quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Amazonas »








Foto : Reprodução/Ilustração
Uma jovem de 21 anos foi presa, nesta terça-feira, após abrir a barriga de uma mulher grávida usando uma navalha de barbear e raptar o bebê dela. De acordo com o delegado, Adriano Felix, Titular do 25° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Daiana Pires dos Santos ficou transtornada, porque tinha medo de perder o marido.

A suspeita, então, atraiu até à sua residência Odete Pego Barreto, de 22 anos. As duas haviam se conhecido durante consulta de pré-natal realizada na unidade de saúde do bairro onde moravam. Daiana atraiu Odete oferecendo-lhe o enxoval que havia comprado para o filho.

Ao chegar na casa de Daiana, a jovem foi golpeada na cabeça com uma tábua de madeira e caiu desacordada. O parto foi realizado com uma lâmina de barbear.

Segundo depoimento da proprietária da casa onde Daiana morava, que ouviu gritos e foi ao local saber o que estava acontecendo, a suspeita disse que o filho tinha nascido em casa e pediu que a criança fosse levada para um hospital.

Daiana foi presa na Maternidade Ana Braga, após a enfermeira que atendeu o caso desconfiar e acionar a Polícia Militar (PM). O corpo da vítima foi encontrado no interior da casa de Daiana, coberto com papelão. Ela foi presa em flagrante. Odete está internada em estado grave no hospital, e o bebê passa bem.

TÍTULO




Santos vence Universidad de Chile e conquista Recopa Sul-Americana

26/09/2012 21:20 - AGÊNCIA ESTADO

O Santos é o campeão da Recopa Sul-Americana - disputada entre os campeões de 2011 da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira (26), a equipe brasileira derrotou a Universidad do Chile por 2 a 0, no Pacaembu, e se beneficiou do empate por 0 a 0 na partida de ida, disputada em Santiago, para conquistar a competição.

Este é o primeiro título da Recopa, disputada desde 1989, na história do Santos, que, desta forma, levantou o segundo troféu no ano de seu centenário - já havia sido campeão do Campeonato Paulista. A conquista poderia ter sido ainda mais tranquila se Neymar, autor do primeiro gol, não tivesse perdido pênalti no fim do primeiro tempo. O zagueiro Bruno Rodrigo marcou o segundo na etapa final.

Agora o clube da Vila Belmiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, no qual ainda sonha com o G4 para voltar à Libertadores do ano que vem. Neste domingo, o adversário será o Grêmio, no Olímpico, pela 27.ª rodada. Já a Universidad do Chile terá que se contentar com a disputa do Torneio Clausura do campeonato nacional, no qual está na terceira posição.

Nesta quarta, o Santos contava com a volta de seu principal jogador, Neymar, que estava suspenso na última partida da equipe: diante da Portuguesa, no Brasileirão, no último sábado. Na ocasião, o time da Vila Belmiro mostrou o quão frágil é sem o atacante e caiu por 3 a 1, no Pacaembu.

Mas com Neymar em campo, a história é sempre diferente e o Santos queria mostrar isso à Universidad do Chile. A equipe brasileira foi com tudo para cima no início de jogo e antes mesmo dos 30 segundos deu seu primeiro chute, justamente com o atacante, que tabelou com André e arriscou à direita de Jhonny Herrera, com perigo.

Do outro lado, no entanto, tinha uma equipe semifinalista em duas das últimas três Libertadores (2010 e 2012) e atual campeã da Copa Sul-Americana. Conhecida por seu estilo de toque rápido e bastante posse de bola, a Universidad do Chile logo tomou conta do jogo e acuou o Santos. Em uma bela jogada, Lorenzetti recebeu na esquerda e cruzou para Gutiérrez, que só não marcou porque foi travado.

Aos poucos o Santos foi equilibrando a partida, apostando nas saídas rápidas de contra-ataque, com Neymar sempre incomodando a zaga adversária. Aos 27 minutos, o time casa abriu o placar, justamente com o atacante, que recebeu pelo meio, tocou para André e recebeu de volta. De primeira, ele bateu no canto direito de Herrera, que não alcançou.

