sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DIVULGAÇÃO


ELEIÇÕES 2012



Prazo para pedir 2ª via de título termina dia 27

Cidadão precisa solicitar documento no TRE dentro do domicílio eleitoral

 TATIANE ACCIOLY, do Blog da Folha
Termina no próximo dia 27 de setembro, o prazo para os eleitores solicitarem a 2ª via do título eleitoral dentro do seu domínio eleitoral. Para realizar a solicitação, o eleitor não deve ter pendências com a Justiça Eleitoral, precisa comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral com um documento oficial com foto e, por fim, preencher o requerimento de solicitação de 2º via, entregue na hora.
Os eleitores que necessitam justificar ausência nas eleições deve preencher o formulário com o número de seu título de eleitor. O título em si não é necessário para votar no dia 7 de outubro, basta levar um documento com foto que o eleitor está apto para o exercício da democracia. Contudo, a utilização é melhor, pois serve para indicar o local de votação, através do número da zona e da seção escritos no documento.

EVENTO Bicicletada propõe debate em Dia Mundial sem Carro neste sábado


Democratização do espaço urbano é foco de evento realizado n

- RODRIGO PASSOS, da Folha de Pernambuco

Nathália Bormann
MOBILIDADE foi tema de um ciclo de palestras realizado pela JBR Engenharia
Amanhã é o Dia Mundial Sem Carro, ação que propõe uma reflexão sobre os problemas ocasionados pelo uso intenso dos automóveis como forma de deslocamento, principalmente nos centros urbanos. Em comemoração, será realizada uma “bicicletada” em prol do uso moderado de carros, o que visa intensificar a discussão sobre o estímulo ao uso da bicicleta. O tema vem sendo debatido constantemente pelos órgãos públicos e representantes da sociedade, já que a cidade vive um intenso problema de mobilidade e busca alternativas para resolução do inchaço nas vias públicas. Ontem a discussão foi realizada em um seminário com o intuito de elaborar um documento com alternativas viáveis que serão entregues aos postulantes à prefeitura do Recife.
Quem passar pela praça do Parnamirim amanhã, por volta das 16h, poderá se deparar com cerca de 200 ciclistas-ativistas que irão participar do ato. “A ação é um movimento aberto que tem por objetivo promover o debate sobre a importância da implantação de ciclofaxias”, destacou uma das participantes do movimento intitulado de Bicicletada, Mariana Lyra. Ainda em ações vinculadas ao Dia Mundial Sem Carro, também está programada a Vaga-Viva, que tem o objetivo de propor uma reflexão sobre o espaço público dado aos carros. “Essa intervenção vai mostrar como o espaço público, no caso das vagas nas ruas, pode ser utilizadas para lazer, por exemplo. Normalmente, as pessoas realizam piqueniques nessas vagas”, contou.
Várias são as opiniões sobre a mobilidade urbana e mais ainda são alternativas sugeridas, tanto por especialistas, quanto por usuários dos espaços. Mas, a diversidade de opiniões nem sempre converge para o mesmo ponto em comum, muito embora a necessidade de intervenções em prol da mobilidade seja unânime. “A via precisa ser compartilhada entre os modais, com prioridade para os não motorizados, como as bicicletas”, pontuou o coordenador do Instituto da Cidade Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler. Para ele, alguém precisa arcar com as novas intervenções e, provavelmente, serão os usuários de carro. “Vimos, nos últimos dias, na implantação da ciclofaixa na Estrada do Arraial, o embate, que vai se estender nos próximos anos. Os carros devem ser usados, mas sem prejudicar a coletividade”, avaliou.
Este foi o quarto debate realizado pela JBR Engenharia, que organizou o ciclo de palestras com o intuito de ouvir opiniões distintas. O objetivo é, depois das análises dos especialistas, entregar aos candidatos um documento com os resultados para auxiliar na construção de um novo plano de mobilidade.

