segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Governo do Estado libera R$ 2,2 milhões para recuperação de áreas de Mata Atlântica e Caatinga




Os projetos na área de meio ambiente foram selecionados através de edital
Pela primeira vez em Pernambuco foram assinados convênios para projetos de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável com recursos oriundos da compensação ambiental de grandes empreendimentos instalados no Estado. A assinatura dos convênios entre o Governo do Estado e as empresas totalizam R$ 2,2 milhões e ocorreu na manhã de hoje (3), na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
O evento, que contou com a apresentação de cinco projetos selecionados por meio de editais, tratam de iniciativas de restauração de áreas degradadas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e do monitoramento de plantas jovens de espécies nativas na Estação Ecológica de Caetés, no município do Paulista. A área Mata Atlântica estava destina a se transformar num aterro sanitário, mas a obra foi embargada na década de 1980, por iniciativa da Comunidade de Caetés I e de diversas associações ambientalistas.
O Governo do Estado, através da Lei nº 9.989/87, adquiriu a área de 157 hectares e definiu-a como Reserva Ecológica. No dia 29 de dezembro de 1998, a reserva passou para a categoria de manejo, através da Lei Estadual nº 11.622/98, sendo denominada de Estação Ecológica, o que permitiu sua abertura à visitação pública.
Além de contribuir para proteção dos recursos hídricos, realização de atividades de educação ambiental e investigação científica, a Esec-Caetés também proporciona lazer à população local. A sua fauna e flora, típicas da Mata Atlântica que, em muitas regiões já desapareceu devido ao desmatamento e à especulação imobiliária, ainda abriga raros e significativos exemplares do bioma da região da floresta costeira.
Os projetos incluem, ainda, à regularização fundiária de imóveis existentes no Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú e estudos ambientais e socioeconômicos de áreas identificadas como prioritárias para a conservação do bioma Caatinga em Pernambuco. O evento foi coordenado pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, e o presidente da Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Carlos André Cavalcanti.
Para o secretário, a assinatura desses convênios é um marco inicial na consolidação do processo desencadeado pelo Governo Eduardo Campos no sentido de promover o desenvolvimento sustentável, buscando e firmando parcerias. “Vale ressaltar que todos esses convênios além dos recursos de compensação ambiental terão pioneiramente contrapartida de outras instituições”.
Com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Foto: César de Almeida

Prefeito de Machados não apoia candidatos do seu partido e diz que foi "esculhambado" por Armando Monteiro

Prefeito de Machados não apoia candidatos do seu partido e diz que foi

Ele também não confirmou se vai apoiar o candidato do PSB, mas reconheceu que o governador Eduardo Campos liberou recursos para a cidade.

O prefeito de Machados, Argemiro Pimentel (PT), confirmou os seus pré-candidatos aos cargos de deputado. Segundo o petista, Danilo Cabral (PSB) e Valdemar Borges (PSB) são os escolhidos para federal e estadual, respectivamente. O cenário revela que o prefeito de Machados não vai apoiar nenhum candidato do seu partido, nem mesmo a deputada Teresa Leitão (PT), uma das primeiras lideranças a abraçar sua campanha.
Para o cargo de governador, Argemiro Pimentel disse que não apoia Armando Monteiro (PTB), possível candidato do PT. Segundo Pimentel, Armando lhe esculhambou durante a campanha para prefeito nos palanques. Ele também não confirmou se vai apoiar o candidato do PSB, mas reconheceu que o governador Eduardo Campos liberou recursos para a cidade.
Com informações do Blog do Agreste

Samu amplia pontos de cobertura no Recife

Saúde »Diario PE



As cinco novas bases de operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começarão a funcionar com a expectativa de reduzir o tempo de resposta aos chamados recebidos no Recife e minimizar o tempo de deslocamento das ambulâncias. Nesta terça-feira (04), a partir das 10h, o coordenador do Samu, Leonardo Gomes, fará uma apresentação, no Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), na BR-101, no Km 70, no Curado, para explicar a novidade e fazer simulação de atendimentos.

