quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Em Itaquitinga, morte de ex-prefeito deixa a cidade de luto


PUBLICADO EM 06/02/2014 ÀS 21:57 POR  EM NOTÍCIAS 


Faleceu no Recife nesta quinta-feira (6), aos 65 anos, o ex-prefeito de Itaquitinga José Vidal de Moraes, mais conhecido por Zeca. Depois de três mandatos à frente do executivo municipal, Zeca legou o prestígio político ao filho do meio, Pablo de Oliveira Moraes(PDT), atual prefeito da cidade. O ex-prefeito enfrentava problemas cardíacos severos e havia se submetido esta semana a uma cirurgia no coração, mas não resistiu à intervenção cirúrgica.
O corpo do político deve chegar a Itaquitinga nesta sexta e o sepultamento será no cemitério do município segundo informações colhidas no local 4 horas da tarde desta sexta feira(7),  Zeca era um político bem quisto no município e, segundo moradores, a cidade está de luto pela perda do ex-prefeito.


Blog do Jamildo

Municípios notificados pelo Tribunal de Contas (TCE) apresentam resultados da avaliação previdenciária


Segundo informou o Tribunal de Contas, cinco cidades regularizaram sua situação, entre elas Camutanga, já Aliança está no grupo dos 14 municípios que não apresentaram os dados e nem responderam ao ofício encaminhado pelo TCE.

Duas semanas após o Tribunal de Contas (TCE) verificar, por meio de um levantamento junto ao Ministério da Previdência, que 22 municípios pernambucanos deixaram de apresentar os resultados de seus regimes próprios de previdência, ou dados atuariais, cinco cidades regularizaram sua situação. São elas: Camutanga, Ibirajuba, Orobó, Ribeirão e São João. Outras três, Caetés, Moreilândia e Trindade, alegaram problemas operacionais para divulgação das operações e se comprometeram em efetuar a divulgação de forma correta, em breve.
O diretor do Departamento de Controle Municipal do Tribunal, Júlio César Rodrigues, reforça a importância da avaliação atuarial para a saúde previdenciária dos municípios. Através dela, é possível saber se os gestores municipais tratam com equilíbrio o sistema previdenciário de suas respectivas cidades.
Ao todo, foram expedidos ofícios circulares aos prefeitos e aos gestores dos regimes previdenciários dos 22 municípios solicitando esclarecimentos sobre a ausência da divulgação de avaliação. Até o momento, 14 municípios não apresentaram os dados e nem responderam ao ofício encaminhado pelo TCE, onde é feita a cobrança dos dados. São eles: Aliança, Angelim, Araripina, Barra de Guabiraba, Correntes, Goiana, Ipubi, itaíba, Itapissuma, Limoeiro, Manari, Santa Cruz, Santa Terezinha e Tracunhaém.

Reginaldo Silva/Timbaúba Agora, com informações da Gerência de Jornalismo TCE

Dia do Frevo será comemorado com quebra de recorde no Pátio de São Bento


Organizadores da Maior Dança de Frevo do Mundo, pretendem quebrar recorde mundial

 Stella Soares do FolhaPE, com informações da assessoria
Assessoria/ Divulgação
Organizadores pretendem reunir cerca de 300 passistas para entrarem no Guinness Book
O Dia do Frevo é comemorado pelos pernambucanos no dia 9 de fevereiro, próximo domingo, e para celebrar essa data marcante para os pernambucanos e para os amantes do ritmo, 300 passistas se reunirão no Pátio de São Bento, para realizarem a ação intitulada "A Maior Dança de Frevo do Mundo" que tem por objetivo a quebra de recordes do gênero. A concentração acontecerá a partir das 14h.
A ideia para homenagear o frevo foi da escola Frevolinda e do Centro Cultural Off Broadway de Olinda, juntamente com a Secretaria de Cultura e Patrimônio da cidade. Duas orquestras começarão a tocar para que os 300 passistas sejam registrados frevando por cinco minutos. A intervenção será encaminhada para o Ginness Book, o livro dos recordes mundiais. A coordenação da ação será de Walkíria Leal e os grupos que já confirmaram presença foram Pitombeira dos Quatro Cantos, Vassourinha de Olinda, Balé Popular Papanguart de Bezerros e Companhia de Frevo de Gravatá. Para que o feito seja documentado, os organizadores pede para que voluntários também registrem o momento, filmando, fotografando e cronometrando o evento e em seguida entrar em contato pelo e-mail offolinda@gmail.com.
Após a gravação, os passistas juntamente com as orquestras vão sair em desfile pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, realizando uma prévia de Carnaval. A apresentação seguirá até o casarão onde funciona o Centro Cultural Off Broadway de Olinda, nº 225, na rua São Bento. Os passistas que tiverem interesse em participar da "Maior Dança de Frevo do Mundo", deverão comparecer ao Pátio de São Bento no domingo, às 14h.

