quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Eduardo bate duro na Celpe: “Empresa não gosta de pobre”


Em discurso, há pouco, em Afogados da Ingazeira, onde entregou os cartões do programa Bolsa Estiagem, o governador Eduardo Campos (PSB) voltou a bater duramente na Celpe, estatal privatizada na gestão do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), hoje aliado.
“A Celpe não faz nada para o pobre. É uma empresa privada que lucrou mais de R$ 400 milhões no ano passado. Uma banda do dinheiro foi para a Espanha. Um atendimento cada vez pior. Vamos chegar dezembro sem água na Adutora, porque a Celpe não coloca energia no tempo nas estações e na bomba”, disparou, segundo o blog de Nill Júnior.
O que provocou a ira do governador foi a demora da Celpe no cumprimento com a sua meta de levar energia até o sistema da Adutora do Pajeú, cujas obras atrasaram por culpa da concessionária. O governador mostrou uma cópia do contrato que a empresa quer fazer com o DNOCS.
“É absurdo, um desrespeito à cidadania. A Celpe é uma concessão pública. Não pode tratar o Governo Federal desta forma. É um achincalho com a lei. O governador criticou, ainda, setores da Imprensa que não tratam do tema.
“Ela pode ser grande anunciante para jornais e revistas, mas estou pouco ligando para isso. Tem gente que não fala disso. Se ela fosse do Estado, quem sabe estivesse na TV na hora da janta”, desabafou.

Polícia apreende mais de 125 toneladas de cigarros em Feira Nova







A Polícia Rodoviária Federal com apoio da Secretaria da Fazenda e Polícia Civil estouraram uma fábrica clandestina de cigarros em Feira Nova, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com PRF, a quantidade de cigarros é superior a 125 toneladas. Ainda de acordo com a polícia, a mercadoria seria para distribuir em todo o Nordeste. A operação teria começado em Caruaru, também no Agreste, e se estendido por outros municípios.
Em Feira Nova, onde o depósito foi encontrado funcionava no subsolo embaixo de um galinheiro. No local foram apreendidas máquinas e toda a mercadoria.
Do NE10

Equipes de transição devem ser instaladas em mais três cidades


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendações para a criação de equipes de transição em mais três municípios. Os documentos foram destinados aos prefeitos eleitos e aos atuais gestores de Altinho, João Alfredo e Salgadinho, no Agreste. As equipes devem realizar um levantamento das dívidas, contratos e ações judicias que envolvem os respectivos municípios para ser repassado aos próximos gestores.
As recomendações são de autoria dos promotores de Justiça Geovany de Sá Leite (Altinho) e Luiz Guilherme Lapenda (João Alfredo e Salgadinho). Com as medidas, os representantes do MPPE visam garantir a transparência nas prestações de contas municipais, seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com essas, somam quatro as recomendações emitidas pelo MPPE visando a criação de equipes de transição nos municípios – já havia sido publicada uma para Caetés (Agreste).
Todo o trabalho das equipes de transição deve ficar registrado em ata. Os grupos têm a função de listar atos orçamentários, financeiros, fiscais e patrimoniais dos municípios. Também cabe às equipes observar a capacidade de cumprimento dos contratos com a iniciativa privada, a situação de cada um deles, além de listar os credores e vencimentos das dívidas das prefeituras.
De acordo com as recomendações, todos os documentos repassados durante a transição devem ser disponibilizados aos órgãos de controle federais e estaduais, caso solicitados. Os futuros gestores também foram orientados a substituir os ocupantes de cargos da administração de forma gradual, para não haver paralisação nos serviços públicos. Já os atuais prefeitos devem realizar a prestação de contas parcial, que envolve convênios e contratos estendidos à nova gestão, até o fim de seus mandatos.
Os promotores ainda alertam que as irregularidades encontradas durante os trabalhos das equipes devem ser informadas ao Tribunal de Contas, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Caso as recomendações não sejam cumpridas, o MPPE pode entrar com ações por improbidade administrativa contra quem não observar algum dos seus itens.

