quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Recife proíbe circulação de carroças com tração animal nas ruas


Com sinais de maus-tratos, cavalo que puxava carroça é
levado para Centro de Vigilância Animal
(Foto: Inaldo Menezes/PCR)
A Câmara do Recife aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que proíbe a circulação de carroças com tração animal nas ruas da capital. A matéria será encaminhada para sanção da prefeitura nos próximos 15 dias e entra em vigor após 120 dias depois de publicada no Diário Oficial do município.

O projeto foi proposto pelo secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, em agosto passado. "O foco [da lei] é incluir socialmente a família dos carroceiros, melhorar o trânsito da cidade e proteger e cuidar dos animais. Foi uma vitória muito grande, pois antes não podíamos recolher as carroças das ruas, ao menos que houvesse sinais de maus-tratos ao cavalo. Espero que sirva de exemplo para outras metrópoles", explicou.

A fiscalização para retirar os veículos de tração animal será feita pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Polícia Militar. A lei estipula multa de R$ 500 apenas nos casos de reincidência. Os animais serão apreendidos e enviados para um local específico, fora da área urbana do Recife, onde serão recuperados e colocados para adoção sob a supervisão da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais.

O secretário informou que, até a lei começar a valer, a prefeitura vai cadastrar os carroceiros para qualificação profissional e direcionamento para o mercado de trabalho, numa articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Qualificação Profissional e Mulher.

"Eles serão qualificados de acordo com o perfil para poder gerar uma renda alternativa. Essas pessoas não vivem da carroça, sobrevivem. Ganham cerca de R$ 400 por mês, são na maioria analfabetos e ainda não têm condições de cuidar dos animais, que acabam soltos à noite para comer lixo", disse Vidal.

Do G1

Polícia prende três suspeitos de abater jumentos ilegalmente em PE

Três homens foram presos, na noite da terça-feira (8), suspeitos de abater ilegalmente jumentos em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, para depois vender a carne na região. Um dos detidos, inclusive, trabalha no ramo de venda de carnes na cidade há aproximadamente dez anos, segundo a polícia.

A operação contou com a presença de policiais civis e militares. Os animais seriam abatidos na casa de um dos suspeitos. “Eles estavam entrando com os animais pela garagem, não tem uma porta atrás na casa. Eles ‘colocavam no muro’ e abatiam os jumentos. Encontramos cinco jumentos vivos e uma jumenta morta, que inclusive estava grávida”, explica o delegado responsável pelo caso, Romildo Jonas dos Santos.Os três foram presos em flagrante por crime contra a ordem econômica. “A carne é proibida para o consumo humano, é produto nocivo à saúde humana. Essa carne seria vendida à açougues da cidade. O camarada vendia carne há dez anos aqui e disse que, em outras regiões que esteve, era comum, por isso ia começar a vender aqui. Só que é ilegal”, aponta o delegado.

O suspeito, que também era comerciante e é apontado como líder do grupo, teve fiança arbitrada em dez salários mínimos, enquanto os outros dois, três salários mínimos. Como eles não pagaram, foram encaminhados para o Presídio de Salgueiro nesta quarta-feira (9), onde vão ficar à disposição da Justiça.

Do G1

MPPE atua para garantir acessibilidade em Condado

Publicado por em 8 de outubro de 2013 Giro Mata Norte
g_cidade
Praça central de condado

