quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Acidente durante prática de exercício em academia quase levou mulher à paralisia

Por pouco, Maria Eugênia não perdeu o movimento das pernas

- Priscilla Aguiar, da Folha de Pernambuco
Arquivo Pessoal
Gena, como é conhecida, chegou a postar fotos praticando a modalidade
 Um acidente com uma professora de inglês, de 27 anos, levantou uma alerta para os cuidados na hora de praticar exercícios físicos. Maria Eugênia Bispo fraturou uma vértebra e teve o canal de medula reduzido em menos de 50%, ao cair de uma barra de ferro em que fazia um exercício chamado abdominal invertido. Nele, o aluno fica preso apenas pela perna e movimenta-se como tronco para trabalhar o abdômen.
O acidente aconteceu na última sexta-feira na academia Tribo Fitness, em Jaboatão dos Guararapes. Logo após a queda, a professora, que é conhecida como Gena, percebeu que não conseguia mais mexer a perna. Ela foi levada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, e depois transferida para a Prontolinda, em Olinda, onde passou por uma cirurgia na segunda-feira.
O procedimento cirúrgico durou mais de quatro horas e teve um bom resultado. Por telefone, a professora contou que os danos não foram maiores porque ela tem uma estrutura óssea calcificada. “O cirurgião disse que a cirurgia demorou mais do que esperado, que era pra ser de três horas, porque eu tinha estrutura óssea de atleta, bastante calcificada, e que isso mostrava que a recuperação ia ser total”, comemorou.
Após o ocorrido, os amigos e alunos da jovem criaram uma hashtag nas redes sociais para apoiá-la. As publicações com #gogena, que em português quer dizer “vai Gena” e a frase we know you are strong (nós sabemos que você é forte), foram vistas por ela, mesmo no hospital, assim como os vídeos de incentivo. “Eu fiquei maravilhada porque tem muita corrente de oração e corrente positiva. No sábado, teve uma corrida na academia que levou o meu nome: ‘50 quilômetros por Maria Eugênia’. Todos correram com meu nome nos braços, nas pernas. Eu nem imaginava receber a força que eu tive de todo mundo e ver que eu sou tão querida”, disse.
Maria Eugênia exime de culpa a academia. Segundo ela, o acidente aconteceu após a aula, quando o professor, que não tinha conhecimento do que ela estava fazendo, arrumava o material que havia sido usado pelos alunos. “Foi uma coisa minha. A gente fica vendo vídeos de um pessoal mais avançado na internet e sabia desse abdominal invertido. Esse exercício nem está na grade de exercício deles. Quando aconteceu eles ficaram totalmente do meu lado e já se prontificaram para fazer a minha reabilitação”, ressaltou.
O caso será avaliado pelo Conselho Regional de Educação Física 12 (Cref 12 PE-AL), que abrange os Estados de Pernambuco e Alagoas. De acordo com a chefe de fiscalização do Cref 12, Rosângela Albuquerque, a academia é registrada, tem um responsável técnico e passou por fiscalização recentemente. A reportagem tentou entrar em contato com os responsáveis pelo estabelecimento, mas não obteve sucesso.

Mulher que alegou estupro de atletas do Vitória é investigada por 'má fé'



    B
  • A acusação de que quatro jogadores do Vitória estupraram uma mulher em Curitiba pode ser falsa
    A acusação de que quatro jogadores do Vitória estupraram uma mulher em Curitiba pode ser falsa

VEJA TAMBÉM

A acusação de estupro contra quatro atletas do Vitória em Curitiba pode ser falsa, segundo a polícia do Paraná. Após análise dos testemunhos, a mulher que delatou os jogadores será investigada por falsa denúncia, pois pode ter agido de má fé ao declarar que foi violada. Caso seja comprovada alguma intenção da mulher de se aproveitar do falso testemunho, ela poderá responder, até, por extorsão.
A  suposta vítima, de 44 anos, tornou-se alvo de investigações após conclusão da polícia civil do Paraná de que não há indícios de que os jogadores tivessem participado do alegado estupro coletivo.
"Vamos abrir a investigação para esclarecer se houve má fé da denunciante. Caso a suspeita seja confirmada, ela poderá ser acusada de falso testemunho de crime", afirmou a delegada Marcia Viera Marcondes em nota oficial. "Mas se a for comprovada a intenção de obter vantagem sobre a denúncia, ela poderá responder por extorsão", completou.
O testemunho da mulher diz que ela teria sido violada em setembro no hotel onde estavam concentrados os atletas do Vitória, depois da partida contra o Atlético Paranaense, em Curitiba. As versões da mulher sobre o ocorrido, porém, são contraditórias quanto ao número de atletas envolvidos. Primeiro, ela disse que foi violada por dois jogadores, depois três e, em uma outra declaração, chegou a dizer que até quatro atletas se envolveram no caso.
Segundo a delegada Viera Marcondes, a mulher admitiu, em seu primeiro testemunho, que estava bastante confusa e que, na segunda entrevista a suposta vítima não quis registrar queixa contra os jogadores. "Ela disse que isso afetaria a sua vida profissional pois trabalha como gestora de futebol", contou Marcondes. Além disso, a chefe de polícia disse que a versão da mulher não bate com os outros testemunhos, nem possui provas.
"Nada disso (os supostos abusos) foi comprovado nos exames de corpo de delito do Instituto Médico Legal. Muito menos foi comprovado que houve algum tipo de violência física", explica a delegada.
Testemunhas dizem que a mulher e outra jovem de 22 anos conheceram os jogadores do Vitória em uma casa noturna, onde consumiram grandes quantidades de bebidas alcoólicas, e aceitaram acompanhá-los ao hotel.