Tabela do Brasileirão é divulgada pela CBF

Sport vai estrear contra o Santos na Vila Belmiro

 Williams Silva, da Folha de Pernambuco

Com a polêmica presença do Fluminense, e sem a Portuguesa, a tabela do Campeonato Brasileiro da Série A foi divulgada na tarde desta quinta-feira (6). Único clube pernambucano que participará da certame nacional, o Sport vai estrear contra o Santos, na Vila Belmiro, no dia 20 de abril.
A primeira partida dentro da Ilha está marcada para a segunda rodada, onde o Leão enfrenta o novato Chapecoense, no dia 27 de abril. Depois, na terceira e quarta rodada, o rubro negro joga fora de casa contra o Internacional e o Coritiba, respectivamente.

Protesto: agentes federais realizam "algemaço" no Recife

Categoria reivindica reajuste salarial e reparos legislativos. Há paralisações programadas para fevereiro e março

por Alexandre Cunha  
Foto: Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/ArquivoPoliciais organizam manifestação no Aeroporto Internacional dos GuararapesPoliciais organizam manifestação no Aeroporto Internacional dos Guararapes
Em um ato simbólico de reivindicação, agentes federais, escrivães e papiloscopistas realizam, nesta sexta-feira (7), uma onda de protestos nas capitais de todo o país. No Recife, a categoria faz uma manifestação denominada de “algemaço”, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, às 9h. Os policiais vão pendurar as algemas, literalmente, contra o que consideram um boicote imposto pelo Governo Federal. 
“No ano da Copa do Mundo, utilizamos a linguagem futebolística para o povo assimilar melhor a ideia. Quando o jogador está cansado e desiste de jogar, ele pendura as chuteiras. O pendurar de algemas mostra que os policiais federais estão cansados, desestimulados e muitos realmente se aposentando”, esclareceu o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires. 

“Hoje temos o menor valor das carreiras típicas do Estado. Enquanto agentes de segurança do Congresso têm um salário inicial de R$ 12 mil, para vigiar parlamentares e controlar quem entra e sai no Congresso, nós começamos com apenas R$ 5 mil. E nós lidamos com tráfico de drogas, investigações de contrabando, emissão de passaportes e tantas outras atividades”, afirmou o presidente estadual do Sinpef.São duas as principais reivindicações da categoria. Uma se refere à falta de reajuste salarial há cinco anos. De acordo com Pires, a última alteração aconteceu em 2009, com um reajuste de 3,4%. Para ratificar a informação, a reportagem do Portal LeiaJá tentou contato com o Ministério da Justiça, em Brasília, mas não obteve retorno.
Outro ponto criticado pela categoria é em relação aos cargos. Segundo Marcelo Pires, os concursos exigem qualificação em Nível Superior para os agentes federais; entretanto, quando entram nas unidades, os profissionais passam realizar as atividades consideradas de Nível Médio. “Isso foge à realidade. A portaria 523/98, que determina estas atribuições, já foi confirmada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, pedimos também o reparo deste erro, para que a legislação reconheça nossas atribuições como de Nível Superior”, esclareceu o representante do Sindicato. 
Evasões – Uma das consequências mais visíveis destes problemas, segundo a categoria, é a queda no número de agentes federais em todo o país. De acordo com o Sinpef, 250 policiais se evadiram em 2013, no Brasil. O número considerado mínimo pelos sindicatos seria de 40 mil agentes, enquanto a realidade é de apenas 13 mil policiais. 
Calendário de protestos – Além do “algemaço”, outras seis paralisações já estão previstas pelo Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco. A categoria garante greves intermitentes no mês de fevereiro, nos dias 11, 25 e 26 de, além de três dias seguidos em março: 11, 12 e 13. “O Governo vota a Lei Orçamentária Anual (LOA) em 4 de abril, então iremos pressionar a reposição inflacionária até março, com o intuito de superar a defasagem salarial”, explicou Marcelo Pires.