O time chileno foi para cima com a desvantagem e abriu ainda mais espaços para os contra-ataques santistas. Em um deles, Felipe Anderson arrancou pelo meio, ganhou dividida e bateu da entrada da área. A bola passou rente à trave esquerda do goleiro.

Pouco antes do fim do primeiro tempo, Neymar teve a chance de ampliar. Ele recebeu lançamento na direita, foi para cima de Rojas e, ao cortar para o pé direito, foi calçado dentro da área: pênalti. O próprio atacante santista foi para a cobrança, mas bateu mal, à meia altura, e facilitou para a defesa de Jhonny Herrera.

O segundo tempo começou parecido com o primeiro e a Universidad do Chile foi para cima. Logo aos cinco minutos, Ubilla perdeu grande chance. Depois de cobrança de escanteio da esquerda, o ataque chileno desviou e ele cabeceou sozinho, na linha da pequena área, por cima. Pouco depois, Lorenzetti deu lindo lançamento para Castro, que só não marcou porque foi travado.

Justamente quando os visitantes tomavam conta da partida, o Santos marcou o segundo e matou a partida. Aos 15 minutos, Felipe Anderson bateu falta da esquerda, pela intermediária, a defesa chilena bobeou e Bruno Rodrigo subiu sozinho, para desviar no canto esquerdo.

O gol desanimou a Universidad de Chile, que até ficava mais com a posse de bola, mas já não tinha o mesmo ímpeto nem a mesma criatividade para buscar o gol. Por outro lado, o Santos se tranquilizou e passou a administrar a vantagem. Os últimos minutos foram de cantoria da torcida santista, que gritava o nome de seus jogadores e, após o apito final, pôde comemorar a conquista.

AFOGAMENTO


Bombeiros localizam corpo do segundo adolescente desaparecido em Boa Viagem


Vítima, de 16 anos, foi encontrado com aparentes marcas de mordidas pelo corpo

 com informações de DIEGO MENDES, da Folha de Pernambuco
O Corpo de Bombeiros encontrou, na noite desta terça-feira (25), o corpo do segundo adolescente desaparecido, desde o último domingo (23), na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.  Rafael José dos Santos, de 16 anos, foi reconhecido pelo tio, Josenildo José da Silva, no Instituto de Médico Legal (IML), localizado no bairro de Santo Amaro, área central da Capital. Segundo ele, o garoto estaria com ferimentos semelhantes a mordidas, nas costas e nas pernas.

Os restos mortais do jovem foram encontrados nas imediações do tradicional edifício Acaiaca. Ainda segundo o parente, o adolescente não sabia nadar e não costumava entrar no mar. A família aguarda o laudo técnico do IML para saber a efetiva causa da morte.

CRIME


Diretor do Google no Brasil é detido pela Polícia Federal

Prisão foi em São Paulo por determinação da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul

Foto: Ilustração na internet

BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) informou, por meio de nota, que cumpriu na tarde desta quarta-feira (26) o pedido de detenção do diretor-geral do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho. A detenção foi realizada em São Paulo por determinação da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul.
A detenção ocorreu após a empresa negar o cumprimento de decisões judiciais que determinam a retirada de vídeos do YouTube que supostamente acusam um dos candidatos à prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), de praticar vários crimes.
A medida foi determinada pelo juiz Flávio Saad Perón, da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande. Ele determinou a detenção porque a empresa não cumpriu a ordem de retirada dos vídeos, expedida na quinta-feira da semana passada.
Na segunda-feira (24), em nota, a empresa informou que iria recorrer da decisão, pois, de acordo com a empresa “ a responsabilidade dos vídeos postados no YouTube é dos usuários que utilizam o serviço”.
Segundo a PF, o diretor-geral do Google será liberado ainda nesta quarta. "Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, apesar de trazido para a Polícia Federal, ele não permanecerá preso. Será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com a oitiva do conduzido e sua liberação, após a assinatura do compromisso de comparecer perante a Justiça", informou a nota.
O juiz também encaminhou ofício à Embratel determinando a retirada do site em Mato Grosso do Sul por 24h.