Garantir a acessibilidade e o exercício do direito de ir e vir aos cidadãos de Condado (Mata Norte). Esta é a finalidade da recomendação expedida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) à prefeita do município, Sandra Félix, para retirar, em até 120 dias, os obstáculos que dificultam a circulação de pessoas nas ruas e calçadas do município.
De acordo com o documento, assinado pelo promotor de Justiça Eduardo Henrique Gil Messias de Melo, a Organização Especial em Defesa da Vida remeteu reclamações ao MPPE e requereu providências para soluções dos sérios problemas de acessibilidade decorrentes de diversos obstáculos nas calçadas, praças, ruas e avenidas da cidade que impedem o direito de ir e vir dos cidadãos em geral, incluindo as pessoas com deficiências físicas.
Diante dos problemas ligados à infraestrutura urbanística da cidade da Mata Norte, o promotor de Justiça recomendou à gestora que retire materiais de construção, pedras, areia, caixas, mesas, cadeiras, bancos, jarros, barracas, degraus, batentes, escadas, aclives e rampas de todas as ruas, avenidas e calçadas do município.
A prefeita, inclusive, terá que garantir que todas as calçadas tenham uma faixa livre de, no mínimo, 1 metro e 20 de largura para possibilitar a circulação de pedestres. Nessa faixa não deverá ter bancas, telefones, lixeiras nem floreiras. O promotor de Justiça ainda recomendou à prefeita que tome medidas para que todas as calçadas passem a respeitar uma nivelação de continuidade com as calçadas vizinhas, sem criação de degraus.
Como as ruas, calçadas e canteiros de Condado são utilizadas irregularmente por vendedores ambulantes e feirantes, o promotor de Justiça também recomendou que realize, no prazo de 180 dias, a transferência dessas pessoas para locais adequados.
Conforme o documento, a gestora terá que ficar atenta para que somente aprove e execute obras; construções; reformas de edifícios públicos ou privados; projetos de planejamento, urbanização e reforma das calçadas e vias públicas, caso respeitem as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, como determina a Lei 10.098/2000.
A prefeita terá dez dias para informar à Promotoria sobre o acatamento da recomendação.

Do MPPE

POLICIAIS é recebida à bala por suspeitos de tráfico de drogas em Aliança


ROCAM
Policiais Militares da ROCAM (Sd Gibson, Sd Glebson e Sd Marques) receberam informações, na manhã desta quarta-feira (9), por volta das 11 hs, de que um grupo de criminosos estaria  praticando o crime de tráfico de drogas e que um dos envolvidos estaria armado, na Rua da Palha, em Aliança.
Ao averiguar tal situação, os PMs foram recebidos à bala, ação revidada em seguida pelo efetivo. Após a ação criminosa, os bandidos, que estavam em número de três, fugiram adentrando pelo matagal, tomando destino ignorado.
Policiais tomaram conhecimento que os disparos partiram de uma arma utilizada por um elemento conhecido por “Joás”, componente do grupo, que está sendo procurado pela polícia. Essa não é a primeira vez este ano que PMs da ROCAM são recebidos à bala, em Aliança, durante ação policial. Ninguém saiu ferido.

Em solenidade na Câmara, Dilma evita falar sobre Campos-Marina

'Hoje estou na fase dos grandes beijos', desconversa presidente ao ser questionada sobre aliança


Em solenidade na Câmara, Dilma evita falar sobre Campos-Marina
"Ao lado do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, Dilma exibe medalha comemorativa"
Brasília - No final da cerimônia comemorativa aos 25 anos da Constituição, a presidente Dilma Rousseff evitou os jornalistas e não respondeu a perguntas sobre a nova aliança entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva. "Hoje estou na fase dos grandes beijos", tergiversou a presidente, que estava acompanhada do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Líderes da base aliada relataram na segunda-feira, 7, que Dilma demonstrou preocupação com a ida da ex-senadora para o partido de Campos, o PSB. Apesar de dizerem que o PSDB foi o mais afetado com a decisão de Marina, aliados de Dilma começaram a rever as estratégias para 2014.
Na solenidade desta quarta-feira, a presidente e outras autoridades receberam Medalha Assembleia Nacional Constituinte. As medalhas de ouro foram cunhadas na Casa da Moeda, em 1988, a pedido do então presidente da Assembleia, Ulysses Guimarães, mas ficaram guardadas no cofre da Câmara. Na época, parlamentares questionaram os gastos com a confecção do material e a entrega foi suspensa.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, também recebeu a homenagem. De acordo com a assessoria da Câmara, serão entregues 60 medalhas de prata para parlamentares constituintes e 23 de bronze para colaboradores indicados pela Mesa Diretora da Casa, a maioria jornalistas.
Ao deixar a cerimônia, Dilma disse apenas ter ficado "muito animada" com a aprovação do texto base da Medida Provisória do programa Mais Médicos, na noite dessa terça. O texto, no entanto, ainda pode ser modificado, já que ficou para esta quarta a votação de mais de 15 destaques.