Com todas as bases funcionando, subirá para nove o número de bases descentralizadas no Recife. Na ocasião, serão mostrados os pontos de saídas dos veículos, índices atualizados de chamadas e mapas das áreas de cobertura – bairros abrangidos por cada base. Com a construção do Hospital da Mulher, no bairro do Curado, o número de bases descentralizadas do Samu subirá para 10.
 
Para acionar os serviços da rede, basta entrar em contato com a Central de Regulação Médica de Urgências do SAMU, através do número 192. Depois da ligação, o médico regulador se encarregará de encaminhar até a vítima o serviço de emergência adequado. Atualmente, o SAMU dispõe de Unidades de Suporte Avançado (USA) equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel; Unidades de Suporte Básico – Motolâncias –, além de duas aeronaves (helicópteros).

Filhos do cantor Leonardo Sullivan apresentam versão sobre acusação de racismo


Renato e Márcio Menezes lima chegaram a ser detidos por resistir ao mandado da Polícia Federal

O advogado de Renato Menezes de Lima e Márcio Menezes de Lima - filhos do cantor pernambucano Leonardo Sullivan - Moacir Veloso, enviou neste domingo para o JC a posição do seu cliente sobre as acusações de racismo na internet apuradas numa operação da Polícia Federal. Renato chegou a ser detido por resistir ao mandado, mas foi liberado logo em seguida.
De acordo com o advogado, seus clientes "foram bem tratados enquanto estiveram sob custódia da PF", entretanto, segundo relato dos conduzidos, "houve evidentes excessos na diligência de busca e apreensão autorizada pela Justiça Federal, na residência deles".
Segundo o relato enviado pelo advogado, "Os policiais chegaram às 5h30 na sexta-feira (31/01), em duas viaturas descaracterizadas, em trajes civis, anunciando que eram agentes da Polícia Federal, portando um mandado judicial de busca e apreensão e exigindo que fosse aberta a porta imediatamente". Neste momento, Márcio teria acordado e imaginado tratar-se de um assalto e ligou para o número de emergência 190.
"Quando estava com atendente na linha, ouviu sua esposa dizer que eles já haviam arrombado o portão e estavam subindo", segue o relato, contando que Márcio teria ainda se deparado com um policial de arma em punho. A PF efetuou então uma rápida busca na casa, que é uma dependência da residência do irmão, Renato. "Em seguida, ambos desceram e o policial, juntamente com os demais, realizaram nova busca na residência principal, onde mora Renato, e apreenderam um computador".
Os irmãos foram então, segundo o relato, conduzidos à Superintendência da PF, onde foram ouvidos e liberados. De acordo com o advogado, não houve absolutamente resistência alguma por parte dos seus clientes. Sobre a acusação, "devo dizer que a odiosa mensagem racista, postada em maio de 2010, jamais poderia ser de autoria de qualquer um deles ou de algum membro de sua família, até porque são, com muito orgulho, afrodescendentes".
Além desta operação, a PF realizou outros três mandados de busca e apreensão na manhã do dia 31/01, no bairros de Areias, também no Recife, no município de Gravatá, no Agreste, e São Paulo, no Sudeste. A operação denominada "Net Control" tem a função de reprimir crimes de pedofilia e racismo na internet. Três inquéritos policiais feitos no ano de 2012 no Recife geraram os mandados para proceder investigação sobre a pornografia infantil e racismo.
Com informações do JC Online

Agência mundial alerta para aumento alarmante de casos de cancro

Agência mundial alerta para aumento alarmante de casos de cancro
  • Um estudo publicado esta segunda-feira alerta que os casos de cancro aumentarão 50% até 2030, quando serão diagnosticados em todo o mundo quase 22 milhões de casos de cancro em comparação com os 14 milhões em 2012, devido a um forte aumento da doença nos países em desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, as mortes por cancro passarão de 8,2 milhões para 13 milhões por ano.
Essas tendências são acompanhadas pelo aumento e o envelhecimento da população e pela adopção de hábitos de risco, como fumar, indica o relatório da Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
«O maior impacto será registado nos países com menores recursos, muitos dos quais mal equipados para enfrentar este aumento dos casos de cancro, declarou a directora da OMS, Margaret Chan.
Os países em desenvolvimento não só padecem dos casos de cancro associados com a pobreza, mas também dos resultados de hábitos adquiridos após conquistar melhores condições de vida, como um maior consumo de álcool e tabaco, o consumo de alimentos processados e falta de exercício físico.
«É necessário um maior compromisso com a prevenção e detecção precoce para lidar com o aumento alarmante na incidência de cancro a nível mundial», indicou o director da IARC, Christopher Wild.

