sábado, 14 de dezembro de 2013

No Recife, carro cai no Canal do Arruda e motorista morre, diz PM


Acidente foi na tarde deste sábado (14); vítima foi resgatada por populares.
Homem de 37 anos faleceu na Policlínica Amaury Coutinho, segundo PM.

Do G1 PE

Acidente no Canal do Arruda atraiu curiosidade dos moradores. (Foto: Luna Markman/G1)Acidente no Canal do Arruda atraiu curiosidade dos moradores. (Foto: Luna Markman/G1)
Um homem de 37 anos anos morreu após o carro que dirigia cair no Canal do Arruda, nas proximidades da comunidade de Chão de Estrelas, no limite entre Recife e Olinda, na tarde deste sábado (14). De acordo com a Polícia Militar, ele foi resgatado por populares e chegou a ser levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em estado grave, à Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, na Zona Norte da capital, onde faleceu.

A PM informou que o acidente ocorreu por volta das 16h. O motorista é um corretor de imóveis. Ele estava sozinho no veículo e foi resgatado por populares, que tiveram que quebrar os vidros do carro, um Polo vermelho.

Testemunhas disseram que o condutor perdeu o controle na curva da Rua Farias Neves, caindo no canal, na altura da Ponte Anita. Na madrugada da última sexta-feira (13), outro carro, com quatro pessoas, caiu no mesmo local. As vítimas também foram socorridas por moradores do bairro.
Testemunhas disseram que motorista perdeu controle em curva. (Foto: Luna Markman/G1)Testemunhas disseram que motorista perdeu controle em curva. (Foto: Luna Markman/G1
)

Lucas Lyra: o porta-voz da esperança

Atingido por um tiro na cabeça em fevereiro, Lucas impressiona pela recuperação


 (Paulo Paiva/DP/D.A Press)
Um jovem de 20 anos, sorridente, brincalhão e falante. Que saboreia cada palavra dita. O som de cada uma delas. Há pouco menos de um mês, o torcedor Lucas Lyra, baleado na cabeça em fevereiro, antes de um jogo do Náutico, voltou a falar e ouvir a própria voz. Mais uma vitória da sua incrível recuperação, considerada um milagre para quem chegou a ser dado como sem esperança de sobreviver. 

Com a voz, Lucas também ganhou mais uma atividade no Real Hospital Português, onde está internado. Além das sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, uma vez na semana, ele deixa o quarto e participa de uma missa na capela do hospital para contar sua experiência. É o porta-voz da esperança.

E para a reunião deste domingo, Lucas poderá falar pela primeira vez sobre toda a sua história. Na última quinta-feira, ele, enfim, tomou conhecimento do real motivo que o levou a estar ali. Isso porque, por precaução, a mãe, Cristina Lyra, evitou contar a verdade para o filho. Dizer que ele havia sido vítima de uma violência estúpida. Anteontem, mais essa barreira foi transposta. “Tinha receio porque não sabia qual seria a reação. Mas quando percebi que ele estava preparado para saber a verdade, resolvi falar. E eu estava certa. A reação dele foi a de sorrir, levar a mão à cabeça e dizer que estava surpreso por estar vivo”, recordou Cristina.

Na sexta-feira, Lucas Lyra recebeu a equipe do Superesportes para uma entrevista. Uma conversa de pouco mais de 20 minutos para celebrar a vida.
O que você lembra do dia em que você foi baleado?
A mãezona me disse que eu levei um tiro. Agora onde foi e de que revólver foi, eu tô por fora.

Qual foi a sua reação quando soube o que aconteceu?
Só fiz agradecer a Deus. Ele deu a minha vida de volta. Para eu poder viver com a minha mãezona, com a minha irmãzona e com o meu irmãozão. Eu tenho a impressão que Deus olhou pra mim e disse, volte. Ainda não chegou a tua hora não. Obedeça.

Você considera a sua recuperação fruto de um milagre?
Deus fez mais um milagre na minha vida. O primeiro foi ter me dado essa mãezona lindona, essa irmãezona e esse irmãozão. 

Lucas com os irmãos e a mãe: força sempre presente (Paulo Paiva/DP/D.A Press)
Lucas com os irmãos e a mãe: força sempre presente
O que a sua família representou na sua recuperação?

Representou tudo. Foi, é, e sempre será tudo. A base de tudo. Mais do que tudo.

O que você planeja para o futuro?
Trabalhar com computação. Sou viciado em computador. Ou músico. Eu sou doido por maracatu.

E assim que sair do hospital?
Além de pegar boyzinha? Jogar futebol.

