quinta-feira, 14 de março de 2013

Igreja corre risco de se tornar uma 'ONG piedosa', diz Papa Francisco Novo Papa rezou, na Capela Sistina, a primeira missa de seu pontificado. Conclave tornou o argentino Jorge Bergoglio o 1º Papa latino-americano.


Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (14), na Capela Sistina, diante dos 114 cardeais que o elegeram na véspera, a primeira missa do seu pontificado.  Ele disse que a Igreja Católica deve se concentrar no Evangelho de Jesus Cristo, caso contrário, corre o risco de se transformar em uma "ONG piedosa". "Se não professamos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa do Senhor", disse, durante a homilia, que durou sete minutos. "Temos de andar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor, sempre tentando viver de forma irrepreensível", disse, em uma fala simples e carregada de referências bíblicas.Francisco assumiu o comando da Igreja de 1,2 bilhão de fiéis em um momento de disputas e intrigas, com o Vaticano abalado por uma série de escândalos de abuso sexual, acusações de disputas internas de poder e por alegações de má conduta financeira. O sucessor de Bento XVI também disse que, quando os fiéis "caminham sem a Cruz, edificam sem a Cruz e professam sem a Cruz", "não somos discípulos do Senhor". "Podemos ser leigos, podemos ser bispos, sacerdotes, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor", disse, sem recorrer a anotações. A missa foi celebrada em latim, com algumas leituras em italiano.O novo Papa afirmou que "quem não reza ao Senhor, reza ao diabo, já que quando não se proclama Cristo, se proclama a mundanidade do diabo, do demônio". Ela encerrou o conclave que elegeu o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como 266º pontífice da Igreja Católica. O sermão do Papa Francisco contrastou com o de seu antecessor, Bento XVI, que leu sua primeira homilia em latim em 2005. Bento abdicou no mês passado, de forma surpreendente e inédita para a Igreja moderna, afirmando que não tinha mais força para liderar os católicos. Na terça-feira (19), Dia de São José, ocorre a grande cerimônia de entronização do novo pontífice.

Oposição a Eduardo: Terezinha no ataque, Uchoa na defesa.




.Tucanos voltam a atacar governo Eduardo, agora com críticas à educação; Uchoa, de novo, saiu em defesa do governo.


Terezinha NunesEm uma disputa por um mesmo segmento eleitoral que começa a ganhar contornos nacionais, com vistas à disputa presidencial de 2014, a parte do PSDB de Pernambuco aliada ao senador mineiro Aécio Neves e a base de apoio do governador Eduardo Campos (PSB) voltaram a entrar em confronto, nesta quarta (13), na Assembleia Legislativa, com os tucanos acusando o governo socialista de “fracassar” nos índices da educação na rede de ensino oficial do Estado.
Pelo segundo dia consecutivo, o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), passou o comando da sessão e desceu ao plenário para defender o governo Eduardo dos ataques dos tucanos Terezinha Nunes, Betinho Gomes e Daniel Coelho, que tinham aberto uma bateria de críticas à educação na gestão socialista. No dia anterior, as críticas foram à situação dos presídios.
Com o líder do governo Waldemar Borges (PSB) sob licença médica, Terezinha acusou o governo de querer mostrar, com maciça propaganda, avanços na educação, utilizando o programa de intercâmbio “Ganhe o Mundo”, que envia estudantes ao exterior. “É muito pouco se forem comparados aos 520 mil jovens no ensino médio. Em 2011, Pernambuco ficou na vexatória posição de 16º lugar entre os 27 Estados do País nas notas obtidas pelos estudantes do 3º ano. O governo Eduardo está reprovado no quesito avaliação”, bateu. Do Jornal do Commercio.


Por Jornal de Caruaru

Professores da rede municipal decidem não entrar em greve mas vão parar 03 dias por semana.


.

A categoria deu uma parada estratégica nas mobilizações mas decidiram retornar às ruas de Caruaru para protestar.
 A foto é de Wagner Gil.
A foto é de Wagner Gil.
Por Hélio Júnior ( Jornalista )
Por unanimidade os professores reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (14), na sede da União Beneficente, no centro da cidade, decidiram não aceitar a proposta da Prefeitura de Caruaru, que alterou diversos pontos do PCC da Educação, mas não entrou em acordo com relação a dois principais itens: a gratificação de regência e a elevação de nível.
Os professores não vão entrar em greve, mas vão realizar paradas semanais. Já na tarde desta sexta-feira (15) a categoria fará uma caminhada pelas ruas da cidade para protestar, além de preparar manifestações para os próximos eventos da prefeitura de Caruaru. Eles não negam que aconteceram avanços na negociação com a gestão municipal, mas que não aceitam as perdas, justificadas pelo prefeito José Queiroz por causa da situação complicadas das finanças do município.
Por Jornal de Caruaru

