terça-feira, 25 de setembro de 2012

ZONA DA MATA NORTE DE PE

GOIANA

Capitão da PM é baleado em emboscada na divisa entre a Paraíba e Pernambuco

Um capitão da Polícia Militar da Paraíba foi alvo de bandidos, na noite dessa segunda-feira (24), na BR-101, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. Segundo a PM, os bandidos armaram uma barricada para assaltar motoristas que passassem pelo local. O policial teria reagido à investida e acabou sendo atingido por quatro tiros na região do tórax. Ele está internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e seu estado é considerado regular.
O capitão, lotado no 6º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Cajazeiras, Sertão do estado, voltava de Pernambuco quando foi emboscado. Pouco depois de ter passado pela cidade de Goiana (PE), por volta das 23h, deparou-se com a barricada preparada pelos bandidos com troncos de árvores, pedras e grampos.
Os quatro pneus do carro do oficial estouraram e ele desceu para pedir ajuda. Nesse momento os bandidos, que estavam escondidos, saíram armados do matagal. Houve troca de tiros e o policial acabou atingido no tórax. Segundo a PM, duas balas ainda estariam alojadas no corpo do capitão.
Ainda de acordo com a polícia, cerca de três homens participaram da investida criminosa. Na troca de tiros, um deles acabou sendo ferido pelo capitão da PM. A polícia acionou os hospitais para que fiquem em alerta caso ele procure atendimento.
De acordo com o último boletim emitido pelo Hospital de Trauma na manhã desta terça-feira (25), o policial passou pelos procedimentos médicos de emergência e segue internado. Seu estado de saúde é considerado regular.
Do Ne10

NAZARÉ DA MATA

Polícia prende mulher líder de quadrilha em Nazaré da Mata

Policiais civis e agentes da Equipe Malhas da Lei prenderam, neste domingo (23), Josenilda Ferreira da Silva, de 36 anos, no municipio de Nazaré da Mata. Ela é suspeita de formação de quadrilha e corrupção de menores no homicídio de Josivaldo Francisco da Silva, conhecido como Dêba, em fevereiro de 2012. A mulher foi abordada no momento em que fazia a visita de seu filho na Delegacia de Goiana.
Segundo a polícia, a vítima teria sido atraída até o local por um adolescente a um campo de futebol no Loteamento Eugênio Bandeira, onde ocorreu o crime. A mulher, de acordo com a polícia, escondeu a arma do crime e atuava como mentora intelectual da quadrilha, além de esconder drogas e objetos roubados.
Do Folha de Pe
PAUDALHO

Vereadores deixam Paudalho sem dotação orçamentária

A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Paudalho não quer colocar em votação o Projeto de Lei Orçamentária enviado pelo prefeito Fernando Moreira, há mais de um mês.
O presidente da casa, vereador Zé Dinda (PRTB), também líder da bancada de oposição, está tentando fazer uma manobra política junto com os vereadores Ângelo Neto e Luiz Carlos (do sindicato), que compõem a mesa diretora.
Desta forma, ficam comprometido os serviços de merenda escolar, transporte universitário, compra de medicamento, transporte de alunos da rede estadual e municipal, pagamento de estagiários e outros serviços essenciais.
 
LIMOEIRO

Ricardo Teobaldo abre 42 pontos de vantagem em Limoeiro sobre o candidato do PSB

O prefeito de Limoeiro e candidato à reeleição, Ricardo Teobaldo, abriu 42 pontos percentuais de vantagem sobre o candidato do PSB, João Luiz Filho, o “Joãozinho”, de acordo com pesquisa do Instituto Exatta realizada naquele município no início deste mês.
O candidato Dr. Barbosa tem 2%, Isaac do ônibus 1%, brancos e nulos somam 6% e não sabem ou não quiseram responder também 6%.
De acordo ainda com a pesquisa, a gestão do prefeito é considerada boa ou ótima por 70% do eleitorado, regular por 19% e ruim ou péssima por 10%.
No entanto, quando se perguntou ao eleitor se aprova ou desaprova a gestão municipal, 81% responderam que aprovam e 18% que desaprovam.
Já a gestão do governador Eduardo Campos é aprovada por 91% da população e rejeitada por 6%.
“Isso em absoluto não me surpreende porque o governador tem ajudado muito o nosso município. Não foi por outra razão que eu e o meu grupo político o apoiamos firmemente na sua reeleição em 2010”, declarou Ricardo Teobaldo.
Por sua vez, o governo da presidente Dilma Rousseff é aprovado por 91% dos eleitores, e reprovado por 8%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de setembro com 373 questionários, tem margem de erro de 5,2%, para mais ou para menos, e está registrada no TRE sob o número 134/2012.
 

Secretaria de Saúde instala Geres em Goiana


Atendimento »Gerência vai atender a 10 municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ganha hoje mais uma Gerência Regional de Saúde (Geres). A XII Geres fica em Goiana e vai atender a 10 municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A gerência coordena atividades da SES na região e promove articulação entre as cidades que possuem uma população de 300 mil pessoas.


A solenidade acontece esta tarde, em Goiana, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Na ocasião, ele vai empossar a nova gerente, Daniele Uchôa.

Antes da mudança do Plano Diretor de Regionalização, os municípios que compõem a atual XII Geres - Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer e Timbaúba - eram contemplados pela II Geres, com sede em Limoeiro. O município sede, Goiana, era o único contemplado pela I Geres, com sede em Recife.