 

ULTIMA NOTICIA


Estudante é atingida por bala perdida em Goiana

De acordo com a polícia a Favela do Rato é um ponto de tráfico de drogas e apresenta altos índices de violência. A mãe da vítima, Maria da Penha, não soube informa a direção que partiu o disparo.

Para 20% das mulheres, câncer de mama é incurável


Foto: Reprodução/ Ilustração
Embora a chance de cura do câncer de mama chegue a 95% caso a detecção seja precoce, uma parcela das mulheres brasileiras ainda vê a doença como incurável. Para 20% das mulheres, o diagnóstico do câncer de mama é praticamente uma sentença de morte. Essa é uma das conclusões de um levantamento inédito feito a pedido do Instituto Avon pelo Data Popular, que colheu as percepções sobre o câncer de mama de 1.752 pessoas de 50 cidades das cinco regiões do País.
Foram entrevistadas mil mulheres saudáveis, 240 mulheres que têm ou tiveram câncer de mama, 400 homens, além de médicos, gestores de saúde e profissionais de ONGs ligadas ao tema. A amostra incluiu pessoas de todas as classes sociais.
O medo surge como um obstáculo que afasta as mulheres do único exame que poderia garantir o diagnóstico precoce e um tratamento mais bem-sucedido: 50% das mulheres opinam que é o medo de descobrir a doença que faz com que muitas evitem fazer a mamografia.
Para a mastologista Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), inconscientemente, a mulher ainda associa o câncer à tragédia. “No momento em que ela começar a se dar conta de que tem tantas pessoas curadas, o medo vai diminuir.”
A pesquisa confirma a visão trágica: 60% das mulheres e 56% dos homens apontam o câncer como a pior doença que se pode ter, à frente de enfarte, derrame, depressão e AIDS. Os motivos mencionados por mulheres e homens são os mesmos – a doença mataria rápido, não teria cura e causaria muita dor física.Outro aspecto destacado pelo estudo é que, entre as mulheres que têm ou tiveram câncer de mama, 54% acreditam que sentimentos como tristeza, depressão e mágoa podem ter contribuído para o aparecimento da doença, apesar de nenhuma evidência científica corroborar essa ideia.
De acordo com a médica Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon, é esse aspecto psicológico do câncer que torna importante que a doença seja tratada não apenas pelo mastologista, mas por uma equipe multidisciplinar envolvendo outras especialidades, como psicólogos e fisioterapeutas. “A mulher tem que ser tratada como um todo”.
Mais um motivo que pode levar as mulheres a não se submeterem à mamografia, de acordo com o levantamento, é a crença de que são imunes ao câncer. Entre as mulheres ouvidas, 31% declararam que não poderiam vir a ter a doença, já que nenhum parente a desenvolveu. Na realidade, apenas de 5% a 10% dos casos estão relacionados à hereditariedade.
A pesquisa deve orientar a ação de ONGs, de acordo com Maira. “O estudo é relevante para desenhar estratégias de atuação de uma organização como a Femama, que procura identificar os gargalos que fazem com que pacientes continuem morrendo de câncer de mama.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte: Agência Estado

