quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bancários decretam greve a partir da próxima terça-feira


REIVINDICAÇÃO

Paralisação começará a partir da meia noite do dia 18 deste mês



Peu Ricardo/Folha de Pernambuco
Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (12), na sede do sindicato, no bairro da Boa Vista, os bancários pernambucanos deflagraram greve por tempo indeterminado. A paralisação começará a partir da meia noite da próxima terça-feira (18). Cerca de 300 pessoas participaram da reunião. Desta forma, o Sindicato de Pernambuco segue a decisão do Comando Nacional da categoria.

Após um mês negociando, sindicato e trabalhadores avaliaram que a proposta de 6% de reajuste sobre todas as verbas salariais apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não contempla as reivindicações e optaram pela paralisação.

Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello, ainda assim, haverá outra assembleia, na segunda-feira (17), para organizar e ratificar a greve. “Se até lá a Fenaban nos contatar para negociarmos, estaremos abertos ao diálogo. Caso contrário, entraremos greve na próxima terça”, afirmou Jaqueline.

Os bancários reivindicam reajuste de 10,25%, eles reivindicam piso de R$ 2.416,83 – equivalente ao salário mínimo calculado pelo Dieese -, maior participação nos lucros e resultados (PLR), além da contratação de pessoal, mais segurança e melhorias nas condições de trabalho.

Além de Pernambuco, os bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Alagoas, Piauí e Campinas também deflagraram greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça. O Portal FolhaPE contatou a Fenaban, sem sucesso.

 

Senado aprova projeto que proíbe demissão por justa causa em casos de alcoolismo



DIREITOS Pacientes terão acesso a medicamentos fornecidos pela saúde pública

BRASÍLIA - O trabalhador dependente de álcool só poderá ser demitido por justa causa quando recusar tratamento médico, inclusive os oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é o que prevê o projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (12) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado que, agora, será votado na Comissão de Constituição e Justiça antes de ser remetido à Câmara dos Deputados.

Nesta quarta-feira, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê a embriaguez habitual ou em serviço como uma das hipóteses passíveis de demissão por justa causa. Pela proposta, os casos de alcoolismo passam a ser tratados como doença.

“É urgente a atualização da norma para que ela passe a refletir aquilo que a sociedade como um todo já compreendeu e assimilou: o alcoolismo é doença e não desvio de caráter”, ressaltou o relator do projeto de lei Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

O parlamentar ressaltou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Justiça brasileira, quando acionada, reconhecem que ao trabalhador dependente de álcool não se aplica a demissão por justa causa. Rollemberg acrescentou que pelo entendimento dos juízes, essa “demissão sumária” agrava ainda mais a baixa estima do dependente.

Também foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais projeto de lei que estabelece que pacientes portadores de câncer maligno terão prioridade no tratamento do SUS especialmente em casos de necessidade de controle da dor. A matéria tem como relatora a senadora Ana Amélia (PP-RS) e estabelece que o paciente, para usufruir dessa prioridade, deve estar cadastrado em programa especial de controle da dor oncológica.

Esses pacientes terão acesso a medicamentos fornecidos pela saúde pública. De acordo com o projeto, após a aprovação pelo Congresso, o governo federal terá um prazo de 90 dias para regulamentar a matéria
.

Quadrilha usa lona com marca de banco para disfarçar roubo no Recife



Suspeitos, entretanto, não conseguiram levar o dinheiro.
Delegado que fazia exercício físico percebeu a movimentação

Assaltantes arrombaram um caixa eletrônico de um banco localizado na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, na manhã desta quarta-feira (12). Os bandidos não conseguiram levar o dinheiro, de acordo com informações da polícia. Durante a ação, a quadrilha chegou a utilizar uma lona com a logomarca do banco para impedir a visualização do interior do estabelecimento, no bairro do Espinheiro.

No local, foram encontrados um maçarico, cilindros de oxigênio e gás, isqueiro, uma alavanca e luvas – os ladrões chegaram a abrir um buraco de 25 x 50 cm no caixa. De acordo com informações da polícia,  câmeras filmaram a ação. As imagens mostram que dois possíveis integrantes da quadrilha foram ao local por volta das 21h de terça-feira (11), com uma máquina que identifica o caixa que tem mais dinheiro.

