terça-feira, 4 de junho de 2013

Papa Francisco estimula Igreja a continuar luta contra pedofilia

Em três anos são 1.800 denúncias de abusos sexuais a menores por parte de clérigos

04/06/2013 11:20 - Agência EFE

Agência EFE/Arquivo
Papa pediu à Congregação para a Doutrina da Fé firmeza contra abusos sexuais
CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco estimulou os diretores do Centro para a Proteção da Criança, criado pela Universidade Pontifícia Gregoriana para lutar contra os casos de pedofilia, a continuar com seu trabalho para a proteção de menores, informou o diretor do órgão, o jesuíta Hans Zollner.
Zollner foi nesta terça-feira (4) com vários colaboradores à missa que o papa Francisco oficiou na capela da Casa Santa Marta, onde está alojado, e no final da mesma lhe contaram o trabalho que realizam.
"O papa escutou com muita atenção, ressaltou que é um trabalho importante e nos encorajou a seguir adiante com o compromisso", afirmou Zollner, que acrescentou que as palavras de Bergoglio são a continuação das pronunciadas em 5 de abril, quando disse que pretende agir "com firmeza" contra os casos de abusos sexuais na Igreja Católica, seguindo a mesma linha de seu antecessor, Bento XVI.
No dia, o papa Francisco se reuniu com Gerhard Ludwig Muller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e durante o encontro, segundo informou o Vaticano, "pediu" ao dicastério que se ocupe dos casos de pedofilia na Igreja Católica a "siga a linha instaurada por Bento XVI (tolerância zero) e agir com firmeza contra os casos de abusos sexuais".
Segundo dados do "promotor de Justiça" (promotor) da Congregação para a Doutrina da Fé, Robert Oliver, nos últimos três anos chegaram ao Vaticano 1.800 denúncias de casos de abusos sexuais a menores por parte de clérigos e a maioria ocorreu entre 1965 e 1985.
O maior número de denúncias aconteceu em 2004, quando cerca de 800 chegaram ao dicastério vaticano, encarregado desse tipo de crime, e que enviou em 2011 a todas as Conferências Episcopais um guia para enfrentar, de maneira "coordenada e eficaz", os casos de padres pedófilos.
Em 2010, por ordem de Bento XVI, foi atualizada a legislação vaticana "De Delicta Graviora", de 2001, sobre os crimes mais graves contra a moral e os sacramentos, dentro da linha de "tolerância zero" contra os abusos.

ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAQUITINGA PARTICIPARAM DA 9ª OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA 2013


As escolas públicas de Itaquitinga, participaram da 9ª Olimpíada de Matemática 2013, nessa terça feira 4 de junho de 2013, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo  da matemática e revelar talentos na área.

A escola Francisco Cunha Rabelo no município de Itaquitinga, é uma das escolas participantes. Seguindo o calendário apos  o resultado da primeira fase os alunos classificados participaram da fase seguinte com as provas marcadas para o dia 14 de setembro de 2013. 

Agência dos Correios de Nazaré da Mata é assaltada.Elementos trocam tiros com a polícia


Assalto agência correios de Nazaré da Mata-001
A agência dos Correios de Nazaré da Mata foi assaltada por quatro elementos nesta última segunda-feira (03).
Ao serem acionados pela central, de imediato os PMS foram ao local do fato na tentativa de conter os acusados que saiam da agência no instante da chegada dos policiais.
Os criminosos chegaram a trocar tiros com o policiamento, ninguém saiu ferido.
Os PMS iniciaram uma perseguição aos acusados que na fuga abandonaram o veículo,  um automóvel roubado, e tomaram duas motocicletas de assalto e se evadiram, seguindo pela BR-408. O efetivo teve o apoio da Polícia Civil, que juntos seguiram na perseguição aos meliantes.
Na rodovia que dá acesso ao município de Itaquitinga, o efetivo avistou novamente os meliantes, onde foi iniciada  uma troca de tiros, todavia, ninguém ficou ferido.
Os elementos  conseguiram adentrar  no matagal , sendo ainda perseguidos pelos policiais que capturaram um do grupo , o qual foi identificado por Luiz Carlos Rodrigues, sendo encontrado de posse do mesmo, dois parelhos celulares, uma arma de brinquedo(pistola), e um revólver calibre 38 e mais 09 (nove) munições do mesmo calibre, sendo quatro delas deflagradas.
Uma das motocicletas foi abandonada no local, sendo o indivíduo juntamente com os materiais apreendidos entregues na DPC local, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante delito.

Da Amunan

Pai mata homem que teria intenções sexuais com a filha dele


Um pai matou um homem que teria intenções sexuais com a filha dele. Edvaldo Barbosa de França Júnior, de 33 anos, é pai de uma adolescente de 15 anos. Ele teria assassinado Leandro de Souza, também de 33. O crime aconteceu, na noite da última teçra-feira (4), em frente a uma igreja evangélica, na rua Rosa Amélia, na comunidade do Buraco do Afonso, em Águas Compridas.
Segundo informações do pai da menina, a filha dele informou que o rapaz falava que se masturbava pensando nela. Além disso, Leandro falou para a menina que se ela contasse algo ele se vingaria por meio do irmão mais novo dela. A arma utilizada para realizar o crime foi um revólver de calibre 38. Após as patrulhas da polícia no local, Edvaldo foi encontrado na sua própria residência e não ofereceu resistência para a captura.
A arma, segundo o acusado, era de propriedade do mesmo há cerca de nove anos. Questionado se estava arrependido sobre o crime que havia cometido, o homem afirmou que sim, mas que nada poderia ser feito. Ã arma estava com duas munições pinadas e uma havia sido deflagrada, justamente essa que atingiu Leandro e o levou a óbito. Segundo o delegado Flávio Pessoa, do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa, o acusado está sendo recolhido em flagrante e será encaminhado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.

Da Folha de Pe

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...