Governo quer mais antenas para serviços de internet


Foto da  Internet

O governo vem ampliando a conversa com os prefeitos das cidades-sede da Copa das Confederações para reduzir os empecilhos relativos à dificuldade para a instalação de um número maior de antenas, que serão essenciais para prestação dos serviços de internet de banda larga de quarta geração (4G) a partir de abril de 2013. “Estamos percebendo uma enorme sensibilidade (com as prefeituras) sobre este tema”, afirmou o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, após participar nesta terça-feira (25) de seminário sobre o setor de telecomunicações na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Segundo ele, porém, os prefeitos não querem abrir mão da integridade do território e dos espaços urbanos. Alvarez citou o exemplo da cidade do Rio de Janeiro, que poderia passar a contar com um maior número de antenas em sua orla marítima. “É preciso ter uma negociação e uma discussão com prefeitos, não só sobre a densidade e as distâncias (entre as antenas), mas também sobre o paisagismo e o ambiente urbano”, afirmou.O governo está preparando a chamada Lei das Antenas, com abrangência nacional, como forma de poder acelerar a instalação dessa infraestrutura. A dificuldade para a instalação das antenas se deve às mais de 250 legislações municipais que impõem dificuldades para expansão e colocação dessa infraestrutura, como regras ambientais. Segundo a Fiesp, no Brasil há cerca de 50 mil antenas que cobrem o 3G, número próximo ao da Itália, que conta com um território de tamanho semelhante ao de Goiás.
Alvarez acrescentou que, devido às eleições municipais, em outubro, a discussão com as prefeituras sobre a legislação restritiva à instalação das antenas deverá ser retomada a partir de novembro. Questionado se poderia ficar para 2013, ele foi enfático ao dizer que não. “Estamos trabalhando com os prefeitos das sedes da Copa das Confederações para a aceleração das obras (de infraestrutura de telecomunicações)”, afirmou.
Com o 4G, o número de antenas precisará ao menos ser triplicado, em relação aos serviços prestados pelo 3G. Apesar da maior capacidade de tráfego de dados, a antena com o sistema de 4G tem uma abrangência de sinal menor e, portanto, requer uma distância menor entre elas. Para triplicar o número de antenas, o departamento de infraestrutura da Fiesp calcula ser necessário investimentos de aproximadamente R$ 37 bilhões.

Fonte: Agência Estado

Universitário”toma” vinho pelo ânus e vai parar no hospital.


.
Um jovem universitário foi parar no hospital no sábado passado devido ao excesso de bebida em uma festa em uma fraternidade acadêmica na Universidade do Tennessee (EUA). O nível de álcool no sangue de Alexander P. Broughton, 20 anos, estava acima de 0,40, potencialmente fatal, afirma a imprensa local.

Beber pelo fi-ó-fó? tô fora!
Segundo o site Knox News, o estudante ficou bêbado por uma prática chamada de butt chugging, na qual vinho é inserido por uma mangueira no reto, o que faz com que o álcool seja absorvido mais rapidamente e de maneira mais perigosa. No início do sábado, oficiais encontraram vários homens jovens na fraternidade Pi Kappa Alpha e várias embalagens de vinho vazias e parcialmente vazias. Broughton, afirma a polícia, parecia “extremamente intoxicado e mostrava sinais de possível ataque físico e sexual”.
Conforme o site do jornal da universidade, The Daily Beacon, um relatório preliminar da instituição indica que uma testemunha admitiu que a condição do estudante foi causada pelobutt chugging. Na segunda-feira, a fraternidade foi suspensa por 30 dias e ainda vai ser discutido o status permanente do grupo de estudantes.
A imprensa local afirma que a universidade investiga o caso com auxílio da polícia. Não há acusações criminais contra os estudantes. De acordo com o The Commercial Appeal, de Memphis (Tennessee), o estudante recebeu alta do hospital no domingo.
Por Jornal de Caruaru
Por Jornal de Caruaru

