domingo, 2 de fevereiro de 2014

O MEU SANTINHA É CENTENÁRIO


P A R A B É N S



Na véspera do centenário, Santa Cruz vence Bahia e se mantém na briga

Copa do Nordeste

Tricolor abriu 2 a 0 no placar, mas deixou Bahia descontar e quase se complica na partida

Yuri de Lira - Diario de Pernambuco

Luciano Sorriso abriu o placar para o Tricolor no Luiz Lacerda (Paulo Paiva/DP/D.A Press)
Luciano Sorriso abriu o placar para o Tricolor no Luiz Lacerda
Não estava nos planos da torcida sair do Recife e percorrer 140 quilômetros para ver o Santa Cruz em Caruaru mais uma vez. Não estava nos planos do time chegar na penúltima rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste com a necessidade pontuar para não morrer antecipadamente no Nordestão. Não estava nos planos dos corais uma eliminação logo na véspera da data dos 100 anos do clube. Neste domingo, o Mais Querido enfrentou o Bahia, no Lacerdão - na última partida da pena imposta pelo STJD. Em campo, vitória pernambucana por 2 a 1. Alívio. Pelo resultado. Pela certeza que a equipe voltará a mandar seus jogos no Arruda. Melhor ainda: nesta segunda-feira, os tricolores podem acordar para comemorar o centenário sem peso. Vivos na tabela. E também nutrindo esperanças para que os comandados de Vica construam uma trajetória mais sólida no Nordestão a partir de agora.

A torcida coral estava em ritmo de festa desde antes do apito inicial. Quando os jogadores corais entraram no gramado, os torcedores entoaram um "Parabéns Pra Você" em uníssono. Uma verdadeira injeção de ânimo em um Santa Cruz que não vencia há duas rodadas. O apoio pareceu ter sido providencial. Bastaram 33 segundos para Luciano Sorriso inaugurar a contagem após um cruzamento de Cassiano. A situação dos recifenses ficou mais confortável logo na sequência. O volante do Bahia, Fahel, fez uma falta dura e acabou sendo expulso aos 7 minutos. Cartão vermelho direto. Comemorado como um outro gol nas arquibancadas. 

No entanto, o Santa não conseguiu valorizar a posse de bola como deveria. A medida que os baianos atacavam, o time coral dava espaços. Erros de saída de jogo, novamente, foram demonstrados. Em vários momentos, inclusive, os visitantes chegaram com perigo à meta do goleiro Tiago Cardoso. A equipe do técnico explorava só lançamentos e investidas pelas pontas com os atacantes Flávio Caça-Rato e Cassiano.

Segundo tempo
A exemplo do primeiro tempo, o Santa Cruz também fez um gol no início do segundo. Raul aproveitou uma sobra e, mesmo quase sem ângulo, ampliou para os mandantes: 2 a 0. Os pontos falhos no decorrer da etapa inicial, por outro lado, não foram sequer minimizados. Em mais um apagão da defesa, Rhayner diminuiu a vantagem.
Defesa coral sofreu no segundo tempo, mas saiu vencedor em Caruaru (Paulo Paiva/DP/D.A Press)
Defesa coral sofreu no segundo tempo, mas saiu vencedor em Caruaru
O Tricolor da Boa Terra seguiu se aproveitando dos recorrentes vacilos do sistema defensivo recifense. O mesmo Rhayner por pouco não empata. Tiago Cardoso salvou. O jogo seguiu em um ritmo tenso até o fim. Mas o desgaste físico dos atletas do Bahia era notório. Atuando quase todo o duelo com um homem a menos, a equipe de Salvador não teve forças suficentes para buscar o empate no Lacercão.  

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso (Memo), Carlos Alberto (Renatinho), Raul; Flávio Caça-Rato (Pingo) e Cassiano. Técnico: Vica. 

Bahia

Marcelo Lomba; Mádson, Titi, Lucas Fonseca e Guilherme Santos (Pará); Fahel, Hélder, Pittoni e Talisca, Rhayner e Rafinha (Hugo). Técnico: Marquinhos Santos.

