quarta-feira, 10 de julho de 2013

Caruaru está entre as 114 cidades que vão receber médicos estrangeiros


De acordo com informações preliminares, Caruaru poderá receber mais de quinhentos médicos estrangeiros para atuar nas UPAS municipais e nos PSFS da cidade. Só cirurgião, dizem, que vem mais de vinte.

Médicos de Caruaru aguardam resposta da Prefeitura sobre aumento salarial
Em Pernambuco, 114 municípios são consideradas prioritárias para receber profissionais do programa Mais Médicos, lançado nesta segunda-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff. Em todo o país, 1.557 cidades são prioritárias para receber servidores pelo Mais Médicos, 1.042 delas na região Nordeste.
Saiba mais…
Padilha diz que governo está seguro sobre a legalidade do Programa Mais Médico Estrangeiros não vão tirar emprego de médicos brasileiros, diz ministro Mercadante diz que Programa Mais Médicos será amplamente debatido no Congresso Padilha pede que debate com médicos ocorra com respeito e diálogo. Dados divulgados pelo governo federal mostram que Pernambuco tem 1,17 médico por habitante, ficando abaixo da média nacional que é de 1,83 médico por habitante. No Brasil, existem 700 cidades que não têm um médico residente.
Segundo o Ministério da Saúde, a lista de cidades prioritárias foi elaborada com base na carência de profissionais de cada município. O ministério alerta que a lista não é definitiva e qualquer cidade pode se candidatar a receber médicos pelo programa.
A Medida Provisória do programa Mais Médicos foi publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União. Na mesma edição, também estão disponíveis os editais com as regras do programa. A expectativa do Ministério da Saúde é que sejam criadas cerca de 10 mil vagas para médicos em regiões carentes, que vão receber bolsa federal de R$ 10 mil. Além disso, o governo federal espera criar 4.237 vagas na graduação de medicina e 4.132 vagas para residência médica.
Veja a lista dos municípios prioritários de Pernambuco:
Afogados da Ingazeira
Afrânio
Agrestina
Água Preta
Águas Belas
Alagoinha
Altinho
Angelim
Araçoiaba
Araripina
Barra de Guabiraba
Barreiros
Belém de Maria
Belém de São Francisco
Betânia
Bodocó
Bom Conselho
Bom Jardim
Bonito
Brejão
Brejinho
Brejo da Madre de Deus
Buíque
Cabo de Santo Agostinho
Cabrobó
Cachoeirinha
Caetés
Calçado
Calumbi
Canhotinho
Capoeiras
Carnaíba
Carnaubeira da Penha
Caruaru
Casinhas
Catende
Cedro
Condado
Correntes
Cortês
Cumaru
Custódia
Flores
Garanhuns
Glória do Goitá
Granito
Iati
Ibimirim
Ibirajuba
Igarassu
Iguaraci
Inajá
Ingazeira
Ipubi
Itaíba
Itambé
Itapetim
Itapissuma
Jaboatão dos Guararapes
Jaqueira
Jataúba
Jatobá
João Alfredo
Jurema
Lagoa do Ouro
Lagoa dos Gatos
Lagoa Grande
Macaparana
Manari
Maraial
Mirandiba
Moreilândia
Moreno
Olinda
Orobó
Orocó
Ouricuri
Panelas
Paranatama
Passira
Paulista
Pedra
Pesqueira
Petrolândia
Petrolina
Poção
Quipapá
Quixaba
Recife
Salgadinho
Saloá
Santa Cruz
Santa Cruz da Baixa Verde
Santa Cruz do Capibaribe
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
Santa Maria do Cambucá
Santa Terezinha
São Bento do Una
São Caitano
São João
São Joaquim do Monte
São José do Belmonte
São José do Egito
São Lourenço da Mata
Tabira
Tacaimbó
Tacaratu
Terezinha
Terra Nova
Tupanatinga
Verdejante
Vitória de Santo Antão

Por Jornal de Caruaru

Em Igarassu, V Fórum de Gestoras debate comunicação e informação para as mulheres

As representantes dos Organismos Municipais de Mulheres da Região Metropolitana do Recife (RMR), do município de Goiana e das cidades-polos de Caruaru, Garanhuns e Petrolina estiveram reunidas ontem, das 9h às 17h, no Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu, em mais um Fórum de Gestoras. Comunicação e informação compartilhada foram temas de destaque do encontro.