DO ESTADÃO

Gasolina mais cara


imgres
Os preços dos combustíveis podem subir neste ano, mas ainda não há uma data definida, afirmou ontem a presidente da Petrobras, Graça Foster. Para o governo autorizar o reajuste nas tabelas das refinarias, ressaltou ela, restaria só uma folga no cenário econômico para conter o temor de novas pressões inflacionárias. “Quem sabe surge um movimento inesperado. A cotação do petróleo cai ou o câmbio desce e, aí, a gasolina pode ser reajustada”, disse a executiva, em um evento, na capital paulista.
Analistas veem, no recuo da inflação oficial, a janela de oportunidade para a alta da gasolina. Essa possibilidade deverá ser confirmada hoje, com o anúncio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro. A estimativa geral do mercado aponta para uma taxa de 0,35%, que asseguraria recuo do IPCA em 12 meses, de 6,09% para 5,86%. Outro fator favorável vem da estabilização do dólar após tensões geradas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Nesta semana, Graça Foster ressaltou que a petroleira não trabalha com nenhuma previsão de quanto e quando haverá mudança nos preços dos combustíveis, apesar de o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ter sinalizado que a correção acontecerá até dezembro. Em meio às graves dificuldades de caixa causadas pela defasagem nos preços e à necessidade de fazer investimentos, a estatal deflagrou, nas últimas semanas, medidas para elevar a produção e reduzir custos, com a venda de ativos no exterior.

Do Diario de Pe

 

Timbaúba abre as porteiras para Campeonato Portal Vaquejada


vaquejada-2[1]
A rodada de outubro do Campeonato Portal Vaquejada começa nesta quinta-feira (10) no município de Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco. O evento acontece no Parque Emília Cavalcanti e deve entregar R$ 120 mil em premiações.

Do Ne10

Marido pode ter atropelado e matado esposa por acidente

A polícia vai investigar a morte de uma mulher registrada no início da manhã desta quarta-feira, no bairro de Ouro Preto, em Olinda,  Região Metropolitana do Recife (RMR). Testemunhas contaram que a vítima, identificada apenas como Cleide, teria sido atropelada acidentalmente pelo próprio marido.
--> O caso aconteceu por volta das 5h, na Rua João Ferreira da Silva. O motorista, que levaria a esposa para uma consulta ao oftamologista, teria perdido o controle do carro ao tirar o veículo da garagem, que fica em uma ladeira.
Cleide chegou a ser socorrida por uma equipe do Samu, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Santo Amaro, no Recife.



Do Diario de pe


Homem sofre tentativa de homicídio em Vicência

11jul2012---foto-mostra-o-sangue-no-chao-do-local-onde-aconteceu-um-atentado-suicida-na-frente-da-academia-de-policia-de-sanaa-capital-do-iemen-um-homem-bomba-matou-mais-de-20-pessoas-nesta-1342037066503_956x500
Um homem conhecido apenas como Linaldo foi agredido na madrugada desta terça-feira por um elemento desconhecido na Rua Siqueira Campos, em Vicência.
De acordo com populares a vitima foi atingida na cabeça por um paralelipípedo, provocando lesão no couro cabeludo. Lindaldo foi  socorrido  para a Unidade Mista local e em seguida  encaminhada ao HR, no Recife.
A polícia realizou ronda na cidade em busca do elemento, porém sem êxito. O crime foi registrado na Delegacia de Vicência.
URL curta: http://programadizendotudo.com.br/?p=39572