Motoqueiro sem habilitação colide com carro na PE-160

Motoqueiro colide com Toyota na PE-160 e garupa acaba gravemente ferida

Thonny Hill.
Na manhã desta quinta-feira (10), por volta das 7h30, mais um grave acidente aconteceu na PE-160 que corta o perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe, mais precisamente no retorno próximo a Avenida Pedro e Paulo da Rocha, no Bairro São Miguel.

Thonny Hill.
De acordo com as informações fornecidas por Guardas Civis Municipais, o veículo Toyota (de cor verde e placas KME 1806) conduzido por José da Silva estava aguardando na pista (sentido Moda Center) para fazer o retorno.Ao fazer a manobra, Francisco Pinto de Medeiros (que conduzia uma moto de modelo Honda Fan 125cc, de cor preta e placa KFZ 3308) não conseguiu frear a tempo e colidiu lateralmente com o outro veículo.
Francisco trazia uma mulher na garupa, apenas identificada como “Nega” e que foi a vítima mais grave do acidente.“Nega” teve várias escoriações e uma fratura exposta na perna direita. O Samu foi acionado e chegou ao local para prestar os primeiros atendimentos. A vítima foi conduzida para o Hospital Municipal e deve ser transferida para outra unidade hospitalar.Um fato grave chamou a atenção: o condutor da moto não possui habilitação.

Do blog do Ney Lima

Casal não se conforma com assalto, persegue bandidos e acaba matando um deles após acidente



Um homem morreu após assaltar um casal no Espinheiro, Zona Norte do Recife. O casal seguia num carro, modelo J3, pela Rua da Hora, na manhã desta quarta-feira (9), quando dois homens os abordaram numa moto, anunciando o assalto.Eles chegaram a levar pertences das vítimas. Quando os suspeitos fugiram do local, o casal decidiu persegui-los e, após manobra brusca dos motoqueiros, o carro acabou batendo na moto. Na colisão, Paulo Eduardo Veiga de Lima, de 31 anos, ficou ferido, foi levado para a UPA dos Torrões, mas morreu antes de ser atendido. O outro suspeito fugiu depois do acidente.

Ao prestar depoimento na Delegacia de Santo Amaro, o condutor do automóvel e sua esposa asseguraram que a batida foi acidental. O delegado Clerinaldo Lima, que estava no plantão, na hora da ocorrência, declarou que a investigação tentará reconstituir o assalto e a colisão, através de câmeras de segurança que existem pela redondeza.

"No momento em que ele caiu, ele parecia consciente. Nós que ligamos para a Polícia, que fez o socorro", disse o condutor. Até o início da tarde desta quarta, familiares de Paulo Eduardo ainda não tinha comparecido à UPA dos Torrões, para reconhecer a vítima.

Da TV Jornal

Cremepe denuncia água contaminada no Sertão


Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press/Arquivo
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) recebeu hoje o resultado da análise físico-química e bacteriológica da água colhida nas cidades de Arcoverde, Caetés, Ibimirim, Sertânia, Betânia, Serra Talhada, João Alfredo, São Bento do Una e Bom Conselho durante a recente Caravana da Seca. Em todos os municípios foram identificados índices de coliformes muito acentuados e análise físico-química sem potabilidade conforme a portaria MS 2914/11.

Os resultados serão encaminhados ao governo de Pernambuco, Ministério Público do Estado (MPPE), Controladoria da república em Pernambuco, Ministério da Saúde e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O Conselho e o Sindicato consideram extremamente grave que a água nesses municípios seja contaminada, elevando em muito o risco de doenças infectocontagiosas na população pela qualidade da água.

Do Diário de Pernambuco

Extermínio de jovens negros preocupa autoridades brasileiras


Foto: Internet
A violência contra a juventude negra foi debatida nesta quinta-feira (10) pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. De acordo com o estudo A Cor dos Homicídios no Brasil, feito pelo coordenador da área de estudos da violência da Faculdade Latino-Americana (RJ), Júlio Jacobo Waiselfisz, de 2001 a 2010, enquanto a morte de jovens brancos no país caia 27,1%, a de negros crescia 35,9%.

Com base em dados do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, a pesquisa revela que no Brasil as maiores vítimas de violência são jovens negros, com baixa escolaridade. O racismo é a maior motivação para os crimes. Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Distrito Federal e Pernambuco são as unidades da federação que mais registram casos de homicídios contra negros.Outro dado da pesquisa mostra que em 2010 quase 35 mil negros foram assassinados no país. “Os números deveriam ser preocupantes para um país que aparenta não ter enfrentamentos étnicos, religiosos, de fronteiras, raciais ou políticos. Representam um volume de mortes violentas bem superior ao de muitas regiões do mundo, que atravessaram conflitos armados internos ou externos” avalia o pesquisador.

“É uma situação alarmante que coloca o Brasil entre piores lugares do mundo em relação a homicídio – sétimo lugar – mas em relação a morte de jovens negros, nós somos um dos primeiros países. O governo reconhece que é um problema histórico que afeta especificamente a juventude negra”, disse Fernanda Papa, da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.

Segundo Fernanda, a criação do Plano Juventude Viva, no ano passado, foi uma primeira resposta do governo federal ao problema. Em diferentes programas, a estratégia tem cerca de 40 ações em conjunto com estados e municípios com objetivo de colocar a juventude negra na pauta das políticas públicas.

Representes de vários movimentos sociais cobraram uma ação mais forte nas áreas de educação e segurança para frear a violência contra jovens negros. “O racismo é um problema que vai além dos livros. Falta um grande pacto social para que as políticas públicas toquem as pessoas de uma maneira geral. Não adianta só chegar a verba, tem que chegar o verbo para que haja uma transformação”, disse o rapper e escritor Gog.

Da EBC

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...