TAC obrigará Usina Cruangi a pagar dívida com produtores de cana


s

Foto Internet
Pelo menos metade da dívida que a Usina Cruangi acumula com seus fornecedores de cana, que chega a R$ 8 milhões, terá que ser quitada. A unidade industrial vai assinar um termo de ajuste de conduta onde terá que repassar 20% do valor total da cana que venderá para outras usinas no estado. Este acordo foi tomado em reunião entre as partes nesta segunda-feira (24), no Ministério Público do Trabalho. A informação é da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).
O TAC deve ser assinado no próximo dia 10 de outubro. Nesta data haverá nova reunião entre os dirigentes da usina com as duas entidades dos produtores de cana. O encontro será no MPT. Entretanto, já ficou acertado que o dinheiro obtido com a venda da cana da usina vai para uma conta judicial e a AFCP e o Sindicato dos Cultivadores de Cana farão uma lista com todos os 150 produtores envolvidos no processo.
“O MPT foi determinante para o avanço nas negociações”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. Para o dirigente, a inclusão da obrigatoriedade da usina pagar parte da dívida com os fornecedores no Termo de Ajuste de Conduta é uma justiça com os produtores que também têm trabalhadores e precisam cumprir com suas obrigações.
Cota Americana – Produtores e dirigentes da Usina Cruangi avançaram  também em outro acordo. As entidades dos fornecedores vão pedir ao Ministério da Agricultura para liberar R$ 1,2 milhões em cota americana da unidade que se encontra bloqueada em função do passivo de R$ 8 milhões com os produtores. A usina aceitou assinar uma procuração garantindo que vai repassar todo este valor da cota americana para amenizar a dívida com seus fornecedores

Governo do estado abre inscrições para curso superior voltado a servidores


A Secretaria de Administração (SAD) abriu as inscrições para preencher 50 vagas para o Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Administração Pública, sendo 46 para o Poder Executivo e quatro para o Poder Legislativo. A inscrição deve ser realizada, exclusivamente, no Portal da Educação Corporativa, através do endereço eletrônicowww.educacaocorporativa.pe.gov.br até o dia 11 de outubro.
As vagas são destinadas aos servidores, empregados públicos e militares do Estado ativos, efetivos e estáveis com no mínimo 3 anos em exercício. Os aprovados na seleção vão compor a 4ª turma do Curso, cuja duração é de dois anos com aulas presenciais, ministrada pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE. Uma das exigências para entrar na disputa por uma das vagas é não ter concluído nem estar frequentando nenhum curso de nível superior. A portaria com o edital e todos os detalhes da seleção estão no Diário Oficial de sábado (22).
Para a gerente de Educação Corporativa, Patrícia Medeiros, é uma excelente chance para o servidor que não possui graduação superior poder fazê-la sem nenhum custo e numa instituição com ótima infraestrutura e bons professores, como a Fcap. Patrícia ainda destaca que o servidor precisa validar a sua inscrição, comparecendo ao Centro de Formação dos Servidores do Estado (Cefospe), localizado na Rua Tabira, no bairro da Boa Vista.
A elaboração da prova objetiva e de redação será de responsabilidade da FCAP, e a aplicação acontecerá, exclusivamente, na cidade do Recife no dia 18 de novembro. A prova objetiva e de conhecimento será composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado da seleção está previsto para o dia 11 de dezembro e as aulas devem começar em fevereiro de 2013.
O Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Administração Pública forma agentes públicos especialistas na área pública. A carga horária é de 1.470h/ano, mais 180h/ano de estágio, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, no turno noturno, sendo ministrado pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE.
Do Diario de Pe

Pesquisa IPMN/JC: Geraldo Julio vai a 40%. Daniel e Humberto aparecem empatados

Em nova variação dentro da margem de erro, desta vez positivamente, Geraldo Julio (PSB) alcançou os 40% das intenções de voto na pesquisa Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau/Jornal do Commercio, divulgada na tarde desta quarta-feira (26).
O candidato Daniel Coelho (PSDB) também varia dentro da margem de erro, caindo um ponto percentual e marcando 21%. Humberto Costa (PT), que na pesquisa anterior possuía 16%, varia positivamente dentro da margem de erro e alcança os 19%, empatado com Daniel. Mendonça Filho (DEM), também com baixa variação, fica com 4%.
Esta é a 7ª pesquisa do IPMN/JC, que foi realizada entre os dias 24 e 25 de setembro, com 1080 entrevistados e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A confiabilidade é de 95%.
Do Blog do Jamildo

Cartório de Bezerros nega a existência de crime eleitoral que teria sido praticado pelo candidato Severino Otávio








