segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Parte dos trabalhadores da construção da Petroquímica Suape cruza os braços


GREVE


Funcionários da Odebrecht reivindicam pagamento de adicional de periculosidade


Os funcionários da Odebrecht que atuam na construção da Petroquímica Suape estão de braços cruzados desde o início desta segunda-feira (1°). Eles reivindicam o pagamento de adicional de periculosidade de 30%, que é pago a trabalhadores de outras empreiteiras. Por outro lado, a empresa alega que o adicional é destinado apenas a operários que atuam em áreas energizadas do canteiro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado de Pernambuco  (Sintepav-PE), Aldo Amaral, a greve só será encerrada após o compromisso da empresa em regularizar a situação. Está marcada uma assembleia para esta terça-feira (02).
Em nota, o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) disse considerar inoportuna a paralisação, pois o motivo não tem coerência, “uma vez que o laudo técnico-pericial elaborado por empresa contratada pelo Sintepav-PE, datado de 31 de maio de 2012 e que é parte integrante de um acordo no Processo de Dissídio, assinado entre as partes no dia 22 de junho, já vem sendo praticado na íntegra pelas empresas”.
A representação das empreiteiras ainda falou em um acordo que teria sido feito entre os sindicatos para que não houvesse mais greve até o fim do ano, desde que nenhuma negociação chegasse à exaustão. Com isso, o Sinicon entrou com dissídio coletivo de ilegalidade e abusividade da greve no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6).

Clientes do Recife terão internet 4G da Oi a partir de abril de 2013


Telefonia »Nesta segunda (1º), a operadora iniciou oficialmente o funcionamento do serviço no Brasil. A rede começa a ser oferecida primeiro no Rio de Janeiro, e será expandida aos poucos para outras cidades do país

Júlio Cavani - Diario de Pernambuco


O presidente da Oi, Francisco Valim, observa o presdiente da Anatel, João Rezende, testar o sistema (Divulgação)
O presidente da Oi, Francisco Valim, observa o presdiente da Anatel, João Rezende, testar o sistema
A Oi oferecerá internet 4G para metade do Recife em abril de 2013. A cidade, no entanto, não estará totalmente coberta pelo serviço ao fim dos próximos seis meses. O prazo estabelecido pela operadora de telefonia envolve 50% do território da capital pernambucana. “A cobertura será ampliada aos poucos”, explicou Francisco Valim, presidente da Oi, em entrevista coletiva cedida nesta segunda-feira (1º) no Rio de Janeiro.

O prazo de implementação foi definido pelo governo federal primeiro para as sete cidades que sediam jogos da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil em junho do ano que vem. Recife, portanto, viverá uma situação diferenciada, pois a Arena da Copa fica em São Lourenço da Mata, e não na capital. “Os estádios são prioridade na definição do alcance, pois é exigência da Fifa”, reforçou João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também estava presente na coletiva.

Nesta segunda, a empresa iniciou oficialmente o funcionamento do serviço no Brasil. A rede começa a ser oferecida primeiro no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, e será expandida aos poucos para outras cidades do país. Em dezembro, o sistema chega a São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, além de ampliar sua cobertura para os cariocas. Fortaleza e Savador também contarão com a internet 4G a partir de abril.

“Os novos planos de serviços e os aparelhos ainda não foram definidos”, advertiu Valim durante a entrevista, que contou com um teste ao vivo para os jornalistas. “Ainda não foram definidos quem serão os fornecedores”, complementou. “Trabalharemos com todas marcas, exceto com o iPhone 5, cujo serviço ainda não foi liberado no Brasil.” O investimento total da Oi é de R$ 1 bilhão.

Novos aparelhos e aplicativos chegarão ao mercado graças às possibilidades oferecidas pelo 4G, que representa a quarta geração da internet sem fio no Brasil. Uma demonstração já havia sido testada publicamente pela empresa durante a conferência Rio+20, em junho. A rede wi-fi (terceira geração) também será reforçada.

Casa de deputado é alvejada por cinco tiros, em Catende, após comício do PTB


POLICIA

Duas pessoas que se encontravam num pálio de cor verde, de placa não anotada, dispararam cinco tiros na madrugada de hoje contra a residência do deputado estadual Rildo Braz (PRP), em Catende, na Mata Sul de Pernambuco.
O fato ocorreu logo após a realização de um comício em prol da candidatura de Graça Braz (PTB), esposa do parlamentar, que reuniu milhares de pessoas.
A casa alvejada pelos desconhecidos fica localizada à Rua Juscelino Kubitscheck, nº 360, no bairro Nova Catende.
O deputado denunciou o fato às Polícias Civil e Militar, ao Ministério Público e ao juiz da cidade. Ele vem dizendo há mais de uma semana que se não houver reforço policial pode haver “até morte” no município até o dia da eleição.
Graça Braz tem como adversário o prefeito e candidato à reeleição, Otacílio Cordeiro (PSB), apoiado pelo deputado Aluízio Lessa (PSB).

