quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Calor faz consumo de energia no país bater 2 recordes seguidos


Demanda por energia chegou a 82.306 MW às 15h30 da quarta-feira (22).
Elevação foi motivada por temperatura alta no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Fábio AmatoDo G1, em Brasília

O consumo de energia no país bateu dois recordes seguidos nesta semana, na terça (21) e na quarta-feira (22), informa boletim divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).De acordo com o documento, às 15h21 da terça, o consumo de energia no país atingiu 81.591 MW (megawatts), superando o recorde anterior, registrado no último dia 10 de janeiro, de 79.962.
Na quarta (22), às 15h30, a chamada demanda instantânea por energia no Brasil chegou a 82.306 MW, registrando a segunda quebra de recorde em dois dias.
No relatório, o ONS aponta que a causa da alta no consumo de energia pelos brasileiros é o calor que atinge principalmente as capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para Porto Alegre e Rio de Janeiro
.

Fera de 17 anos conquista 1º lugar geral do Vestibular da UFPE, para o curso de Física

Segundo colocado foi o aluno do Colégio Militar, que entrou para o grupo de Engenharias

A apreensão dos feras que realizaram o Vestibular 2014 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terminou nesta quinta-feira (23). Isso porque, a Comissão de Vestibular (Covest), divulgou o listão com todos os classificados às 11h. As notas estão disponíveis em PDF neste link: listão completo. O fera do Colégio e Curso GGE, João Lucas Fernandes dos Santos, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral do Vestibular, com a nota 8,6307, inserido no curso de bacharelado em Física. Ele também passou em primeiro lugar no Vestibular da Universidade de Brasília (UnB), para Medicina.
Mas nenhum dos dois será cursado pelo jovem prodígio. O sonho do rapaz é passar no certame do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). "Não vou raspar a cabeça este ano porque ainda não realizei o meu sonho, que é o ITA", revelou. No ano passado, João Lucas, que na época tinha 16 anos, conseguiu o 4º lugar geral, da UFPE. Os pais de João, a enfermeira Kece Fernandes e o professor Alcides dos Santos apoiaram a decisão do adolescete. "Nós apoiamos a decisão dele. Ele sabe o que é o melhor para ele. Se ele tem um sonho, ele deve ir atrás dele. O ITA está muito próximo para ele", revelou.
O segundo lugar ficou para o aluno do Colégio Militar de Pernambuco e que fazia cursinho no GGE, Rafael de Barros Sousa, que atingiu a média de 8,4816 e entrou no Grupo de Engenharias, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). A terceira colocação do Vestibular 2014 da UFPE ficou com o estudante Geovanny Lucas de Lima Paulino, com nota 8,4462. Ele, que também é aluno do GGE, entrou para Engenharia da Computação. O aluno não pôde comparecer a solenidade porque estava em Arcoverde, no Sertão.
Os 10 melhores colocados no Vestibular 2014 da UFPE
NOMENOTACURSO
1 - João Lucas Fernandes dos Santos8,6307Física/Bacharelado/Recife
2 - Rafael de Barros Souza8,4816Conjunto Engenharias/CTG
3- Geovanny Lucas de Lima Paulino8,4462Engenharia da Computação/Recife
4 - Fernando C. de Sá e Benevides Falcão8,4207Medicina/Recife
5 - Murilo Pereira Alves Júnior8,3923Medicina/Recife
6 - Breno Soares da Costa Vieira8,3493Matemática/Bacharelado/Recife
7 - Jose Marcondes Mariano Bezerra8,3488Medicina/Recife
8 - Geraldo Duarte Santos8,2867Medicina/Recife
9 - Felipe Mendes de Holanda Lins8,2843Conjunto Engenharias/CTG
10 - Victor Oliveira Reis8,2812Engenharia da Computação/Recife

Com informações da Folha PE

Filha de vereador morre afogada em piscina na Ilha de Itamaracá

Do NE10


Uma criança de dois anos morreu afogada na tarde desta quinta-feira (23) na piscina da casa onde estava hospedada no bairro de Forte Orange, em Itamaracá, no Litoral Norte do Estado. A menina, identificada como Maria Cecília Pessoa Guerra Barreto, era filha adotiva do vereador Tota Barreto, que é presidente da Câmara dos Vereadores de Carpina, na Zona da Mata Norte pernambucana.

