domingo, 1 de dezembro de 2013

Universitários de Itaquitinga é destaque na XIV Feira do Empreendedor da FALUB - Faculdade Luso Brasileira -em Carpina

Postado por: Jeozivaldo Cesar

Durante três dias de feira, nos dias 27, 28 e 29 do novembro de 2013, os alunos dos cursos de Administração e Pedagogia expuseram seus projetos de empreendedorismo, demostrando tudo o que aprenderam na teoria, na XIV Feira do Empreendedor 2013, da FALUB-Faculdade Luso Brasileira  na cidade de Carpina na Mata Nortes do Estado de Pernambuco
O evento contou com vários stands, Praça de Alimentação, Palestras e  Shows Artísticos de bandas locais e regionais.






    



O Administrador brasileiro, em particular o pernambucano, está de parabéns pela passagem do aniversário da sua honrosa profissão. A importância do Administrador profissional no universo empresarial é fundamental para o sucesso do empreendimento de qualquer natureza. É o único profissional efetivamente generalista e habilitado para gerir um negócio com eficiência, eficácia e efetividade, mormente nos tempos atuais onde os desafios, que não são poucos, exigem agilidade, presteza e um forte comprometimento na tomada de decisões. Enfrentemos, pois, os desafios que caracterizam a nossa profissão!

Abraçando a todos,


Adm. Mauri Vieira CostaPresidente da Casa do Administrador de Pernambuco – CAPE

Adm. Robert Frederic MocockPresidente do Conselho Regional de Administração de Pernambuco - CRAPE

Adm. Joel Cavalcanti Costa
Conselheiro Federal do Estado de Pernambuco

Comunidade de São Lourenço de Tejucupapo, distrito de Goiana, recebe igreja restaurada

Postado Por: Jeozivaldo Cesar


A entrega, neste sábado, contará com exibição de documentário e apresentações musicais
Uma região rica em paisagens notáveis, ponteadas por edificações antigas, sedes de engenhos e povoados, no estuário do Rio Goiana. Nesta localidade, num plano mais alto, avista-se a Povoação de São Lourenço de Tejucupapo. É neste povoado que está a igreja de São Lourenço de Tejucupapo que, neste sábado, a partir das 14h, será entregue à população após passar por obras de restauração com recursos do Governo do Estado. A Igreja de São Lourenço de Tejucupapo sobressai-se pela simplicidade e austeridade de suas linhas construtivas, apresentando características da arquitetura jesuítica, seguindo a mesma linha da Igreja de N. Sra. da Graça de Olinda, referência fundamental da arquitetura portuguesa no Brasil.
A igreja é considerada uma das mais antigas de Pernambuco. Fundada no século XVI, na então Capitania de Itamaracá, a igreja foi elevada à matriz em 1555, data de criação da Freguesia de São Lourenço. Além do tombamento da Igreja, a Povoação de São Lourenço de Tejucupapo está inserida na Área de Preservação Ambiental de Santa Cruz (APA), criada por lei estadual, que envolve os municípios de Itamaracá, Itapissuma e Goiana, visando à preservação integrada do patrimônio ambiental, natural e cultural dessa região.
As obras de restauração da igreja foram iniciadas em 2009 em duas etapas, totalizando um investimento de R$ 345.057,10, feito pelo Governo de Pernambuco, através da Fundarpe. Na reforma, foram recuperados os valiosos elementos arquitetônicos em cantaria como o arco-cruzeiro, a pia batismal, cornijas, cunhais e cercaduras, bem como a estucaria dos altares com adornos em argamassa tradicional. Os trabalhos de restauração foram acompanhados de prospecção arquitetônica que evidenciou técnicas e elementos construtivos que marcam a trajetória do edifício, o que subsidiou o retorno do assoalho da sacristia e dos pisos em tijoleiras à sua forma original.
A população recebe a Igreja em festa com atividades voltadas para a valorização da cultura local. Haverá apresentação de documentário fotográfico dos trabalhos realizados e vídeo das entrevistas com personagens representativos da comunidade, jogos educativos, danças e Coral das Crianças da Igreja. A Banda Curica, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, encerrará as festividades.
Fonte: Secretaria da Casa Civil / Secretaria de Cultura de Pernambuco

Foto: acervo/Secult-PE

Última etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural celebra o Rei do Baião

Postado por Jeozivaldo Cesar
Postado por: Jeozivaldo Cesar

SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO
NÚCLEO DE JORNALISMO 
3181.2268/2313/2311

Forró, tradição, celebração, homenagens, símbolos de um Nordeste que ficou cristalizado na obra do pernambucano do século, Luiz Gonzaga. Todos os anos, 13 de dezembro é data mais que especial no Sertão do Araripe, especialmente em Exu, data de Santa Luzia e do nascimento do rei do baião. A semana onde mais se revive o legado do Mestre Lua acontece de seis a 15 de dezembro, na Festa Viva Gonzagão. O evento marca a última edição do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) em 2013 e é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura do Exu e da ONG Parque Aza Branca.

