segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Criança é encontrada morta dentro de máquina de lavar, no bairro de Afogados


Da Rádio Jornal


mae_OK
Mãe da crinaça ficou emocionada ao falar sobre o crime brutal
Indignação e revolta. Talvez não existam outras palavras que descrevam o sentimento vivido pelos familiares e conhecidos do pequeno Tauan Vinicius Rodrigues da Silva, de 2 anos. O garoto foi esfaqueado e posto em uma máquina de lavar por Robério Gomes da Silva, de 27 anos.
O menino estava passando o fim de semana na casa da avó, dona Ana Paula Rodrigues, na Vila São Miguel, no bairro de Afogados, área central do Recife. Enquanto a senhora vendia acarajé na frente da residência, Tauan brincava na rua. Bastou um momento de esquecimento para que dona Ana percebesse que o neto estava desaparecido.
A comunidade se comoveu e começou a procurar o pequeno. Não sabia que ele estava tão perto, tinha sido levado pelo vizinho. Robério esfaqueou o garoto Tauan e o colocou em uma máquina de lavar.
A avó do garoto, Ana Paula, fala que amigos da família e vizinhos entraram em várias casas. Ela comenta como foi o exato momento em que fizeram a vistoria na casa do assassino.
Segundo informações de vizinhos, Robério era uma pessoa estranha e não se comunicava muito com a comunidade. Ele morava com a mãe e com o padastro, mas eles estavam viajando no dia do crime. O homem já foi preso e encaminhado ao Centro de Triagem, Cotel, em Abru e Lima, no Grande Recife.
Ouça a matéria de Marcelo Barreto, especial para a Rádio Jornal

Veja o vídeo da TV Jornal. Repórter entrevista mãe do menino.

Tragédia no RS: Santa Maria começa a sepultar jovens vítimas de incêndio em boate



Dados foram atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria nesta segunda-feira (28). Mais de 70 pessoas continuam internadas na cidade
Em um ambiente de comoção, os moradores de Santa Maria (RS) começaram a sepultar nesta segunda-feira as jovens vítimas do incêndio na boate Kiss, que na madrugada de domingo deixou 231 mortos e pelo menos 112 feridos.
Santa Maria sepultamento dos jovens  2
Familiares, amigos e colegas de universidade das vítimas começaram a chegar aos cemitérios municipal e de Santa Rita para lhes dar o adeus definitivo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria (RS) divulgou, por volta das 10h desta segunda-feira (28), o relatório oficial atualizando para 236 o número de vítimas do incêndio na Boate Kiss, ocorrido na madrugada deste domingo (27). Além do número de mortos, dados da Defesa Civil mostram que 65 pacientes foram removidos para hospitais de outras cidades e 79 pessoas seguem internadas na rede hospitalar de Santa Maria.
Santa Maria sepultamento dos jovens
Os casos mais graves, conforme o comunicado, estão sendo encaminhados para hospitais de maior complexidade, especialmente, ao município de Porto Alegre/RS, após triagem rigorosa e avaliação por equipe especializada.
Santa Maria sepultamento dos jovens 1Nesta manhã, durante coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que cerca de 80% dos internados são pessoas que sofreram intoxicação por inalação de fumaça tóxica, e os 20% restantes são feridos com queimaduras graves.
Saiba mais
Por Jornal de Caruaru                   

Álcool líquido sai das prateleiras amanhã


alcool-liquido-anvisa

A partir de amanhã, as embalagens de álcool líquido com teor maior que 54º não estarão disponíveis para o comércio. A medida é resultado de uma vitória judicial que reconheceu a legalidade da resolução RDC 46 de 2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a venda do álcool líquido em sua forma mais inflamável.
Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/02 que proíbe a fabricação, exposição à venda ou entrega ao consumo, do álcool etílico de alta graduação, ou seja, acima de 54° GL. A medida teve como objetivo reduzir o número de acidentes e queimaduras geradas pelo álcool líquido, com alto poder inflamável, além da ingestão acidental. Entre as maiores vítimas deste tipo de acidente estão as crianças que se envolvem em acidentes domésticos. A norma também determina que o produto líquido que continuará no mercado tenha uma substância desnaturante que o torna intragável.
Logo após a publicação, uma entidade representativa do setor obteve uma decisão judicial que permitia aos seus associados continuar comercializando o produto. Em 2012, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu pela validade da norma da Anvisa e publicou o seu Acórdão no dia 1º de agosto, com aplicação imediata. A partir desta decisão, a Anvisa concedeu um prazo de 180 dias para a adequação do setor produtivo. Esse prazo termina no próximo dia 28 de janeiro.
A medida atinge apenas o álcool líquido com gradução maior que 54° GL; dessa forma, o álcool nessa graduação só poderá ser vendido na forma de gel. Os produtos comercializados para fins industriais e hospitalares continuam liberados. Também pode ser comercializado para o consumidor final o álcool de 54° GL em embalagens de no máximo 50 mililitros. A decisão judicial ainda poderá ser contestada em tribunais superiores.
Gay Lusac é a medida que estabelece o grau alcóolico das substâncias líquidas. Esta informação aparece nas embalagens de álcoo, sendo que 54° GL é equivalente a 46,3° INPM outra medida que também pode ser utilizada nas embalagens.
Fonte: Anvisa
Por Jornal de Caruaru                   

