quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

As Chuvas de Dezembro em Itaquitinga, chegaram em boa hora nesta quinta

Entrada do Lot. Oratório em Itaquitinga-PE.
Finalmente um alivio na temperatura com as chuvas que caem na cidade de Itaquitinga na zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco,  tarde de  quinta feira dia 19 de dezembro. Chove em toda região como mostra as imagens os moradores da zona rural, já não sabia mais o que fazer com a falta de chuvas. a utima vez que ocorreu uma chuva dessa proporção foi a três meses atras.


Fotos: @oge.com

Chuvas causam seis deslizamentos no Recife


Rua Genaro Guimarães, em Casa Amarela, alagada
Foto: Diogo Menezes/JC Online
Nove ocorrências foram registradas desde a madrugada desta quinta-feira (19) pela Defesa Civil do Recife devido a chuvas na região. Dentre elas, seis são referentes a deslizamento de barreira, duas dizem respeito a ocorrências em muro de arrimo e uma é relacionada a alagamento.

Os deslizamentos foram registrados no Alto do Céu, Alto Santa terezinha, Alto José Bonifácio, em Nova Descoberta e também nos bairros de Vasco da Gama e Vila dos Bancários. Ninguém ficou ferido. Já problemas com muro foram informados por moradores das localidades do Morro da Cocneição e também em Nova Descoberta. Até o ínício da manhã desta quinta, um imóvel havia sido alagado na Linha do Tiro.

Equipes da Defesa Civil foram deslocadas aos pontos críticos ainda pela manhã, a fim de Identificar os problemas e de facilitar a remoção de famílias que estão em área de risco, caso seja necessário. 

Acidente na PE-160 em Pão de Açúcar deixa uma vítima fatal


Foto: Fernando Lagosta
Por volta das 2 horas da madrugada desta quinta-feira (19) um Toyota Bandeirantes capotou na curva entre a Chácara Paraíso e o distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte, vitimando fatalmente Inácio Martins Bezerra, 60 anos.

O veículo voltava de Santa Cruz do Capibaribe com três ocupantes e segundo o motorista Edjanilson Cordeiro da Silva, ouve um problema na barra de direção que culminou com a perda de controle, ocasionando o capotamento. 

No veículo também estava José Diogo Cordeiro Barbosa que sofreu ferimentos leves. No bolso da vítima fatal foi encontrada uma carteira do Sindicato Rural de Taquaritinga do Norte em nome de Maria José Neves Ferreira.

Foto: Fernando Lagosta


Blog do Ney Lima

Governo lança edital Funcultura Independente 2013/2014


A convocatória para seleção de projetos culturais será apresentada no Teatro Arraial.

Cerca de R$ 22 milhões foram disponibilizados pelo Governo do Estado, através da Secretária de Cultura, na manhã desta quarta-feira (18), durante o lançamento do Edital Funcultura Independente 2013/2014. O anúncio foi feito pelo secretário de Cultura, Marcelo Canuto e pelo presidente da Fundarpe, Severino Pessoa. O edital Funcultura Independente é direcionado à cadeia produtiva da cultura em Pernambuco, por meio do incentivo direto a projetos áreas de dança, circo, teatro, ópera, fotografia, literatura, música, artes plásticas, gráficas e congêneres, cultura popular e tradicional, artesanato, patrimônio, artes integradas, gastronomia, pesquisa cultural, formação e capacitação. O edital está disponível no site www.fundarpe.pe.gov.br. As inscrições de projetos poderão ser feitas de 10 de fevereiro a 17 de março de 2014. Durante o mês de janeiro de 2014, a Secult-PE realizará oficinas para difundir o edital.
Entre as novidades desta edição, estão novas linhas de ação nas áreas de artes visuais, artes integradas, dança, teatro, circo, literatura, música, ópera e patrimônio, entre outras. As mudanças foram realizadas a partir do diálogo com diversos segmentos da classe artística, que apresentaram propostas buscando novas possibilidades de enquadramento de projetos dentro do edital.  Atendendo a reivindicações da Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco e de artistas do movimento de arte urbana, novas linhas de ação foram criadas especialmente para projetos e dança de rua (montagem de espetáculo, festival e programação de atividades) e grafite.  Novidades também foram incluídas nas categorias Dança, Ópera, Circo, Teatro, Patrimônio, Artes Integradas
 “Além dessas mudanças no edital, que estamos sempre promovendo com vistas a ampliar cada vez mais a participação de novos produtores e novas linhas de ação, é preciso destacar que o maior ganho do Funcultura este ano foi ter sido encaminhado, em forma de projeto de lei, pelo governador Eduardo Campos, para a Assembleia Legislativa, para que seus recursos mínimos sejam garantidos como política de estado e não dependam mais da vontade política de uma gestão”, destaca o secretário de Cultura Marcelo Canuto.

Informações e atendimentos do Funcultura podem ser feitos, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, no Recife. Também podem ser obtidas pelos telefones (81) 3184-3023/3184-3026 ou pelo e-mail: atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...