quarta-feira, 17 de abril de 2013

MST ocupa cinco áreas em Pernambuco dentro da Jornada de Lutas


Sem Terra »

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou a Jornada Nacional de Lutas com cinco ocupações de terras e engenhos em Pernambuco. Nesta segunda-feira, cerca de 50 integrantes do movimento reocuparam a fazenda Fruit Fort, localizada na BR 235, em frente ao Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina.


O local foi ocupado pelos militantes do MST em agosto do ano passado, que por determinação da justiça foram obrigados a sair. O INCRA também investiga a produtividade da fazenda de manga que tem pendências com a justiça do trabalho.

Ainda no município de Catende, região Brejo do estado, às seis horas da manhã de hoje, 80 famílias ocupou o Engenho Juçaral, que pertence a Usina São Luiz.

No domingo, oitenta famílias reocuparam a granja Serra das Varas, no município de Arcoverde, enquanto outras 80 famílias ocuparam a a fazenda Sítio Chocalho, na cidade de São Caetano, no Agreste do estado. Já no município de
Rua central de Itaquitinga-PE
Itaquitinga,  região da Mata Norte, sessenta famílias ocuparam o Engenho Jacarapina, atualmente arrendada à Usina Santa Tereza.
De acordo com o MST, em Pernambuco existem 163 acampamentos com mais de 16 mil famílias acampadas. Em 2012 apenas uma nova área foi desapropriada no estado foi desapropriada..

Dados de relatório do Incra de 2009, último estudo do tipo realizado pela entidade, 57% dos latifúndios cadastrados em Pernambuco são Improdutivos, totalizando 411.657 hectares de terras improdutivas no estado, área suficiente para assentar as famílias que vivem hoje acampadas em todo o estado.

MST realiza ocupações de terra no Ceará e em Pernambuco


Do UOL, em Maceió

Cerca de mil integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocuparam, no início da manhã desta terça-feira (16), um terreno às margens do Canal do Trabalhador, em Pacajus (região metropolitana de Fortaleza). A área ocupada fica nas proximidades da BR-116. Em Pernambuco, cinco fazendas foram ocupadas esta semana.
As ocupações fazem parte da ação nacional da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, também conhecido como "abril vermelho". A mobilização é em referência ao massacre de Eldorado dos Carajás (PA), ocorrido em 17 de abril de 1996, quando 19 trabalhadores rurais foram mortos em confronto com a Polícia Militar. Nessa quarta-feira (17), dia Nacional da Luta pela Reforma Agrária, os sem terra prometem interditar rodovias por todo o país por 19 minutos, em memória às vítimas.
Ampliar

Abril Vermelho de 20118 fotos

4 / 8
04.abr.2011 Entidades ligadas à agricultura familiar, o MSTI e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fazem protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira. O MST programa para todo o mês de abril uma jornada nacional de lutas, conhecida como "Abril Vermelho". Entre as ações do Abril Vermelho, estão ocupações e invasões de terras Leia mais Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ceará

Segundo a direção do MST, a mobilização no Ceará é para exigir políticas públicas de combate aos efeitos da seca na região, além de investimentos estruturais em assentamentos e acampamentos, além da reforma agrária no Estado. Os agricultores reclamam que as áreas de assentados e acampados vive em "situação crítica", com a falta rotineira de água, a perda do rebanho e da produção agrícola por causa da longa estiagem.
Os agricultores também cobram ações do governo do Estado e cobram uma audiência com o governador Cid Gomes (PSB) para apresentar uma pauta de reivindicações. Segundo o MST, a ocupação ao Canal do Trabalhador é por tempo indeterminado. O Canal do Trabalhador foi pelo governo do Estado, em 1993m e tem 113 km de extensão. A obra capta água do rio Jaguaribe e a leva ao açude Pacajus, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza.

Pernambuco

Outro Estado do Nordeste com ações do "abril vermelho" é Pernambuco, onde cerca de 300 famílias realizaram cinco ocupações de terra desde domingo (14). Os sem terra ocuparam fazendas e usinas em Petrolina, Catende, Arcoverde, Itaquitinga e São Caetano. Segundo o MST, em Pernambuco existem 163 acampamentos, com mais de 16 mil famílias à espera da reforma agrária. O movimento denuncia que, em 2012, apenas uma nova área foi desapropriada e cobram celeridade na reforma agrária.
Além das ocupações, o MST também está promovendo ações em Recife, com exibições de filmes, debates, feira de produtos orgânicos dos assentamentos e apresentações musicais.
Ampliar

Eldorado dos Carajás50 fotos

50 / 50
17.abr.2008 - Garimpeiros e militantes do MST paralisam por 7h trem carregado de minério da Vale, em Parauapebas (PA), para relembrar o massacre de Eldorado dos Carajás. Leia mais 17.abr.2008 - Jorge Araujo/Folhapress

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...