quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ex-policial civil Agrício é preso por tráfico de drogas


CIMG0420
Foto: TV Jornal
Na madrugada desta quarta-feira (23), foi preso em Jaboatão dos Guararapes o ex-policial civil José Agrício de Souza, 47 anos, acusado de tráfico de drogas.
José Agrício, estava na companhia do ex-presidiário Robson Bezerra da Silva, 33 anos, com a dupla foram encontrado 1,300 Kg de maconha e R$ 1,500 em espécie.
No momento da abordagem, José Agrício usava tornozeleira eletrônica, ele é acusado pelos crimes de roubo e homícidio e estava cumprindo pena em regime aberto, em prisão domiciliar.
Ambos foram recolhidos ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

Com arma de brinquedo homem é espancado em Aliança

upatiningaUm homem foi agredido, na madrugada desta terça-feira (22), no distrito de Upatininga, zona rural de Aliança.
De acordo com a policia Messias Ricardo da Silva, 24 anos, estava bebendo em um bar, no local, quando algumas pessoas perceberam que Messias estava armado. Um tumulto foi gerado, na tentativa de desarmar o acusado, que terminou sendo agredido quando descobriram que o revolver era de brinquedo.
Messias foi posto pra fora do bar, pelos seguranças. Algumas pessoas que estavam no estabelecimento comercial foram atrás de Messias e passaram a agredi-lo e a apedreja-lo.
Messias foi levado para o hospital da cidade, onde recebeu os primeiros socorros.
O caso foi registrado na DP da cidade.

Processo que cassou Dr. Edson volta para o TRE e reacende disputa judicial pela Prefeitura de Brejo

Nesta terça-feira (22) foi publicada a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio de Noronha, sobre o processo de cassação do ex-prefeito do município do Brejo da Madre de Deus, no Agreste, Dr. Edson Sousa (PTB). As informações são do Blog do Ney Lima.

O ministro entendeu que houve irregularidades no julgamento de um dos recursos apresentados contra o ex-prefeito que teve o mandato cassado por suposto benefício e irregularidades ocorridas na Festa “São Pedro de Seu Pedro”, do ex-deputado Federa Pedro Correia. Com a decisão, o acórdão publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral foi anulado, devendo acontecer nova apreciação da matéria.

Cabrini entrevista homem acusado de matar e fazer salgados com carne humana


No Conexão Repórter desta quinta, Roberto Cabrini apresenta o documentário "Diário do Mal". Os portões do presídio de segurança máxima se abrem e o jornalista entrevista um dos criminosos mais intrigantes que o mundo já viu nascer.

Foram três horas de conversa com um assassino frio e manipulador, capaz de criar uma seita e, em nome de Deus, assassinar e depois praticar atos de canibalismo com os corpos de suas vítimas. Um encontro tenso e inquietante.

Leia mais sobre o caso:

Polícia Científica confirma identidade de vítimas de canibais de Garanhuns
Canibais indiciados por mais uma morte
Canibais de Garanhuns não são ouvidos em 2ª audiência de instrução em Olinda
Formado em Educação Física e faixa preta em karatê, Jorge Beltrão Negromonte da Silveira tinha tudo para se estabelecer como profissional respeitado, mas trilhou caminhos tortuosos. Ele criou uma seita que pregava a maldade para combater o próprio mal e, em nome da purificação da humanidade cometeu, junto com duas mulheres, uma série de assassinatos brutais seguidos de atos de canibalismo.

Um homem de boa cultura, que usou de seu rico vocabulário para escrever o roteiro com todos os detalhes do que aconteceu. Além de escritor, ele se intitulava diretor de cinema e produziu filmes macabros nos quais encena as matanças que pretendia realizar e, por fim, realizou.

Uma crueldade sem precedentes, com detalhes que surpreendem até a polícia.

Foto: Reprodução/SBT

CONEXÃO REPÓRTER
Nesta quinta, à meia noite no SBT

Timbaúba dá adeus ao professor Tony, muita emoção na última homenagem ao ''Gestor Bacana''


Milhares de pessoas acompanharam na tarde desta terça-feira (22) o sepultamento do corpo do professor Tony, que faleceu de uma parada cardíaca na madrugada da última segunda-feira no Hospital Tricentenário de Timbaúba.


Professor Antônio Barboza dos Santos, o ''Gestor Bacana'', como era carinhosamente chamado por seus amigos, colegas de magistério e alunos, tinha 47 anos (24 de setembro de 1966), atualmente exercia a função de gestor da EREMT (Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba), e professor da Faculdade de Timbaúba.

