sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O BLOG DO OGE ENTRA NA FOLIA COM A COBERTURA DO CARNAVAL 2014 DE ITAQUITINGA A PARTIR DE DOMINGO

VAI SER LEGAL
Imagem Arquivo do Blog

VENHA BRINCAR O MELHOR CARNAVAL NA TERRA DO CABOCLO DE LANÇA


ITAQUITINGA-PE
2014

Foliões que perderem documentos em Olinda podem localizá-los pela internet ou telefone

Documentos podem ser recuperados na Guarda Municipal, localizada na Duarte Coelho


 Publicado por Geison Macedo, com informações da assessoria

Os foliões que perderem documentos durante o Carnaval em Olinda contarão, mais uma vez, com o serviço de Perdidos e Achados. A lista com os nomes dos proprietários dos documentos encontrados pode ser consultada através deste link ou pelos telefones 3429.2947/ 33051153.
Os documentos podem ser recuperados na sede da Guarda Municipal, localizada na rua Duarte Coelho, 278, Santa Tereza. Durante os quatro dias da Festa de Momo, o serviço funciona 24h e, na Quarta-Feira de Cinzas, até às 15h. Nos demais dias, o cidadão poderá utilizar o serviço, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Prefeitura de Nazaré da Mata aplicará Lei "Antibaixaria" no Carnaval

Artista que denegrir de alguma forma a imagem da mulher sofrerá uma pena

 Henrique Ferreira, do FolhaPE

Uma lei com o intuito de inibir a violência de gênero foi sancionada pela prefeitura de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, e será aplicado no Carnaval da cidade este ano. A partir de agora, qualquer tipo de representação artística que denegrir, violar ou desvalorizar a imagem da mulher, durante as apresentações no Período Momesco, vai ter que pagar uma multa e ainda correrá o risco de não se apresentar na cidade por dois anos.
A Lei, intitulada de “Antibaixaria”, foi elaborada pela coordenadora da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), Eliane Rodrigues, no final do ano passado, e sugerida pelos vereadores Aninha Araújo do PTB e Salustiano Pereira do PSD.
Segundo o texto da emenda, qualquer tipo de representação artística contratada pelo município para se apresentar neste Carnaval – seja banda, grupo de dança ou teatro – que não cumprir a determinação da Lei “Antibaixaria” será obrigada a pagar uma multa equivalente a 30% do cachê e, caso persista na falta, o artista ficará impedido de assinar um novo contrato por dois anos.
A fiscalização dos eventos ficará a cargo da Amunam e da Coordenadoria de Políticas para a Mulher de Nazaré e vai contar também com a ajuda do Conselho Tutelar, da Polícia Militar (PM) e da própria população que poderá denunciar os casos de abuso. Todo o dinheiro arrecadado com a aplicação das multas será revertido para os órgãos que atuam na proteção dos direitos das mulheres.
De acordo com Eliane Rodrigues, a criação da Lei significa um avanço na luta contra o machismo e a violência de gênero. “Essa Lei vem para fomentar o movimento das mulheres como um todo e comprovar que temos força. Agora, o próximo passo é replicar esse projeto para outras associações de mulheres, para que seja exposto a nível municipal e estadual. Não é justo sermos violentadas dentro de casa e também nas ruas”, pontuou Rodrigues.
 

Por 6 a 5, Supremo absolve do crime de quadrilha Dirceu, Genoíno e mais 6

Ao julgar recursos, maioria entendeu que não houve formação de quadrilha.

Absolvição não muda outras condenações pelas quais réus cumprem pena.

Ministros do STF durante a sessão que votou os embargos infringentes do crime de formação quadrilha (Foto: Nelson Júnior / STF)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (27), por seis votos a cinco, absolver do crime de formação de quadrilha o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e outros cinco condenados no processo do mensalão do PT, entre eles ex-dirigentes do Banco Rural e o grupo de Marcos Valério.
A decisão foi tomada no julgamento dos recursos chamados "embargos infringentes", apresentados pelos oito condenados, que o Supremo começou a analisar na semana passada e conclui nesta quinta.

A apreciação dos recursos por formação de quadrilha não altera as condenações dos réus do mensalão pelos demais crimes.

Os seis ministros que votaram pela absolvição (Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Teori Zavascki) entenderam que não ficou configurada a quadrilha. Segundo a interpretação desses ministros, apesar de os oito terem cometido crimes conjuntamente, não formaram uma associação criminosa com o objetivo específico de cometer crimes.

Cinco ministros (Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Joaquim Barbosa) defenderam que houve a formação de uma quadrilha para desviar recursos públicos e fraudar empréstimos com a finalidade de pagar propina a parlamentares que apoiassem o governo federal nos primeiros anos da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de votar pela manutenção das condenações, Marco Aurélio Mello ressalvou que era necessário reduzir as penas. 