O Parque Aza Branca, construído por Gonzaga, e a Fazenda Araripe, local onde ele morou, serão mais uma vez palco para uma maratona de forró. Na cidade, também acontecerão mostras de audiovisual, artes cênicas, cultura popular e ainda ações de formação cultural. Nomes como Nando Cordel, Flávio Leandro, Waldonys, Daniel Gonzaga, Targino Gondim, Marina Elali e Joquinha Gonzaga integram a grade de shows do Palco Nação Cultural, localizado no Parque Aza Branca, na sexta-feira (13), data em que o Rei do Baião nasceu, e no sábado (14).

Local onde Gonzaga viveu quando jovem, a Fazenda Araripe, que ainda mantém preservada a “Casa de Januário”, será palco para uma grande festa com diversos artistas da região do Araripe, valorizando aqueles que têm em Gonzaga uma fonte infinita de inspiração. “Essa festa é uma tradição que faz parte do calendário cultural, não é apenas de Exu, mas de todo Pernambuco. O município, nessa época do ano, recebe gente de todas as regiões e também dos estados vizinhos. Nossa missão é garantir que durante os dias de festa esses visitantes e apreciadores da obra de Gonzaga possam vivenciar sua criação, entender a importância que ele teve e ainda tem na cultura brasileira, disse o secretário de Cultura Marcelo Canuto.

Um dos pontos altos da festa é sempre o domingo posterior ao sábado, 13. Aos pés do famoso Juazeiro, tão cantado por Luiz Gonzaga, acontece uma missa cantada em homenagem ao aniversário do Mestre. Depois, centenas de pessoas se juntam para celebrar a data do jeito que Gonzagão gostava: com muito forró. “O Festival conta com uma programação oficial de shows, mas amigos e seguidores do rei sempre aparecem para improvisar versos e não deixar o fole parar. Tudo isso, na verdade, é uma grande celebração. Uma grande festa!”, finalizou Leo Antunes, coordenador do FPNC.

OUTRAS ATRAÇÕES - Além da programação de shows, Exu recebe, na Praça de Eventos da cidade, o musical Gonzagão – A lenda, de João Falcão, pernambucano que cresceu ouvindo as músicas e histórias do Rei. O espetáculo narra a trajetória do artista de uma forma carinhosa, por meio de mais de trinta cações, da infância pobre ao músico consagrado. O escritor e diretor criou uma trama que se passa no futuro, quando o sertão virou mar, e um grupo lembra a lenda do Rei Luiz.

Através de ações de formação cultural, o Festival busca colaborar com a perpetuação da tradição popular, incentivando novos atores culturais, debatendo alternativas para o fomento do setor e ainda colaborando com a renovação das técnicas já produzidas pelos artistas da região. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura da cidade, localizada na Rua Deum Peixoto, no Centro.

O FPNC conta ainda com exposição, procissão de sanfoneiros, apresentações de orquestras sanfônicas, cavalgada em homenagem a Raimundo Jacó (vaqueiro que inspirou a criação da famosa Missa do Vaqueiro), exibição de filmes produzidos na região, entre muitas outras. “Vamos encerrar o ano do FPNC homenageando o maior artista pernambucano, um grande homem que levou a cultura do Nordeste para todo o país e para o mundo. A cidade que ele tanto amou merece uma festa à altura da grandiosidade de seu filho ilustre”, diz Leo Antunes.