O cortejo com o corpo do eterno gestor da EREMT saiu da Central de Velório Rosa Master, às 16 horas, e seguiu pelo centro da cidade com destino ao Cemitério Santa Cruz, no Bairro de Três Cocos, onde foi sepultado.
Professores, pais de alunos, alunos, familiares, funcionários das escolas da cidade, outros servidores públicos e amigos, acompanharam o cortejo emocionado, entoando cânticos e louvores. Em um gesto emocionante alunos e professores do EREMT, outras instituições de ensino de Timbaúba e de cidades vizinhas usavam fardas escolares. Muitos olhos lacrimejavam tamanha a emoção da despedida, prestando a última homenagem ao ''Gestor Bacana''. Professor Tony era casado e deixa esposa e filhos.

Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/2013/10/timbauba-da-adeus-ao-professor-tony.html#ixzz2iZWpqAj7

ITAQUITINGA ESTÁ NA ROTA DO FESTIVAL CANAVIAL NA SUA 7ª EDIÇÃO CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Festival Canavial vai passar por 10 cidades pernambucanas


Mais de 60 atrações estão na programação do evento
 

7ª edição do Festival Canavial começa no dia 8 de novembro e tem como tema a diversidade do samba. O evento busca unir projetos que mostrem a força da produção do movimento canavial e sua rede de diversidade cultural. Dez cidades pernambucanas estão no roteiro da programação, que conta com mais de 60 convidados. Entre os artistas, estão Leci Brandão, Chico César e Silvério Pessoa.   

Os primeiros municípios a receber o evento itinerante são Goiana e Condado, no dia da abertura. Além de outras sete cidades da Zona da Mata (confira a programação a baixo), o festival vai chegar também a Porto de Galinhas, em Ipojuca.

Mais uma novidade anunciada pela organização do evento é o Prêmio Canavial de Jornalismo Cultural. O edital deve ser lançado até março do próximo ano e o resultado anunciado na edição de 2014. Poderão concorrer matérias publicadas por veículos impressos e na internet, que abordem a cultura popular da Zona da Mata Norte.

Os homenageados de 2013 são o cirandeiro Mestre Biloco e o professor e pesquisador Biu Vicente. O Festival Canavial é contemplado pelo Programa Petrobras Cultural e realizado pelo Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Associação Canavial e Associação Reviva. O evento é produzido por Afonso Oliveira Produções Culturais, Pentagrama Promoções e Canavial Arte e Cultura. As prefeituras de Vicência, Itaquitinga, Ipojuca e Nazaré da Mata também apoiam o projeto, que é patrocinado pelo Petrobras 60 anos e Governo Federal.

Mostra Canavial de Cinema
Mostra Canavial de Cinema chega a 3ª edição.Foto: Mostra Canavial/Divulgação
Mostra Canavial de Cinema chega a 3ª edição.Foto: Mostra Canavial/Divulgação


A 3ª Mostra Canavial de Cinema, que começa no dia 8 de novembro, está inserida no mesmo universo do Festival Canavial, mas é um projeto distinto. O evento é independente e possui patrocínio da Fundarpe, através do Funcultura. A proposta da iniciativa é promover a potência transformadora do cinema nas cidades de Goiana, Condado, Timbaúba, Aliança, Vicência, Nazaré da Mata, Tracunhaém e Carpina.

A abertura da mostra será no histórico Cine Teatro Polytheama, em Goiana, que receberá uma série de atividades especiais. Buscando incentivar reflexões a respeito de patrimônio e memória, a mostra vai exibir curta-metragens e promover oficinas, seminários e palestras. 

A mostra é dirigida por Caio Dornelas e tem curadoria do jornalista e crítico de cinema André Dib. O evento é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival. A programação completa será divulgada na sexta-feira (25).


Programação do Festival Canavial 2013
PALCO CANAVIAL

22/11/2013 (Sexta) – Porto de Galinhas
19h30 - Vá Gouvêia (Ipojuca-PE)
20h30 - Afonjah (Recife-PE)
21h30 - Maracatu Estrela de Ouro (Aliança – PE) 
22h30 - Leci Brandão (Rio de Janeiro-RJ)

23/11/2013 (Sábado) – Porto de Galinhas
19h30 - Banda Belina Azul (Ipojuca-PE)
21h - Maracatu Alfaia da Praia (Ipojuca-PE)
22h - Silvério Pessoa (Recife-PE)