Jogava em que posição?
Todas. Só não era goleiro, nem juiz, nem técnico.

Você pretende voltar a assistir jogos do Náutico?
Tenho uma saudade do caramba. O Náutico saiu dos Aflitos, não foi? Mas se não for nos Aflitos, quero ver do mesmo jeito. Sendo o Náutico jogando….Time é só Náutico. E seleção é a do Brasil.

Algum jogo em especial?
Náutico x Sport ou Náutico x Santa. Vendo o Náutico jogar está bom. Se for clássico, melhorou.

No próximo ano teremos a Copa do Mundo aqui no Recife. Você quer ver algum jogo?
Se Deus quiser vou assistir.

Você foi vítima da violência antes de um jogo de futebol. Qual o recado que passa para esse momento de briga de torcidas?
Não tem nada a ver com futebol. Futebol é esporte de paz. Não era nem para ter falta, imagina briga fora do campo.

Você assistiu ao jogo entre Atlético-PR e Vasco, domingo passado, e viu a briga entre membros das torcidas organizadas dos dois times. O que você pensou?
Aquilo é uma palhaçada. Tudo o que é confusão é palhaçada. De todo tipo.

O que você pensa das torcidas organizadas?
Quando é só organizada é bom. Quando provoca briga não é bom não. Nada que provoque briga é bom.

Qual foi a sua reação quando escutou sua voz de volta?
Me senti como se tivesse nascendo de novo. Foi muito bom.

Qual a primeira coisa que você falou?
Mãezona.

Natal está chegando. O que você queria ganhar de presente?
Pra mim? Nada. Pra minha família, saúde. Já ganhei meu presente. Minha vida e minha voz de volta. Vai ser ótimo. Melhor impossível. Parem de chorar (para a família), por favor. Vai me dar vontade de chorar.

Você perdoaria o homem que atirou em você?
Já perdoei. Desde o dia EM que ele fez essa merda. Porque isso foi uma merda. Das grandes. O azar foi dele de ter feito isso.

Metrô do Recife tem problemas no sentido Jaboatão

Rompimento em um cabo aéreo de energia levou à interdição parcial do serviço desde a estação Recife até a estação Ipiranga


Rompimento de cabo prejudica o funcionamento do metrô ( Jaqueline Maia/DP/DA Press)
Rompimento de cabo prejudica o funcionamento do metrô

O funcionamento do Metrô do Recife foi prejudicado neste sábado com o rompimento de um cabo aéreo de energia e a situação só deve ser normalizada no domingo. O incidente levou à interdição de parte do trajeto que abastece o município de Jaboatão dos Guarapares, atingindo desde a estação Recife, no centro da cidade, até a estação Ipiranga, no bairro de Afogados. 

O tempo de espera passou a ser de 25 minutos, aproximadamente o triplo do habitual, e o esquema emergencial adotado pelo Metrorec é o mesmo da Copa das Confederações, quando houve problema semelhante. Os passageiros que forem a Jaboatão devem se dirigir aos trens sentido Camaragibe e descer na na estação Coqueiral, onde devem fazer uma baldeação no sentido Jaboatão. O Metrorec investiga as causas da paralisação parcial do serviço e uma das hipóteses é a de vandalismo.

DECISÃO Rádio comunitária deve pagar direitos autorais

Os direitos autorias provenientes de reprodução pública de obras artísticas são devidos independentemente da obtenção de lucro por quem a executa. Com base nesse entendimento, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a recurso do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) contra decisão favorável a uma rádio comunitária. 

A ministra Nancy Andrighi, relatora do processo no STJ, esclareceu que a Lei 9.610/98 “impõe, a quem realiza a execução pública de composições musicais, o dever de apresentar ao Ecad, em momento anterior à transmissão, a comprovação dos recolhimentos relativos aos direitos autorais”.

De acordo com os autos, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), ao interpretar os limites de incidência da lei, entendeu que, por desempenhar atividades culturais e sociais sem fins lucrativos, as rádios comunitárias estariam isentas do pagamento dos direitos autorais.

Irrelevante

A decisão do TJPR contraria jurisprudência firmada no STJ, segundo a qual “são devidos direitos autorais mesmo em eventos que não visem, direta ou indiretamente, ao lucro”. A ministra Nancy Andrighi explicou que a nova lei suprimiu a regra restritiva existente na regra anterior, que vedava a transmissão radiofônica sem autorização do autor apenas quando havia lucro comprovado.