Prefeito eleito de Paudalho vai ao Juazeiro pagar promessa


O prefeito eleito de Paudalho, José Pereira (PSB), viajará nesta quarta-feira para Juazeiro do Norte (CE) a fim de pagar uma promessa na Igreja em que o Padre Cícero Romão Batista está enterrado.
Ele disse ser devoto do “meu padrinho” e que vai agradecer a ele sua quarta eleição para prefeito daquela cidade, que fica a 50 km do Recife.
Pereira derrotou o atual prefeito, Fernando Moreira (PTB), que foi eleito com o seu apoio em 2008.
Ele garante que a cidade está um caos, pois até os coveiros o atual prefeito demitiu.
“Morreu um irmão do desembargador Rivadávia Brayner (TJ) e a família teve que contratar um coveiro para sepultá-lo”, afirmou.
Pereira foi contemporâneo na UFPE do governador Eduardo Campos e do prefeito eleito de Teresina Firmino Filho (PSDB).

Câmara aprova isenção do ISS para Fifa


Iolando Lourenço - Agência Brasil31.10.2012 - 19h47 | Atualizado em 31.10.2012 - 20h15
Logomarca da Copa do Mundo de 2014, no Brasil (Fifa/Divulgação)
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, por 304 votos a 13 e 2 abstenções, o projeto de lei complementar do Executivo que permite aos municípios e ao Distrito Federal (DF) isentar do Imposto sobre Serviços (ISS) a Federação Internacional de Futebol (Fifa) em negócios relacionados à Copa das Confederações de 2013 a Copa do Mundo de 2014 e, a serem realizadas no Brasil. O projeto será agora apreciado pelo Senado.
O relator do projeto, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), apresentou ao plenário e foi aprovado um texto substitutivo ao projeto do governo. O texto de Picciani prevê a criação de leis municipais e do DF estabelecendo as regras para a isenção do tributo e a elaboração e divulgação de estimativas dos custos e dos benefícios com a isenção do ISS, em função dos novos empregos que serão gerados com os eventos.
O peemedebista disse que a isenção do ISS foi um dos compromissos assumidos pelo Brasil, que possibilitaram a escolha do país para sediar os dois eventos esportivos mundiais. De acordo com ele, a perda com a arrecadação será compensada pelos eventos esportivos, que serão vantajosos para o país.

Senado aprova Projeto de Crimes Cibernéticos



Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (31) o chamado Projeto de Crimes Cibernéticos, que tipifica os crimes praticados por meios eletrônicos e pela internet. A matéria trata de temas como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mails, a derrubada proposital de sites, entre outros.
As penas variam de três meses a dois anos de prisão, a depender da gravidade do caso. Os culpados podem ter a pena aumentada se tiverem agravantes como obter benefícios financeiros ou invadir dados de autoridades como o presidente da República ou de um dos Poderes.
A venda de programas ou dispositivos que facilitem a invasão de computadores ou locais privados na internet, como e-mails, também configura agravante que pode aumentar a pena final. A ideia é garantir o máximo de tipificação para práticas danosas por meios eletrônicos que até hoje não configuravam crimes.
A matéria recebeu alterações em relação ao texto da Câmara na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Por isso, precisará retornar para revisão final na casa original antes de seguir para sanção presidencial.
Edição: Fábio Massalli

Inep vai usar lacres eletrônicos para reforçar segurança do Enem

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília -  A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá um reforço na segurança. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai usar lacres eletrônicos para o fechamento de 10 mil malotes de provas, cerca de 25% do total.
O  investimento de R$ 3,7 milhões é referente a 20 mil dispositivos de segurança, que registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova. Eles poderão ser utilizados em até seis exames.
Apenas metade será utilizada no Enem e o restante em outros exames, como o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). O valor do contrato com a gráfica RR Donnelley foi divulgado hoje (31) noDiário Oficial da União.
As provas do Enem serão aplicadas em 1.615 municípios de todo o país no próximo final de semana, dias 3 e 4 de novembro. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h. O Ministério da Educação (MEC) recomenda que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
O ministério alerta que o preenchimento do cartão de respostas e a redação devem ser feitos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No sábado (3), serão aplicadas as avaliações de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O tempo previsto no edital é quatro horas e trinta minutos para realização da prova no sábado. No domingo (4), serão avaliadas linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e trinta minutos para a conclusão da prova.
Edição: Carolina Pimentel

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...