Como ficam as penas
Presos em novembro do ano passado por outros crimes dos quais não tinham mais possibilidade de recorrer, os oito condenados não tinham começado a cumprir a punição por formação de quadrilha – à espera do resultado dos recursos.

Se a decisão sobre o recurso não fosse favorável a eles, Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares migrariam para o regime fechado porque as penas aumentariam. Absolvidos pelo crime de quadrilha, permanecem no regime semiaberto, pelo qual é possível pedir para deixar o presídio durante o dia para trabalhar. Delúbio Soares já tem um emprego na Central Única de Trabalhadores (CUT). Dirceu aguarda autorização judicial de trabalho externo.

A situação de José Genoino, ex-presidente do PT, que atualmente se encontra em prisão domiciliar por motivo de saúde, não se alteraria. Qualquer que fosse o resultado do julgamento, ele permaneceria no semiaberto.

Os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado e Kátia Rabello, o "operador" do mensalão Marcos Valério e os ex-sócios dele Ramon Hollerbach e Cristiano Paz permanecem no regime fechado mesmo com a decisão do Supremo de absolvê-los por formação de quadrilha.

Pela absolvição
Ao votar na manhã desta quinta, Rosa Weber afirmou que mantinha a posição adotada durante o julgamento em 2012, de que os réus cometeram delitos juntos, mas não se associaram com o objetivo específico de cometer crimes, de forma contínua e prolongada. “Eu reconheci que os corréus praticaram juntos delitos. O ponto central da minha divergência é conceitual. Não basta para a configuração desse delito que mais de três pessoas pratiquem delitos. É necessário que esta união se faça para a específica prática de crimes”, disse.

Assim como Barroso, que também não tinha participado do julgamento em 2012, o ministro Teori Zavaski entendeu nesta quinta que as penas fixadas para o delito ficaram muito elevadas e, caso diminuídas para o patamar correto, estariam prescritas.

Para Zavascki e Barroso, os acusados não poderiam mais ser punidos por este crime. Diante disso, os dois ministros decidiram aceitar os recursos dos oito réus para eles ficarem livres da acusação. "A pena-base foi estabelecida com notória exacerbação", defendeu Zavascki.

Na quarta, o voto de Barroso que já indicava as absolvições, irritou o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa. Ele afirmou que os crimes cometidos no episódio foram "graves" e criticou o colega, dizendo que o voto foi um "discurso político".

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli votaram pelas absolvições, mas não apresentaração argumentação ao plenário.

Pela condenação
O ministro Gilmar Mendes defendeu que ficou comprovada a formação de quadrilha no caso do mensalão do PT. "Os autos revelam que houve, sim, uma realidade autônoma, realidade própria fruto dessa espúria aliança", disse. Mendes também ironizou a posição dos colegas que consideraram a pena muito alta. Ele comparou o caso com o do ex-deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a 13 anos e 4 meses por formação de quadrilha e peculato. "Se considerarmos os paradigmas, teríamos que dar habeas corpus a Natan Donadon para ser julgado em algum juizado de pequenas causas", disse.

Marco Aurélio Mello destacou que, quando condenou o grupo por formação de quadrilha, se baseou em provas e elementos concretos apresentados pelo Ministério Público. "Nosso pronunciamento se fez a partir da prova. E da prova a meu ver contundente quanto à existência, não de uma simples coautoria, mas quanto à existência do crime de quadrilha”, disse. Apesar de votar para manter as condenações, ele atendeu parcialmente os pedidos dos condenados para reduzir as penas.

Celso de Mello chamou os oito réus de "meros e ordinários criminosos comuns" e classificou de "leniência" a decisão de absolvê-los por formação de quadrilha.

"Tal organização visceralmente criminosa em seu aparato funcional não pode ser lenientemente qualificada por expressão menor de simples concurso de delinquentes. Tem que se designada como quadrilha composta por pessoas comprometidas ao longo de extenso período de tempo com práticas criminosas, que merecem a repulsa do ordenamento jurídico", afirmou.

Último a votar na sessão da manhã desta quinta, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, afirmou que o resultado do julgamento dos recursos em relação aos crimes de formação de quadrilha foi decorrência de uma maioria "formada sob medida" para mudar decisões tomadas no julgamento principal, em 2012.

"Temos uma maioria formada sob medida para lançar por terra o trabalho primoroso levado a cabo por esta Corte no segundo semestre de 2012. Isso que acabamos de assistir. Isso que acabamos de assistir. Inventou-se um recurso regimental totalmente à margem da lei com o objetivo específico de anular a reduzir a nada um trabalho que fora feito. Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que esse é apenas o primeiro passo. É uma maioria de circunstância que tem todo tempo a seu favor para continuar sua sanha reformadora", afirmou Barbosa ao votar.