Confira a programação completa:
SHOWS
PALCO NAÇÃO CULTURAL
Sempre a partir das 21h
Local: Parque Aza Branca

Sexta-feira, 13/12

- Anjos do Forró
- Joquinha Gonzaga
- Joãozinho de Exu
- Targino Gondim
- Nando Cordel

Sábado, 14/12

- Jaiminho do Exu
- Marina Elali
- Daniel Gonzaga
- Waldonys
- Flávio Leandro

            PALCO FAZENDA ARARIPE
            Horário: 18h30min
            Local: Fazenda Araripe

            Quinta-feira (12/12)

- Os Gonzaguinhas
- Claudiana de França
- Leo Rugero
- Dijesus
- Bilino dos 8 Baixos
- Zé e Luizinho Calixto

PALCO JUAZEIRO
Horário: 15h
Local: Parque Aza Branca

Domingo (15/12)

- Projeto Canta Cantarino (com Zezinho de Exu, Os Cabas de Gonzaga, Ana Paula Nogueira, Forrozeiros do Gonzagão, Fua Carvalho, Flávio Baião, Carlos Araújo e Miltinho)
- Maria Lafaiete
- Ivan Ferraz
- Zé Nilton
- Cosmo do Acordeon
- Helen e Mistura Nordestina
- Chá Cutuba
- Donizete Batista
- Danilo Pernambucano
- Toinho do Baião
SEXTA-FEIRA (06/12)

Abertura da Exposição 100 anos de Gonzagão – Jornada Gonzagueana
Local: Casarão da Cultura (Sede da Secretaria de Cultura)
Horário: 09h

Ato Legislativo – As Marias de Luiz vão a Câmara
Local: Câmara de Vereadores do Exu
Horário: 14h

Procissão dos Sanfoneiros da Região do Araripe
Concentração: Praça Luiz Gonzaga
Horário: 17h

I Fórum de Registro das Matrizes do Forró Pé de Serra como Patrimônio Imaterial do Brasil
Local: Colégio Municipal Bárbara de Alencar
Horário: 19h

Apresentação das Orquestras Sanfônicas Balaio Nordeste (PB) e Açu (RN)
Exposição de Danças e Artesanatos das famílias do PBF – Programa Bolsa Família.
Local: Praça Padre João Batista
Horário: A partir das 20h

SÁBADO (07/12)
Local: Auditório da Escola Barão do Exu
Horário: 19h

I Encontro de Fotógrafos da região do Araripe - Mesa Redonda com os fotógrafos Mauricio Scerni (RJ), Renato Soares (SP) e Rubens Venâncio (URCA, CE).
Tema: Universo sócio-cultural da fotografia

DOMINGO (08/12)
Local: Concentração – Parque Aza Branca / Chegada: Fazenda Araripe
Horário: A partir das 09h

Cortejo a Jacó
(Cavalgada com vaqueiros das associações de Moreilândia, Sítio Pau Grande, Timorante e Granito)

11h30 - Missa em Ação de Graças aos vaqueiros e a Raimundo Jacó
14h- Apresentação de Alegria de Pé de Serra, seguida da apresentação dos Aboiadores: Antonio Santana e Antonio Santana Filho
16h- Show com Tony Monteiro
SEGUNDA-FEIRA (09/12)
Local: Colégio Municipal Bárbara de Alencar
Horário: 19h

II Seminário de Cultura Popular
Tema: “O poeta matuto e o cangaceiro, personalidades que inspiraram a obra Gonzagueana”

TERÇA-FEIRA (10/12)

Cinema no Interior
            Local: Praça Padre João Batista
            Horário: 19h30min

Programação:
           
- Apresentação de filmes do Projeto Cinema no Interior de 2013
             
QUARTA-FEIRA (11/12)

Cinema no Interior
            Local: Praça Padre João Batista
            Horário: 19h30min

Programação:

            - Apresentação de filmes do Projeto Cinema no Interior
- Exibição do filme de “PAI PRA FILHO”, de Breno Silveira
                                              
QUINTA-FEIRA (12/12)
Local: Fazenda Araripe
Horário: A partir das 17h

I Encontro de sanfonas de 8 Baixos de Seu Januário - Falando com Arlindo,  Severino, Chiquinha, Zé Gonzaga

Programação
- 17h: Roda de prosa com sanfoneiros de 8 baixos e pesquisadores
- 18h: Exibição do Documentário e lançamento do Livro “Com respeito aos 8 baixos”, do cineasta e sanfoneiro Léo Rugero
SEXTA-FEIRA (13/12)

Alvorada Matinal – Circulação nas ruas da cidade
Local: Centro
Horário: 05h

Fórum itinerante de Cultura e Turismo do Cariri
Local: Auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar
Horário: 09h

Missa em Ação de Graças aos 101 anos de Luiz Gonzaga
Local: Fazenda Araripe
Horário: 16h