O cancro substituiu as doenças cardíacas como a principal causa de morte a partir de 2011 e o número anual de diagnósticos aumentou de 12,7 milhões em 2008 para 14,1 milhões em 2012.
O relatório destaca a diferença entre os sexos: cerca de 53% dos casos diagnosticados e 57% das mortes ocorrem em homens.
Os tipos de cancro também diferem em função do sexo.
Entre os homens, o mais comum foi nos pulmões (16,7% do total de casos entre o sexo masculino); seguido pelo da próstata (15%), coloretal (10%), estômago (8,5%) e fígado (7,5%).
Entre as mulheres, o mais frequente é o da mama (25,2%), seguido pelo coloretal (9,2%), de pulmões (8,7%), útero (7,9%) e estômago (4,8%).
Há também diferenças regionais: mais de 60% dos casos de cancro e 70% das mortes ocorreram em África, Ásia, América Central e América do Sul, segundo o relatório global.

Promotor de Justiça do Consumidor, Roberto Senise quer que o Estatuto do Torcedor seja cumprido no caso do meia Héverton e do lateral André Santos


André Santos e Héverton foram pivôs de polêmicas no Brasileiro Ministério Público vai propor à CBF acordo que rebaixa o Fluminense
André Santos e Héverton foram pivôs de polêmicas no Brasileiro – Fotos: LANCE!Press/ Futura Press
O promotor de Justiça do Consumidor, Roberto Senise, irá se reunir na tarde desta segunda-feira com representantes da CBF para propor um acordo à entidade. Segundo Senise, o Ministério Público vai pedir para que o Estatuto do Torcedor seja cumprido no caso das escalações irregulares do meia Héverton e do lateral-esquerdo André Santos. Caso a CBF concorde, a Portuguesa e o Flamengo se salvariam do rebaixamento do Campeonato Brasileiro e o Fluminense cairia para a Série B.
- Vou usar minha prerrogativa de promotor para demonstrar à CBF que o ideal é que ela adote uma postura de legalidade, em que o Estatuto do Torcedor, que é uma lei federal, seja cumprido. Eu, sinceramente, acho muito difícil, até porque eles tentaram me afastar do caso - disse Senise, ao LANCE!Net, antes de completar:
- Quero deixar claro que não sou advogado da Portuguesa. O MP não defende o clube, e sim o interesse dos consumidores. No caso, dois times se beneficiariam com isso. Está havendo uma confusão quanto a isso – completou.
Na última rodada do Brasileirão, o meia da Portuguesa Héverton foi escalado irregularmente, contra o Grêmio. O jogador havia recebido dois jogos de suspensão, mas só tinha cumprido um. Porém, a decisão do STJD só foi publicada na segunda-feira, um dia depois que a partida ocorreu. Já no caso de André Santos, o lateral foi expulso na final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, mas não cumpriu suspensão e entrou em campo na última rodada do Brasileirão, contra o Cruzeiro.
Enquanto o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva utilizou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para condenar a Portuguesa a perder quatro pontos e, consequentemente, ser rebaixada no Nacional, o Ministério Público quer que o Estatuto do Torcedor seja utilizado no caso.
O artigo 35 da regulamentação determina que as decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser divulgadas de forma semelhante às sentenças dos tribunais federais, o que, neste caso, não aconteceu.
O Ministério Público argumenta que o Estatudo do Torcedor deve se sobrepor ao CBJD pelo fato de ser uma lei federal.
Confira abaixo o texto do artigo 35 do Estatuto do Torcedor
“As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais. As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio da entidade responsável pela organização do evento (no caso, CBF).”
Lancenet!