Estádio: Lacerdão (Caruaru-PE)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva-SE
Assistentes: Ivaney Alves de Lima e Eric Nunes Costa, ambos de Sergipe
Cartões amarelos: Hélder, Guilherme Santos, Rhayner e Talisca (Bahia); Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Carlos Alberto, Cassiano e Flávio Caça-Rato (Santa Cruz)
Cartão vermelho: Fahel (Bahia)
Gols: Luciano Sorriso (Santa Cruz, 33 segundos do 1T), Raul (Santa Cruz, 4 do 2T) e Rhayner (15 do 2T)
Público: 7.390
Renda: R$ 120.070

Prefeitura fecha cabarés em operação de ordenamento urbano

Camaragibe »
DP

Em apenas uma noite foram interditados nove prostíbulos que funcionavam em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Uma operação da realizada na madrugada deste domingo (3) pela prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, vistoriou pontos de irregularidade nos bairros Alberto Maia e Santa Mônica. Além dos cabarés, foram fechados um bar e um caldinho que não tinha alvará de funcionamento.
 “A socilitação da Secretaria de Defesa Social para fazermos essa operação em bares, inferninhos e similares foi no sentido de que seja prostituição infantil, comercialização de drogas e venda de bebida a menores”, comentou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Juliana Boudoux. A ação foi nos bairros de Alberto Maia e Santa Mônica que concentram o maior número de prostíbulos em Camaragibe. Ninguém foi preso ou detido. Nenhum dono dos estabelecimentos foi encontrado.
 A secretária relata que no primeiro estabelecimento houve muita correria, algumas mulheres teriam fugido com lençois e travesseiros em baixo do braço e homens estariam sendo atindos.A partir do segundo, o número de gente ia diminuindo sendo encontradas apenas algumas prostitutas e poucos clientes, todos maiores de idade. No último, a polícia chegou ao local no momento em que as portas e janelas eram fechadas. “Como eles ficam próximos e têm portas estratégicas de fundo, a notícia da operação se espalhou logo. Acreditamos que os menores se evadiram”, disse Juliana Boudoux, acrescentando que a fiscalização será mantida.

Homem é morto a tiros em prévia carnavalesca

DPMenor é o principal suspeito. Ele teria recebido a arma da namorada

O pintor de automóveis Elison Gomes da Silva, de 18 anos, morreu na tarde deste domingo, durante a prévia carnavalesca do bloco CDU Folia, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Ele foi baleado por um menor, de 17 anos, e morreu na hora, por volta das 17h30.

A motivação do crime e a quantidade de tiros ainda são desconhecidas. Os familiares da vítima disseram não conhecer o suspeito de ter feito os disparos.

A arma do crime teria sido entregue ao menor pela namorada dele, maior de idade, cujo nome não foi divulgado. Os dois foram encaminhados para a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), na Madalena.

Outro homem ficou ferido e foi encaminhado para a UPA da Caxangá, de onde foi transferido para o Hospital Getúlio Vargas. Ele está fora de perigo.

Filho do cineasta Eduardo Coutinho é preso pelo assassinato do pai no Rio

Daniel Coutinho está internado em hospital sob custódia da polícia.
Segundo a PM, vizinhos disseram que ele surtou e esfaqueou os pais.

Livia TorresDo G1 Rio

O filho do cineasta Eduardo Coutinho, morto a facadas aos 80 anos neste domingo (2), em sua casa, na Lagoa, Zona Sul do Rio, foi preso em flagrante, segundo a Polícia Civil. Daniel Coutinho, 42 anos, é o principal suspeito do crime e está internado no Hospital Miguel Couto, sob custódia. A mulher do cineasta, Maria das Dores Coutinho, 62 anos, também foi esfaqueada e está hospitalizada em estado grave e só sobreviveu porque se trancou no banheiro após ser golpeada, segundo a Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