Fórum de Gestoras
O evento contou com a participação da secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, que destacou a importância da intersetorialidade entre os organismos e também ministrou a palestra “Uma Leitura Feminista do Momento Atual”. “Não se constroem políticas públicas sem parcerias, esse fórum é a resposta sobre o lugar que queremos ocupar, construímos coletivamente, é um trabalho em que todos os municípios fazem sua parte de acordo com suas especificidades”.
A programação contemplou ainda a troca de experiências entre as equipes municipais de assessores de comunicação e imprensa. Na ocasião, foi possível discutir os recursos em comunicação para as mulheres, bem como, elaborar estratégias coletivas de sistematização de informações. A atividade está incluída no Programa Incommum- Informação e Comunicação para as Mulheres Metropolitanas- idealizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco.
Para a secretária especial da Mulher de Caruaru, Elba Ravane, a abordagem do tema comunicação contribui para a elaboração das ações e projetos institucionais. “A Secretaria Especial da Mulher de Caruaru tem acumulado experiências positivas nas mais diversas áreas, na comunicação também tem sido assim. Com a parceria da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, criamos uma cartilha para o Centro de Referência da Mulher Maria Bonita que é em quadrinhos, permitindo que as mulheres ainda não alfabetizadas tenham acesso ao conteúdo, essa é uma experiência que nos alegra compartilharmos. Com recursos próprios temos três campanhas anuais, uma cartilha sobre saúde e esse ano lançamos o Blog Mulher e Participação. Estamos nas redes sociais e nesse V Fórum percebemos que ainda podemos ampliar as ferramentas de comunicação com as mais diversas mulheres da nossa cidade”, finalizou.
Por Jornal de Caruaru

Mesa Diretora e Comissão de Ética, da Câmara de Caruaru, vão analisar fatos ocorridos em Reunião Pública.

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), diante dos fatos que culminaram na suspensão da reunião pública de ontem (9), informou que o caso vai ser levado para análise da Mesa Diretora e posterior envio à Comissão de Ética.

 Jajá atordoado na Câmara depois de briga com Romldo Oscar (Foto Diogenes Barbosa).

Jajá atordoado na Câmara depois de briga com Romldo Oscar (Foto Diogenes Barbosa).
“Começou com a manifestação dos professores, que têm todo o direito de fazer seu protesto nas ruas, na Câmara – respeitando o trabalho dos vereadores, não tornando- os o alvo de sua insatisfação. Antes da votação do PCC, nos reunimos com os secretários da prefeitura e eles demonstraram que o plano, tal como era, acabaria por inviabilizar o Instituto Municipal de Previdência dos Servidores – o CaruaruPrev. Acreditamos no que o prefeito disse e votamos a favor. Como os vereadores não podem legislar sobre matéria financeira, a questão agora é com a prefeitura.”
Diante da impossibilidade de continuar a reunião – já que os manifestantes presentes nas galerias da Câmara não deixavam os vereadores falarem – os edis foram chamados para a Sala de Reuniões, onde houve um estranhamento entre os vereadores Jajá (PPS) e Romildo Oscar (PTN). “Não chegou a acontecer nenhuma agressão física, apenas uma discussão – interviemos e racionalizamos para que os ânimos abaixassem”, disse o presidente, que, no entanto, lamentou a postura de alguns dos colegas que acabaram, ainda que involuntariamente, insuflando os ânimos dos manifestantes contra os seus pares. “O que houve ontem foi um ato que deve ser analisado à luz do nosso Regimento Interno. Portanto, no uso das minhas atribuições legais, outra alternativa não nos restou, mas temporariamente suspender a reunião, e o assunto agora vai ser analisado pela Mesa Diretora com posterior encaminhamento para a Comissão de Ética”.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSC) e composta pelos vereadores Demóstenes Veras (PSD), Zé Ailton (PDT), Marcelo Gomes (PSB) e Rozael do Divinópolis (PMN), tem um prazo de 30 dias – prorrogáveis por mais 30 – para analisar o caso e emitir seu parecer.
Por Jornal de Caruaru

Caruaru terá 3º Festival de Bandas de Garagem

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Diretoria de Juventude e Cultura, realiza a terceira edição do Festival de Bandas de Garagem, que tem como objetivo dar espaço para as bandas que não têm oportunidade de mostrar seu trabalho aos amigos, familiares e toda a cidade.

Banda de Garagem logo 2013
Caruaru, também considerada a “Capital do Forró”, é uma cidade diversificada musicalmente. Além das dezenas de bandas de pé de serra e bandas estilizadas de forró, também temos muito Pop Rock, Rock, Heavy Metal, MPB, Jazz, Gospel, Hip-Hop, Rap, entre outros ritmos.
O Festival, acontecerá nos dias 09 e 10 de Agosto, no espaço onde funcionou o “Arraial Gonzagão” na antiga Estação Ferroviária de Caruaru. As bandas interessadas deverão curtir a página do festival (http://owl.li/mPmbN), compartilhar e se inscrever através do formulário online. É necessário encaminhar vídeos do trabalho realizado pela banda. As bandas com os vídeos mais curtidos serão as escolhidas para se apresentar nos dias do Festival. Confira AQUI o regulamento.
O preenchimento do formulário deve ocorrer até o dia 31 de julho. Informações: (81) 3724-0208 ou pelo email (fest.bandadegaragemcaruaru@gmail.com).
Formulário de Inscrição: http://owl.li/mPuSF
Por Jornal de Caruaru

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...