Juninho Pernambucano se despede dos gramados e quer enfrentar Lyon ou River Plate em jogo de despedida




"O objetivo é esperar pelo fim do Carioca, o clube está bem e focado. A preferência é por isso no momento. Se houver uma data bacana depois disso, faremos. Cogito a possibilidade do River Plate. Seria bacana enfrentar o Lyon também. O que o clube quiser fazer, será marcante. O River está mais próximo e temos que ver a logística disso tudo", revelou Juninho.
Revelado pelo Sport, o meia chegou ao Vasco em 1995 e não demorou a se tornar o ‘Reizinho da Colina’. A preferência pelo River Plate, aliás, remete a um dos momentos mais importantes de sua passagem pelo São Januário. Em 98, pelas semifinais da Libertadores, o jogador fez um golaço de falta contra o time argentino, em um lotado Monumental de Nuñez e colocou os cariocas na decisão.
Na sequência da competição continental, o Vasco se tornaria campeão da América diante do Barcelona de Guiaquil, do Equador, mas, para a torcida, o momento mais importante da campanha é o gol de falta nas semifinais. Nos últimos anos, a principal organizada do clube carioca criou uma música que lembra o lance de Juninho, ressaltando a importância do Reizinho na história do clube.
Depois de deixar o Vasco, Juninho vestiu a camisa do Lyon, e a passagem pelo futebol francês explica muito bem o desejo de ter sua terceira equipe na carreira no jogo de despedida. Ao longo das oito temporadas, o meia foi o principal jogador de um time que conquistou o Campeonato Francês em sete ocasiões. A condição de ídolo também o levou para a Copa do Mundo de 2006
.

ITAQUITINGA: II FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARCA A VOLTA AS AULAS COM SEMANA PEDAGÓGICA NESTA SEGUNDA FEIRA DIA 3 DE FEVEREIRO DE 2014

  Postado por: Jeozivaldo Cesar
Foto Blog do Oge


Foto: Blog do Oge
Nesta segunda feira(3), o II Fórum Municipal de Educação, marcou o inicio as aulas no Município de Itaquitinga na zona da mata norte de Pernambuco com o tema central Indicadores da Qualidade na Educação: Gestão Escolar Democrática e Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. O encontro aconteceu no auditório do CAIC.

Tivemos a participação no II Fórum Municipal de Educação de todos os profissionais em educação a palestrante Drª  Claudia Roberta Neuropsicóloga em sua colocações deixou bem claro que para se ter uma escola de qualidade ou uma boa escola é aquela em que  existe um clima favorável à aprendizagem, em que os professores e gestores são lideres animadores e em que a violência seja substituída pela cultura da paz e pelo gosto de os alunos irem a uma instituição que atenda às suas necessidades. Afirmou Claúdia Roberta

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO


Cantor Leonardo é preso no Aeroporto de Brasília com cartuchos de munições


O cantor não tinha autorização
para portar as munições apreendidas
Internauta / R7

O sertanejo foi liberado após pagar fiança e assinar um termo de compromisso

O cantor sertanejo Leonardo foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek com 22 cartuchos de munição calibre .22 na noite desta sexta-feira (31).

A PF (Polícia Federal) informou que alguns agentes, durante a revista na área de embarque, desconfiaram de objetos metálicos nas malas e decidiram fazer a revista.

Nas bagagens do cantor, foram encontradas as munições que, segundo a Polícia Federal, apesar de serem permitidas, precisam de porte específico que não foi apresentado por Leonardo.

Depois que os procedimentos legais foram adotados, as munições ficaram apreendidas e Leonardo foi liberado mediante o pagamento de uma fiança e assinatura de um termo de compromisso. O valor da fiança não foi divulgado pela Polícia Federal.

A assessoria de imprensa do cantor explicou que ainda não tem conhecimento oficial sobre o ocorrido, mas garantiu que todos os shows marcados continuam na agenda do sertanejo.