“A obtenção de lucro por aquele que executa publicamente obras musicais passou a ser aspecto juridicamente irrelevante quando se trata do pagamento de direitos autorais, regra na qual se incluem as rádios comunitárias”, disse a ministra.

Com a decisão do STJ, a rádio comunitária não pode mais executar obras musicais sem autorização do Ecad e sem o pagamento dos direitos autorais. O Ecad também deve ser ressarcido dos valores que deixaram de ser recolhidos. 

Doadores de sangue ajudam o Reginaldo Rossi

Após apelo do médico que acompanha cantor por doação, fãs e admiradores realizam gesto

por Juliana Isola  
Embed
Após divulgação da necessidade de doação de sangue para o cantor Reginaldo Rossi, diagnosticado com câncer, muitos fãs e conhecidos foram ao Banco de Sangue Hemato para fazer uma doação ao “Rei do Brega”. “Reginaldo foi um cara que não me deixou na mão, que quando eu perdi meu pai, ele me ajudou, me deu força”, comentou Hamilton Fernandes, que já trabalhou como assistente de palco do cantor por vários anos.
Fernandes já é doador de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e não deixaria de contribuir mais uma vez com uma pessoa que ele considera tão querida. “Ele é um cara forte, sem frescura e muito humilde. Vai sobreviver sim”, acredita. 
Os interessados em ajudar o cantor devem se dirigir ao Banco de Sangue Hemato e se identificarem como candidatos à doação e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Após feito o cadastramento, o doador passa por duas seções de triagens, para atestar ter condições de doar sangue, preenche um questionário sobre o histórico de saúde, e em seguida o procedimento é realizado. O Banco de Sangue funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e fica localizado na Rua Lins Petit, 265, na Ilha do Leite, área central da cidade.
Podem ser doadores pessoas que tenham mais de 50 quilos e apresentem boas condições de saúde e com idade entre 16 a 67 anos. Não é necessário estar de jejum para a realização do procedimento, mas no caso da ingestão de alimentos gordurosos, é orientada uma espera de três horas para dar início à doação.
 Banco de Estoque – Devido ao baixo movimento no fim do ano, o coordenador técnico do Banco de Sangue Hemato, Marcos Marano, informa que o número de bolsas de sangue está baixo. “Estamos hoje com 50% da quantidade considerada ideal em nosso estoque”, explicou. Esta quantidade equivale ao necessário para que a unidade consiga passar três dias sem precisar coletar sangue. Os números do Hemato são o 3038-6992 e o 9173-3818.

PF indicia 7 e desarticula fraude para venda de merenda escolar em PE


Alimentos estragados também foram encontrados em
depósitos (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A Polícia Federal indiciou sete pessoas – incluindo dois empresários e um advogado – suspeitas de envolvimento em um esquema fraudulento de licitações para fornecimento de merenda escolar a prefeituras e outros órgãos públicos de Pernambuco. Após dois anos de investigação, os agentes descobriram que empresas pertencentes a uma mesma família participavam de licitações forjando uma concorrência e superfaturando o preço dos alimentos, vendidos de 15% a 95% mais caros. Uma denúncia feita ao Ministério Público trouxe o caso à tona. A PF estima que a fraude tenha dado, nos últimos cinco anos, um prejuízo de mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos. Investigadores também apuram a participação de servidores públicos no crime.

Ainda de acordo com a PF, as empresas atuavam em Salgadinho, no Agreste do estado, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, além de Ipojuca e São Lourenço da Mata, ambos na Região Metropolitana do Recife. Cerca de cem policiais participaram da Operação Fastio, deflagrada na manhã desta sexta. Durante as buscas nas residências dos dois empresários, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, e em Paulista, município do Grande Recife, foram apreendidos R$ 37 mil e um revólver calibre 38. A PF acrescentou que os outros investigados trabalham nas empresas e são parentes próximos (irmãos, pais e filhos) dos proprietários.

Em diligências realizadas nas prefeituras, os agentes também apreenderam processos licitatórios, comprovantes de pagamento e documentos de controle de distribuição. Por determinação da Justiça Federal, três empresas investigadas pela PF estão proibidas, durante o prazo de um ano, de entrar em processo de licitação com órgãos da União, Estados ou Municípios. O escritório de contabilidade dessas empresas também não poderá fechar contratos. A PF não divulgou o nome fantasia das empresas.
Segundo o chefe da Delegacia de Combates a Crimes Financeiros da PF, Daniel Silvestre de Lima, a participação de servidores públicos no esquema será investigada. “O que podemos afirmar é que um ex-prefeito de Salgadinho contratava uma empresa para fornecer as merendas escolares, mas quem de fato fazia o fornecimento era um supermercado em Casa Amarela (Zona Norte do Recife), do qual ele era proprietário”, revelou.