Cine Treloso estreia 2º edição e chega à Caruaru

.
Iniciativa levará sucessos do cinema infantil a 25 cidades do interior de Pernambuco
Cine treloso 2
Como forma de levar mais cultura e entretenimento ao interior do estado, a Vitarella traz de volta o Cine Treloso. Um projeto que, durante o mês de abril desse ano, transformou as praças públicas das cidades por onde passou em salas de cinema ao ar livre, e de graça, para as comunidades daquela região. Até 01 de novembro, 25 cidades do interior de Pernambuco irão receber a segunda edição do evento. A tabela com a programação pode ser conferida abaixo.
O Cine Treloso conta com um caminhão com uma tela de led de 16m², onde serão exibidos sucessos do cinema infantil para a criançada, além de 150 cadeiras – mas o público pode ficar à vontade e levar a sua própria cadeira. Uma equipe de promotores e coordenadores irá distribuir biscoitos Treloso de diversos sabores para os pequenos e, claro, a Turma do Treloso tem presença confirmada, promovendo brincadeiras antes de a sessão começar.
Para divulgar a ação, a Turma do Treloso, visitará as escolas públicas e particulares de cada comunidade. Haverá também uma van adesivada com som que circulará pela cidade convidando as pessoas a estarem presentes na praça a partir das 19h.
Cine Treloso
A primeira edição do projeto, realizada de abril a maio de 2013, percorreu 18 cidades e contou com um público de mais de 26 mil pessoas. A Vitarella espera multiplicar o sucesso nesta segunda edição, impactando diretamente ainda mais cinéfilos mirins.
Por Jornal de Caruaru

Homens são presos ao transportar 800 kg de carne de jumento em PE

Carne de Jumento apreendida em Limoeiro
Carne de jumento estava dentro de uma kombi alugada
Foto: Polícia Militar

Dois jovens foram detidos em flagrante, na madrugada desta terça-feira (8), em Limoeiro, no Agreste do estado, ao tentarem transportar aproximadamente 800 kg de carne de jumento em uma kombi alugada. De acordo com a polícia, os dois eram moradores do bairro de São Jorge e foram abordados ainda perto de casa, por volta das 3h30.

O motorista do veículo, de 18 anos, contou em depoimento à polícia que era o proprietário da carne. "Ele alugou o veículo por R$ 100 e pagou R$ 25 reais para o outro, um jovem de 20 anos, para ajudar a transportar. Ele contou que abatia em sua própria residência", explicou o delegado responsável, Paulo Gustavo Gondim. Ainda segundo a polícia, o homem responsável pelo material disse que ele seria comercializado na Feira Livre Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e o quilo seria vendido a R$ 2.

Outro crime de transporte e abatimento ilegal de carne de jumento foi registrado no mesmo município, também neste ano. No dia 13 de agosto, a polícia prendeu um homem de 51 anos que transportava mais de 1 tonelada da carne. O delegado descartou a hipótese de ser o mesmo fornecedor. "É histórico em Limoeiro. Naquela outra apreensão, também identificamos o proprietário e, pelo que podemos ver, é diferente", disse. "Isso vem de muitos anos", completou Gondim.

O material e o veículo foram apreendidos e levados para a Delegacia de Limoeiro. Agentes disseram que fizeram a comunicação da apreensão à Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), que deve analisar o material antes de ele ser incinerado pela Vigilância Sanitária. Nenhum dos dois homens detidos tem antecedentes criminais. Eles serão encaminhados ainda nesta terça-feira para o presídio de Limoeiro.

A comercialização da carne de jumento é proibida por lei em todo o Brasil. Como o produto é fornecido por matadores clandestinos, não há controle sanitário e ele pode ser prejudicial à saúde.


Kombi transportava 800 kg de carne de jumento
Kombi transportava 800 kg de carne de jumento Foto: Polícia Militar

Do G1

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...