quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COMISSÃO DA VERDADE DE PERNAMBUCO FAZ SESSÃO SOLENE PELO DESAPARECIMENTO DE MILITANTES POLÍTICOS


Em sessão solene realizada ontem (18) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pernambuco, a Comissão da Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) marcou os 40 anos do desaparecimento dos militantes pernambucanos da Ação Popular Maxista-Leninista (APML) Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier. Durante o ato, que contou com as participações do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e de integrantes CEMVDHC, os familiares dos desaparecidos durante a ditadura militar receberam cópias de documentos secretos do Ministério da Aeronáutica.
Na ocasião, o secretário Tadeu Alencar enalteceu o trabalho da comissão em busca da verdade acerca de um dos períodos mais obscuros do Brasil e de Pernambuco, lembrando que o Estado é historicamente um dos mais tradicionais na defesa dos ideais de liberdade e da democracia. Pernambuco foi pioneiro na instituição da comissão por força de uma lei estadual estando a CEMVDHC ligada à Casa Civil, secretaria que recentemente editou, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro “Réquiem por Tatiana”, da ex-presa política pernambucana, Sylvia de Montarroyos.
Ainda segundo o secretário, o ano de 2014 é um ano emblemático para o Brasil. “Além da passagem dos 50 anos do golpe militar, temos que levar em conta que as manifestações presenciadas ao longo do ano passado são um exemplo de que no país não há mais espaço para saúde, educação, segurança e serviços públicos de má qualidade”, destacou.
Durante o ato, foram devolvidos às famílias dos desaparecidos políticos documentos que foram digitalizados pela Cepe e que farão fazer parte do acervo do Memorial da Democracia. Em muitos estados esses memoriais têm sido montados nos antigos locais de prisões e torturas de presos durante a ditadura, a exemplo dos Departamentos de Ordem Política e Social (Dops).

Foto: César de Almeida

Homenagem aos 105 anos de nascimento Patativa do Assaré

Ficheiro:Patativa do Assaré.jpg    
Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré
Nascimento (5 de março de 1909)
Falecimento(8 de julho de 2002)
Foi um poeta popular, compositorcantor e improvisador brasileiro 
 
http://www.nacaocultural.com.br/poeta-sertanejo

Deputado Severino Ninho destina recursos para realização de Seminário para mulheres negras

Emenda Parlamentar de minha autoria em apoio a Seminário para mulheres negras Deputado Severino Ninho destina recursos para realização de Seminário para mulheres negras

O deputado Severino Ninho (PSB) destinou Emenda Parlamentar para a realização do Seminário Estadual para Mulheres Negras. 

A Emenda, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), atende a pleito da secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, e tem o objetivo de contribuir para a efetivação de direitos e da cidadania das mulheres no Estado.

ITAQUITINGA: VEREADOR APRESENTA REQUERIMENTO A CÂMARA ONDE PEDE AOS DONOS DE FARMÁCIAS E DROGARIAS QUE ABRAM REGULARMENTE DURANTE OS FINAIS DE SEMANAS NA CIDADE.

Postado por Jeozivaldo Cesar
Imagem Arquivo do Blog

Na Sessão de ontem a noite terça feira 18 de fevereiro de 2014, o Vereador Aderito Jaime(PDT), apresentou requerimento na Câmara de vereadores de Itaquitinga, onde o mesmo pede aos pares a aprovação desse referido requerimento na próxima reunião.
Segundo o Vereador a proposta é de que os donos de Farmácias e Drogarias da cidade de Itaquitinga, que use o bom censo de que pelo menos fique de plantão uma unidade a cada finais de semana, coisa que não vem acontecendo procurado pela população reclamando de tal fato de quando precisam de um medicamento nos finais de semana  tem que se descolar para as cidades vizinhas.
Segundo o Vereador Aderito Jaime, vai se reunir com os comerciantes do ramo para discutir como seria essa possibilidade de manter aberta nos finais de semanas. A reunião será marcada.  Afirmou o Vereador.

Escrito por: Jeozivaldo Cesar    

ITAQUITINGA: CÂMARA DE VEREADORES RECEBE PROJETO DE LEI Nº 002/2014, QUE FIXA O VALOR DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO NESTA TERÇA(18).

Imagem arquivo do Blog

Nesta terça feira(18), o Gestor da cidade de Itaquitinga  propõe a apreciação a Câmara de Vereadores do município,  referente ao Projeto de Lei nº 002/2014, que fixa o o valor do Piso Salarial dos Profissionais do Magistério Publico do Município de Itaquitinga
o valor fica fixado em R$ 1.719,21 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O anexo único da Lei nº 655/2013, de 26 de março de 2013, fica subsistido pelo Anexo Único da presente Lei, que passa a disciplinar o valor da hora aula a ser pago ao professor regente da educação básica municipal de Itaquitinga.
Segundo o projeto de Lei, essa Lei entra em vigor na data de sua publicação e seus efeitos retroagem a 1º de Janeiro de 2014.
O SINDUPROM-PE, Comissão Sindical do Município vai acompanhar o processo de apreciação e aprovação desse projeto junto a Câmara de Vereadores, que em plenário, os vereadores se comprometeram na próxima reunião  aprovar na integra o projeto envidado a essa casa

Veja aqui, professores em que faixa você se encaixa

Reportagem Jeozivaldo Cesar

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...