Em depósito de uma das empresas foram encontrados
alimentos com datas de validade adulteradas
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)
O chefe da Controladoria Regional da União em Pernambuco, Victor de Souza Leão, afirmou que as empresas se revezavam para que ao menos duas participassem dos processos de licitação. No entanto, em alguns casos, apenas grupos pertencentes à mesma família entravam na concorrência. “Nós auxiliamos a PF durante a investigação, fazendo o levantamento do nome dos donos e comprovando que se tratavam de familiares. Agora iremos analisar todos os documentos apreendidos em conjunto com peritos da PF”.Durante a investigação, policiais ainda flagraram alimentos com validade vencida e no processo de troca da data de validade em um dos galpões de uma das empresas.


Após prestarem depoimento na sede da PF, no Bairro do Recife, os investigados foram indiciados por fraude a licitações, fornecimento de mercadoria com preços arbitrariamente elevados, falsidade ideológica e formação de quadrilha. Eles responderão ao processo em liberdade. Se forem condenados, poderão pegar penas pelos crimes que chegam a até 18 anos de reclusão.

Em nota, a PF informou que o nome da operação faz referência a um termo utilizado no Nordeste como sinônimo de ausência de apetite. "A maioria das fraudes apuradas na investigação diz respeito a contratos de fornecimento de alimentos. Além disto, a palavra fastio pode ser empregada no sentido de repulsa ou aversão, o que indica o sentimento comum das pessoas diante de crimes dessa natureza."

G1

Reginaldo Rossi tem melhora no estado de saúde


O novo boletim médico, divulgado às 12h deste sábado (14), informando o estado de saúde do cantor Reginaldo Rossi apresenta a melhora do artista. Rossi não tem mais necessidade de medicações para controlar a pressão arterial. O artista também apresentou uma leve melhora na função renal. O exame de sangue que avalia os leucócitos (células de defesa do organismo) mostrou evolução.

Apesar da melhora, o rei do Brega ainda respira com ajuda de aparelhos. Ele também continuará com a hemodiálise. Nesta sexta-feira (13), Rossi passou pela última sessão de quimioterapia do primeiro ciclo. A nova etapa será iniciada em 21 dias. O cantor continua na UTI. Os médicos que acompanham a saúde do artista são o oncologista Iran Costa, o pneumologista Murilo Guimarães e o cancerologista Jorge Pinho.

Um novo boletim médico vai ser divulgado até o final da manhã de domingo (15).

HISTÓRICO - Fumante desde a juventude, o Rei do Brega procurou o hospital ao sentir fortes dores no peito, no dia 27 de novembro e por isso foi internado. Dois dias depois, ele foi submetido a exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia do pescoço, tórax e abdôme, e coagulograma. O diagnóstico do câncer de pulmão foi divulgado na manhã da quarta (11), com o resultado de uma biópsia realizada a partir do exame no nódulo linfático (linfonodo) retirado da axila direita do cantor.

“Quando expliquei o diagnóstico e disse que ele tinha câncer no pulmão, Reginaldo Rossi me disse que estava pronto para enfrentar a batalha”, afirmou o médico Jorge Pinho.

Na manhã da última quarta, Rossi havia passado por nova avaliação de uma junta médica. Na ocasião, segundo boletim divulgado pelo hospital, o cantor estava bem-humorado e conversando, sem ajuda de aparelhos. Mas à tarde, a doença evoluiu para um quadro mais crítico e preocupante.

Os indícios da gravidade da doença do Rei do Brega começaram a ficar mais evidentes depois que ele retornou à UTI no domingo passado, reclamando de fortes dores no peito. Na segunda-feira, após exames de imagem revelarem grande quantidade de líquidos entre a pleura e o pulmão, o cantor passou por uma toracocentese, procedimento invasivo de drenagem, por meio do qual foram retirados dois litros de líquido pleural do pulmão direito e colocado um talco para permitir que o órgão pudesse voltar a se expandir e ele, a respirar melhor. O material colhido seria também encaminhado para novo exame.

Em entrevista coletiva concedida na tarde da última quinta-feira (12), os médicos de Reginaldo Rossi disseram que o estado de saúde do cantor está melhor do que na quarta-feira. O quadro ainda é grave. O cantor continuará fazendo sessões de quimioterapia, a cada 21 dias, para tratar de um câncer no pulmão.

JC 

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...