sexta-feira, 1 de março de 2013

Cidades da Copa precisarão de 9 mil licenças de antenas 4G




Copa e o 4G
FOTO: Reprodução
As doze cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil vão precisar de 9.566 licenças para a instalação de novas antenas de quarta geração da telefonia móvel. Levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) mostra que será necessária a implantação de uma média de 30 Estações Rádio Base (ERB) por dia. Esse trabalho, no entanto, vem encontrando obstáculos em função de leis que dificultam a expansão dos serviços.

Pelo planejamento, a cidade que mais exigirá antenas será São Paulo, com 2.784. Em segundo lugar, vem o Rio de Janeiro, com 1.723, seguida de Brasília, com 954. Na sequência, aparece Porto Alegre, com 665, e em quinto lugar Curitiba, com 652 antenas. Em sexto, está Belo Horizonte, com 642, seguida de Salvador (564), Recife (490), Fortaleza (441), Manaus (271), Cuiabá (215) e Natal (165).
 
A tecnologia 4G, pelas caraterísticas técnicas da faixa de radiofrequência que será usada (2,5 GHz), vai exigir um número de antenas duas a três vezes superior ao de estações rádio base de terceira geração (3G). Pelo cronograma de instalação, previsto no edital, a 4G deve estar funcionando em abril deste ano nas cidades sede da Copa das Confederações e em dezembro de 2013 nas cidades-sede da Copa do Mundo.

Para a implantação da quarta geração, as prestadoras de telefonia móvel assinaram um Termo de Compromisso para intensificar o compartilhamento de infraestrutura de 4G, com o objetivo de reduzir o impacto urbanístico e o de proporcionar maior agilidade e sucesso no processo de licenciamento municipal. 

O projeto de Lei das Antenas, em tramitação no Congresso, vai estabelecer regramento nacional para as instalações e licenciamento, proporcionará facilidades para a implantação de infraestrutura de telefonia móvel e permitirá a expansão dos serviços e a melhoria na cobertura dos sinais. A medida vem num momento em que é crescente a demanda da população brasileira por serviços móveis, especialmente a banda larga no celular.

O SindiTelebrasil entende que a Lei das Antenas dará um ordenamento técnico e jurídico ao tema, sem alterar a responsabilidade constitucional dos municípios. Nesse sentido, ressalta a importância do envolvimento das autoridades municipais para também alterar as legislações que hoje dificultam essa expansão.

Prefeito de Juripiranga-PB desmente história de renúncia


Prefeito de Juripiranga-PB desmente história de renúncia
O presidente da Câmara Municipal de Juripiranga, Kiko Cabral (PSD), negou na manhã desta quinta-feira (28) que o prefeito Paulo Dália (PSD) tenha renunciado ao cargo. Informações sobre a renúncia do gestor municipal começaram a ser divulgadas ainda na noite de quarta-feira (27).

O ex-prefeito Tom Maroja também desmentiu os boatos. "Não existe nada disso, é tudo boato". Ele está em viagem para João Pessoa na companhia do prefeito Paulo Dália. Como estava dirigindo o gestor não pôde falar com a reportagem do JP.

O vereador Kiko Cabral disse que a Câmara Municipal não recebeu nenhuma carta de renúncia de Paulo Dália. “Estive reunido com ele anteontem e ele não falou nada sobre renúncia. Não chegou nada para a Câmara até o momento”, disse o presidente do legislativo de Juripiranga.

O chefe do cartório da 6ª Zona Eleitoral, que tem em sede em Itabaiana, Fernando Sá de Mel, também negou que o prefeito tivesse apresentado o pedido de renúncia à Justiça Eleitoral. “Não foi protocolizado nada, soubemos apenas de boatos que estariam circulando pela cidade”, declarou ao JP Online.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Juripiranga para tentar ouvir Paulo Dália, mas ele não se encontrava. O secretário de Sáude, Jammes Araújo, disse que o prefeito ainda não havia chegado. “Não temos informações sobre isso (renúncia), estamos esperando ele chegar para ter um posicionamento oficial”, informou.

Informações do JP Online


Descoberto novo cinturão de radiação ao redor da Terra .


