Deputado está desconfortável com a sua situação no PSDB (Foto: Wagner Ramos/Arquivo Folha)
A crise que norteia o PSDB estadual após o ingresso da legenda na base do governador Eduardo Campos (PSB) pode levar o deputado estadual Betinho Gomes a não disputar a reeleição. Em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, o tucano destacou que precisa repensar a sua situação no partido, levando em consideração como será a relação com o novo aliado PSB. O mal-estar nas hostes do PSDB, inclusive, fez com que Betinho renunciasse à secretaria-geral da agremiação.
“Vou avaliar se o ambiante não será propício parar tentar a reeleição. Vou conversar com colegas, com meu grupo político. Para ir para eleição, precisa discutir com todos”, destacou Betinho Gomes, completando: “Todas as possibilidades estão em aberto. Vou consultar meus aliados, me reunir com Daniel e Terezinha e com outros deputados sem criar constrangimento para ninguém, mas precisamos nos preservar”.
Moraes diz que a aliança PSB/PSDB foi mal conduzidaGuerra garante que a maioria quer a aliançaSiqueira: “Não temos o dever de concordar”Evandro Avelar pede “paciência, tolerância e cautela”
Vale ressaltar que foi Betinho o único deputado “oposicionista” do PSDB a reagir contra a declaração dada por Sérgio Guerra, de que era conversa de babaca o entendimento que a legenda era opositora ao Governo do Estado. Ele utilizou a sua conta no Twitter para rechaçar.
Betinho Gomes pretende, apesar da posição oficial do seu partido, seguir atuando como deputado de oposição. O que, para ele, pode gerar um desconforto no trato com deputados da base governista ao longo da disputa eleitoral deste ano. Entretanto, o parlamentar observa que o PSB terá que fazer o esforço de respeitar as diferenças com o novo aliado, caso queira realmente manter o alinhamento.
“Se o PSB de fato é interessado em ter relação com o PSDB, ele vai ter que respeitar os parlamentares. Ele tem obrigação de construir os consensos necessários para essa aliança”, defendeu.
OPOSITÔMETRO
Criador de uma das ferramentas mais curiosas da bancada de oposição no ano passado, o Opositômetro, Betinho Gomes deixou o caminho livre para PT e PTB – que devem formar o novo bloco opositor na Alepe – utilizarem o mecanismo.
“Opositômetro não pertence a um partido só, não está patenteado no nome de partido nenhum. Qualquer um pode estar à frente da ferramenta”, assegurou, destacando que a página do mecanismo no Facebook seguirá aberta para a população.