Após o acidente, a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital e Maternidade Municipal Alzira Figueiredo Andrade de Oliveira, também em Itamaracá, mas já chegou sem vida.

De acordo com a assessoria do vereador, a criança morava com a mãe e estava na casa de veraneio da família materna. No local há uma piscina pequena, de fibra, que não é funda. No entanto, os familiares acreditam que Cecília escorregou e, com o susto, não conseguiu se levantar.

O corpo da menina foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O caso foi registrado e será investigado pela Delegacia de Itamaracá.

VELÓRIO - Ainda de acordo com a assessoria do pai da vítima, o vereador Tota Barreto, a menina será velada às 16h desta sexta-feira, na Capela da Igreja do Colégio Salesiano, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A família ainda não sabe onde a criança será sepultada.

Justin Bieber é preso por dirigir bêbado após sair de boate em Miami, nos EUA



Justin Bieber foi preso na manhã desta quinta-feira (23), em Miami, nos Estados Unidos, por dirigir bêbado e praticar "pega" no meio da rua. No momento, o cantor está sob custódia na delegacia e passará por exames para testar o seu nível de álcool no sangue. A informação é do site norte-americano "TMZ".

Fontes da publicação disseram que Justin fez um teste de sobriedade e não passou. O próximo passo é levar o cantor para a prisão, onde uma fiança será estipulada. Bieber tinha saído de uma boate e estava dirigindo sua Lamborghini na hora que os policiais o pararam. Ele estava acompanhando de uma modelo. O rapper Khalil também foi preso por praticar "pega" no local.

"Ele apresentou sintomas de alguém sob forte influência de drogas ou álcool", disse o policial Bobby Hernandez para os repórteres, de acordo com o jornal "Miami Herald". O departamento de polícia de Opa-locka ainda está investigando quem deu autorização para Justin e sua equipe ter escolta depois de desembarcar do aeroporto.

Familiares e amigos de Justin já haviam demonstrado preocupação pelo rapaz e queriam interná-lo em uma clínica de reabilitação. Ele estaria viciado em "sizzurp", uma mistura de balas e refrigerantes com prometazina e codeína.

Recentemente, Pattie Mallete, mãe de Justin bieber, pediu aos fãs do cantor para rezarem pelo seu filho. O astro se envolveu em um suposto consumo de drogas, além de vandalismo. "Acho que muitas pessoas entram na indústria do entretenimento com os valores corretos mas depois se deixam influenciar", disse em entrevista ao jornal briTânico "The Sun".

PeruPeople

Jurista da Câmara de Caruaru dá parecer favorável à cassação dos 10 vereadores.


Foi divulgado na tarde desta quarta-feira (22) o tão esperado parecer do secretário jurídico da Câmara de Vereadores de Caruaru, Bruno Martins, sobre a possível cassação dos dez parlamentares indiciados na Operação Ponto Final.

O entendimento do secretário jurídico é pela abertura do processo de cassação dos investigados. 

A orientação será seguida pelo presidente Leonardo Chaves, que encaminhará o material, juntamente com a recomendação do Ministério Público neste mesmo sentido, para decisão da comissão.

Jornal de Caruaru

Música oficial da Copa do Mundo é de Claudia Leitte; ouça



A música oficial da Copa do Mundo 2014 será de Claudia Leitte. Em parceria com o rapper Pitbull e Jennifer Lopez, a brasileira será responsável pelo tema oficial do Mundial. O anúncio foi feito durante um evento da Fifa, nesta quinta-feira (23).