22/11/2013 (Sexta) – Nazaré da Mata
20h às 22h - Encontro dos Maracatus - Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata) 
• Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata) 
• Maracatu Leão Tucano (Nazaré da Mata) 
• Maracatu Coração Nazareno (Nazaré da Mata) 
• Maracatu Leão da Serra (Vicência)
22h – Italo Pay e a Zabumba Mundi (Goiana)
23/11/2013 (Sábado) - Vicência
21h – Fábio Carvalho e Banda Manguerê - O Congo – Part. Especial Beth de Oxum (Vitória – ES/Olinda - PE)
22h – Baixinho dos 8 Baixos – Part. Especial Silvinho Cavalcanti - (Vicência - PE)
23h – Homenagem a Biu Vicente com o Mestre Zé Duda e o Terno do Maracatu Estrela de Ouro (Aliança-PE)
0h – Leci Brandão (Rio de Janeiro - RJ)

08/12/2013 (Domingo) - Itaquitinga
16h30 – Índio Canindé Brasileiro (Itaquitinga - PE)
17h – Orquestra 15 de Novembro (Upatininga - PE)
17h30 – Ciranda da Flôr (Itaquitinga - PE)
18h – Silvério Pessoa (Recife - PE)
20h – Chico César (Catolé do Rocha - PB)

PROGRAMAÇÃO POR CIDADE
ALIANÇA
09/11/2013 (Sábado) - Tem Samba no Terreiro – Distrito de Upatininga
Local: Sede do Maracatu Pavão Misterioso 
Horário: 22h
Sambada com os Mestres André Dilica do Maracatu Pavão Misterioso de Upatininga (Aliança-PE) e Sibia do Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata – PE)

11 e 12/11/2013 (Segunda e Terça) – Leitura, Memória e Cidadania – Comunidade de Santa Luzia
Local: Campo de Futebol de Santa Luzia 
Horário: 9h às 17h 

Dia 12 (Terça) – Aula Espetáculo do Cavalo Marinho Mestre Batista (Aliança-PE)
13 e 14/11/2013 (Quarta e Quinta) - Leitura, Memória e Cidadania – Distrito de Upatininga
Local: Escola Reunida Monsenhor Marinho
Horário: 9h às 17h

Dia 14 (Quinta) – Aula-espetáculo do Maracatu Estrela de Ouro (Aliança-PE)
13/11/2013 (Quarta) – Mostra Infantil Cinemata – Distrito de Tupaoca
Local: Em frente a Igreja de Nossa Sra. Do Rosário dos Homens Pretos
Horário: 20h

14/11/2013 (Quinta) - Mostra Infantil Cinemata – Distrito de Upatininga
Local: Escola Reunida Monsenhor Marinho
Horário: 20h

15/11/2013 (Sexta) - Mostra Infantil Cinemata – Distrito de Macugê 
Local: Em frente à Igreja de Nossa Sra. Da Lapa
Horário: 20h

15/11/2013 (Sexta) – Apresentação da Banda 15 de novembro (125 anos) – Distrito de UpatiningaLocal: Em frente à Sede da Banda 15 de novembro
Horário: 21h30

16 e 17/11/2013 (Sábado e Domingo) - Mostra Canavial de Cinema – Distrito de Upatininga
Local: Em frente à Igreja de Nossa Sra. do Bom Despacho
Hora: 19h

CARPINA 
23/11/2013 (Sábado) - Tem Samba no Terreiro – Carpina
Local: Sede do Maracatu Leão Vencedor
Hora: 22h
Sambada com os Mestres João Limoeiro do Maracatu Leão Vencedor (Carpina-PE) e João Paulo do Maracatu Leão Misterioso (Nazaré-PE)

30/11 e 01/12/2013 (Sábado e Domingo) – Mostra Canavial de Cinema – Carpina
Local: Praça 01
Hora: 19h30

CONDADO
08 e 09/11/2013 (Sexta e Sábado) - Mostra Canavial de Cinema – Condado
Local: Praça 11 de novembro
Horário: 19h30

GOIANA

08, 09 e 10/11 (Sexta, Sábado e Domingo)– Mostra Canavial de Cinema Cine Polytheama
Horário: 19h30

IPOJUCA

22/11/2013 (Sexta) – Palco Canavial - Porto de Galinhas
20h30 - Silvério Pessoa (Recife)
21h30 - Maracatu Estrela de Ouro (Aliança) 
22h – Vá Gouvêia (Ipojuca)
23h – Afonjah (Recife)
0h - Maracatu Alfaia da Praia (Ipojuca)
0h30 - Leci Brandão (Rio de Janeiro)

ITAQUITINGA
08/12/2013 (Domingo) - 14h às 17h Seminário: A Música na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Palestrantes: Representante da Banda Curica de Goiana, representante da Banda 28 de junho de Condado, Biloco (Mestre da Cultura Popular de Goiana)
Mediador: Ítalo Pay (Cantor e Presidente da Associação dos Profissionais de Música de Goiana)

