quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Goiana: Profissionais do SAMU de Timbaúba participam do I Encontro Metropolitano do SAMU



Foi sediado em Goiana, o I Encontro Metropolitano do SAMU, o evento aconteceu na Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos, foi aberto ao público e teve a participação dos SAMUs dos municípios de Goiana, Timbaúba, Condado, Itambé, Aliança, Araçoiaba e Recife.




O evento foi promovido pelo coordenador do SAMU de Aliança, Bruno Salsa, que também é vereador do municipio de Goiana, em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiana, em homenagem ao Dia do Profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



Os profissionais puderam  trocar experiências, participar ativamente e aprimorar os seus conhecimentos, através de palestras, abordando diversos temas relacionados ao SAMU, como atendimento ao politraumatizado e de vítima de intoxicações exógenas, protocolo de acionamento do SAMU 192 entre outras.



Participação dos profissionais do SAMU de Timbaúba


A equipe de profissionais do SAMU de Timbaúba esteve presente e vai abordar um tema importantíssimo o ''Atendimento a vítima queimada''. E contou com diversas demonstrações de atendimento e apresentação de vídeo e slides para as pessoas presentes. A participação da equipe timbaubense teve a coordenação do Enfermeiro Hitalo C. Vasconcelos.

 SAMU em Timbaúba



O município de Timbaúba recebeu a ambulância do SAMU no dia 24 de maio de 2013. O serviço está há seis meses com uma média de atendimento de 100 a 180 ocorrências por mês desde residências a acidentes. A equipe do SAMU Timbaúba é composta por um enfermeiro, Hitalo C. Vasconcelos, quatro técnicos em enfermagem, Ricardo José da Silva, Weverson Robson Ramos da Silva, Fernando Luís da Silva e José Mauricio da Silva. E quatro condutores: Antônio Pedro de Lima Filho, Marcelo José da Silva, Rivaldo José da Silva e Marcio Borba.


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/11/goiana-profissionais-do-samu-de.html#ixzz2k0Zwb8Zd

Goiana: Idoso é preso por abusar sexualmente de duas crianças de 10 e 11 anos de idade


Um idoso de 66 anos foi preso acusado de estuprar duas crianças de 10 e 11 anos em Goiana na tarde desta quinta-feira (07). José Narciso da Silva aliciava as meninas com bombos e dinheiros. As vítimas disseram na Delegacia da Mulher que eram obrigadas a fazer sexo oral e anal com o estuprador.


As meninas moram com o avô no Baldo do Rio, periferia do município de Goiana, pois o pai é dependente químico e a mãe já faleceu.  A filha do acusado, Eliane Maria Narcísico, sabia dos abusos e foi indiciada por omissão, mas responderá em liberdade. A polícia só conseguiu chegar a ele graças a denuncias do Conselho Tutelar.


José Narciso da Silva foi encaminhado para o Presídio de Igarassu, Região Metropolitana de Recife. 


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/11/goiana-idoso-e-preso-por-abusar.html#ixzz2k0UIsYf5

A importância do incentivo à leitura nas séries iniciais

Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola, seja através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.


Para isso, é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa.

Existem várias formas de incentivar a criança a gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Ser um bom contador de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam com o professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma.

Entretanto, a leitura não deve ser somente para o prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.


Outra forma, considerável, de se incentivar a leitura é levar os alunos a fazerem uma visita semanal à uma biblioteca, tendo estes o direito de livre escolha dos livros. É bom que o professor determine um tempo para ficarem no local; um horário de cinqüenta minutos, por exemplo, dará para fazer a leitura de vários textos.Voltando para a sala de aula, cada aluno poderá fazer um desenho ou um resumo, a fim de registrar e demonstrar o que foi lido, bem como a forma que compreendeu a história.

Brincar com teatro, fantasias, buscando a representação dos textos lidos também é uma excelente forma de incentivar a leitura, pois o aluno percebe que para simular precisa ter um texto, uma história em mente. Além disso, o teatro é uma forma prazerosa de se aprender, promove descontração e muita troca de conhecimento.

E não precisam fazer a representação apenas de histórias, mas de filmes, conteúdos de outras disciplinas, fatos do cotidiano, etc.

A escola Dinâmica tem aberto espaço para esse tipo de trabalho, os professores incentivam sempre, visando o aumento do vocabulário, a riqueza de idéias, a desinibição, a constituir uma fala desenvolta e a ficar mais próximos dos acontecimentos sociais.