Professores fazem mais uma assembléia em Vicência


 ass+prof
NO FÓRUM: UM GRUPO DE PROFESSORES FORAM ATÉ O FÓRUM DO MUNICÍPIO PARA FORMALIZAREM UMA DENÚNCIA CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PELO NÃO RECEBIMENTO OU DESCONTO NOS SEUS SALÁRIOS DO MÊS DE FEVEREIRO. VÁRIOS EDUCADORES ESTÃO OBRIGADOS A LECIONAREM MATÉRIAS AS QUAIS NÃO SÃO HABILITADOS.OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE VICÊNCIA ESTIVERAM REUNIDOS NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA PARA TRATAREM ASSUNTOS DE INTERESSE DA CATEGO
RIA. O EVENTO ACONTECEU NO SALÃO DIODAX E FOI COMANDADO PELO SINPRO-PE, SECCIONAL MATA NORTE.

DIVERSOS PROFESSORES USARAM DA FALA MANIFESTANDO A INQUIETAÇÃO PELA QUAL PASSA O SETOR EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO. ASSUNTOS COMO PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, FALTA DE MERENDA E INTIMIDAÇÃO POR PARTE DO GESTOR FORAM DESTAQUES.

A CATEGORIA ESPEROU ATÉ QUASE MEIO-DIA PARA QUE O PREFEITO ENVIASSE UMA RESPOSTA REFERENTE AO OFÍCIO ENVIADO A UMA SEMANA ATRÁS COM AS REIVINDICAÇÕES PROPOSTAS PELO GRUPO. EM NOTA, O PREFEITO DO MUNICÍPIO, PAULO TADEU GUEDES ESTELITA (PSB), CONVIDOU UMA REPRESENTAÇÃO DO SINDICATO PARA UMA REUNIÃO NO PRÉDIO DA PREFEITURA NO FINAL DA TARDE.

A PRESIDENTE DO SINDICATO, MARIA RITA, DISSE  QUE ESTE FATO CARACTERIZAVA O DESRESPEITO PELA CATEGORIA: “ELES TIVERAM TODO O TEMPO PRA ENVIAR A RESPOSTA COM A CONTRA-PROPOSTA DA PREFEITURA E CHAMAM APENAS PARA UMA REUNIÃO”, ENFATIZOU.


DE ACORDO COM INFORMAÇÕES COLHIDAS PELO VICENCIANET NÃO HOUVE PROGRESSO NA “CONVERSA” COM A EQUIPE DO PREFEITO: “APENAS FOMOS INFORMADAS QUE A DEPARTAMENTO FINANCEIRO PRECISA DE PRAZO PARA FAZER AS CONTAS, OU SEJA, A CONVERSA NÃO DEU EM NADA”, COMENTOU UMA REPRESENTANTE DO SINDICATO.

NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 20, HAVERÁ NOVA ASSEMBLEIA DA CATEGORIA.

Limoeiro: Fábrica iniciará produção em abril




Começa a operar, no próximo mês, a fábrica de calçados femininos Terra & Água. A unidade, que se instalou no ano passado em Limoeiro, no Agres­te, está investindo R$ 25 milhões e terá uma capacidade para gerar 500 empregos. O início da produção traz para o Governo Estadual mais um estímulo que pode ressuscitar e descentralizar o polo calçadista, tão importante para a economia local, que nos anos 1970 se concentrava especialmente no município de Timbaúba.
A Terra & Água está ocupando um terreno provisório, enquan­to a Agência de Desenvol­vimento Econômico de Pernam­buco (AD Diper) negocia a desapropriação de uma área de 15 hectares na cidade. A propos­ta inicial da empresa é produ­zir 300 mil pares por mês, en­tre femininos, sandálias e chine­los. A empresa existe des­de 2000 e produz calçados injetados à base de um composto por Policloreto de Vinila (PVC) e outros materiais, como tecidos, couro e Etil Vinil Acetato (EVA).
A Terra & Água vem crescendo num ritmo de 30% ao ano e exporta para mais de 40 países. “É muito importante a chegada desta indústria, já que o Estado passa a desenhar um forte eixo de desenvolvimento aproveitando a vocação da região para o setor calçadista, que pega Limoeiro, Carpina e vai até Timbaúba”, afirmou o pre­sidente da AD Diper, Roberto Abreu.
Para se instalar no Estado, a empresa conseguiu o benefício do Programa de Desenvolvimento da Indústria de Cal­çados, Bolsas, Cintos e Bolas Esportivas (Procalçados), que garantiu à Terra & Água um desconto de 95% no saldo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Um incentivo importante que nos garantiu a presença de uma grande empresa”, ressaltou Abreu.
O crescimento industrial da cidade de Limoeiro não para com a chegada da Terra & Água. Segundo o presidente da AD Diper, a região está prestes a receber um verdadeiro “condomínio industrial”. “É uma localidade estratégica para o Estado. Já estamos fechando acordos com outras grandes empresas de diversos segmentos. Ainda neste ano, teremos a construção de uma fábrica do setor de metal-mecânica”, contou Abreu.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...