terça-feira, 23 de outubro de 2012

Homem interrompe o 'próprio velório' e causa tumulto em residência na Bahia


SUSTO

Corpo errado foi reconhecido pelos próprios familiares no Instituto Médico Legal

AGÊNCIA ESTADO

Reprodução
Gilberto Araújo Santos, de 41 anos, estava afastado da família
O susto foi grande quando o lavador de carros Gilberto Araújo Santos, de 41 anos, chegou andando ao "próprio velório", que era realizado na casa de seus pais, em Alagoinhas (BA), 108 quilômetros ao norte de Salvador, na manhã da última segunda-feira (22). Ele ainda havia telefonado mais cedo para os familiares, avisando que estava vivo, mas os parentes acharam que era trote, tamanha a semelhança dele com o corpo que estava prestes a ser enterrado.

A confusão começou na noite de sábado (20), com o assassinato a tiros de um morador de rua, no centro da cidade. Avisados da ocorrência, um irmão e uma irmã de Santos foram ao Instituto Médico-Legal no domingo (21) e reconheceram o corpo como sendo o do lavador de carros, que não fazia contato com a família havia quatro meses.

Os familiares prepararam o velório, que teve início na noite de domingo e seguiu até a manhã desta segunda-feira. Santos foi avisado do caso por um amigo, que soube que ele era dado como morto. Ligou para casa, mas foi "ofendido". Sem opção, resolveu voltar para mostrar que não havia morrido. Segundo os familiares houve gritaria, comemorações, susto e desmaios. Rapidamente, a rua ficou lotada de curiosos.

O delegado Glauco Suzart admite que a semelhança entre o morto e o lavador de carros "é impressionante". "Além disso, os dois eram moradores de rua, trabalhavam lavando carros e tinham amigos em comum, o que contribuiu para o engano", explica. De acordo com ele, outra família da cidade já identificou o corpo. A polícia investiga o homicídio. Depois do susto, Santos decidiu voltar a morar com os pais e ganhou uma festa no almoço desta terça-feira (23).

Acusado de homicídio é preso com munições em Tracunhaém









Policiais militares da Delegacia de Timbaúba detiveram no começo da manhã da última sexta-feira (19/10), um rapaz acusado de duas tentativa de homicídio e homicídio, em Tracunhaém, zona da Mata Norte do Estado.
De acordo com os policiais, Germano de Moura Costa, teria efetuado disparos de arma de fogo contra as vitímas Claudemir João Gomes e Silas Alexandro da Silva Silveira no município de Timbaúba, ficando os mesmos apenas feridos.
Germano tirou a vida de André Joaquim Martins na cidade de Macaparana, por motivo até então desconhecidos.
O acusado foi capturado quando estava dirigindo um veículo Fiat Uno Mille Fire, Azul e de placa KJI 2537, onde no interior do mesmo haviam 10 (dez) munições intactas.

Casal morre ao cair do 21º andar de edifício no centro do Rio de Janeiro


INVESTIGAÇÃO

Peritos encontraram sinais de luta corporal e algumas marcas de sangue no imóvel

 AGÊNCIA ESTADO

Reprodução
Corpos foram encontrados na área interna do edifício, em cima da sobreloja
 Um casal morreu após cair de uma sala comercial no 21.º andar de um edifício na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, no fim da noite de segunda-feira (22). Peritos criminais encontraram sinais de luta corporal e algumas marcas de sangue no imóvel. Porém, não conseguiram determinar quem caiu primeiro e puxou o outro. Segundo a Polícia Civil, não há indícios de que havia outra pessoa, além do casal, dentro da sala no momento da queda.

As vítimas foram identificadas como a advogada Adriana Maria Ribeiro Portes, de 44 anos, e Fernando Amanso da Silva, de 45. Eles seriam namorados. Vizinhos disseram a policiais militares que estiveram no local que, antes da queda, ouviram os dois brigando. Também foram ouvidos gritos de socorro vindos da sala.