Eleição divide João Alfredo POR GABRIELA LOPEZ, DO BLOG DE JAMILDO



João Alfredo é a típica cidade do interior nordestino. Pacata, moradores jogando dominó em toda esquina, sem semáforos e com as tradicionais praça e igrejinha. Localizado no Agreste de Pernambuco, a 120 quilômetros do Recife, o município vive uma estranha efervescência que atende pelo nome de eleição.
O atual prefeito, Severino Cavalcanti (PP), teve sua candidatura à reeleição impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com base na Lei da Ficha Limpa este mês. Temendo o desgaste que um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traria, ele decidiu renunciar à postulação. Quem assumiu a chapa foi a ex-candidata a vice, Anna Mendes (PSDB), filha do ex-prefeito por quatro mandatos, Sebastião Mendes (PSDB). 

Além de somar o apoio do ex-presidente Lula (PT), da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), o pepista tem prestígio na cidade por ser filho da terra e ter assumido a presidência da Câmara dos Deputados, em 2005, quando cumpria um dos três mandatos como deputado federal. Ficou no comando da Casa por apenas um ano, já que renunciou após eclodir o chamado "Escândalo do Mensalinho", no qual Severino foi acusado de cobrar propina do empresário Sebastião Buani para renovar um contrato da Câmara com o restaurante dele. Aos 81 anos, Zito, como é conhecido na cidade, contabiliza ainda sete mandatos de deputado estadual e dois como prefeito de João Alfredo, o atual e o primeiro, que ocorreu entre 1962 e 1966.

A única adversária da chapa da situação é Maria Sebastiana (PTB), que foi a antecessora de Severino na Prefeitura, de 2005 a 2008. A petebista atraiu o apoio do atual vice-prefeito, Dimas Santos (PR), que rompeu com o prefeito por motivos nebulosos. Também aparece na lista de aliados o ex-vice-prefeito Zeca Falcão (PTB).

A disputa acirrada divide a população. A reportagem passou o dia na cidade e não parou de circular carros de som fazendo propaganda das duas candidaturas em alto e bom som. Como grande parte dos 32 mil habitantes trabalham na Prefeitura, muitos moradores têm receio de declarar voto à oposição em conversa com a imprensa. Aliás, a desconfiança aparece também quando surge a pergunta: "o que ainda falta na cidade?".

Quem diz que vai votar em Maria Sebastiana teme pelo fato de Anna Mendes não ter experiência política. O único cargo político que consta no seu currículo é a titularidade da Secretaria de Assistência Social. No outro time estão os eleitores cativos de Zito e do ex-prefeito Sebastião Mendes.

"Eles fundaram João Alfredo. Não dá para contar em um dia inteiro o que eles fizeram pela cidade", defende o agricultor Severino Carneiro de Moura, de 60 anos. "Zito fez o banheiro público, fez escolas e postos de saúde na zona rural. Tem uma creche sendo construída também", enumera.

Para o motorista Ricardo José da Silva, 40, mudança de candidato não foi negativa. "Ela tem boa índole, é amada por todos. Se não fosse Zito a gente queria ela mesmo. Ela conversa com todo mundo, não esculhamba ninguém", avalia.
Ricardo José da Silva defende gestão de Zito (Foto: Fábio Jardelino/NE10)
A funcionária pública Maria Lúcia de Lira, 55, está do lado de Maria Sebastiana. "Gostei dela como prefeita. Trabalhou na saúde, educação... muito boa. Já conheço o trabalho dela e ninguém conhece a outra [Anna Mendes] na política. Moro aqui na cidade e nunca vi ela passando", conta.

O mesmo posicionamento tem a professora Gabriela de Lima e Silva, 28. "O comércio é pequeno, éramos tradicionais pelas serralharias. Hoje tem bem menos, aí já diminui os empregos", reclama. Ela também diz que os docentes não recebem "pó de giz" para trabalhar, que postos de saúde e escolas foram fechados na gestão do pepista. "Ainda recebemos atraso constantemente".
Gabriela de Lima e Silva reclama de falta de investimento na educação (Foto: Fábio Jardelino/NE10)
Procuradas pela reportagem, nem Ana Mendes nem Maria Sebastiana atenderam aos pedidos de entrevista.