08/12/2013 (Domingo) – Palco Canavial
Local: Praça Central


16h30 – Índio Canindé Brasileiro (Itaquitinga)
17h – Orquestra 15 de Novembro (Upatininga)
17h30 – Ciranda da Flôr (Itaquitinga)
18h – Silvério Pessoa (Recife - PE)
20h – Chico César (Catolé do Rocha - PB)

NAZARÉ DA MATA
16/11/2013 (Sábado) – Tem Samba no Terreiro 
Local: Sede do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata
Horário: 22h
Sambada com Mestre João João Paulo do Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata-PE) e Mestre João Limoeiro do Maracatu Leão Vencedor (Carpina-PE).

22/11/2013 (Sexta) - Palco Canavial
Local: Parque dos Lanceiros
20h às 22h - Encontro dos Maracatus - Saída da Praça João XXIII (Catedral) 
• Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Leão Tucano (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Coração Nazareno (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Leão da Serra (Vicência - PE)
22h – Show Ítalo Pay e a Zabumba Mundi (Goiana – PE)

22 e 23/11/2013 – Encontro Conexão Pontos de Cultura
Local: Engenho Santa Fé
Hora: das 9h às 17h

23/11/2013 (Sábado) – Tem Samba no Terreiro – Nazaré da Mata
Local: Capela São José – Sertãozinho
Horário: 22h
Sambada com Mestre Sibia (Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata-PE) e Dedinha (Maracatu Cambindinha de Araçoiaba-PE)

23/11/2013 (Sábado) – Embolada dos Mestres20h - Maracatu Leão Misterioso (Tracunhaém – PE)
21h - Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô (Nazaré)
22h – Mestre Deca Emiliano (Tracunhaém – PE)
23h - Ticuqueiros (Nazaré da Mata – PE)

23 e 24/11/2013 (Sábado e Domingo) - Mostra Canavial de Cinema 
Local: Engenho Camarazal
Hora: 19h30

23/11/2013 (Sábado) – Seminário Canavial
Local: Engenho Santa Fé
9h às 12h – Mesa 1 – Pequenas Subversões
Palestrantes: Isa Trigo (professora da Universidade Estadual da Bahia – BA), TT Catalão (jornalista, poeta e fotógrafo – DF) apresentando o projeto RupturaContradição, Joana D´Arc (produtora cultural – Vicência - PE) apresentando o projeto Escola de Cultura Canavial, Afonso Oliveira (produtor cultural) apresentando o projeto Mestres em Movimento
Mediadora: Valéria Vicente (jornalista, bailarina e professora da UFPB – Recife-PE)

14h às 17h - Mesa 2 – A Cultura brasileira pós-programa Cultura Viva
Palestrantes: Célio Turino (Professor da UNICAMP e Consultor de Políticas Culturais), João Roberto Peixe (Designer e Consultor de Políticas Culturais), Chico Simões (Mamulengueiro e membro da Comissão Nacional de Políticas Culturais)
Mediador: Severino Vicente da Silva (Biu Vicente) (Professor da UFPE)

30/11/2013 (Sábado) – Embolada dos Mestres
Local: Parque dos Lanceiros
Hora: 20h
Pena Branca e Vem Vem (Timbaúba – PE)
Coco de Roda Panela de Barro (Tracunhaém – PE)
Homenagem ao Mestre Biloco com o Maracatu Aruenda (Goiana - PE)

Informações do Diario de Pernambuco

ITAQUITINGA PERDE NA ESTRÉIA DE 3 X O PARA GOIANA NA COPA DE FUTEBOL DA MATA NORTE

Na noite desta terça-feira (22) foi realizada mais uma partida da Copa mata Norte de Futebol. No Estádio Municipal de Goiana, na abertura do Grupo B, a equipe da casa goleou o Itaquitinga por 3x0, com gols de José Lourenço (2) e Leonardo. Foram advertidos com cartões amarelos, Leonardo, de Goiana, Cássio e Allison, de Itaquitinga. A comissão organizadora do torneio escolheu como melhor jogador da partida, Edivaldo, da equipe de Goiana, além do melhor goleiro, João Batista. Ainda completam esse grupo, Condado e Itambé, que se enfrentarão amanhã.
Hoje (23) tem a abertura do Grupo D que tem sede na cidade de Lagoa de Itaenga. As 20 horas, se enfrentarão lagoa de Itaenga e Paudalho. As equipes de Chã de Alegria e Lagoa do Carro completam o grupo.
A Copa Mata Norte de Futebol que tem a organização e todo o apoio do Grupo Empresarial Marinaldo Rosendo. 

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...