O corpo de Eduardo Coutinho será velado a partir das 10h, na Capela 3 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. O enterro está marcado para as 16h.
Vale este: Cronologia de Eduardo Coutinho  (Foto: Arte/G1)
Segundo o delegado Rivaldo Barbosa, Daniel foi preso por homicídio doloso, quando há intenção de matar, e tentativa de homicídio, "Que o Daniel atingiu o pai e a mãe, isso é fato. Tanto é que está preso em flagrante pela morte do pai e tentativa de homicídio da mãe", explicou, em entrevista coletiva na sede da DH, na Barra. "O que aconteceu hoje, por volta das 11h, é a expressão genuína da palavra tragédia", acrescentou.
'Libertei meu pai', teria dito
Daniel, que supostamente sofre de problemas mentais e após o crime teria batido na porta de um vizinho dizendo com palavras desconexas."Libertei meu pai, tentei libertar minha mãe e a mim mesmo", teria dito, segundo Rivaldo. 
Daniel passou por cirurgia e está internado na unidade intermediária do hospital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ele levou duas facadas no abdômen e tem quadro estável. De acordo com a policiais que foram ao apartamento do cineasta, na Rua Lineu de Paula Machado, moradores disseram que o filho surtou, esfaqueou os pais e depois tentou o suicídio. Vizinhos teriam confirmado a versão à Polícia Civil.
Mãe se trancou no banheiro
A mãe dele levou dois golpes de faca nos seios, três no abdômen e teve ainda uma lesão no fígado. Segundo o delegado, elá só sobreviveu porque se trancou no banheiro e ligou para outro filho. De lá, só saiu com a chegada dos bombeiros. Maria das Dores também já passou por cirurgia e seu estado de saúde é grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O corpo do cineasta foi levado para o Instituto Médico Legal. O atestado de óbito indica "perfuração contundente" na altura do abdômem, segundo funcionário da Santa Casa da Misericórdia.
Fachada do prédio do cineasta Eduardo Coutinho na Rua Lineu de Paula Machado, 826, no Jardim Botânico (Foto: Bia Guedes / Parceira / Agência O Globo)Fachada do prédio de Eduardo Coutinho na Rua
Lineu de Paula Machado, 826, no Jardim Botânico
(Foto: Bia Guedes / Parceira / Agência O Globo)
O Corpo de Bombeiros informou que a chamada para a ocorrência no apartamento de Coutinho foi feita às 11h48. Homens do quartel do Humaitá constataram que o cineasta já estava morto ao chegar no local, e levaram os outros dois feridos para o Miguel Couto.
Repercussão
Um dos primeiros a se manifestar sobre a morte do diretor foi o também cineasta Cacá Diegues. “Ele era muito respeitado, era um mestre, os jovens cineastas do Brasil respeitavam muito ele. Coutinho era uma pessoa acima do bem e do ma”, declarou.
O também diretor de cinema Jorge Furtado ficou chocado com a notícia. "A morte do Coutinho é uma tragédia do cinema brasileiro, ele é um dos maiores documentaristas do mundo, um grande pensador do cinema."
GNews - Eduardo Coutinho (Foto: globonews)Coutinho adorava mostrar pessoas simples
em cenas comuns do dia a dia
(Foto: GloboNews)
Carreira
Considerado um dos maiores documentaristas do Brasil, o paulistano Coutinho é ganhador do Kikito de Cristal, principal premiação do cinema nacional, pelo conjunto da obra. Entre seus principais filmes estão "Edifício Master", "Jogo de cena", "Babilônia 2000" e "Cabra Marcado para Morrer".
Em junho do ano passado, ele e o também cineasta José Padilha (autor dos filmes "Tropa de Elite 1 e 2") foram convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar.
Em toda a carreira, Coutinho dirigiu, entre longas e curtas, 20 filmes, segundo informações do site IMDB. São eles:
As Canções, de 2011
Um Dia na Vida, 2010
Moscou, 2009
Jogo de Cena, 2007
O Fim e o Princípio, 2006
Peões, 2004
Edifício Master, 2002
Porrada, 2000
Babilônia 2000, 1999
Santo Forte, 1999
Boca de Lixo, 1993
O Fio da Memória, 1991
Santa Marta, 1987
Cabra Marcado Para Morrer, 1985
Exu, Uma Tragédia Sertaneja 1979
Teodorico, o Imperador do Sertão, 1978
Seis Dias de Ouricuri, 1976
Faustão, 1971
O Homem Que Comprou o Mundo, 1968
O ABC do Amor, 1967
Entrevista exclusiva
Ao G1, em 2013, o cineasta disse que era fácil se apresentar para grandes plateias, como ocorreu no Festa Literária Internacional de Paraty de 2013. Ele também deu detalhes de seus filmes e de como conseguia tirar o máximo de cada entrevistado.
Coutinho explicou que seus temas principais sempre foram os mais simples do dia a dia. "O que é viver? Para quê estudar? Para quê dinheiro?", afirmou, dizendo que as perguntas mais básicas sempre são as mais interessantes.
Na entrevista, o diretor também deu uma sugestão do que poderia ser um bom documentário atual. Segundo Coutinho, as manifestações de rua vistas em junho de 2013 no país também valeriam um filme, desde que ele se propusesse a discutir o assunto. "Bom é o filme que faz perguntas, o que tem respostas, você joga no lixo", comentou
.

