sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fábrica da Fiat em Goiana ganhará com regime automotivo


O novo regime automotivo beneficiará a fábrica da Fiat em Pernambuco, devido ao perfil do projeto. A montadora do grupo italiano, que já tem o canteiro de obras em construção, prevê, para Goiana, um centro de pesquisa e desenvolvimento e um grande número de fornecedores instalados em uma área próxima à da fábrica. São alguns dos principais elementos necessários para as empresas conseguirem benefícios fiscais dentro do Inovar-Auto, anunciado ontem.

A grande dúvida recai sobre o cronograma de construção da montadora – se a Fiat vai retardar novamente a fase de obras civis, da fábrica propriamente dita. Pelo calendário inicial, o investimento de R$ 4 bilhões começaria em abril passado. Mas apenas no último dia 17 o canteiro de obras começou a ser instalado.
Questionada sobre se haverá ou não novo atraso, a Fiat ignorou a pergunta do JC sobre o início das obras, apesar da grande expectativa em Goiana e nos municípios do entorno pelos 7.372 empregos na fase de construção. Ela cita apenas ao início da produção, antes previsto para março de 2014, mas agora sem menção a um mês específico. “O cronograma da fábrica da Fiat em Goiana permanece com expectativa de finalização em 2014, como já foi anunciado anteriormente”, diz, em nota.
Há uma semana, em entrevista ao JC, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Luciano Coutinho, atribuiu a desaceleração de novos projetos do setor, como o da Fiat, a um misto de crise internacional e espera pelas novas regras. Na Bahia, a JAC Motors, um misto de capital brasileiro e chinês, anunciou a suspensão de um investimento de R$ 900 milhões até o anúncio das novas regras.
Para Ricardo Essinger, vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), o novo regime não deve trazer nova alteração de prazos para a Fiat. “Pode haver alguma alteração de produto, de ferramental, mas a base de uma fábrica é feita para possibilitar a produção de vários modelos diferentes, por anos”, comenta Essinger.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, procurada pelo assunto, informou que caberia apenas à Fiat se pronunciar sobre o projeto.
Do Ne10

Em Aliança, confronto entre PT e PSB deixa eleitores feridos


Eleição »

Com a proximidade do 7 de outubro, o clima da disputa eleitoral começa a se acirrar. Em Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco, um efetivo policial do 2° Batalhão de Polícia de Nazaré da Mata dará nesta reta final um reforço ao policiamento da cidade. O apoio foi solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelo jurídico do PT nesta sexta-feira devido ao confronto com a militância do PSB na noite desta quinta-feira. Entre os feridos, estão mulheres e crianças.

“Milícias armadas ligadas ao PSB têm intimidado e agredido a militância do PT e eleitores. Estão cometendo atos de vandalismo contra o PT”, afirmou o advogado da coligação petista, Fred Lira. Ainda de acordo com ele, uma kombi que transportava militantes que voltavam de um comício, foi interceptada por homens encapuzados que obrigaram a militância a descerem do veículo. Os suspeitos chegaram ainda a agredir fisicamente as pessoas.  A coordenação jurídica registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade.

A Revista Total prevê que Fred Gadelha ganha as eleições em Goiana – PE


Na sua trajetória de oito anos de existência, a Revista Total tem publicado a melhor previsão política do Estado. Entre as várias previsões apresentadas, a revista apontou que em 2006, Eduardo Campos conseguiria chegar ao cargo de governador do Estado. Posteriormente, em 2010 foi a primeira mídia da imprensa escrita que apontou Eduardo Campos como o governador mais bem votado no País, o que de fato aconteceu. A Revista apontou nas eleições tanto de 2006 como de 2010, que o deputado estadual Cleiton Collins seria o mais bem votado dentro do Estado. A TOTAL também acertou quando apontou os dois senadores que seriam eleitos em 2010. Acertando também os 20 prefeitos das cidades polos do Estado, além de ter apontado em 2006 e 2010 os nomes de 20 deputados, onde todos foram eleitos.
*A Revista Total trará em sua próxima edição a previsão eleitoral das principais cidades do estado de Pernambuco.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...