Com o apoio
do Brasil Escola

Para se separar, Ana Maria Braga teve que pagar R$ 1 milhão ao ex-marido


Foto: AGNews
A separação de Ana Maria Braga e Marcelo Frisoni saiu cara para a apresentadora do 'Mais Você'. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal 'O Dia' desta quinta-feira (07), ela estava tão cansada do então marido que, na sua última conversa com ele, foi direta. 'Quanto você quer para sair da minha vida?', teria perguntado Ana Maria.

O empresário teria respondido, então: 'Um milhão de reais. E a separação só pode ser anunciada depois de três meses'. O prazo tem explicação. Marcelo estava resolvendo negócios na época e precisava estar casado com a apresentadora para fechar os contratos. Desiludida com o relacionamento, Ana Maria aceitou todas as condições.

O fim do casamento tornou-se público em setembro. No início de outubro, a apresentadora apareceu com o novo namorado, o empresário Mauro Bayout, no noivado de amigos, no Rio de Janeiro. Assim como Marcelo Frisoni, de 42 anos, Mauro também é mais novo que Ana Maria. Ele tem 52 e, a apresentadora, 64.

Na ocasião, Marcelo comentou o novo namoro da ex-mulher ao ser procurado por Purepeople. 'Não conheço esse senhor que ela está namorando, mas, graças a Deus, ela arrumou alguém mais ou menos da mesma idade. Eu estava preocupado com isso, de ela arrumar alguém mais jovem que só ficasse com ela por interesse. Desejo que esse senhor seja muito feliz e consiga satisfazer todos os desejos da Ana'.

Em uma entrevista recente à revista 'Caras', Ana Maria disse que encara a vida com intensidade em todas as áreas. 'Quando amo, amo de verdade. Escolho guardar apenas as coisas boas da vida. Odiar, não odeio; simplesmente esqueço o que as pessoas fazem de ruim para mim', afirmou.

Do MSN

Assassinato de ex-presidiário provoca congestionamento na BR-104


Foto: Mylena Arnóbio, do Facebook
Um assassinato na manhã desta quinta-feira (07) provocou um congestionamento na BR-104, sentido Toritama/Caruaru. Por volta das 6h 30, um homem foi executado com vários tiros na ponte sobre o Rio Capibaribe, que liga a Vila Canaã em Caruaru a cidade de Toritama. A vítima é o ex-presidiário José Wellington da Silva, 29 ano, que morava na Rua Pedro Celestino, conhecido como Beco de Marcelo, na Vila Canaã, zona rual de Caruaru. 

Foto: Toritama Informa
Segundo a esposa da vítima, Deise Cristina, o marido saiu de casa por volta das 6h 25 e ao passar pela ponte que liga os dois municípios guiando uma bicicleta, foi executado com vários tiros. De acordo com a irmã de José Wellington, Luciene Maria, o irmão era natural da cidade de Bonito e já teve passagem pelo presídio por ter sido acusado de hominídio em Palmares e há um ano  estava em liberdade. 

Luciene ainda informou que o seu irmão era usuário de crack e maconha e que já esperava o pior. Como o crime ocorreu em uma área pertencente a cidade de Caruaru, o crime será investigado pela polícia caruaruense.

Clique AQUI para ver as imagens! (Atenção! Imagens Fortes!)


Macaparana: Mulher é golpeada com faca peixeira pelo seu próprio marido

Em Macaparana, o efetivo policial recebeu a informação que havia dado entrada no hospital local uma mulher com ferimento de faca peixeira. A tentativa de homicídio aconteceu na Rua Joaquim Francisco.


Vanessa Maria da Silva, sem idade informada, residente na Terra Prometida, informou aos policiais que o autor do ato criminoso foi o seu esposo, Ailton Ferreira de Farias, 26 anos.

Diversas rondas foram realizadas pelo local na tentativa de encontrar o acusado, mas sem êxito. Vanessa sofreu um corte na mão direita e foi medicada, mas devido a gravidade do ferimento foi conduzida para o Hospital Getulio Vargas, em Recife.