A pedido do interessado, o chefe do cartório eleitoral do município de Bezerros, Anderson Mendes Ferreira, expediu certidão nesta terça-feira informando a inexistência de processo criminal eleitoral contra o candidato a prefeito Severino Otávio Raposo Monteiro, o “Branquinho”, filiado ao PSB e representante da coligação “Compromisso com Bezerros”.
A certidão desfaz versões que circularam no município, no final de semana, segundo as quais o candidato estaria comprando votos. As versões foram espalhadas pelos adversários do candidato, que é ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do TCE.
Ele disse que não precisa lançar mão desse tipo de expediente para ganhar a eleição porque a maioria dos eleitores de sua cidade já sinalizou que deseja o seu retorno à prefeitura.
De fato, pesquisa da Exatta feita no município, e divulgada na semana passada, apontou o candidato do PSB liderando a corrida eleitoral com mais de 50% de intenções de voto, seguido pela prefeita Bete de Dael (PR) e o vice-prefeito Dr. Carlinhos (PCdoB).


CASO DE POLÍCIA


Polícia divulga o nome do homem acusado de pelo menos 5 estupros no Agreste





A Polícia Civil prendeu um homem acusado de pelo menos cinco estupros no Agreste de Pernambuco. José Pereira da Silva Filho, 24 anos, foi preso na manhã dessa segunda-feira (24) em Toritama, no Agreste do Estado.
José Pereira trabalhava como costureiro e foi reconhecido por uma das vítimas. Segundo a polícia, ele já foi preso acusado de ser o autor de homicídio em Frei Miguelinho, no Agreste e porte ilegal de arma em Santa Cruz do Capibaribe, ainda no Agreste.
Do Ne10


Acusado de homicídio em Passira é preso em Lagoa do Carro

Após intensa investigação, foi preso na manhã de ontem, dia 24/09/12, no município de Lagoa do Carro/PE, a pessoa de LEONARDO BARBOSA DA SILVA – vulgo “Léo”, acusado de ter assassinado por motivo fútil o rapaz de nome ALEXSANDRO DA SILVA MELO, fato ocorrido no dia 22/09/12, na Rua Manoel Fortunato de Farias – Alto Santa Inês – Passira.
Segundo declarações de testemunhas, Leonardo, utilizava uma faca onde agiu com covardia e crueldade,o mesmo desferiu vários golpes contra Alexandro, que apesar de ter sido socorrido com vida acabou por vir a óbito no hospital daquela cidade.
LEONARDO se encontra recolhido na penitenciaria Dr. Enio Pessoa Guerra, nesta cidade de Limoeiro/PE, à disposição da justiça pública da Comarca de Passira/PE.


Polícia prende mulher líder de quadrilha em Nazaré da Mata

Policiais civis e agentes da Equipe Malhas da Lei prenderam, neste domingo (23), Josenilda Ferreira da Silva, de 36 anos, no municipio de Nazaré da Mata. Ela é suspeita de formação de quadrilha e corrupção de menores no homicídio de Josivaldo Francisco da Silva, conhecido como Dêba, em fevereiro de 2012. A mulher foi abordada no momento em que fazia a visita de seu filho na Delegacia de Goiana.
Segundo a polícia, a vítima teria sido atraída até o local por um adolescente a um campo de futebol no Loteamento Eugênio Bandeira, onde ocorreu o crime. A mulher, de acordo com a polícia, escondeu a arma do crime e atuava como mentora intelectual da quadrilha, além de esconder drogas e objetos roubados.
Do Folha de Pe


Como Aproveitar o Fim do Mundo: o que você faria?


Por Jornal de Caruaru

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo condena censura a blog. .


Nesta terça-feira (25/9), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou um comunicado lamentando a censura sofrida pelo blog do jornalista João Bosco Rabello, de O Estado de S. Paulo.

