quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Itaquitinga: Marreta faz mobilização nesta 4ª contra atrasos nos salários


Postado por: Rafael Santos 

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada (Marreta) convocou uma manifestação para esta quarta-feira (5), às 9h, na sede do Ministério do Trabalho, no Espinheiro, contra o atraso no pagamento do salário de novembro e da primeira parcela do décimo terceiro dos cerca de mil operários que estão trabalhando na construção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga.
Parada desde o meio do ano, a obra está a cargo da Advance Construções e Participações Ltda, que, segundo o sindicato da categoria, também está em débito com os trabalhadores quanto ao repasse dos valores referentes ao FGTS e INSS.
De acordo com a presidente do Marreta, Dulcilene Morais, o sindicato dará entrada a um documento sobre a obra no Ministério Público do Trabalho. O mesmo será encaminhado a Assembleia Legislativa com o objetivo de interferir no contrato do Governo de Pernambuco com a Advance Construções e Participações, já que a construção do presídio está sendo realizada a partir de uma parceria público-privada (PPP).

Prefeito de Condado fala da crise dos municípios e ataca o senador Armando Monteiro


Postado por: Josildo Santos 

100_9208O prefeito do município de Condado, Edberto Quental, (DEM), em entrevista  ao comunicador Flávio Nicetas, na Rádio Naza-FM, comentou a crise vivida pelos atuais prefeitos que já torna-se uma preocupação para os futuros administradores. Quental relembrou uma frase usada pelo ex-presidente Lula (PT) quando da sua passagem por Salvador: “Os prefeitos estão comendo o pão que o diabo amassou“. Disse Lula à época. Segundo Quental, “o pão que Lula falou não existe mais, a situação está pior”. Quental criticou a AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) no que diz respeito a crise: “A AMUPE, ao invés de defender os municípios, fizeram questão à época de tirar fotos ao lado da presidente (DILMA) e hoje a situação agravou”. Disparou Quental.
Perguntado sobre a possibilidade de disputar a eleição em 2014 para deputado estadual, ele respondeu: “Não serei candidato. Qualquer decisão nesse sentido tenho que consultar  o meu deputado estadual Antônio Moraes ( PSDB)  e o deputado federal Augusto Coutinho (DEM ), pessoas com as quais tenho compromisso”. Sobre a possibilidade  de assumir a secretaria de saúde de Caprina no mandato do prefeito Carlinhos do Moinho (PSB), ele negou: "Não tenho intenção e nem quero assumir nenhuma secretaria, embora fui convidado por alguns municípios”.
Em relação a candidata eleita e apoiada por ele, a professora Sandra Félix (PSDB), ele foi confiante: "Não tenho dúvida, Sandra será uma referência como prefeita em Condado e uma referência no Estado “. Sobre a possibilidade de tentar voltar a administrar o  município de Condado, ele não descartou: “Tenho um amor por Condado, mas posso tentar a prefeitura de Goiana, sendo esse projeto mais provável. O futuro prefeito, Fred Gadelha (PTB) que faça uma boa administração por que estarei de olho”.
A declaração do Senador Armando Monteiro (PTB) em relação a queda do FPM, de que os prefeitos têm que fazer mais com menos, Quental disparou: “O senador foi infeliz na sua declaração e desconhece o que é administração pública nem tão pouco administração privada. Ele quebrou usina, banco, jornal, onde ele pegou virou pó. Ao invés do senador dá essa declaração, ele  (Armando Monteiro) use a gráfica do senado e imprima informações como “fazer mais com menos”. Quem não achou ruim as declarações do senador foram os prefeitos bajuladores por que se curvam a quem tem cargos maiores”. Afirmou o prefeito. 

Família procura homem desaparecido após visita a Carpina


 Ismael Zamengo de Souza residente em São Paulo veio até Carpina, zona da Mata Norte de Pernambuco acompanhado de sua esposa para passar o Natal em família.
Onde  na  última quarta – feira (05/12) o mesmo disse que iria a Recife e até hoje não retormou.
A família pede para quem obtiver alguma informação ligar para: (81) 3622 – 0364.
O mesmo está de blusa azul com detalhes marron.

Prefeitura de São Vicente Ferrer não cumpre determinação do TCE e nomeia servidores concursados


De acordo informações e lista publicada no blog Macaparanews, a Prefeitura do Município de São Vicente Ferrer nomeou, na última semana, quarenta (40) servidores do último concurso para o seu quadro de pessoal, sendo todos professores. Do , 30 professores são do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e 10 professores do Ensino Infantil.
Louvável a iniciativa, pois como se sabe a é primordial para o desenvolvimento, não só do município, mas do Brasil e do Mundo, bem como as pessoas que prestaram o concurso e foram aprovadas querem ser nomeadas – justo. O ato é legal, pois foi realizado concurso público, meio pelo qual a Federal determina o provimento de cargos públicos, com exceção de alguns.
O problema é que o Tribunal de Contas do de Pernambuco, no último dia 14 de novembro aprovou recomendação determinando a todos os de Pernambuco que não executasse concursos públicos, não contratasse ou nomeasse novos servidores e não realizasse qualquer ato que resultasse com despesa para os novos gestores, 31 de dezembro de 2012.

Veja a íntegra da recomendação que foi enviada aos prefeitos:
“Recife, 21 de novembro de 2012
Sr (a) (a)
Diante da Lei de Responsabilidade , que proíbe ato que resulte despesa com pessoal nos últimos 180 dias da gestão, decidiu o Pleno desta Corte, à unanimidade, na sessão ordinária realizada em 14/11/2012 determinar a todos os gestores municipais:
I) A não execução de concurso público;

II) A não contratação ou nomeação de novos servidores;
III) A não realização de qualquer ato que resulte em despesa com pessoal, para os novos gestores, até 31 de dezembro de 2012.

Atenciosamente
Conselheira Maria Teresa Caminha Duere
Presidente do Tribunal de Contas”
Até o presente momento não há informação de que a referida recomendação tenha sido revogada.
Desse modo, verifica-se que há um desencontro entre a determinação do TCE e o ato de nomeção dos servidores, tendo a recomendação sido deixada de lado. Bem, não se tem informação de que a Prefeitura tenha solicitado autorização ao referido órgão para realizar as nomeações. Se o fez e foi autorizado, não há o que temer. Se não, não só o gestor público como os novos nomeados poderão ser prejudicados com uma possível/futura suspensão do ato de nomeação, o que espera-se não acontecer.
Por: blog Macaparana em Foco

Prefeito de Carpina ameça não pagar servidores


 O prefeito de Carpina, Manoel Botafogo (PSDB), decretou guerra aos servidores municipais e ameaça não pagar o salário de dezembro nem o 13º. Nem mesmo os professores, médicos e aposentados escapam da ira do tucano, que joga a culpa para o Governo Dilma por ter cortado drasticamente, segundo ele, os repasses do FPM.
Blog do Magno Martins

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...