domingo, 21 de dezembro de 2014

ITAQUITINGA DE AREIAS A PEDRA 51 ANOS E OS DESAFIOS CONTINUAM

Praça Central da cidade de Itaquitinga-PE



























  ITAQUITINGA
RELATOS DE UMA HISTÓRIA
DE AREIAS A PEDRA
Escrito por: Jeozivaldo Cesar 

Em meados dos anos quarenta um vilarejo de nome não tão pouco estranho encravado entre obstáculos de sobrevivência um povo vivendo da agricultura de subsistência, vila ou vilarejo não importa o que importa é que esse povo superou cresceu e virou o que chamamos de “AREIAS”, onde se percebeu que era a hora de se expandir para Areias de Goiana, de quem pertencia territorialmente, outro interesse estava por vim moradores de outras localidades descobriram, os moradores se espantaram com o fenômeno, famílias se estabeleceram por aqui o comercio cresceu rapidamente antes era impossível comprar, até que finalmente o modernismo da época, a população se adaptou facilmente que é uma característica desse povo em se adaptar, senhores de engenhos perceberam isso começaram a investir também ao passo de intervir também na política, de onde partiram os primeiros movimentos de separação territorial. Mas antes a Vila de Areias muda de nome através do Decreto – Lei nº 952/1943, lei essa que passou a valer de modo à linha divisória entre os municípios de Aliança e de Goiana; a partir da foz do riacho Matari-mirin, no rio Tracunhaém uma reta uma reta até o riacho Condado no engenho do mesmo nome: daí o por uma reta à foz do riacho Limeirinha, no rio Sirigi até sua foz no Capibaribe – mirim o terreno adquirido por Goiana, fica pertencendo ao Distrito do Condado, cujos limites ficam alterados nessa parte. Anos depois o Jornalista Mario Melo, Geógrafo, historiador e Secretario perpétuo do Instituto Arqueológico de do Estado de Pernambuco, dedicado asa pesquisas do Município de Goiana, sugeriu em seu relatório, mudança de nomes de varias cidades e vilas do estado, com base em uma Lei Federal, que proibia no Pais a existência de duas cidades como mesmo nome, foi o caso da mudança do nome Areias, vila da comarca de Goiana, para Itaquitinga devido que já existia no Estado da Paraíba uma cidade com o nome de Areias, por esse motivo houve a troca do nome.
Segundo Luiz Calda de Tipiriçar, em seu dicionário de topônimos brasileiros de origem Tupi-guarani – “Itaquitinga” decompõe assim: ita-ky-tinga que quer dizer: “Pedra branca aguçada”. A mudança entrou em vigor no dia 31 de Dezembro de 1943, através do Decreto-Lei nº 952/43, do Governo do Estado de Pernambuco. Desde então chamamos de Itaquitinga o que era (Areias, Areias de Goiana, Areias de São Sebastião).

Divergência na história
Após a proclamação da República foram realizados novos arranjos políticos, considerando interesses locais e regionais. Um desses arranjos, dado em 1892 por lei municipal, foi a reorganização política do Goiana, então dividido em cinco distritos, sendo um deles o povoado de São Sebastião de Areias. Em 1943, por influência de Mário Mello, secretário do Instituto Histórico Arqueológico Pernambucano, o povoado passou a ser chamado de Itaquitinga. Ainda debate-se o significado da palavra de origem tupi. Para alguns Itaquitinga significa Areia Branca (itaqi – tinga), enquanto outros entendem como sendo Pedra branca aguçada (ita – ky – tinga). Independente do significado, Itaquitinga foi desmembrado de Goiana em 1963 e instaurado como município autônomo em 1964.
Uma tradição conta que a ocupação de Areias se deu próximo ao rio Caraú e que teria sido o Padre Marinho a celebrar missa no local, debaixo de uma gameleira, tendo os fiéis escolhido São Sebastião como o padroeiro do lugar. Mas também outras crenças estão presentes, outras igrejas outras religiões.

De lá para cá, nos dias atuais, a cidade de Itaquitinga vem crescendo a lungo prazo isso significa que ha muito o que fazer no campo politico e econômico mostrando-se fragilizada, completar 51 anos de emancipação politica não condiz com o avançar da idade temos que agir rápido para que os nossos sonhos não vire areia novamente, temos que erguer pedra sobre pedra para que tenhamos uma Itaquitinga firme e solida para toda vida.

Agencia Bancaria (Extinto Bandepe - Banco do Estado de Pernambuco (1979)


Área central da Vila de Itaquitinga Distrito de Goiana - PE (1962 -1963)

Área central de hoje cedade de Itaquitinga-PE (2013 - 2014)


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...