Homem é baleado na cabeça na zona rural de Glória do Goitá

O trabalhador rural, Alécio Manoel Sebastião dos Santos, 24 anos, residente na Rua Nunes Machado, na Vila de Pirituba, Distrito de Vitória de Santo Antão, deu entrada em uma unidade de saúde do Município de Glória do Goitá, após sofrer um atentado a bala no Sítio Guilherme, zona rural daquela cidade.
Ele foi atingido por disparos de arma de fogo na cabeça, efetuados por pessoas desconhecidas, após uma discussão em um bar. Devido a gravidade dos ferimentos, a vítima foi encaminhada para o Hospital da Restauração, em Recife. Até o fechamento deste post não se tinha maiores informações sobre seu estado de saúde.
Blog voz da vitóra

Em Glória do Goitá, corpo de jovem é encontrado boiando em rio

O corpo do jovem Jaciel da Silva Pereira, 19 anos, residente no Sítio Ribeiro Fundo, zona rural do município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte do Estado, foi encontrado boiando em águas do Rio Goitá, localizado no Sítio Urubu, também em Glória.
De acordo com informações, o corpo já estava em estado de decomposição, e segundo informações de parentes da vítima ele havia saído de casa afirmando que iria tomar banho em um determinado rio, podendo ser unicamente vítima de afogamento.
O corpo de Jaciel, foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Recife.

Menina de 13 anos é estuprada pelo ex-namorado da irmã e está grávida

Para a ela, que estudava e brincava na rua com os colegas, como qualquer criança, a vida agora se altera. A rotina é de hospital para os pré-natais e complicações de saúde que se apresentam pela sua fragilidade física. Em casa, a família tenta acolhê-la da melhor forma para que nada falte ou prejudique a saúde dos dois novos membros que virão.
É difícil. A garota mora em uma modesta casa de tijolo aparente – ainda não houve a condição de melhorá-la – e apenas dois cômodos. O chão é de terra e dividem o pequeno espaço com ela a mãe, pai, dois irmãos e mais três crianças menores. Quando perguntada como se sente com a chegada das gêmeas, a menina se acanha. “Minha mãe vai me ajudar”.

‘Amigo’ da família

O abuso sexual sofrido foi anunciado meses antes. Namorando da irmã, o rapaz passou a frequentar a casa. A irmã engravidou pouco tempo depois, mas nunca moraram juntos. A irmã conta que, após a gravidez – a filha tem três meses – o rapaz tentou manter relações sexuais. “Mas eu não estava me sentido bem e podia prejudicar minha cirurgia”, conta a irmã. Ele então a ameaçou e com medo e outras histórias já ocorridas, achou melhor se separar.
Ele continuou indo à casa, mas para aliciar a irmã mais nova. “Ele passava a mão em mim. Para onde eu ia, ele ia atrás e passava a mão”, conta a menina de 13 anos. Para a mais velha, fica a indignação de ter se envolvido com a pessoa que mais tarde faria mal à sua própria irmã. “Nunca pensei que ele era assim. Eu me sinto mal por causa da minha irmã”, relata.
Para os pais, ele deve pagar pelo que fez. O pai pensou em fazer justiça própria, mas depois, pensou nos filhos. Ele relata que o rapaz chegou a se oferecer para ser padrinho da menina. “A gente aqui não é de confusão. Não gosto disso. Esse cara veio aqui, se fingiu de nosso amigo. Vinha na minha casa e eu sempre fui bom para ele”, diz seu Pedro.
Andando pelo bairro ele diz já ter avistado o rapaz, que mora nas proximidades, mas preferiu seguir seu caminho. “Tem a polícia e ele não vai ficar por aí depois do que fez”, diz esperançoso. A mãe, Marialva França, 39 anos, é firme ao afirmar que a filha sempre teve e terá todo o apoio. “Eu jamais ‘ia’ abandonar minha filha. Vou ajudar ela, tem gente que ‘tá’ ajudando ela também. Vai dá tudo certo, né?”, diz ela.
Dificuldades
Marialva está desempregada, mas, junto com o marido, garante minimamente o sustento da família com pequenos trabalhos na vizinhança. “Eu agradeço quem me ajuda porque sempre eu lavo uma roupa, limpo uma casa, carrego compra e compro a comida”, enumera.
A preocupação da mãe é com as duas crianças que vão nascer. A família não possui renda e não tem como comprar enxoval e berço. Ela conta que pensou em submeter a filha a um aborto, mas desistiu. “Ela fez exame e o médico disse que as crianças estavam bem e eu não quis mais. É uma vida, né? Deus vai ajudar a gente a dar tudo de bom para elas”. A mãe teve medo de que algo acontecesse à menina, que já havia passado por uma cirurgia de hérnia e pedra nos rins, além de apresentar anemia.
Do agressor, ela só tem mágoas. “Nunca pensei minha filha. Ele não parecia violento. Minha casa sempre foi aberta para ele. Isso que ele fez, ele vai pagar na justiça, eu sei”, desabafa. Segundo ela, o rapaz não presta qualquer atenção à filha que tem com a irmã mais velha. “Aqui tudo sou eu. Ele não dá nada, nem vê a filha. E agora, eu quero ele longe da minha família”.
Marialva vem recebendo ajuda de vizinhos que se sensibilizaram com o drama por que passa a família. Ela quer arranjar um trabalho, “qualquer coisa serve”, para garantir o boa chegada das gêmeas. Quanto à filha violentada, ela é otimista. “Não ‘vai ser’ essas crianças que vai trazer futuro ruim para ela não. Minha filha vai ter um futuro bom, ela vai ser muito feliz ainda”.
Justiça
O caso da menina foi levado ao Conselho Tutelar da área Centro/Alemanha, localizado no Monte Castelo, e à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na Beira Mar.
A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) estão à disposição para verificar o caso. “Vamos ouvir a família e saber qual a situação e como poderemos agir”, ressaltou o advogado e vice-presidente da Comissão, Rafael Silva. A partir daí, a Comissão irá enviar o caso a entidades de atenção à criança. Nesses casos, explica, se a família assim decidir, a interrupção da gestação é amparada pela lei por se tratar de menor e por ter sido ato forçado comprovado por perícia. O problema que ocorre, disse Rafael Silva, é a demora na perícia e, no caso em questão, a descoberta tardia do crime. O advogado destaca que há outros casos desta natureza sendo verificados pela entidade.
Na DPCA, o inquérito está em fase de elaboração do relatório final para que seja enviado à justiça que definirá sobre o processo criminal. A delegada do caso, Maria do Carmo Souza Ramos, colheu depoimento da menina, da mãe e do suspeito (que negou o ato). “A menina se submeteu a exame de conjunção carnal que constatou o abuso sexual”, afirmou a delegada. Maria do Carmo ressalta que o exame foi realizado pouco mais de dois meses após a data em que ocorreu o ato, espaço de tempo que poderia comprometer o trabalho da perícia. O inquérito será enviado à justiça e para comprovação da autoria do abuso contra a menor deve ser realizado exame de DNA. “Esses procedimentos estarão a cargo da justiça”, reitera a delegada. A menor continua recebendo atenção psicossocial da equipe de psicólogos da DPCA.
Do Diario de Pe