CRIME Uma vitória contra invasão no Facebook


Recifense, vítima de hacker, ganhou na Justiça direito de ter página removida. Se não cumprir decisão, empresa pagará multa

Publicado em 21/09/2012, às 06h44

Do JC Online

Adriana Magalhães / Bobby Fabisak/JC Imagem

Adriana Magalhães

Bobby Fabisak/JC Imagem

Imagine tentar acessar seu perfil no Facebook, descobrir que a conta foi hackeada e que todas as suas informações privadas armazenadas pela rede social agora estão sob o poder de um invasor. Foi o que aconteceu com a turismóloga recifense Adriana Magalhães, 27 anos. Depois de ter a senha que usava para acessar sua conta modificada por um desconhecido, em abril, ela começou a sofrer as consequências das atitudes do hacker, que passou a se comportar online como se fosse ela.
Adriana chegou a procurar a polícia e registrar boletim de ocorrência. Mas foi a entrada de ação na Justiça solicitando que o Facebook seja obrigado a tirar do ar o perfil invadido que deu à vítima a primeira vitória na luta pelo fim do constrangimento. Agora, o Facebook pagará multa por cada dia que a página hackeada permanecer ativa.
“Ele (o hacker) acessou meu arquivo de conversas privadas, fotografou a tela e publicou o conteúdo no meu perfil, divulgando não apenas a minha privacidade, como a de amigos meus, que confiaram aquelas informações a mim. Foi uma confusão. Criei até outro perfil em meu nome para alertar meus conhecidos sobre a fraude”, explica Adriana.
Apesar da campanha da pernambucana para mobilizar os amigos a denunciar o perfil falso, o Facebook não tirou a página hackeada do ar e o invasor continua a utilizar a rede social com nome, sobrenome e fotos da turismóloga.
“Ele até descobriu que criei um perfil novo e fica me acompanhando por lá. Quando eu mudo minha foto de perfil, ele copia a imagem e coloca a mesma foto na minha antiga página”, relata. O impostor também usa a conta da vítima para conversar com outros internautas, compartilhar mensagens de autoajuda e até dá parabéns aos amigos da recifense quando eles fazem aniversário.
“Foi uma confusão. Criei até outro perfil em meu nome para alertar meus conhecidos sobre a fraude
”turismóloga recifense Adriana Magalhães, 27 anos
Para resolver o impasse, Adriana precisou procurar um advogado para representá-la judicialmente. O defensor, então, entrou com ação requerendo tutela antecipada para que o Facebook finalmente seja obrigado a apagar o perfil invadido. A juíza Karina d’Almeida Lins, titular da 23ª vara cível, determinou, no último dia 14, que a rede social retire do ar a conta invadida, sob pena de multa de R$500 por dia. A juíza firmou um prazo de cinco dias para que o perfil fosse apagado, no entanto, o limite foi extrapolado na última quarta-feira e o site não tomou atitude alguma.