Os corpos foram encontrados na área interna do edifício, em cima da sobreloja. O prédio possui 629 salas e 10 lojas. O delegado Leonardo Affonso, do 5.º Distrito Policial (Lapa), disse que Fernando já havia sido preso em janeiro deste ano, após Adriana registrar uma queixa de agressão contra ele no 28.º D

Homem é preso após assaltar loja e estuprar funcionária, no bairro de Boa Viagem


OUSADIA

Suspeito simulou estar armado e subtraiu toda a quantia existente no caixa

Do FolhaPE

Maurício Ferry
Mauro Sérgio dos Santos foi autuado em flagrante
Um homem foi preso, na tarde desta terça-feira (23), após roubar uma loja de bebidas e ainda estuprar uma funcionária do estabelecimento, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Mauro Sérgio dos Santos, de 27 anos, foi detido por policiais nas proximidades da avenida Domingos Ferreira, onde o crime ocorreu.

Segundo informações da vítima, o suspeito, que é ex-presidiário, teria invadido o local simulando que portava uma arma e subtraído todo o dinheiro do caixa. Além disso, o homem obrigou a mulher tirar parte da roupa e, segundo ela, teria realizado atos libidinosos com a mesma.

Imagens do sistema de segurança, presente no local ajudaram a identificar o suspeito. De acordo com a polícia, o homem teria ainda roubado o telefone celular da funcionária.

Mauro Sérgio dos Santos foi autuado em flagrante por estupro e roubo consumados e encaminhado ao Centro de Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), localizado em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.
 

Nova aposentadoria de servidor valerá a partir do próximo ano


INSS

Regime prevê o teto do benefício igual ao valor pago ao trabalhador da iniciativa privada

- AGÊNCIA ESTADO

Reprodução/Internet
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou que o novo regime de aposentadoria dos funcionários públicos deverá valer para os que ingressarem no serviço público federal a partir de fevereiro do próximo ano. Com a aprovação pela Superintendência de Previdência Complementar (Previc) do estatuto da Fundação Nacional de Previdência Complementar do Servidor Públicos (Funpresp), o passo agora é a elaboração dos planos de benefícios e a nomeação dos integrantes dos conselhos.
"Conseguimos fazer com um mês de antecedência a criação da Funpresp, com uma semana de antecedência a aprovação do estatuto e, agora, vamos fazer o plano de benefícios para ser aprovado pela Previc", disse a ministra, ao sair da reunião com o presidente da Câmara, Marco Maia, para tratar da nova aposentadoria. Participaram da reunião o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e o assessor do Ministério da Fazenda Ricardo Pena.
A Funpresp vai reunir a previdência complementar dos funcionários do Executivo e do Legislativo, incluindo os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público (MP), órgãos ligados aos dois Poderes. Os servidores do Poder Judiciário terão o seu próprio fundo de previdência complementar.
O novo regime criado para os futuros servidores públicos prevê o teto do benefício igual ao valor pago ao trabalhador da iniciativa privada ligado ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) - atualmente de R$ 3,9 mil por mês. Para receber uma aposentadoria maior, o servidor terá de contribuir para a Funpresp, cujo fundo terá a participação de recursos da União.

Condado



A Frente Popular da cidade de Condado enviou à corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do estado uma série de denúncias de irregularidades ocorridas na cidade no dia da eleição. Entre as quais está a divulgação de cópias de um falso documento com timbre e carimbo da justiça eleitoral, além de assinatura do juiz eleitoral local, informando que o candidato do grupo, Antônio Cassiano (PTB), não iria mais concorrer.
Horas após o início da votação, a Frente Popular procurou a justiça da cidade acusando o grupo adversário e pedindo providências. O juiz José Faustino Macedo reconheceu que o documento distribuído era falso, bem como a assinatura dele, presente naqueles papéis. Ainda assim, ele afirmou não ser possível tomar medidas naquele momento visto uma insuficiência de provas.
Nas denúncias protocoladas pela Frente à corregedoria consta, ainda, que diversas pessoas teriam sido impedidas de votar e que mais da metade dos mesários eram funcionários da prefeitura ou militantes da candidata do prefeito Eriberto Quental (PSDB), a também tucana Sandra Félix. O grupo informou, igualmente, que vários pessoas haviam se apresentado como fiscais de urnas e circulado nas sessões com camisa e adesivo identificador, mas não possuíam o nome da relação do TRE.
Ao mesmo tempo, pessoas teriam votado mais de uma vez. Teria havido casos também do presidente da Mesa autorizar que um eleitor votasse em lugar de outro porque alguém já havia votado no lugar dele. As irregularidades teriam chegado até fraude das urnas que, de acordo com a Frente, em muitos momentos não apresentavam a foto do candidato petebista.*Com informações do Diario de Pernambuco

