sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Delegado Thiago vira Laura e pode assumir defesa da mulher em Goiás

Cirurgia de mudança de sexo foi realizada na Tailândia; Laura deve voltar ao posto em fevereiro


Marília Assunção - Especial para O Estado
GOIÂNIA - Uma cirurgia de mudança de sexo, realizada na Tailândia, é o assunto do momento nos bastidores da segurança pública de Goiás. Há cerca de seis meses, um delegado de Polícia Civil entrou de licença médica, viajou até a Ásia, onde submeteu-se à mudança de sexo, da qual ainda se restabelece. Em fevereiro, quando deverá voltar ao posto, no lugar do delegado Thiago de Castro Teixeira, quem assumirá será a delegada Laura de Castro Teixeira.
E Laura reassumirá com a possibilidade de lotação na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (Deam) Central de Goiânia, onde a titular, Ana Elisa Gomes Martins, carente de reforço, garante uma boa recepção. "Se ela vier, será recebida com profissionalismo e para atender uma grande demanda de um público carente", informa a delegada Ana Elisa, que chefia uma especializada com três delegadas adjuntas e quatro plantonistas, todas sobrecarregadas pela violência contra a mulher.
A mudança de nome de Thiago para Laura foi autorizada pela Justiça e por isto o novo registro civil do delegado passou a ser do sexo feminino. No Facebook, desde o final de outubro, Laura já exibia o novo visual, contrastando bastante com a imagem pública do então delegado Thiago, geralmente usando terno, camisa de mangas compridas e outras peças todas do vestuário masculino.

Foto: Reprodução
Na foto mais recente, postada em 13 de dezembro, a delegada aparece com o rosto maquiado e vestida com a camiseta preta padrão com o timbre da Polícia Civil, muito utilizada pelos policiais da corporação durante operações. Os cabelos longos e bem escovados nem de longe lembram as madeixas desalinhadas e amarradas, geralmente em um rabo de cavalo, mantidas presas sempre que concedia entrevistas sobre casos policiais.
A história foi revelada nesta quinta-feira, 23, pelo jornal Diário da Manhã (DM), que dá como certa a posse dela como delegada da Mulher de Goiânia. A reportagem mostrou a surpresa de alguns ex-colegas de trabalho com as mudanças feitas por Thiago. "O delegado era implacável em ações que exigiam demonstração de 'macheza' e sua conduta era de um homem que exalava testosterona, não de um indivíduo que pudesse mudar de sexo e vir a se tornar uma figura feminina", declarou um escrivão ouvido.
Policial tido como sério, com atuação firme nas operações de combate à criminalidade promovidas pela Polícia Civil, onde ingressou há cerca de quatro anos, antes de se transformar em Laura, Thiago foi delegado titular das cidades de Trindade e Senador Canedo, ambas na região Metropolitana de Goiânia. Também atuou como coordenador do grupo especial de repressão a narcóticos (Genarc) da cidade de Porangatu, no Norte de Goiás.
Outros detalhes pessoais sobre a vida do policial que vieram a público com a mudança de sexo, dizem respeito ao passado de Thiago, que foi casado e tem dois filhos.
Esperado. Ao Estado, uma fonte da Polícia em Goiânia informou, solicitando o anonimato, que a mudança de sexo "não foi uma surpresa de agora, já que a licença e a viagem à Tailândia eram sabidas de algumas pessoas há alguns meses". A fonte sinalizou que, nos bastidores da corporação, a homossexualidade do delegado era conhecida, "mas não comentada amplamente, inclusive porque ele tem uma atuação linha dura".
Por outro lado, o caso é tratado com cuidados pela SSP. A assessoria de Imprensa da Polícia Civil evitou informar os contatos da delegada Laura. A policial também não respondeu à solicitação de entrevista feita através de mensagem nesta quinta-feira, 23, no perfil dela no Facebook.
Segundo a assessoria, o diretor geral da PC, delegado João Carlos Gorski, não comentará o caso, justificando se tratar de assunto pessoal "que não afetará em nada a parte administrativa" do cargo exercido pela delegada, já que houve autorização judicial para a mudança de nome. Ainda segundo a assessoria, não há definição por enquanto sobre a próxima lotação de Laura, indicando que não está confirmada ou descartada uma atuação como delegada da mulher.
Na Deam, tradicionalmente, a maior parte dos postos de delegado é ocupada por mulheres, mas algumas vezes já foram ocupados por homens. Na Especializada, homossexuais homens, como travestis, não são atendidos. O atendimento é exclusivo para mulheres, entre as quais lésbicas vítimas de violência.

Náutico quebra jejum de quase dez anos contra o Sport na Ilha


Timbu bateu Leão por 1x0, na noite desta quinta-feira, pela segunda rodada da Copa do Nordeste 
 
Foto: Edmar Melo/JC Imagem

O Náutico mostrou com a vitória por 1x0, diante do Sport, na noite desta quinta (23), na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste, que um clássico se define nos detalhes – e que não existe mesmo favorito. Era considerado inferior tecnicamente pelo pouco tempo de trabalho, mas fez um gol com Zé Mario, aos 39 da etapa inicial, quebrando o tabu de quase dez anos sem vencer o Leão nos seus domínios. O último triunfo tinha ocorrido em março de 2004, pelo Pernambucano.