Astrônomos acabam de encontrar o terceiro anel de Van Allen, uma formação aparentemente temporária, mas maior, envolvendo o segundo anel.

cinturão de radiação ao redor da Terra
Até agora se acreditava que o Cinturão de Van Allen fosse constituído por dois anéis de plasma – partículas carregadas eletricamente – que circundam a Terra no plano do Equador.
É nesse cinturão de radiação, sobre o qual pouco se sabe, que ocorrem as auroras boreais e austrais.
Os dois anéis originais foram descobertos por James Van Allen, em 1958. Eles circundam a Terra na região do Equador, estendendo-se entre 1.000 e 60.000 quilômetros de altitude, mantidos no lugar por ação do campo magnético terrestre.
A descoberta do terceiro anel foi feita pelas sondas espaciais gêmeas RBSP (Radiation Belt Storm Probes – sondas para medição de tempestades nos cinturões de radiação, em tradução livre), lançadas pela NASA em Agosto do ano passado para estudar as “tempestades” dos anéis de radiação – devido ao nome complicado da missão, elas são mais conhecidas como Sondas de Van Allen.
A missão das duas sondas RBSP é justamente esclarecer a formação e o comportamento desse cinturão de radiação, que afeta o funcionamento de satélites e naves espaciais, e pode ter impacto sobre a saúde dos astronautas.
Terceiro anel de Van Allen
Assim que chegaram ao espaço, as duas sondas detectaram imediatamente os dois conhecidos e gordos anéis.
Para surpresa geral, contudo, nos dias que se seguiram, os instrumentos mostraram a formação de um terceiro anel de radiação.
Com o passar dos dias, o segundo anel começou a se comprimir em uma faixa de elétrons muito densa, e começou a surgir o terceiro anel, igualmente formado por elétrons, mas menos compacto e mais distante, estabelecendo o quadro de um cinturão de Van Allen com três anéis.
“Pareceu tão estranho que eu achei que devia haver algo de errado com o instrumento,” disse o pesquisador Dan Baker. “Mas nós vimos coisas idênticas em cada uma das duas naves espaciais e então tivemos que concluir que era algo real.”
O anel do meio, que os astrônomos chamam de anel de armazenamento, persistiu conforme o anel externo começava a se desfazer, o que ocorreu durante a terceira semana de Setembro.
Finalmente, uma poderosa onda de radiação emitida pelo Sol virtualmente aniquilou tanto o que restava do terceiro anel, quanto todo o segundo anel.
Pressa proveitosa
Já se sabia que o anel exterior de radiação tinha uma dimensão variável, às vezes inchando com partículas carregadas, que depois escapam novamente, dependendo do clima espacial.
Nos meses que se seguiram desde o desaparecimento dos dois anéis externos, as zonas de radiação se reconstituíram em sua estrutura mais comum de dois anéis.
“Nós não temos nenhuma ideia de quantas vezes esse tipo de coisa acontece,” disse Baker. “Isso pode ocorrer com bastante frequência, mas nós não temos os instrumentos necessários para acompanhar isso.”
Na verdade, o fenômeno só foi registrado porque os cientistas decidiram usar os instrumentos das duas sondas sem passar pelo criterioso programa de calibração que ocorre em todas as missões espaciais.
Eles passaram direto para a chamada “fase científica” porque queriam coletar a maior quantidade possível de dados em paralelo com a sonda SAMPEX, que está no espaço há mais de 20 anos, podendo deixar de funcionar a qualquer momento.
Se tivessem seguido as normas, o fenômeno não teria sido registrado.
“Se não tivéssemos feito dessa forma, teríamos perdido o acontecimento. É bom estar no lugar certo, na hora certa, com os instrumentos certos,” disse Baker.
Tempestades solares
Uma melhor compreensão da formação do Cinturão de Van Allen, incluindo o número de anéis, ajudará os pesquisadores a refinar nossa compreensão de como e quando as tempestades solares podem causar estragos na Terra.
Por exemplo, qual seria o impacto de uma onda de choque que venha do Sol no momento que os anéis estão retraídos?
“Nós podemos oferecer estas novas observações para os teóricos que modelam o que está acontecendo no cinturão,” disse Shri Kanekal, cientista da missão das Sondas de Van Allen. “A natureza nos presenteou com este evento – ele está lá, é um fato, você não pode argumentar contra ele – e agora temos de explicar por que ele ocorre. Por que o terceiro anel persistiu durante quatro semanas? Por que ele mudou? Todas essas informações nos ensinam um pouco mais sobre o espaço.” Do site inovação tecnologica.
Por Jornal de Caruaru

Vivo, Claro, Oi e Tim deverão ser investigadas por CPI. Mas como sempre, não vai dar em nada. .


