sábado, 12 de abril de 2014

Robô Curiosity capta luz misteriosa em Marte

Imagens captadas pelo robô marciano Curiosity nos dias 2 e 3 de Abril mostram um curioso ponto brilhante.

Marte - ponto brilhante
O ponto brilhante aparece no horizonte, na mesma direção noroeste onde brilha o Sol da tarde.
Os cientistas da missão não se mostraram muito entusiasmados, e afirmam que a luz pode ter sido causada pela reflexão da luz do Sol em uma rocha ou raios cósmicos atingindo diretamente o sensor da câmera.
“Nas milhares de imagens que recebemos do Curiosity vemos pontos brilhantes quase todas as semanas,” disse Justin Maki, da NASA, embora esta seja a primeira vez que a NASA divulga um evento do tipo em seu site.
Outro fato curioso é que o ponto brilhante aparece no “olho direito” da câmera estéreo do Curiosity (Navcam) mas não nas imagens captadas pela câmera que faz as vezes de “olho esquerdo”.
Deixa pra lá
Os cientistas da missão continuam interessados em usar os instrumentos científicos do robô marciano para saber mais sobre as condições do passado de Marte e suas mudanças ambientais.
Ainda não há planos de ir ver de perto se a hipótese da luz do Sol brilhando em uma rocha é a explicação correta para a luz enigmática.
Se o ponto de luz vier de uma rocha brilhando ao Sol, ela deve estar localizada a cerca de 160 metros da posição do robô no momento em que a foto foi feita.
Por Jornal de Caruaru

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...