Caixa Econômica inaugura agência em Paudalho








A Caixa Econômica Federal fez a inauguração de mais uma agência na Mata Norte, desta vez em Paudalho. A cerimônia foi realizada na amanhã de hoje (1º/10), às 10h, na Praça Pedro Coutinho no centro da cidade.
Depois do ato, o banco comecou a operar normalmente. Com a vinda da agência para a cidade, o prefeito Fernando Moreira irá trazer de volta a folha de pagamento do servidor do município, que hoje opera em Carpina.

Orelhões darão acesso à internet


Condenados à obsolescência após a popularização dos smartphones e a queda no preço dos serviços de telefonia móvel, os orelhões procuram um novo papel a desempenhar. Proposta em análise na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende transformá-los em transmissores de Wi-Fi para desafogar a rede 3G ou em pontos de acesso à internet com visor, para consultar dados como mapas, endereços e telefones.
Já existem orelhões com sinal de Wi-Fi em testes no Rio de Janeiro. A vantagem, destaca a conselheira Emília Ribeiro, da Anatel, é que a faixa de uso do serviço não está congestionada – ao contrário do 3G.
Caberia às concessionárias estabelecer uma forma de cobrança pelo uso desse serviço de telecomunicações. Também está em discussão elevar a quantidade de meios para pagamento da ligação com o uso de cartão de crédito e moedas.
Outra proposta prevê a instalação de telas e visores nos orelhões, para que usuários possam, por exemplo, acessar catálogos de telefones e endereços ou procurar a localização de um restaurante. 
“Seria uma forma de aumentar a inclusão digital no País e facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros”, afirma Emilia Ribeiro. O desafio, ela reconhece, é o combate ao vandalismo, que danifica boa parte dos orelhões em todo o País.
“Os orelhões estão perdendo, rapidamente, a utilidade do passado. Mas eles estão lá, nas ruas, e devem servir para novas prioridades. Trata-se de um patrimônio público que não precisa ser construído, apenas modificado”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Foi por essa razão que a Anatel decidiu ouvir a população e elaborar um estudo para tentar revitalizar o telefone público. A proposta recebeu mais de 200 contribuições, muito mais do que o órgão regulador costuma obter em audiências públicas sobre outros temas, sinal de que o assunto desperta a atenção dos usuários.
A proposta da Anatel e as contribuições dos usuários serão analisadas pela área técnica do órgão regulador e enviadas à Advocacia-Geral da União (AGU), que emitirá um parecer. As inovações serão votadas e aprovadas ainda neste ano pela Anatel.
Agência do Estado

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...