Os deputados vão investigar as tarifas abusivas e a má qualidade dos serviços da telefonia móvel. As possíveis irregularidades das operadoras que prestam esse serviço público sob concessão serão alvos de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Enquanto essa CPI não é formalizada, proposta de fiscalização financeira e controle (PFC 95/12) está adiantando o trabalho.

pizza
O deputado César Halum (PSD-TO) apresentou, na última semana de fevereiro, requerimento (RCP 19/13) de criação de CPI para apurar o valor arrecadado com as tarifas de telefonia móvel no Brasil e os investimentos já feitos para a melhoria do sistema.
As quatro maiores operadoras – Vivo, Claro, Oi e Tim – terão que explicar, por exemplo, o valor elevado das ligações internacionais e a diferença entre as tarifas do pré e pós-pago, que, segundo o deputado Halum, é “uma afronta”.
“Em todos os Procons do Brasil, nos últimos três anos, a campeã de reclamações foi a telefonia móvel. Portanto, o povo brasileiro está insatisfeito e não é só pela tarifa nem é só pela qualidade do serviço: é pelo descaso no tratamento com o consumidor”, destacou o parlamentar. “Quando o consumidor quer falar com uma dessas operadoras, fazer reclamação ou obter uma informação também é tratado com muito descaso.”
Mas, como todas as outras CPI’s que vimos no país, esta será mais uma que vai se tornar uma grande e verdadeira pizza! Infelizmente.
Por Jornal de Caruaru

Árbitro de futebol amador que matou goleiro se entrega à polícia em Araçoiaba



O gari e árbitro de futebol amador suspeito de ter assassinado a facadas o goleiro do time Trintão Futebol Clube de Itaquitinga no último domingo (24) se entregou à polícia na tarde desta quinta-feira (28). João Batista, de 41 anos, presta depoimento nesta noite na Delegacia de Araçoiaba. O crime aconteceu na frente de jogadores e torcedores em um campo de futebol na cidade.Durante a partida entre o Trintão Futebol Clube de Itaquitinga e o Brilhante Futebol Clube de Araçoiaba, o goleiro Josivaldo Soares, de 30 anos, teria levado três facadas do árbitro. Segundo as testemunhas, o crime aconteceu após o goleiro receber um cartão vermelho do juiz, mas as discussões entre os dois começaram antes, ainda no primeiro cartão. Com a expulsão, o goleiro teria chamado o árbitro de “miserável” e João Batista teria tirado uma faca do bolso, agredido o jogador e fugido. Josivaldo Soares ainda foi encaminhado para a Unidade Mista de Araçoiaba, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Na última segunda (25), as testemunhas do Em diligências que ocorrem desde o assassinato, os investigadores também estiveram na casa do suspeito e de familiares dele, mas não o encontraram.
Do Diario de Pe

Torcidas organizadas passam por operação da policia


A policia Civil de Pernambuco realiza na tarde desta Quarta-feira (01), a operação jogo da Paz que tem o objetivo de fiscalizar as sedes e sub-sedes das três maiores torcidas do estado de Pernambuco (Torcida Jovem do Sport, Inferno Coral do Santa Cruz e Fanáutico do Náutico).
A operação conta com o apoio do ministério publico e Poder Judiciário, além da participação de 40 policiais civis, que vasculham cerca de cincos endereços. A coordenação de operações e recursos especiais (CORE) vem acompanhando a movimentação dos integrantes desde abril do ano passado.
A polícia vai apreender objetos armazenados nas sedes ligados a prática criminosa. Computadores e outros equipamentos que possam passar por perícia também serão levados.
Confira algumas imagens da Operação:

Corpo de caminhoneiro é encontrado em Aliança


O motorista “Marcelo Madruga” como era conhecido estava desaparecido deste o último sábado (23/02),foi encontrado morto na manhã de hoje (01). Severino José de Araújo morava na cidade de João Alfredo, o mesmo trabalhava para um empresário de Carpina.
No sábado Marcelo saiu com destino a João Pessoa- PB conduzindo um caminhão branco de placa KFV-7142 e não mais retornou, corpo foi encontrado no Engenho Terra Nova,zona rural de Aliança.
A vítima foi encontrada estado de decomposição com as mãos e pés amarrados. Até o momento a polícia não tem informações sobre o caminhão.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...