sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quadrilha Pisa no Espinho se apresenta no Esquenta

A Quadrilha Pisa no Espinho vai se apresentar, no próximo domingo, 23, no Programa Esquenta, na Rede Globo. A quadrilha foi a vencedora do Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru, em 2012, e foi convidada para representar a tradição junina pernambucana no programa em homenagem ao São João.


Quadrilha
A Prefeitura de Caruaru deu total apoio e incentivo para que os integrantes pudessem levar mais uma vez nossa cultura para o Brasil.
O Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru acontece todos os anos e atrai um público de, aproximadamente, 5 mil pessoas. Além das quadrilhas de Caruaru e Pernambuco, participam também representantes de vários Estados do Nordeste, como Ceará, Paraíba, Alagoas e Bahia.
Por Jornal de Caruaru

Desfile de Bacamarteiros será nesta segunda-feira (24)

Mais de 700 bacamarteiros devem participar do tradicional desfile que acontece na próxima segunda-feira (24) em Caruaru.

bacamarteiros
As comemorações estão programadas para ter início às 13h com uma salva de tiros no Estádio Luiz Lacerda, o Campo do Central. Em seguida, eles seguem pela avenida Agamenon Magalhães até o Polo da Estação Ferroviária onde se apresentam e recebem as medalhas de honra ao mérito.
O ato de condecoração virou uma tradição em Caruaru para relembrar a participação do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Segundo os historiadores, os grupos davam tiros de bacamarte diante das igrejas para comemorar o retorno dos soldados para casa.
Apesar de Caruaru ter uma lei municipal (2.536/79) que define o Dia do Bacamarteiro como o último domingo de junho, o dia 24 de junho foi escolhido por eles para o tradicional desfile por ser a data que há maior número de turistas na cidade. Serão mais de 30 batalhões de bacamarteiros desfilando pela cidade.
Outras datas comemorativas municipais:
Em Caruaru, o calendário festivo já começa no dia 18 de maio, quando se comemora o aniversário da cidade. Desde 05 de junho de 2003, a data também é dedicada ao Dia da Banda de Pífano, de acordo com a lei 4.213. Segundo o vereador autor do projeto de lei 5.038, Marcos Fortunato, a justificativa é fazer uma homenagem as bandas de pífano que na época tinham voltado de apresentações em pela Europa e América do Norte.
No mês de junho, o 1º sábado do mês, de acordo com a lei 3.802, revogada em 27 de maio de 1997. O projeto de lei 4.557 foi do vereador Romildo Oscar que justificou que o músico que toca o instrumento símbolo do são João poderia ser homenageado no início dos festejos.
O Dia do Baloeiro é comemorado no 2º sábado do mês de junho – Lei 3.074 sancionada em 04 de agosto de 1987. Dia 12 de junho é dedicado ao Dia do Baloeiro, de acordo com a lei 3.004/86, em vigor desde 05 de maio de 1986. Fica estabelecido que “a véspera do dia consagrado a Santo Antônio é também o dia de homenagear os artesãos da pólvora” justificativa do Art. 1o da lei.
Dia 23 de junho, além de ser conhecida como a “Noite da Cidade Ardente”, é também o Dia do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Mesmo o aniversário de Luiz Gonzaga sendo no dia 13 de dezembro, a lei 3.255, em vigor desde 04 de setembro de 1989 determina outra data apenas para homenagear o artista.
Por Jornal de Caruaru

Marta Suplicy e Aécio Neves cancelam visita ao São João de Caruaru

A Ministra da Cultura, Marta Suplicy, cancelou sua vinda ao São João de Caruaru no próximo dia 23, domingo. Por conta da onda de protestos que envolve todo o país, Marta preferiu não se ausentar de Brasília.

Marta pretende ser  embaixadora do Brasil em Washington. Mas para isso, terá de renunciar aos seis anos que restam de mandato.
Já o senador Aécio Neves e pré-candidato do PSDB à presidência não virá mais par Pernambuco no próximo domingo, quando conheceria o São João de Caruaru. A assessoria do tucano já avia confirmado que ele estava avaliando a visita com a executiva nacional do PSDB por conta da onda de protestos que estão acontecendo no país. O senador estava preocupado que a visita ganhe uma conotação política equivocada no momento em que explodem protestos pelo país.
Aécio Neves chegou a conversar com o deputado estadual Daniel Coelho esta semana sobre a vinda para o estado. Os dois estiveram juntos em Brasília juntos e, entre outros pontos, conversaram sobre a necessidade de se criar uma “rede de sustentabilidade” dentro do PSDB. Daniel vem sendo um dos defensores da bandeira verde desde que era filiado ao PV, de onde saiu após o alinhamento do partido com o governo Eduardo Campos (PSB).
Por Jornal de Caruaru

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...