Mais de uma tonelada de iogurte e leite fermentado apreendida pela PRF

Paulista »Diário de PE


Foto: PRF/Divulgação
Foto: PRF/Divulgação

Mais de uma tonelada de iogurte e leite fermentado foi apreendida, na manhã desta quinta-feira (06), pela Polícia Rodoviária Federal. A medida foi tomada porque o material era transportado de forma irregular. A operação aconteceu no Km 59 da BR-101 Norte, no Paulista.

Segundo a PRF, os agentes viram a Kombi e perceberam os ocupantes estavam arremessando produtos pela janela para o acostamento da via. Durante a abordagem, foi constatado que eram caixas de iogurte e leite fermentado. O proprietário alegou que adquiriu a mercadoria na Ceasa e que estava se desfazendo de parte dela porque estava estragada, mesmo dentro da validade. Disse ainda que o restante seria comercializado em padarias e mercadinhos da Região Metropolitana do Recife.

Ainda de acordo com a polícia, para o transporte do alimento, é preciso acondicionamento em veículos com câmara frigorífica, que não era o caso da Kombi. A desobediência a esta norma acarreta na deterioração dos alimentos, que os tornam impróprios para o consumo humano.

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária foi acionada para que as autuações fossem feitas. A PRF ainda autuou o proprietário da carga por despejar lixo na rodovia. O dono dos produtos foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Consumidor, onde ele foi autuado por crime contra a saúde pública. 

ITAQUITINGA: PERDE UM DOS MAIORES POLITICO DE SUA HISTÓRIA

Morre o ex-Prefeito  José Vidal de Moraes  (ZECA)

A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace.

Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também.
Para uns um icone politico para outros um pai. Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.


BLOG DO OGE

SAIU DA VIDA E ENTROU PARA HISTÓRIA

JOSÉ VIDAL DE MORAES
 (ZECA)

FALECEU O EX-PREFEITO DE ITAQUITINGA JOSÉ VIDAL DE MORAES(ZECA) NESTA QUINTA 06 DE FEVEREIRO DE 2014


Morre o Ex-Prefeito  de Itaquitinga-PE, José Vidal de Moraes (ZECA

Ele estava internado a varias semanas em um hospital na capital pernambucana após  submeter a uma cirurgia no coração, não resistiu e veio a falecer nesta tarde de quinta feira, 06 de fevereiro de 2014.

Já já outras Informações

  

Vereadores de Caruaru deixam a Penitenciária Juiz Plácido de Souza



Os vereadores Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (Pros) deixaram a sede da Penitenciária Juiz Plácido de Souza nesta quarta-feira (05). Os dois estavam presos acusados de um esquema para cobrar propina com o intuito de criar a CPI da CGU. Ambos foram beneficiados com o habeas corpus concedido pelo Desembargador Gustavo Lima. Ao sair e ser recebido por familiares ambos evitaram falar com a imprensa e deixaram rapidamente a unidade prisional.

De acordo com o advogado Saulo Amazonas os vereadores Pastor Jadiel (Pros), Neto (PMN) e Val (DEM) se apresentam nesta quinta-feira (06). “Já estamos de posse do salvo conduto dos três e amanhã acreditamos que eles irão se apresentar para que possam mais uma vez voltar ao convívio das famílias. Mais uma vez o Tribunal de Justiça entendeu que a prisão era desnecessária”, disse.

