terça-feira, 27 de agosto de 2013

Projeto vai capacitar mandiocultoras de seis municípios pernambucanos .

Trabalhadoras rurais de seis municípios do Agreste Setentrional e Zona da Mata – Chã de Alegria, Feira Nova, Glória de Goitá, Lagoa de Itaenga, Pombos e Vitória de Santo Antão – vão ser capacitadas em formação sociopolítica, produtiva e econômica na atividade de processamento da mandioca.

mandioca macaxeira
O projeto de Capacitação das Mandiocultoras do Território da Bacia do Goitá foi lançado nesta segunda-feira (26), em Vitória de Santo Antão pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, e a secretária da Mulher, Cristina Buarque, com a participação de 150 mandiocultoras e a presença do gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, um dos parceiros da iniciativa.
Com investimentos da ordem de R$ 187 mil o empreendimento tem a parceria da Secretaria da Mulher e do Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão e vai atender a 180 mulheres que trabalham no processamento da mandioca. As atividades acontecerão em dois módulos, com o primeiro voltado para capacitação com ênfase em cidadania e políticas públicas para mulheres rurais e o segundo com foco em organização social, associativismo, cooperativismo, gestão empreendedora e redes produtivas.
De acordo com o secretário Aldo Santos, mudar o cotidiano e melhorar as condições de trabalho e renda das mandiocultoras é a principal meta do projeto. “Queremos contribuir para a formação social e econômica destas mulheres, a fim de gerar autonomia para que elas assumam o empoderamento do processo produtivo”, salientou.
Para a coordenadora do Centro das Mulheres de Vitória de Santa Antão, Marta Maria, este trabalho é a realização de um sonho para o grupo de trabalhadoras rurais. “Elas saem do anonimato para concretizar sonhos e criar novas ideias”, disse. Entusiasmada com a oportunidade, a mandiocultora Isabel Cristina da Silva, da cidade de Feira Nova, tem grandes expectativas com a capacitação. “Tenho trinta anos, e há mais de 15 trabalho com a mandioca e é com a atividade que sustento minha família. Estou muito empolgada e acredito que o projeto vai trazer melhorias para nossas vidas”, destacou.
Por Jornal de Caruaru

Homem é assassinado em Aliança


1239528_157600604436815_346981492_n
Após um dia de bebedeira, um homem foi morto na Rua Pedro Álvares Cabral, na Vila Teimosa, em Aliança.De acordo com  informações policiais, Joel Dias Pacheco, de 31 anos, foi assassinado por volta das 20hs deste domingo (25) proveniente de vários disparos de arma de fogo.
Segundo informações colhidas no local, o acusado dos disparos seria um menor. O crime está registrado na Depol de Aliança.


Foto: Marília Martinelle

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...