“Trata-se de mais um caso flagrante da censura judicial que cada vez mais se instala no país e corrói a democracia brasileira”, declarou a associação.
O blog foi censurado na última quarta-feira (19/9) pela Justiça Eleitoral de Macapá por causa do post intitulado “Um prefeito sob controle judicial”. No texto, Rabello, que dirige a sucursal do Estadão em Brasília, dizia que Roberto Goes (PDT), atual prefeito da capital do Amapá, fazia campanha em horários e locais restritos, já que não podia ir a locais públicos a partir de determinado horário, tampouco deixar o Estado sem que tivesse autorização da Justiça.
A Justiça de Macapá acatou o argumento apresentado pela advogada de Goes, dizendo que “o direito de informar pressupõe a divulgação de matérias contemporâneas para levar à apreciação da população situação que devem (sic) ser de conhecimento público, e por algum motivo não foram informados (sic)”, fato que a Abraji lamentou.
“A Abraji manifesta seu apoio ao jornalista João Bosco Rabello e urge às instâncias judiciárias superiores que reformem a decisão absurda do juiz eleitoral de Macapá. Uma sociedade democrática não pode admitir que interesses pessoais se sobreponham ao interesse público”, finalizou a associação. [ Redação Portal IMPRENSA ]
Por Jornal de Caruaru

Tempo no Momento
ATUALIZADO ÀS: 06:00
24ºC
  • Direção do Vento: ESE
  • Condição: Alguma nebulosidade
  • Pressão: 1016 hPa
  • Intensidade do Vento: 17 Km/h
  • Umidade: 74%
Esta semana
Previsão do tempo atualizada às: 07:00
Quarta-Feira, 26/09
Nascer do sol:05h07Pôr do sol:17h16
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 28ºMin 21º
  • 2mm
    80%
  • ESE
    13km/h
  • 95%68%

Obras do presídio de Itaquitinga, PE, seguem paradas mesmo após acordo


Trabalhos ficam suspensos até o dia 11 de outubro aguardando pagamento.
Operários estavam sem receber os salários de agosto e setembro.

Do G1 PE

Enquanto as obras do Presído de Itaquitinga seguem paralisadas há dois meses, representantes do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Marreta) e da construtora responsável pela obra se reuniram nesta terça-feira (25), no Ministério do Trabalho. No encontro, a empresa responsável pelo Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, se comprometeu a pagar até o final de setembro o valor dos atrasados dos operários. De acordo com o Marreta, cerca de mil trabalhadores estariam sem receber o salário mensal e os valores referentes ao FGTS e INSS de setembro.
Ainda de acordo com a presidente do sindicato, Dulcilene Morais, a construtora teria pago os salários atrasados de agosto no último sábado (22). “O governo mandou um representante que exigiu que a empresa quitasse todos os créditos e débitos trabalhistas dos empregados e terceirizados. Então estamos aguardando que esse pagamento seja efetuado, e no dia 11 de outubro nos reunimos de novo, para conferir o que ficou pendente”, comentou Morais. A presidente do Marreta comentou ainda que as obras ficam paralisadas até o dia 11 de outubro, e que cerca de 400 operários envolvidos na construção pediram demissão.
A Secretaria do Governo de Pernambuco informou que esteve presente na reunião e confirmou que a segunda quinzena de agosto foi paga aos trabalhadores. Ainda segundo a secretaria, o governo está fazendo o levantamento do real estágio das obras do Presídio de Itaquitinga, para a partir daí apontar as medidas que podem ser tomadas pelo governo, já que esta é uma parceria público-privada.
Presídio

As obras de Itaquitinga deveriam ter começado em outubro de 2009, com prazo de três anos para a conclusão. No entanto, os trabalhos só iniciaram em junho de 2010. O final da obra estava previsto para outubro deste ano. A unidade fica no meio do canavial, na Zona Rural de Itaquitinga.
Além dos pavilhões – que vão receber mais de 3 mil presos – o local também contará com alojamentos para a Polícia Militar e agentes penitenciários. Todas as obras seguem um esquema de segurança rigoroso, inspirado em presídios americanos e europeus. De acordo com o governo do estado, a obra custa R$ 350 milhões, onde 30% são do governo e 70% são da empresa privada que venceu a licitação.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...