Jovem morre afogado em barragem de Itambé



Um jovem de 25 anos perdeu a vida após se afogar na Barragem de Pau Amarelo, localizado no Engenho Camará, em Itambé. O acidente aconteceu por volta das 12h deste domingo (27).
De acordo com as testemunhas, Paulo Rogério da Silva, foi retirado da água pelos bombeiros que fizeram procedimentos de reanimação, mas não resistiu e morreu.
Segundo um amigo da vítima, Rogério entrou na barragem após uma partida de futebol, onde deu o primeiro mergulho e não retornou a superfície.


Vereadores sem salário? Sim, é possível



Imagine parte dos vereadores do país ser eleita para exercer um mandato de quatro anos e não receber nenhum centavo por isso. Trabalhar apenas por “amor à causa”. Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), do senador Cyro Miranda (PSDB/GO), promete extinguir os subsídios dos vereadores das cidades brasileiras com até 50 mil habitantes. O projeto não chegou à votação em plenário, mas desde que foi encaminhado para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado está causando muita polêmica e sendo interpretado por alguns políticos como inconstitucional.
A pressão é grande para que a proposta não seja levada adiante. Atualmente os vereadores recebem até 75% do que ganha deputado estadual. Se a PEC for aprovada, a maioria das câmaras municipais do país seria atingida. Estima-se em mais de 90% serão afetadas. As novas regras, no entanto, só valeriam em 2016. Em Pernambuco, dos 184 municípios 149 entrariam na cota do “sacrifício” (veja quadro).
O senador Aloísio Nunes (PSDB/SP) foi escolhido como relator da PEC, mas ainda não concluiu o relatório. Segundo informações de bastidores, algumas propostas já foram encaminhadas ao relator para diminuir o impacto da medida, entre elas está a de incluir uma ajuda de custo no valor de um a dois salários mínimos para os vereadores nesses municípios.
Na avaliação do senador Armando Neto (PTB), a PEC é inconstitucional e discriminatória. “É tratar iguais de maneira desigual, pois em uns municípios os vereadores receberiam e em outros, não. É preciso discutir a questão de maneira mais ampla. Para a PEC ser mais coerente, deveria suprimir a remuneração de todos (senadores, deputados, prefeitos, governadores), o que não concordo”, disse. De acordo com o petebista, o correto seria estabelecer um critério para balizar a remuneração dos vereadores em vez de suprimi-la.
O presidente da União de Vereadores de Pernambuco (UVP), Severino Farias, assegura que a iniciativa é preconceituosa, principalmente com o Nordeste. Para ele, a dificuldade do país não está nas casas legislativas, mas no Poder Executivo. “O problema da corrupção está no Executivo. O vereador não compra merenda, medicamentos, não faz obras. Seu papel é de fiscalizar e fazer leis. Não é justo trabalhar sem receber. É fácil bater nos pequenos. Se o vereador não exercer bem seu papel, a população pode julgá-lo a cada quatro anos”, afirmou.
A UVP está encabeçando um movimento junto com outros estados do Nordeste para nos dias 12,14 e 14 de março viajar a Brasília. Além de tratar dessa PEC, os vereadores vão discutir o Pacto Federativo e a reforma política. O discurso do presidente da UVP foi reforçado pelos presidentes das câmaras de Bom Conselho, Geninho Cavalcanti (PRP), e de Caetés, Paulo Henrique Santos (PSD). “Nas cidades pequenas, não tem como o vereador não fazer o assistencialismo de dar apoio às comunidades. A carência é grande”, comentou Geninho. Já Paulo Henrique considerou a medida sem nexo. “Trabalhar sem receber é errado. Isso não pode ser”, criticou.
Diário de Pernambuco

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...