sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Oscar está 'traumatizado e triste' por palestra com confusão, afirma esposa

Fiquei muito triste. Ele nem quer tocar no assunto de tristeza - disse a esposa de Oscar.


 Fonte: Globo Esporte
Era para ser mais uma palestra motivacional sobre “obstinação”, um dos temas preparados pelo ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, mas após oito anos como palestrante, e depois de mais de 700 palestras dadas, um dos maiores ídolos do país se viu no meio de uma polêmica, e acusou o golpe: “Ele nem quer tocar no assunto de tristeza”. Quem conta isso é a esposa Maria Cristina Victorino Schmidt, que estava junto com Oscar na palestra contratada por uma faculdade particular de Caruaru-PE, no último domingo. Os alunos presentes acusam o ex-jogador de ofensas e xingamentos, e tiveram o apoio da faculdade. A esposa disse que Oscar foi desrespeitado por muitos presentes, assim como pela organização do evento.
- Estava todo mundo conversando, e ele disse: "Enquanto vocês não ficarem quietos não vou começar". Ele já falou isso tantas outras vezes. Foi gente que não se comportou direito e ainda reclama. Estamos traumatizados, muitos tristes. Voltamos sozinhos para Recife, largaram a gente no hotel. O comentário na viagem era: “Como acontece isso? Colocam em xeque o trabalho que a gente faz”. Ele ficou desiludido, eu fiquei arrasada. Fiquei muito triste. Ele nem quer tocar no assunto de tristeza - disse a esposa de Oscar, por telefone da Praia de Cumbuco, no Ceará, onde o ex-jogador acabara de ministrar outra palestra.
Oscar palestra Caruaru (Foto: Reprodução / Facebook)
Oscar teve problema com equipamento antes da palestra em Caruaru (Foto: Reprodução / Facebook)
De acordo com Maria Cristina, a faculdade acumulou uma série de equívocos no trato com Oscar, desde o atraso para levá-lo ao local do evento até a organização do sistema som. Somado a isso, ela reclamou da postura de muitos que assistiam à palestra.
- Quando ele chegou, o local estava totalmente despreparado. Foi começar 18h uma palestra que era às 16h. Mas ele estava lá e fizeram uma confusão, deu tudo errado. Eles não estavam preparados, na hora gritavam procurando algum “professor de informática” para resolver. As pessoas já estavam lá desde 13h30 (por conta de uma primeira palestra).  A diretora da faculdade, Pollyana, falou que teve prejuízo, mas eles cobraram R$ 70 o ingresso numa palestra que tinha mais de duas mil pessoas, é só fazer as contas. Eles ganharam e ainda querem aparecer - disse a esposa do ex-jogador, que ainda revelou o cachê de R$ 40 mil cobrado por Oscar.
Do outro lado da história, Pollyana Lima, coordenadora da faculdade e responsável por organizar a palestra, se disse pressionada pelos alunos a se posicionar, ficando do lado daqueles que reclamaram da postura do ex-jogador. Para ela, os problemas de infraestrutura ocorridos não justificaria qualquer aborrecimento de Oscar.
Oscar palestra Caruaru (Foto: Reprodução / Facebook)Mais de duas mil pessoas teria estado no evento em Pernambuco (Foto: Reprodução / Facebook)
- Os alunos precisavam saber que estava do lado deles e estou. Eles estavam cobrando de mim alguma posição e me posicionei. Recebi muitas ligações de alunos. A palestra foi dada, criamos uma expectativa e infelizmente aconteceu isso.  Não sei o que houve, a gente não esperava, esperávamos um ídolo. Mas a palestra foi dada, a gente o contratou para esse fim. Só queria frisar que ele não se atrasou. Ele chegou no horário certo, apenas o equipamento dele não foi compatível com o nosso. O que aconteceu ali foram coisas que poderiam acontecer com qualquer outro palestrante. São fatos corriqueiros em palestras - disse Pollyana.
Uma das estudantes presentes à palestra, Cybeli Oliveira escreveu em seu perfil no Facebook que ficou decepcionada com o que viu.
- Ontem tive o desprazer de conhecer uma pessoa famosa, palestrante, o melhor jogador de basquete do Brasil, um "ídolo" para várias pessoas. Aquele que para muitos é o "MÃO SANTA", mas pra mim ele não passa de um "BOCA SUJA", isso mesmo, foi o OSCAR SCHMIDT. Fui em uma palestra que ele ministrava com o tema OBSTINAÇÃO. Quase 3 mil pessoas estavam ansiosas a espera da principal estrela, ops!! Quer dizer, das trevas... (...) A palestra foi uma total baixaria, chamou vários palavrões, insultou e humilhou a plateia em todos os momentos, reclamava o tempo todo com as pessoas que estavam tirando fotos dele dizendo que estava ali para contar a história dele e não para ser fotografado, pois quem quisesse tirar foto dele poderia ir embora. (...) Enfim, só presenciei apenas 15 min de palestra, pois eu e mais centenas de pessoas nos retiramos dali - postou.
Maria Cristina voltou a defender o marido, e se disse envergonhada por ter que justificar "o erro dos outros". Além disso, ela ressaltou que Oscar foi eleito o melhor palestrante do ano passado, e que nunca antes havia tido qualquer problema.
Oscar Schmidt hall da fama NBA (Foto: Gabriel Fricke)Oscar Schmidt entrou para o Hall da Fama da NBA no ano passado (Foto: Gabriel Fricke)
- O problema é deles, podem falar o que eles quiserem, mas o Oscar chegar no horário, dá a palestra, tira a foto, atende todo mundo. Eles se comportaram muito mal, vou com ele em todas as palestras. Eu assistia e dizia: "Pelo amor de Deus, acaba essa palestra”. A pior palestra que já fui na minha vida. O Oscar ficou chateado mesmo com a falação. Tem gente que não sabe se comportar e ele fala de um jeito e a pessoa se ofende. O erro foi deles. Me sinto envergonhada por me justificar por erros de outros. Não é pelo povo de Caruaru, mas muita gente falou depois da palestra sobre aqueles que foram embora: “Eles não tem educação”, me diziam.
A Fadire divulgou um comunicado interno aos alunos e chamou de atitude "grosseira" o que teria feito o ex-jogador: "Viemos por meio desta esclarecer que o Núcleo Administrativo FADIRE/CONHECER selecionou, para falar de 'Obstinação', um jogador mundialmente reconhecido, campeão no esporte em que jogava, reconhecido como um dos cinco maiores palestrantes do Brasil, para apresentar o exemplo de vida e superação. Entretanto, enfatizamos que este núcleo não compactua e nem aceita a atitude grosseira do palestrante para com os alunos, os quais deixaram seus afazeres no dia de domingo, pós-feriado, para buscar conhecimento".
Em 1991, Oscar foi nomeado um dos 50 maiores jogadores de basquete pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Em 2010, o ex-jogador, com passagens por clubes como Palmeiras e Flamengo, foi incluído no Hall da Fama da entidade. A última grande condecoração veio no ano passado, quando entrou para o Hall da Fama de basquete dos EUA. Oscar Schmidt luta desde 2011 contra um câncer no cérebro, que já o fez passar por duas cirurgias. Como palestrante, ele roda o país.
Fonte: 
Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...