Prefeitura do Carpina é multada por descumprir TAC

CARPINA

A prefeitura do Carpina não cumpriu as obrigações assumidas com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) perante a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 05/2012, que exigia a adoção das tabelas de progressão do plano de cargos e carreira do magistério e a observação da lei do piso salarial do kagistério. Diante da situação, a promotora de Justiça Kívia Roberta aplicou a multa prevista no TAC para o caso de descumprimento e firmou Termo Aditivo de Compromisso e Ajustamento de Conduta com a gestão municipal, conforme acordado com o Sindicato dos Servidores municipais.
De acordo com a prefeitura, as medidas previstas no primeiro TAC não foram aplicadas por insuficiência financeira. Por isso, a administração municipal recebeu multa de R$ 30 mil somados à quantia de R$ 5 mil por dia de atraso. O Termo Aditivo volta às obrigações não cumpridas no TAC, como o pagamento do salário dos professores municipais seguindo o piso nacional da categoria.
Outra determinação trata das tabelas de progressão, devendo ser cumpridas de forma que atualizem o percentual sobre o piso. Dessa forma, além das quantias previstas, o valor será acrescido em 14% no mês de setembro, 16% para outubro, 18% em novembro e 20% para dezembro. O Termo ainda prevê que, caso o pagamento não seja feito no período determinado, fica estabelecido o mês de dezembro como último prazo para reajuste da quantia total.
Em relação aos retroativos salariais de janeiro a agosto, estes devem ser pagos em seis parcelas iguais e consecutivas a partir do dia 15 de novembro, constando ainda na folha complementar de pagamento. Caso o TAC não seja cumprido, novas multas serão aplicadas à Prefeitura do Carpina e ao seu gestor, dessa vez acrescidas em 25%, sendo os valores arrecadados enviados ao Fundo Municipal da Infância e da Juventude.
Do MPPE


Acusado de matar a nora é preso

A Polícia Civil, através da Equipe de CVLI da AIS-11 – Goiana, coordenada pelo Delegado Von Romel, prendeu na tarde de ontem (20/09), por força de Mandado de Prisão Preventiva, o senhor JOSÉ GOMES DA SILVA, indiciado pela prática do delito de homicídio doloso qualificado contra a sua própria nora VANESSA DOS SANTOS SILVA de 24 anos de idade,  a vitima desapareceu de Carpina, onde morava no dia 24 de março de 2011 sendo encontrada já em estado de decomposição no dia 28 de março em área de canavial no município de Tracunhaém-PE. O Imputado foi recolhido ao Presídio de Vitória de Santo Antão.


Presa mulher acusada de manter casa de prostituição em Macaparana







NA MANHÃ DE HOJE, 20.09.2012, ÀS 11:30 HORAS, POLICIAIS DA EQUIPE MALHAS DA LEI DA AIS 11 (11ª DESEC E 2º BPM), JUNTAMENTE COM POLICIAIS DA DEPOL DE CARPINA, PRENDERAM A ACUSADA MARIELDA BEZERRA JOVELINO, VULGO “ELDINHA”, COM 36 ANOS, RESIDENTE EM SÃO LOURENÇO DA MATA-PE.
SEGUNDO POLICIAIS,  MARIELDA E MARIA JOSÉ JANUÁRIO, ESTAVA NA RUA ÓTAVIO CORREIA, N° 33, CENTRO, MACAPARANA-PE,  FACILITARAM A PROSTITUIÇÃO DA ADOLESCENTE J. S. C., MANTENDO POR CONTA PRÓPRIA UM PROSTÍBULO COM O INTUITO DE OBTER LUCRO, ONDE EM SEUS DEPOIMENTOS CONFIRMARAM QUE SEU BAR FUNCIONAVA COMO LOCAL PARA A PRATICA DE ENCONTRO SEXUAIS, MEDIANTE PAGAMENTO, ONDE ACOLHERAM E MANTIVERAM A ADOLESCENTE SUBMETENDO-A A PRSOTITUIÇÃO, SENDO CONDENADA A UMA PENA DE 05 ANOS DE RECLUSÃO.
A ACUSADA SE EVADIU DO LOCAL, FICANDO FORAGIDA DESDE A ÉPOCA DO FATO 2004, ONDE APÓS INVESTIGAÇÕES FOI LOCALIZADA A NOVA RESIDÊNCIA DA ACUSADA NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DA MATA.
MARIELDA FOI APRESENTADA NA DEPOL DE CARPINA E POSTERIORMENTE RECOLHIDA NA COLÔNIA PENAL FEMININA DO RECIFE (BOM PASTOR).

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...