Prefeitura de Belo Jardim está sendo investigada pela Promotoria



Denúncias de demissões no município de Belo Jardim após as eleições municipais, estão sendo analisados pela Promotoria de Justiça da cidade. O responsável pela analise do caso é o promotor de Justiça Marcelo Tebet, que também está observando se essas demissões estão causando descontinuidade de serviços públicos.
Nesta quarta-feira (24), o prefeito da cidade receberá uma notificação, para que passe as informações sobre as exonerações (quantidade, área de gestão), ou se está havendo exonerações.
As informações é que as demissões atingiriam os servidores com contratos ainda em vigor. Agora já são cinco municípios que estão sendo investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Belo Jardim se juntou ao lado de Lajedo, Bezerros e Agrestina.

Melancia melhora o coração e controla ganho de peso


Não importa a sua cor. Pode ser vermelha, branca ou outra variação de cor. Todas são benéficas.

A inclusão de suco de melancia na alimentação normal reduz o peso, os níveis de colesterol e a placa arterial.
Em linhas gerais, a melancia melhora a saúde do coração e ajuda a controlar o ganho de peso.
A pesquisa atribui os efeitos à citrulina, um composto encontrado na melancia, que desempenha um papel ativo na manutenção da saúde cardiovascular.
O estudo foi publicado no Journal of Nutritional Biochemistry.
Benefícios da melancia
Estudos anteriores indicaram que a melancia é eficaz contra a pressão alta.
“Nós estávamos interessados na citrulina porque estudos anteriores mostraram que ela pode reduzir a pressão arterial,” disse Shubin Saha, da Universidade Purdue (EUA). “Nós não constatamos redução da pressão arterial, mas as outras mudanças são promissoras.”
Os pesquisadores alimentaram dois grupos de camundongos com dietas ricas em gordura saturada e colesterol.
Metade das cobaias recebeu água contendo 2% de suco de melancia, enquanto as outras receberam a mesma quantidade de água suplementada com uma solução que corresponde ao conteúdo de hidratos de carbono do suco de melancia.
Os animais que consumiram suco de melancia ganharam 30% menos peso do que o grupo de controle, e apresentou 50% menos colesterol LDL, o chamado mau colesterol.
O grupo que consumiu melancia apresentou ainda uma redução de 50% nas placas em suas artérias, bem como níveis elevados de citrulina.
Nutracêuticos
“Nós sabemos que a melancia é boa para a saúde, pois contém citrulina,” disse Sibu Saha, professor da Universidade de Kentucky. “Nós não conhecemos ainda seu funcionamento em nível molecular, e este será o próximo passo [da pesquisa].”
Os cientistas estão interessados em encontrar um mercado secundário para as melancias nos nutracêuticos, que são alimentos ou ingredientes alimentares que oferecem benefícios para a saúde além dos seus efeitos nutricionais. Redação do Diário da Saúde.
Por Jornal de Caruaru

Atacadistas de todo o Brasil chegam ao Moda Center para as compras de fim de ano


Enquanto os comerciantes de Caruaru se apegam a um bairrismo exagerado, não querendo sair do local obsoleto onde estão, só por ser no centro da cidade, apenas nessa segunda-feira (22), o Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe – PE, recebeu 176 ônibus e 164 vans, além de milhares de carros particulares. Considerado o maior shopping de atacadista de confecções da América Latina, o parque recebe semanalmente pessoas do Brasil inteiro e até de outros países.