As redes de assistência à Saúde da XII Geres incluem serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, vigilância em saúde, atenção ambulatorial especializada e hospitalar. Cinco municípios – Condado, São Vicente Férrer, Aliança, Ferreiros e Macaparana - possuem o Programa Mãe Coruja. 

A rede de urgência da região conta com oito unidades mistas municipais e o hospital estadual Belarmino Correia, referência para a região, dispondo de especialidade como clínica médica, traumatologia, pediatria, ginecologia e cirurgia. A XII Gerência Regional de Saúde foi oficializada através do Decreto Estadual Nº 37.772 em 16/01/12.

Obra de construção de presídio em Itaquintinga está parada e causando prejuízos


ITAQUITINGA

A empresa baiana Advance Construções e Participações, que obteve concessão do governo de Pernambuco para construir e administrar o presídio, enfrenta problemas de fluxo de caixa e depende da negociação de um empréstimo para retomar a obra

Obra está paralisada / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Obra está paralisada

Foto: Guga Matos/JC Imagem

A primeira parceria público-privada (PPP) do sistema prisional do Brasil empacou. O Centro de Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga (Zona da Mata Norte do Estado), que deveria ser entregue no próximo mês, está sem data para começar a operar. A empresa baiana Advance Construções e Participações, que obteve concessão do governo de Pernambuco para construir e administrar o presídio, enfrenta problemas de fluxo de caixa e depende da negociação de um empréstimo para retomar a obra. A construção do empreendimento de R$ 350 milhões vai ajudar Pernambuco a se redimir do título de pior sistema carcerário do Brasil conferido em 2011 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de reforçar a vocação turística de Itamaracá, com a desativação de unidades prisionais do município.

GALERIA DE IMAGENS

Obra do presído de Itaquitinga está paralisada desde junho.É a primeira PPP prisional do País
Guga Matos/JC Imagem
Anteriores
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Guga%20Matos/JC%20Imagem
Próximas


A “obra redentora”, que chegou a receber prêmio da revista americana Infrastructure Journal como uma dos 100 projetos sociais mais importantes do mundo em 2011, emperrou na reta final. Pelas contas da Advance, 90% da construção foi executada. Na última quarta-feira, o JC esteve em Itaquitinga e constatou o esvaziamento da obra. No local, apenas funcionários da AK Vigilância controlando a portaria e informando que os trabalhos foram suspensos desde junho. Encravada no meio do canavial, a construção só tem sua rotina pacata quebrada por fornecedores em busca de informações sobre pagamento ou tentando negociar a retirada de equipamentos de dentro do canteiro. Do lado de fora é possível ver restos de material de construção, muito entulho e cercas quebradas.

Apesar do cenário de esvaziamento e de ter mandado os operários para casa, o diretor-presidente da Advance, Eduardo Fialho, insiste que a obra não está paralisada. “O ritmo foi diminuído, mas tem trabalho sendo feito”, afirma, sem especificar quantos funcionários estariam atuando, nem que serviços estariam sendo executados. O empresário justifica que a obra começou a perder fôlego em junho, por conta das chuvas. “Não queríamos amargar prejuízo. Por isso, diminuímos a produtividade.”

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco (Marreta), Dulcilene Morais, diz que os operários começaram a ser mandados para casa desde junho. “Eles não foram demitidos, estão aguardando a retomada da obra e o pagamento da folha de agosto que está em aberto.” Na quinta-feira, patrões e empregados participaram de audiência na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, mas não chegaram a um acordo e um novo encontro foi marcado para a próxima terça. Além da folha de agosto, o Marreta diz que a Advance não estava recolhendo INSS e FGTS.

“O melhor seria que eles nos demitissem porque a gente pegava nossa carteira e ia tentar outro emprego ou o seguro desemprego. Do jeito que está, nem recebemos os salários nem temos perspectiva”, diz o encarregado Gildo Luiz Silva, junto com outros dois funcionários da obra, moradores do distrito de Chã de Sapé, em Itaquitinga. Na avaliação dos operários, a paralisação da obra é uma frustração para o município, que aposta nos empregos. Só em Sapé, 50 pessoas trabalham na obra.

A dívida trabalhista é a menor na lista de credores da Advance. Alguns fornecedores falam em débitos na casa dos milhões. Um fornecedor de uma empresa de serralheria de São Paulo, que preferiu não se identificar, diz que tenta receber R$ 4 milhões. “Tínhamos 40 funcionários e precisamos demitir 20. Estamos sem conseguir honrar nossos compromissos por causa da falta de pagamento da Advance. Esperamos que a obra seja retomada, mas não podemos deixar os equipamentos aí dentro. Temos dez máquinas no canteiro, sem funcionamento”, diz.

Um dos sócios da D+ Refeições, Diogo Reis, também reclama dos créditos a receber. A empresa investiu para instalar um refeitório dentro da obra e está sem receber há 90 dias. “Fornecíamos alimentação para 2 mil operários. Não quebrei porque minha empresa é maior e tenho outros clientes, mas alguns empresários menores dependiam exclusivamente da Advance”, destaca.

A Advance venceu concessão para administrar o CIR por um período de 33 anos e vai receber um repasse anual de R$ 114 milhões do governo do Estado. O presídio terá capacidade para abrigar 3.126 detentos. O secretário de governo, Lauro Gusmão, diz que aguarda um retorno da empresa sobre o novo prazo de entrega da obra. “A Advance terá que cumprir o que foi acordado, entregando a obra em perfeitas condições. E não será possível fazer aditivo de contrato porque está fora da regra de PPP”, sentencia. O valor inicial da obra era de R$ 287,3 milhões, com as correções ficou em R$ 350 milhões.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...