Blog do Mário Flávio

Prefeito de Altinho Cassado pela justiça

PREFEITO DE ALTINHO CASSADO PELA JUSTIÇA


O Juiz Eleitoral Titular da 48ª Zona, Dr. José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, proferiu neste dia 05 de fevereiro, um sentença eleitoral em que condenou o atual Prefeito de Altinho Aílson Oliveira e seu Vice Marcos Sampaio, a perda dos seus cargos eletivos.
A sentença baseou-se em laudos periciais do Instituto de Criminalística, em que demonstram ser forjado o atentado ocorrido durante o pleito eleitoral de 2012, com o objetivo de criar um estado mental na população.
Chamou atenção a sentença por dois aspectos:
O primeiro foi a riqueza dos detalhes dos laudos que indicaram ser forjado o suposto atentado, com a efetiva participação do então candidato e atual prefeito cassado.
E o segundo aspecto é o fato de que o Presidente da Câmara assume de imediato o comando da Prefeitura Municipal porque, segundo a sentença do Juiz, nesse tipo de crime o prefeito pode até recorrer para o Tribunal Regional Eleitoral, no entanto em querendo, recorrerá fora do cargo.
Altinho amanhecerá com o novo Prefeito Mauro das Associações.
Por Mauro Gomes

Rachel Sheherazade, do SBT, pode responder na Justiça por apologia ao crime



O SBT e a jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do "SBT Brasil", poderão responder na Justiça por apologia ao crime. O Partido Socialismo e Liberdade (PSol) vai formalizar no Ministério Público uma representação contra a emissora e a âncora por causa da polêmica opinião que ela emitiu no telejornal sobre o caso envolvendo um grupo que puniu um menor infrator no Rio de Janeiro.

Na noite última sexta-feira (31), um adolescente foi espancado e preso nu pelo pescoço a um poste através uma trava de bicicleta por um grupo de homens no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da capital fluminense. O jovem é acusado de praticar roubos e furtos na região. Ele só foi libertado depois que uma moradora do bairro chamou os bombeiros.

Com a notícia, Rachel Sheherazade, que ficou conhecida por causa de suas opiniões fortes, deu o seu parecer sobre o fato, na edição de terça-feira (4) do "SBT Brasil".

"O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro", disse a jornalista.

"No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro", continuou.

"O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido", encerrou Rachel.

Para o líder do PSol na Câmara dos Deputados, Ivan Valente (SP), o SBT e a jornalista fizeram apologia ao crime em horário nobre. "Defendo total liberdade de imprensa, mas não a liberdade para mandar torturar, matar, assassinar e fazer justiça com as próprias mãos", opinou o político em nota divulgada à imprensa.

"Ser anticonstitucional, ilegal e aplaudida, para quê? Atrás do ibope, atrás do medo da população, da marginalidade, atrás daquilo que não se investe em saúde, em educação, em mobilidade urbana, em resposta à pobreza que está aí", concluiu.

PurePeople

Após pior estreia do horário, “Em Família” perde mais quatro pontos de audiência



A novela “Em Família” voltou a desapontar no quesito audiência, durante a exibição de seu segundo capítulo na Globo, na noite da última terça-feira (4).

O folhetim de Manoel Carlos registrou média de 29,4 pontos no Ibope, quatro pontos a menos do que na estreia - cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

No capítulo inicial, a trama já havia marcado recorde negativo de audiência na história das novelas das 21h da Globo.

Boatos dão conta de que o excesso de adolescentes tem desanimado o público e, por isso, a emissora espera uma reação com a chegada da terceira fase da história.

Prefeito de Itaquitinga é multado por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Imagem da Internet


Diario de PE

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aplicou uma multa no valor de R$ 18 mil ao prefeito do município de Itaquitinga, na Zona da Mata, Pablo Moraes (PDT), por não ter enviado ao Tribunal no prazo estabelecido pela lei, o Relatório de Gestão Fiscal do Município correspondente ao 2º quadrimestre no ano de 2013. O gestor foi notificado pelo conselheiro e relator do processo, João Campos, mas deixou de apresentar defesa.
Segundo o conselheiro, ao não enviar para o TCE o Relatório de Gestão Fiscal, por meio eletrônico, o prefeito infringiu a um só tempo a sua Lei Orgânica, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Resolução TC 04/2009.
A pena para esse tipo de infração é a aplicação de multa correspondente a 30% dos vencimentos do responsável pela prática da irregularidade, proporcional ao período de verificação.
Do Tribunal de Contas do Estado

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...