A cliente Maine Alves da Silva, que veio de Americana – SP, ficou encantada com a grandiosidade do Moda Center. “É a primeira vez que eu venho aqui. Fiquei quase louca com tantas novidades, roupas bonitas e preços bons. Aqui é enorme, muito melhor que as feiras de São Paulo. Vale muito a pena fazer compras no Moda Center”, disse, entusiasmada.
O proprietário do boxe Vik’s Lingerie, Jurandir Ferreira, que comercializa no Setor Laranja, disse que a feira desta semana foi boa, mas que está esperando feiras ainda melhores nos próximos dias. “Até o final do ano, teremos grandes feiras no Moda Center”, garantiu o comerciante.
Já para Josilene Barbosa, proprietária da loja Corpo Bello, localizada no Setor Azul, o movimento da feira superou as expectativas. “A feira foi muita boa, o que acarretou muitas vendas”. Assim como Jurandir, até o fim do ano, ela também espera feiras maiores que as registradas no ano passado, quando o Moda Center superou todos os recordes de público da sua história.
O empresário Antônio Elionaldo, que veio da cidade de Teixeira – PB, disse que prefere comprar em Santa Cruz do Capibaribe a comprar em outras feiras. “Eu tenho uma loja e sempre compro minha mercadoria aqui. O Moda Center é um lugar muito bom para fazer compras, devido aos bons preços e os produtos de qualidade”, finalizou.
Além do preço e da qualidade, os clientes são atraídos para o Moda Center também pela segurança e comodidade que o parque oferece. Os hotéis localizados dentro do condomínio, a cobertura de 120.000m², com suas seis praças de alimentação, estacionamento gratuito e outros diferenciais são os chamarizes dos atacadistas.
O Moda Center Santa Cruz foi inaugurado em 7 de outubro de 2006. Sua estrutura é composta por seis módulos que abrigam mais de 9 mil boxes e mais de 700 lojas. Os dias de feira são: domingo, segunda e terça. Enquanto isso, a “feirinha” da sulanca de Caruaru vai perdendo o seu espaço por causa da “teima” de seus comerciantes em não deixar a prefeitura mudar logo para um lugar melhor.
Por Jornal de Caruaru

Jovem é assassinado enquanto dormia em Carpina











Um jovem de 23 anos foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (22/10), na frente a um Bar no minicípio de Carpina.
Segundo informações colhidas pela polícia, o jovem Bruno Sérgio Soares de Souza estava dormindo no ponto comercial localizado na Av. Agamenon Magalhães quando foi assassinado com dois tiros na cabeça e um no ombro.
Populares informaram que dois elementos desconhecidos chegaram em um carro e atiraram contra a vitima, onde veio a falecer no local. Ainda não se sabe a motivação do crime.

MPPE recomenda a criação de Procons municipais



As Prefeituras de Nazaré da Mata e Carpina (Mata Norte) terão 60 dias para apresentar às respectivas Câmaras de Vereadores projeto de lei criando o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) nos municípios.
O prazo foi conferido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em duas recomendações assinadas pela promotora de Justiça Maria José Mendonça, que atua na Defesa do Consumidor nas duas cidades.
A recomendação de Nazaré da Mata foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (23) e a referente a Carpina, tem publicação prevista para a quarta-feira (24).
A iniciativa visa suprir a carência que existe nas cidades de um órgão de proteção e defesa do consumidor. Por causa dessa ausência, clientes lesados têm procurado a Promotoria de Justiça para denunciar casos de violação ao Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o documento, o Procon deve ser implementado em até 30 dias após a aprovação do projeto pelo Legislativo, em local acessível e com equipe e estrutura adequadas.
A manutenção do espaço ficará a cargo da prefeitura. Para isso, a promotora orienta que o investimento seja incluído na Lei Orçamentária, restando também a opção pela abertura de créditos adicionais.
Caso a recomendação não seja adotada nos prazos estabelecidos, o MPPE vai tomar as medidas necessárias para a sua implementação, como a proposição de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), instauração de inquérito ou ajuizamento de ação civil pública.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...