O perigo por trás do pão francês e da batata frita


Pão moreninho apresenta maior teor da substância Fábio Guimarães/Agência O Globo
Um novo teste chegou a conclusões nada animadoras para quem não abre mão de um pão francês moreninho no café ou de uma calorosa porção de batata frita no almoço. A Proteste (Associação de Consumidores) constatou os altos níveis de acrilamida - substância química formada durante o aquecimento de alimentos ricos em carboidratos a temperaturas acimas de 120°C - que esses produtos podem oferecer.

Classificada como um provável cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, ainda não há consenso sobre o limite seguro para o consumo. Por isso, conforme alerta a pesquisadora da associação Fernanda Ribeiro, é preciso ingerir produtos como biscoitos doces e salgados, pão e torrada com extema moderação, além de manter atenção redobrada com as marcas. Para isso, o trabalho também avaliou quais rotúlos apresentam níveis mais elevados de acrilamida.

O teste avaliou a presença da substância em 51 alimentos. Os pesquisadores também perceberam que, dentro de um mesmo tipo de comida, existem produtos com diferentes teores da substância. É o que acontece, por exemplo, com o biscoito doce: o Passatempo apresenta menos de 100 microgramas por quilo enquanto o Adria tem 1.110.

Fernanda sugere que para fugir da acrilamida é fundamental apostar em uma alimentação saudável. Optar por batatas cozidas é sempre melhor do que as fritas, pois dispensam o óleo. Mas, ao cozinhar ou fritar, a dica é deixá-las com uma cor amarelo dourado – a cor marrom, segundo os pesquisadores, pode ser um indicador da presença de acrilamida.

- Ao retirar da geladeira, não leve imediatamente a porção de batata frita para o óleo quente. Esse choque de temperatura acelera a formação da acrilamida. Além disso, o pão francês mais moreno também pode apresentar maior quantidade das substância. É melhor optar pelos mais clarinhos - sugere.

Na dieta do dia a dia, a Proteste sugere que sejam incluidas carnes magras, aves, peixes, feijão, ovos e nozes. Alimentos pobres em gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal e açúcares devem ser reduzidos. Frutas, legumes, grãos integrais e produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura estão na lista do que deve ser consumido.

Legislação

Para conter os perigos que a acrilamida pode oferecer, Fernanda observa que é importante a elaboração de um código de práticas, para que as empresas do ramo alimentício cumpram uma série de regras e reduzam a chance de substância ser encontrada em níveis elevados nos alimentos.

- Tudo depende do processo de fabricação. O que percebemos hoje é uma falta de homogeneidade, algo que é fruto da ausência de critério na preparação desses produtos. Há marcas que chegam a oferecer alimentos com quantidade exageradamente maior que seus concorrentes - observa.

Confira os produtos com mais acrilamida (em micrigramas por quilo do produto)

Batata Chips

Ruffles: 243

Pringles: 256

Qualitá: 264

Bom Preço: 289

Carrefour: 317

Stax: 765

Batata Frita

Bob 's: 100

Burguer King 100

Giraffas: 100

McDonald's: 265

Habib's: 496

Biscoito Cream Cracker

Richester: 210

Piraq uê: 225

Triunfo: 247

Adria: 288

Bom Breço: 300

Marilan: 420

Mabel: 448

Biscoito Doce

Passatempo: 100

Piraquê: 215

Marilan: 368

Trakinas: 519

Bauducco: 538

Bono: 707

Adria: 1.110

Biscoito Salgado

Club Social: 526

Minuto: 690

Marilan Pit Stop: 904

Nestlé Nesfit: 1.060

Pão francês

Carrefour: 111

Futurama: 126

Pão de Açúcar: 136

Wall Mart: 168

Sonda: 169

Hirota: 195

Pastorinho: 197

Dia: 205

Extra: 225

Salgadinho

Cheetos: 100

Torcida: 100

Fandangos: 100

Doritos: 100

Yokitos: 117

Pingo d’ouro: 393

Torradas

Visconti: 102

Magic Toast: 149

Wickbold: 192

Parati: 200

Bauducco: 202

Plus Vita: 244

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...