terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Prefeito participa do início do ano legislativo da Câmara de Goiana

Giro Mata Norte -    


Prefeito participa do início do ano legislativo da Câmara de Goiana
Ontem (03), a Câmara Municipal de Goiana deu início ao 2º ano legislativo da Casa com a reunião ordinária de abertura. Além dos vereadores que compõem a Casa José Pinto de Abreu, participaram da solenidade o prefeito da cidade, Fred Gadêlha, o promotor de justiça, Fabiano Saraiva e o vice-prefeito do município, Carlos de Joca.
Durante a solenidade, sob o comando do novo presidente da Câmara Renato Sandré, o ex-secretário de Abastecimento, Manutenção e Serviços Públicos, Eduardo Batista, assumiu a vaga deixada pelo falecimento do vereador João Bosco.
O prefeito de Goiana, Fred Gadêlha, foi à tribuna da Casa onde apresentou os principais avanços da gestão em 2013 e as ações que estão previstas para este ano. Fred ressaltou as medidas urgentes que tiveram que ser tomadas para sanar o quadro financeiro no ano passado, apesar da dificuldade de se trabalhar com o orçamento deixado pela gestão anterior, deu como exemplo a retirada da cidade das restrições do Cadastro Unico de Convênio (CAUC), conhecido como SPC das prefeituras.

“Queremos formar uma Goiana consolidada, unida, porque depois de Fred haverá outro prefeito. Queremos promover a qualidade de vida do nosso povo desde o primeiro momento, essa é a herança que fica para depois. Temos esperança de apresentar uma Goiana melhor daqui a quatro anos”, disse o prefeito

Itaquitinga-Trama de homicídio é rastreada pela PF que deixou o 2º BPM sobreaviso

Informações Giro Mata Norte

Itaquitinga 003Itaquitinga 002                                                                                                                                                                                                                                                                                     Fotos Josildo Santos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Policiais Militares do GATI do 2º BPM,sob o comando do Ten Josenildo,realizaram nesta terça-feira (4), uma campana no município de Itaquitinga,na Mata Norte do Estado,para monitorar um possível crime de homicídio,que poderia ocorrer no município.
As informações foram repassadas pela Polícia Federal (PF) a PM,cujas informações dariam contas de que dois homens iriam ao município de Itaquitinga para fazer uma cobrança e iriam executar o devedor.
Policiais abordaram o veículo,cujas características teriam sido repassadas pela PF,na Rodovia Estadual PE-52,próximo ao Posto de Combustível Seta,em Itaquitinga.
Foram conduzidos à delegacia, o motorista do veículo Oséias Pedro Moura e Silva,de 37 anos de idade,(camisa preto e branco)que está no regime semi-aberto no Presídio de Canhotinho,sendo rastreado por uma tornozeleira eletrônica,e Luiz Fernando Assis Rezende,de 26 anos,(camisa de mangas longas)que apresentou um RG falsificado e possuia um mandado de prisão da vara federal de Macapá(AP),além de ser fugado da Penitenciária Agrícola Industrial São João (PAI),em Itamaracá.

Nenhuma arma fora encontrada com os suspeitos,que confirmaram que foram realizar uma cobrança no município.Após abordados,os suspeitos foram apresentados na 55ª Depol,em Itaquitinga,onde Luiz Fernando foi autuado por falsidade ideológica,por portar documento falso,e Oséias Pedro encaminhado ao Presídio de Canhotinho,onde já cumpre pena naquela unidade prisional.

POETA ITAQUITINGUENSE SE DESTACA COM POEMAS DE SUA AUTORIA EM SITE NO ULTIMO FINAL DE SEMANA

Postado por: Jeozivaldo Cesar

Imagem Arquivo do Blog


O poeta Negreiros Neto da cidade de  Itaquitinga, na Mata Norte do Estado de Pernambuco, vem se destacando no meio poético brasileiro, no ultimo dia 2 de fevereiro, o poema de sua autoria foi selecionado entre os renomados poetas Ferreira Gullar, Alberto da Cunha Melo, Antonio de Campos e Miró. O poeta Negreiros Neto teve como destaque o poema "O Lavrador de Estrelas" no Site Domingo com Poesias  


CLICK AQUI E VEJA OUTROS POEMAS

 http://www.domingocompoesia.com.br/2014/02/poemas-da-semana.html, ressaltamos que, para o autor não só basta escrever é ter inspiração e dedicação para fazer algo tão expressivo que a poesia.
O “Domingo com Poesia” foi criado em 2011 por Natanael Lima Jr e Thiago Augusto. Em 2012 conquistou o segundo lugar do Prêmio “TopBlog Brasil”, o maior prêmio da internet brasileira, na categoria literatura, através de Júri Acadêmico.
Atualizado sempre aos domingos, a página traz o melhor da poesia contemporânea brasileira, além de notícias sobre as principais Bienais, Feiras e Festas Literárias do país.
Desejamos uma maravilhosa viagem ao mundo mágico da poesia.
Obrigado!!

O lavrador de estrelas
Negreiros Neto (Itaquitinga/PE – 2014)

    Img: Reprodução


Lavrei, lavro, lavrarei
Amarrando com braços fortes
Meu arado em cavalos alados
Campos magnéticos cultivarei

Plantio de estrelas
No espaço que conquistei
Sirvo-me como um servo desse plantio
Que tantas safras imaginei

Em cromo e terras-raras
Hidrogênio semeei
Eta Carinae
Errante Deusa que criei

Na magnitude do teu brilho
Me apaixonei
Teu curto tempo de vida
Para entendê-lo apenas te amei

Seguindo a Via-Láctea
Que é a rota mais certa
No expresso da imaginação

Que passa a noite por minha janela

Defesa Civil do Estado promove curso para cidades da Mata Sul






Objetivo do Governo é qualificar 40 agentes para que possam estar preparados para desenvolverem ações de prevenção e resposta a desastres

Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil dos 24 municípios que compõe a Zona da Mata Sul participam a partir de hoje (04)  do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil). O curso será realizado até a quinta-feira, das 8h às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores de Escada e integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014.
O COPDC é realizado anualmente. “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção e, quando ocorrer, medidas de resposta que minimizem os efeitos de desastres”, explicou o chefe da Casa Militar coronel Mário Cavalcanti, que esteve presente na abertura do curso.
Durante três dias, serão ministradas noções básicas sobre as ações de defesa civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um plano de contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
Só na Mata Sul serão qualificados 40 agentes de defesa civil. Participarão representantes dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sairé, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu. Até março, a Casa Militar realizará cursos semelhantes para as cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...