em vários pontos, pessoas de diversas idades com pás e enxadas nas mãos. 
    Em setembro de 2013, o JC passou pela PE-004 com o especial Descaminhos e comprovou a situação da rodovia. "A degradação da estrada, repleta de buracos, atrai os ladrões e os assaltos são constantes nos trechos mais degradados", diz o texto da repórter Roberta Soares.
    Confira na íntegra a nota publicada pelo DER-PE:
    O DER informa que a obra de restauração da PE004 , no trecho de Itaquitinga, Condado e Itambé, com extensão de 21,4km e investimento previsto de R$19.203.689,46 está em processo licitatório. Informamos também que até o final do mês será lançado o edital de conservação para a região, que contempla inclusive a PE004. 

    ITAQUITINGA: POPULAÇÃO BLOQUEIA A RODOVIA PE-004 QUE LIGA ITAQUITINGA A CONDADO POR CONTA DOS ASSALTOS CONSTANTES E OS BURACOS NESTA TERÇA 18

    Nesta terça feira (18), a população cansada de esperá por melhorias na rodovia PE-04, trecho que liga a cidade de Itaquitinga a cidade de Condado na mata norte do estado, desde as 4 horas da madrugada os motoristas de transportes alternativos fizeram um bloqueio nesta manhã impedindo a passagem de trabalhadores para as industrias como a Fiat em goiana.
    Segundo as pessoas no local afirma que só libera a rodovia quando representantes do governo se pronunciar sobre a situação.





    Postagem em destaque

    Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

      Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...