Com informações do G1

CARNAVAL: Galo gigante já impera na Ponte Duarte Coelho à espera dos foliões

Estrutura de 27 metros foi montada na ponte em cerca de 17 horas



Foto: Michele Souza/JC Imagem

O Galo Maestro, grande atração do Carnaval do Recife, subiu na Ponte Duarte Coelho por volta das 17h30, desta quinta-feira (27), no Centro do Recife. A estrutura gigante começou a ser montada na noite de quarta-feira (26). O artista plástico responsável pelo símbolo do Galo da Madrugada é Sávio Araújo.

Uma equipe de 30 pessoas confeccionou e armou a alegoria, que tem 27 metros de altura e pesa três toneladas. A escultura deste ano homenageia o movimento armorial, pois Ariano Suassuna é o homenageado do bloco e Antonio Nóbrega, do Carnaval do Recife.

De acordo com Sávio Araújo, o Galo representa um Dom Quixote, que seria um palhaço armorial. “Este ano, o Galo tem dois adereços a mais: a sobrinha de frevo sobre a asa, representando um escudo, e a rabeca e o arco que se transformam numa lança", disse o artista.

O Galo é feito em fibra de coco e emborrachado EVA. A Ponte Duarte Coelho fica interditada para o trânsito de veículos durante o Carnaval.

do JC On Line

Tracunhaém divulga programação do Carnaval 2014

Tracunhaém divulga programação do Carnaval 2014
Prevista para iniciar nesta sexta-feira (28) os festejos de momo na cidade do artesanato de barro começará no próximo sábado (01). A alteração de data se da em virtude do falecimento de Seu Nuca, artesão conceituado da cidade, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (27). A prefeitura de Tracunhaém decretou três dias de luto.
Dividido em três polos o município de Tracunhaém comemora o Carnaval com desfiles de blocos, orquestras de frevo e apresentações de maracatus. Os distritos de Belo Oriente e Açudinho juntamente com o polo central entrarão em harmonia, dando inicio ao Carnaval 2014.
No sábado (01) tem o desfile de um dos blocos mais tradicionais da cidade. A Galinha da Tua Mãe invade as ruas da cidade, a partir das 22 h, com a banda Nação Elétrica. No mesmo dia, ás 00h a banda Patusco se apresentará no palco principal, instalado no centro da cidade.
No domingo (02) as bandas D’Breck e Só Zueira são as principais atrações da festa. D’Breck desfila no bloco Faz Tudo, a partir das 16h. As 21 h Só Zueira puxa o bloco da Montila. No encerramento das apresentações do dia a banda D’Breck volta a cidade, desta vez no palco principal, ás 00h.
Na segunda-feira (03) haverá encontro de maracatus, onde o ganzá e os chocalhos darão ritmo a festa em apresentações que acontecerá durante todo o dia, no palco principal. Vários maracatus da região estão agendados para se apresentarem na cidade. No enceramento do dia a banda D’Breck voltará a se apresentar na cidade, ás 00h, no palco principal.
Na terça (04) o encontro de maracatu continua, no centro da cidade. No encerramento do Carnaval da cidade o bloco dos Marchantes invadirá as ruas com a banda Santa Dose.

Acusado de estuprar uma criança de dois anos de idade é preso em Paudalho

 IMG-20140227-WA0001

Policiais da Operação  Malhas da Lei prenderam na tarde desta quinta-feira(27),um homem acusado de estuprar uma criança de dois anos de idade,em Paudalho,na Mata Norte do Estado.
O mandado de prisão expedido pela Justiça Pública da Comarca de Paudalho foi contra Robson Miranda da Silva,de 25 anos de idade,conhecido por  "Arroz".
O acusado foi recolhido ao Presídio de Igarassu, onde permanece à disposição da Justiça Pública.

Cubanos do Mais Médicos irão receber US$ 1.245 no Brasil

Foto da Internet

A alteração é fruto de uma negociação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) com o governo cubano


Depois das críticas recebidas no último mês, quando veio à tona que cubanos do Mais Médicos recebiam no Brasil o equivalente a US$ 400, o Ministério da Saúde anunciou uma mudança nos repasses e um aumento real de US$ 245 no salários desses profissionais. A partir de março, eles passam a receber um total de US$ 1.245. Para atingir esse valor, os US$ 600 que antes eram depositados em Cuba passarão a ser fornecidos diretamente para os profissionais aqui no Brasil.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que a medida já vinha sendo estudada pelo Ministério há alguns meses, mas não informou quando. Segundo ele, a mudança foi um pedido da presidente Dilma Rousseff.
A alteração é fruto de uma negociação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) com o governo cubano. O gasto do Brasil com esses médicos permanece o mesmo, ou seja, o País continuará a repassar para a Opas o valor de R$ 10 mil por médico integrante do programa

.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...