Espetáculo "Gonzagão - A Lenda" (de João Falcão)
Local: Praça Francisco de Miranda Parente (Praça de Eventos)
Horário: 20h


SÁBADO (14/12)

Cultura Livre nas Feiras
Local: Concentração: Bodega de João Barela (Distrito de Tabocas) / Chegada: Feira Livre do Exu
Horário: A partir das 06h

Programação

- 06h: Concentração dos sanfoneiros com saída no pau de arara para Exu
- 09h: Apresentações artísticas, gastronomia e artesanato

Espetáculo "Gonzagão - A Lenda" (de João Falcão)
Local: Praça Francisco de Miranda Parente (Praça de Eventos)
Horário: 20h

DOMINGO (15/12)
Missa em Ação de Graças aos 101 anos de Luiz Gonzaga
Local: Parque Aza Branca
Horário: 11h

Posse do Consórcio de Cultura e Turismo da Região do Araripe
Local: Parque Aza Branca
Horário: 14h



Secretaria da Casa Civil / Secretaria de Cultura de Pernambuco

ITAQUIITNGA: Audiência Pública na Câmara Municipal cobra do Governo Estadual uma solução, sobre o impasse das Obras do CIR

Publicado por: Jeozivaldo Cesar

Imagem: Blog do Oge-Jeozivaldo Cesar

Em audiência Publica na Câmara Municipal de Itaquitinga no dia 29 de Novembro de 2013, as 3 horas da tarde, a messa constituída pelo então Presidente da casa o Ver. Iran Martins do PSDB, e o autor da audiência publica o Ver.George do PT, e que provocou um debate amplo sobre a questão que hoje está voltada para a construção do CIR - Centro Integrado de Ressocialização no município de Itaquitinga que segundo os fornecedores que expressaram indignação com o governo Estadual, e que até agora não deram explicações sobre o assunto e por isso segundo o representante dos fornecedores o Antonio Carlos, "se não fomos recebidos pelo governo iremos continuar com os protestos para que as obras não se inicie enquanto não pagarem os valores devidos aos contratos que ale foram feitos com a empresa responsável pela PPP a ADIVANCE CONSTRUÇÕES, que hoje foi substituída pela a ADAG e que apos a reunião com o ser André ele deixou bem claro que não iria assumir o passivo conosco, iria a sumir apenas as questões trabalhista, não tivemos outra alternativa se não protestar no palácio do governo foi que o secretario Danilo Coelho propôs um acordo no prazo de 90 dias para que as obras seria retomada as obras, ficamos aguardando uma semana a resposta que nos deram foi que as obras iriam continuar foi ai que tomamos essa decisão de bloquearmos o acesso ao CIR".  Afirmou Antonio Carlos.

Em entrevista ao Blog, o  Vereador Geroge Gonçalves da Silva (PT), O impasse continua e até agora sem ao concreto sobre a real situação do CIR em Itaquitinga, apenas o Dep. federal Severino Ninho(PSB),  da base aliada, e que se comprometeu em estudar a questão, falor em entrevista ao Blog e a radio Local. segundo o ver. george os debates aqui Câmara irão servir de base para que estabeleça um documento com os devidos argumento para que a comissão formada nessa audiência publica possa cobrar do governo estadual as promessas expressas e atribuídas a região.
Ainda segundo o Ver. George, deveria está presente a audiência publica , sempre que há seguimentos dessa natureza a ausência de pessoas ligadas direta ou indiretamente, mostra que não há interesse por parte dessas pessoas em melhorar a região e com isso são omissos. com a questão segurança, habitação, e saneamento básico para o nosso município de Itaquitinga como um todo. Afirmou o Ver. Geroge do PT.

Entenda os motivos
Fornecedores da Parceria Público Privada (PPP) do Complexo Penitenciário de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do estado, reclamam de atraso salarial. A obra teve inicio em 2009 e tinha como responsável a Advance Construções. No entanto, em junho de 2012 a empresa paralisou os trabalhos alegando falta de recursos. Desde a data, os fornecedores não recebem o salário e a construção passou a ser responsabilidade da DAG Construtora, que não se sente na obrigação de fazer o pagamento. Diante do impasse, os trabalhadores realizaram diversos protestos.
Imagem: Arquivo do Blog




As manifestações fizeram a empresa demitir 80 funcionários, paralisando de vez as obras. Os fornecedores afirmam que a situação é de desespero: há um ano e dois meses sem receber o pagamento eles convivem com o descaso e apelam  para o Governo do Estado.

Ouça o a entrevista







Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...