O Sport, considerado mais arrumado e melhor fisicamente, pouco produziu. O Náutico jogou com muita garra e o técnico Lisca deu um show à parte após o final do jogo, vibrando com a torcida no alambrado. Com quatro pontos, o Timbu divide a liderança do Grupo D com o Guarany de Sobral, que ontem bateu o Botafogo-PB por 2x1. Os cearenses marcaram um gol a mais. Já os rubro-negros seguram a lanterna, com apenas um ponto.

Náutico bate Sport por 1x0 e quebra jejum de quase dez anos na Ilha do Retiro


O JOGO - Para quem esperava uma partida truncada e com times se poupando pelo preparo físico precário, o Clássico dos Clássicos foi movimentado. E quem esperou que o Náutico fosse um adversário fácil de ser batido, também viu o contrário. O Timbu foi inteligente desde a etapa inicial. No primeiro momento, apostou em sufocar o Leão. Ainda se arrumando e com a marcação espaçada, os donos da casa batiam cabeça, enquanto os alvirrubros colocavam a bola no chão.

Aos poucos, o Sport equilibrou a marcação. E passou a ser melhor só por isso. Porque do meio para frente, na ligação com o ataque e nos lances de velocidade, o Leão errava. Estava desagrupado, com os setores distantes uns dos outros. O tão propalado entrosamento, do time que tinha uma base do ano passado, não se revelou.

Sentindo a mudança tática, o Náutico voltou a jogar com inteligência. Coisa programada. Recuou quase totalmente, reforçou a marcação e forçou mais erros dos rubro-negros, que não tinham no meio alguém para fazer diferença. Cirúrgico o tempo todo, os visitantes acertaram um dos seus contra-ataques. Aos 39, João Ananias tocou nas costas da defesa, Ferron errou o carrinho e a bola sobrou para Zé Mario, que tocou no canto. Era o gol da vitória.

Geninho apostou em Ananias, longe do seu melhor momento físico, na segunda etapa. O Náutico jogava ao sabor da maré. Não tinha por que mudar. Fechava-se bem lá trás e, sempre que podia, buscava as trocas de passes no campo rubro-negro. Com maior lucidez, diga-se.

O Sport, a partir dos 20 minutos, passou a usar mais as laterais, chegando mais ao ataque. Não à toa, foi por ali que criou e perdeu duas boas oportunidades com Patric e Neto Baiano – antes, o Timbu desperdiçou com Hugo.

De novo, o Náutico apostou na inteligência. E abdicou do ataque, nos dez minutos finais, para segurar o placar. Fechou-se como pôde. Lisca fez as últimas modificações, com Gustavo Henrique e Túlio, para compor o meio e embaralhar o jogo do Leão, que acionou a revelação Everton Felipe. O meia se esforçou, mas não conseguiu mudar o panorama.
 
Do JC On Line

Sistema prisional ganhará 8,3 mil vagas no estado


Governo lançou edital de licitação para construção de complexo em Araçoiaba e fará ampliações


Com um déficit atual de 19.467 vagas para abrigar detentos, a histórica crise do sistema prisional pernambucano está longe de chegar ao fim. Mas a situação poderá melhorar até o fim de 2015, com a criação de 8.309 vagas (42% do necessário), graças à construção de novos presídios. O governo do estado lançou o edital de licitação do Complexo Prisional em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. Serão sete unidades, sendo cinco masculinas e duas femininas.
De acordo com o secretário executivo de Ressocialização, Romero Ribeiro, o projeto de construção do complexo já foi aprovado. A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência já comece a executá-lo em maio, quando for escolhida. “Serão unidades que vão abrigar presos provisórios de ambos os sexos”, disse. A expectativa é de que sejam geradas 2.754 vagas. A obra será realizada em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça. O secretário afirmou que a inauguração do complexo será no próximo ano.
Já o Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, previsto para ser inaugurado em 2011, continua com as obras paradas após a falência da construtora que venceu a licitação. Se inaugurado, o centro daria ao estado 3.216 vagas para abrigar os presos. Ainda não há prazo para que uma nova empresa assuma a construção. “Estamos em negociações para que as obras sejam 1retomadas. Temos fé que isso acontecerá em breve”, pontuou o secretário. O presídio será erguido por meio de parceria público-privada.
Para garantir a ampliação de novos espaços para os detentos, ainda estão previstas inaugurações de duas cadeias públicas, entre elas a de Santa Cruz do Capibaribe, e a ampliação do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros - um dos três que formam o Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno).
Transferências
Cerca de um mês após o Diario denunciar a superlotação no Presídio Rorenildo da Rocha Leão, no município de Palmares, na Mata Sul, as primeiras transferências de presos para outras unidades começaram a ser realizadas. Na cadeia, só há espaço para 74 homens, mas 741 viviam neles até esta semana. Entre a última terça-feira e ontem, 114 detentos deixaram o local, após pedido do promotor da 2ª Vara das Execuções Penais, Marcellus Ugiette.
Com informações do Diario de Pernambuco

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...