Enterrado corpo de ex-miss MG que sofreu AVC durante roubo no DF


Grupo invadiu casa em que ela estava com 13 amigos e parentes na terça.
Ela desmaiou após ladrões ameaçarem netos dela, um deles de 8 meses.

Do G1 DF

Miss sofreu um AVC, passou por cirurgia, mas não resistiu (Foto: Geraldo Vieira/Arquivo Pessoal)Miss sofreu um AVC, passou por cirurgia, mas não
resistiu (Foto: Geraldo Vieira/Arquivo Pessoal)
Foi enterrado em Brasília na manhã deste domingo (2) o corpo da ex-miss Minas Gerais Marilúcia Fernandes Malaquias, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) durante um assalto em Brasília na última terça-feira (28), segundo uma amiga da família, Carmen Lúcia Tavares. Marilúcia foi miss Araguari e Minas Gerais em 1970. Ela tinha 63 anos.

A amiga diz que Marilúcia estava em casa com parentes e amigos quando a residência foi invadida por três ladrões. De acordo com ela, os ladrões renderam as 14 pessoas que estavam na casa e começaram um arrastão. A ex-miss passou mal quando os ladrões ameaçaram dois netos dela, um deles de 8 meses de idade.
“Ela desmaiou e os ladrões acharam que ela estava fingindo. Ela só foi socorrida às 2h”, afirma Carmen. Segundo a amiga, Marilúcia foi encaminhada ao hospital na madrugada de quarta-feira (29), e teve morte cerebral detectada na tarde de sexta-feira (31). Ela afirma que os aparelhos que a mantinham viva foram desligados na manhã de sábado.
"A vida dela foi dedicada à família. Ela foi boa mãe, boa avó, boa mulher", afirma a amiga. Segundo ela, a família está muito abalada. "A cidade de Araguari está de luto."
A ex-miss morava em Brasília desde meados da década de 1970, para onde se mudou com o marido, que é engenheiro. Marilúcia teve três filhos e sete netos. Ela estava casada havia 38 anos e tinha seis irmãos.
Violência
O assalto à casa da ex-miss foi mais um dos casos de violência registrados no Distrito Federal nas últimas semanas. A capital federal enfrenta uma onda de crimes, motivada em parte pela operação tartaruga da Polícia Militar.
Nesta sexta-feira, a Justiça do DF considerou o movimento dos policiais ilegal e ordenou o fim da operação tartaruga, sob pena de multa diária de R$ 100 mil às associações de policiais que estão à frente do protesto.
Os PMs e bombeiros de Brasília reivindicam aumento salarial e reestruturação da carreira. O governo do DF já anunciou que não vai dar reajuste à categoria. Nesta sexta, o governador Agnelo Queiroz convocou uma reunião com a cúpula da segurança pública. Ficou acertado que mais policiais estarão em serviço nas ruas.
O comandante da Polícia Militar, Anderson Moura, afirmou que os líderes da operação tartaruga serão punidos – cinco já foram identificados, segundo ele. A punição pode ir de advertência a demissão.

*Colaborou o G1 Triângulo Mineiro

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...