sábado, 2 de fevereiro de 2013

Construção de presídio será retomada em março

Economia

Outra construtora é escolhida para tocar a obra em Itaquitinga

epois de longos seis meses de paralisação, as obras do Centro Integrado de Ressocialização (CIR), que está sendo erguido no município de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, através de Parceria Público-Privada (PPP), serão retomadas no fim do próximo mês, pois os atrasados referentes aos trabalhadores serão quitados na próxima quinta-feira. O prazo foi definido ontem, após reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Marreta) e os secretários de Articulação Social e Regional, Aluísio Lessa, e o de Governo, Milton Coelho. 

De acordo com os representantes das partes presentes, essas novas datas só foram possíveis porque houve a substituição da empreiteira até então responsável pela construção. A Advance Construções e Participações LTDA, desde julho de 2012, vem sofrendo problemas financeiros e, com isso, ficou impossibilitada de cumprir o contrato. Em seu lugar, ficará a também baiana DAG Construções, que irá adquirir 95% do controle acionário da Advance e do consórcio Reintegra Brasil S.A. “A casa continua a mesma, mas os moradores vão mudar. A nova empresa vai assumir todo o ônus e o bônus da obra”, disse o secretário Milton Coelho, quando questionado sobre quem assumirá a responsabilidade das dívidas trabalhistas.

Segundo estima o Marreta, os débitos da Advance com os 1.300 trabalhadores é da ordem de R$ 3 milhões. A pendência é relacionada ao pagamento da segunda parcela do 13º, os salários de janeiro, o recolhimento do FGTS e INSS e o pagamento das verbas rescisórias. “O que interessa é que (os trabalhadores) recebam, não importa quem vai pagar. Quero deixar claro que, aqui em Pernambuco, não se dá calote em trabalhador”, disse a presidente do sindicato, Dulcilene Morais.

Sobre o novo prazo de entrega do CIR, Milton Coelho estima que a finalização deva acontecer em meados de junho, tendo em vista que a obra está 85% concluída. “No entanto, é preciso ponderar que a obra ficou muito tempo parada. Então, é preciso reajustar o canteiro, o que acontecerá de forma acelerada”, informou o secretário, ressalvando que há 40 dias vinha envolvido na busca dessa solução para o presídio. Além disso, Coelho garantiu que o prazo contratual anteriormente acertado era de outubro de 2012.

A reportagem da Folha tentou entrar em contato com o diretor da Advance, Eduardo Fialho, mas, até o fechamento desta edição, ele não havia atendido ao celular. A DAG Construções também foi procurada. A assessoria de Imprensa informou, por telefone, que os diretores estavam fora de Salvador e não tinha informações sobre o horário de chegada.

Professores de Paudalho vão conhecer as campanhas do MPPE

Campanhas Pernambuco Contra o Crack, Ação Bem-Me-Quer e É Hora de Expulsar o Bullying da Escola, todas do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), serão apresentadas a cerca de 450 professores da rede municipal de Paudalho. O evento acontece  na Academia de Polícia Militar do município, na segunda-feira (4), às 10h. Os profissionais irão receber orientações de como agir para evitar o contato do aluno com as drogas ou quando o adolescente já está envolvido; o que fazer ao notar sinais de violência doméstica, tanto do aluno quanto da família; além de medidas para combater o bullying no ambiente escolar.
O evento marca o início das atividades do MPPE na Zona da Mata Norte em 2013 e visa alertar e mobilizar a sociedade sobre os problemas observados no local. A iniciativa é do promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra, que enxerga a capacitação como “um espaço direto de discussão em torno dos assuntos relativos à defesa da cidadania e da proteção à infância, cujas diretrizes foram escolhidas para nortear os próximos dois anos da atual gestão do Ministério Público”.
Ainda de acordo com o representante do MPPE,  a cidade tem um alto índice de violência, em média são recebidos na promotoria por mês 50 inquéritos, cerca de 48% são de violência contra a mulher. “No recesso da instituição chegaram 12, dos quais dez eram flagrantes da Lei Maria da Penha. Começamos com essa capacitação para tentar formar uma cultura de prevenção, por meio das escolas e dos alunos”, explica Seabra.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...