Informações da PM


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/11/macaparana-mulher-e-golpeada-com-faca.html#ixzz2jze6b4zB

Trompetistas do Brasil e do mundo desembarcam em Goiana Município da Zona da Mata Norte vai sediar I Encontro Internacional de trompetistas do estado, de 4 a 10 de novembro


Descrição da imagem

No Wikipedia, ao se buscar o verbete "trompete", é possível ver, em um dos trechos, que, entre os estilos citados onde o instrumento marca presença, está o maracatu rural, fazendo referência à Zona da Mata de Pernambuco. Não é à toa que, devido à sua identificação com essa manifestação popular, o trompete tenha lugar de destaque na preferência dos músicos da região. E, por isso mesmo, não podia ser diferente: a partir desta segunda (4/11), o município de Goiana, na Zona da Mata Norte, vai sediar o I Encontro Internacional de Trompetistas da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. O evento tem incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, e segue até o sábado (10/11).
Com uma extensa programação, que inclui concertos, recitais, palestras, mesas redondas e oficinas, o encontro irá reunir várias gerações de trompetistas e interessados no instrumento, sejam eles iniciantes ou profissionais. Importantes músicos nacionais e internacionais - mestres no instrumentos - participarão do encontro. Entre eles, Anor Luciano Júnior, Ayrton MüzelBenck Filho, Charles Schlueter(EUA), David W Spencer(EUA), Diógenes Francisco Pires, Fábio Pereira da Silva, Glaucio Xavier Fonseca, Heinz Karl Schwebel, Joatan Nascimento, José Roque Neto, Nailson Simões, Paulo Batista Lima, Ranilson Bezerra Farias e Ulisses Santos Rolfini.

Espaços como o Cineteatro Polytheama, a Sociedade Musical Curica e a Igreja Nossa Senhora do Carmo são alguns dos locais que irão sediar as atividades do encontro. Para capacitar os músicos e interessados em aprender trompete, serão oferecidas oficinas, em três níveis: 1 (iniciante), 2 (intermediário) e 3 (avançado). As aulas acontecem durante todos os dias do encontro, em dois turnos (manhã e tarde). No domingo (10/11), último dia do encontro, os alunos inscritos nas oficinas se apresentarão, em dois horários: às 13h e às 15h.

Para estimular a reflexão sobre a tradição do trompete e o seu futuro no mercado da música, atividades  irão lançar o debate. Na terça (5/11), às 10h30, no Cineteatro Polytehama, Marcos dos Santos Pereira ministra a palestra"Músicas em bandas de música: relações de gênero em filarmônicas nordestinas e portuguesas (1930 a 2000)". Já na quarta (6/11), no mesmo horário, Ayrton MüzelBenck Filho comanda a mesa redonda"O perfil profissional do trompetista brasileiro no século XXI: necessidades e desafios", também no Polytheama. Na quinta (7/11), também as 10h30, no mesmo local, Anor Luciano Júnior e Diógenes Francisco Pires dividem a mesa "Pronatec/Bandas de PE".

Ao longo dos sete dias de programação, apresentações (recitais concertos) irão tornar o público mais íntimo do universo do trompete. Destaque para a participação especial do trompetista Fabinho Costa, que mostra sua experiência no instrumento, na quarta (6/11), às 19h30, no Cineteatro Polytheama. E, direto da Paraíba, dois convidados irão abrilhantar o encontro. Na sexta (8/11), a Igreja Nossa Senhora do Carmo recebe a Orquestra de Metais e Percussão daquele estado, às 19h30. E no horário em local, quem encerra a noite do sábado (9/11) é a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Confira AQUI a programação completa do I Encontro Internacional de Trompetistas da Zona da Mata do Estado de Pernambuco.


Fundarpe


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/11/trompetistas-do-brasil-e-do-mundo.html#ixzz2jzWU7YIP

Caixões são jogados em rua da cidade de Garanhuns


Neste ano, ao menos três caixões foram jogados em via pública de Garanhuns. (Foto: Internauta/ VC no G1)
Em Garanhuns, no Agreste pernambucano, caixões funerários são deixados em via pública, depois de serem retirados de jazigos do Cemitério São Cristóvão, localizado na Rua Voluntários da Pátria, no Bairro Liberdade. A informação é de um leitor da cidade que não quis se identificar.