A música escolhida foi “We Are One” e agradou à loira. “Somos um povo que sabe receber e comemorar, de saber celebrar a arte e a música de maneira singular. É uma honra estar ao lado deles, são estrelas do cenário mundial. São dois talentos e dois seres humanos com o coração gigantesco. Acredito que eles vão sambar muito”, disse a cantora de axé.

Quem também ficou muito satisfeito com a parceria foi o rapper Pitbull. “É um prazer enorme estar ao lado da Claudia e, claro, da Jennifer Lopez. Estamos no maior esporte global do mundo, que faz as pessoas ficarem juntas”, disse empolgado durante o evento.

O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, analisou a escolha dos nomes para interpretar a canção da Copa. “Na Copa da África do Sul (2010), estivemos com a Shakira e Waka Waka, mesmo com as pessoas criticando no início. Fez um grande sucesso ao redor do mundo. Os três juntos trazem frescor ao Brasil. (…) Vai ser a maior festa do mundo”, defendeu Valcke.

We Are One
A música da Copa já está pronta. De acordo com Claudia Leite, que conhece Pitbull desde o ano passado, a parceria vai ser muito positivas, já que os dois tem um grande entendimento entre si. “A coisa começou a fluir. Tem partes em espanhol, português e inglês. Mas posso dizer que tem Brasil em cada pedaço da canção, a batida é clara. Ele trouxe muitos elementos novos de tudo o que ele conseguiu assimilar da jornada dele pelo mundo. Vai ser um golaço”, disse empolgada. O álbum oficial da Fifa será lançado durante o Mundial, com a participação com outros artistas nacionais e internacionais.


Confira uma demonstração da música oficial da Copa do Mundo 2014: 

Sobram vagas de trabalho para pessoas sem experiência no Recife

 

Sistema Público de Emprego da Prefeitura tem mais de 500 oportunidades.
Ano passado, PE gerou 2,1% a mais de postos em comparação com 2012.

Do G1 PE
Comente agora
Um levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que houve um crescimento de 2,1% na geração de postos de trabalho em Pernambuco no ano passado em relação a 2012. No Recife, a maior parte das vagas está em um grupo específico de trabalhadores: os sem experiência.
Enquanto no restante do País houve queda de 14,8% na quantidade de postos de trabalho, o pior resultado dos últimos dez anos, em Pernambuco foram gerados 28.062 empregos em 2013. As contratações foram principalmente no setor de serviços, com 14.956 novos postos de trabalho, seguido pelo setor da indústria (5.666) e do comércio (3.663).
De olho nas vagas que ainda sobram no mercado, o movimento é intenso no setor de cadastro do Sistema Público de Emprego da Prefeitura do Recife. Muitos estão em busca da primeira oportunidade. Mesmo com tantos candidatos, há 534 vagas que não exigem experiência. Desse total, 130 são para pessoas com deficiência.
Entre as funções, operador de telemarketing está com a maioria das vagas: 200. Depois vem auxiliar de depósito (42) e atendente de lanchonete (20). As demais vagas são para as outras 12 funções. Para todas é necessário o segundo grau completo.
A falta de qualificação profissional é um dos motivos para a sobra de empregos para as funções e o baixo nível de escolaridade. "Hoje em dia, a demanda do nosso mercado é muito grande. Pernambuco cresceu muito rápido, e o que se exige mesmo é a qualificação profissional para ocupar esse espaço. A experiência não é muito exigida", disse a secretária de Juventude e Qualificação Profissional, Marília Arraes.
O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Ricardo Niceias, dá dicas de como aproveitar as oportunidades, mesmo que não sejam na área desejada, para iniciar uma carreira ou se firmar profissionalmente. "O ideal é que já se procure alguma coisa que você se identifique, te satisfaça e realize, ter a consciência da importância daquela sua atividade, não importa em que nível", apontou.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...