O internauta mora há sete anos no bairro e diz que é comum haver caixões no lugar, além de outros tipos de urnas funerárias. Neste ano, foram jogados ao menos três caixões. “A exposição desse material na rua representa um desrespeito à memória dos finados, além de um risco à saúde pública, tendo como fator agravante a proximidade do campo de futebol do bairro, onde pessoas de todas as idades praticam esporte”, diz.Segundo ele, o cemitério está superlotado e, quando há alguma mudança em jazigos familiares, os resíduos (exceto restos mortais) são deixados na rua, pela manhã, e assim ficam até a coleta passar. No entanto, por vezes o caminhão de lixo atrasaria, por algum motivo não especificado à população.

Outro problema é a falta de fardamento de quem realiza o serviço. No Cemitério São Cristóvão, ainda segundo ele, os funcionários usam roupas comuns e até chinelos, em vez de vestimenta apropriada.

Internauta diz que também são jogados outros tipos de restos funerários. (Foto: Internauta/ VC no G1)

Nota da Redação: Em contato com o G1, o secretário Hélio Faustino, da pasta de Serviços Públicos e Obras de Garanhuns, reconheceu o procedimento de jogar resíduos funerários em via pública, mas afirmou desconhecer atrasos do caminhão de lixo. Sobre a vestimenta, disse que os funcionários recebem fardamento completo, mas resistem à utilização. A Redação ainda entrou em contato com Katarina Pereira de Almeida, coordenadora da Vigilância Sanitária de Garanhuns. Ela informou que cemitérios são ambientes insalubres e têm muitos tipos de bactérias, portanto, neste caso, são necessárias uma caçamba para receber os resíduos e fiscalização para garantir que os funcionários usem os equipamentos de proteção. O G1 voltou a falar com o secretário Hélio Faustino, ressaltando as indicações da Vigilância Sanitária, e ele falou que casos assim são raros e que não há grande necessidade de caçamba, mas garantiu que se reunirá com os funcionários do Cemitério São Cristóvão para analisar o problema.

Delegado disponibiliza celular e Facebook para receber denuncias

O objetivo dele é agilizar ainda mais o trabalho e aproximar a polícia da população


O delegado Igor Leite, 30, responsável pela Delegacia de Jaboatão Centro, no Grande Recife, disponibilizou no Facebook seu telefone funcional para que a população possa denunciar diretamente a ele situações de risco à comunidade. A campanha intitulada "Fale com o seu delegado", criada por Leite, tem facilitado a coleta de informações que ajudem na atuação da polícia.

A postagem do dia 4 de novembro convoca a comunidade a cooperar com a polícia via o próprio perfil de Igor Leite ou pelo celular 9488-7171. O delegado assegura a verificação de todas as denúncias e a preservação do anonimato dos denunciantes. "Quanto mais informações e detalhes repassarem, melhor para nosso trabalho e para a paz e segurança no bairro", diz a postagem.

Através da internet, o delegado já conseguiu informações que o ajudaram na realização de mais de 30 prisões. "Quando eu voltei de férias, decidi fazer essa campanha para aproximar a polícia da população. Nós trabalhamos com pessoas, por isso precisamos trabalhar o nosso lado pessoal para conquistar a confiança delas", disse Leite.

Questionado sobre a possibilidade da exposição atrapalhar sua vida pessoal, Igor comenta que o "custo-benefício" de realizar esta campanha é muito positivo para seu trabalho. "Essa maneira de trabalhar, particularmente, ajuda muito na atuação da polícia. Acredito que vale a pena abrir mão em prol da segurança", avalia o delegado.

Ele acredita que essa conduta possa influenciar o trabalho de outras delegacias. "No começo eu ouvi algumas críticas, mas o resultado mudou a percepção das pessoas". Atuando desta maneira, Igor já conseguiu fotografias de suspeitos, informações estratégicas para investigações e detalhes que não foram previstos pela polícia, tudo através da internet.

A Delegacia de Jaboatão Centro atende mais de 200 mil pessoas em sua área de atuação. Em dezembro deste ano completará um ano que Igor Leite está à frente da circunscrição, desde quando veio da Delegacia de Homicídios de Piedade, junto com cinco policiais que decidiram acompanhar o delegado. "Lá eles recebiam uma gratificação elevada e quando decidiram me seguir, deixaram de receber este valor. Acho que é um grande exemplo de companheirismo profissional e de que eles acreditam no meu trabalho", disse o delegado.


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/11/delegado-disponibiliza-celular-e.html#ixzz2jxXWlu00

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...