Nesta quarta, outros quatro suspeitos teriam voltado ao estabelecimento e desligaram três câmeras. Ainda assim, o alarme foi acionado em São Paulo e imagens foram gravadas. “A gente tem umas filmagens internas do banco que mostram que, no mínimo, quatro elementos participaram da ação. Eles foram surpreendidos. Inclusive, um deles foi detido. Os outros conseguiram se evadir do local”, contou André Amaral, perito do Instituto de Criminalística (IC).

O delegado José Cláudio Nogueira, gestor do Departamento de Repressão ao Crimes Patrimoniais (Depatri), que estaria fazendo exercícios físicos na região, foi quem percebeu a movimentação estranha na agência e acionou um policial militar. Dois suspeitos que fugiram já foram identificados, através das imagens de segurança, mas não foram presos. O homem preso seguiu para para o Depatri
.

O Mundo em terça-feira, setembro 4, 2012 VENEZUELA: Chile e Brasil aliança liderança com empregadores




A experiência da privatização das prisões na América Latina, Brasil e Chile chumbo, onde foi dada a responsabilidade de empresas para construir presídios para resolver o problema da superlotação.
cerca de 10 anos atrás, não era o caso da Gendarmaria do Chile , onde a privatização foi extensa. As prisões do setor privado construído e assumiu a sua administração por um período estipulado pelo cobrando cerca de US $ 35 por dia para cada preso. Assim, confrontados com o problema do crescimento da população prisional em função de novas leis punitivas.
Durante o governo de Ricardo Lagos, começou Correções Programa de Concessão, o que é que o setor privado é responsável pela concepção, construção e serviços propriedade (cuidados de saúde, reabilitação social, manutenção de equipamentos de segurança, manutenção de infraestrutura, limpeza, controle de lavanderia, alimentação e pragas) e do Estado, por sua vez é responsável pela proteção e segurança da prisão. Este processo de concessão dura 20 anos e no final deste período de contrato, retorna para o estado com a possibilidade de re-concurso, se for considerado apropriado.
Uma análise do colombiano revista Semana informou que a privatização Chile fez aumentar o custo das prisões para o Estado de US $ 11 a US $ 35 por dia por preso.
Superlotação caixas de segurança diminuiu e aumentou. Assim, em 2009 começou o programa de prêmios segundo para criar cinco novas prisões no Chile.
Há dois casos no Brasil. A prisão complexo Ribeirão das Neves, no estado de Minas Gerais, e do Centro Integrado de Ressocialização Itaquitinga, em Pernambuco, que tem uma capacidade de 6.000 prisioneiros, 3.000 cada. 
Nos dois casos, até mesmo a segurança foi privatizada. Em Ribeirão das Neves cobrar R $ 50 por dia por preso, de acordo com um relatório da BBC. 

Obra em Itaquitinga » Audiência discute situação de operários


Na próxima quarta-feira (12), o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Marreta) promoverá uma audiência pública, às 9h30, no Ministério do Trabalho, para discutir o atraso nos salários de aproximadamente mil operários da construção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga.

O serviço está sendo feito pela Advance Construções e Participações Ltda. Além do pagamento dos salários, o Marreta reivindica que a construtora faça o repasse dos valores referentes ao FGTS e INSS para os trabalhadores.

Judiciário » Severino Cavalcanti desiste de concorrer à reeleição em João Alfredo


O prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti (PP), desistiu de disputar a reeleição. Na manhã desta quarta-feira (12), os advogados dele entregaram a documentação de renúncia à candidatura no cartório eleitoral da cidade. 

Severino Cavalcanti teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com base na lei da Ficha Limpa. Ele renunciou ao cargo de deputado federal em 2005, para evitar a cassação do mandato. Na época, o político era presidente da Câmara Federal e foi acusado de ser o mentor do "mensalinho", um esquema de corrupção no qual era cobrado propina a donos de restaurantes instalados na Casa para que fossem renovados os contratos.

Também na manhã desta quarta foi protocolado o pedido de renúncia da candidata a vice de Severino Cavalcanti, Ana Amélia (PSDB). Cogita-se que, posteriormente, ela entre na disputa pelo Executivo da cidade. A documentação, inclusive, já estaria pronta.

Festa de Emancipação Política da Aliança – 84 Anos de História


A cidade de Aliança, conhecida como Berço do Maracatu, completou 84 anos de Emancipação Política na última terça-feira (11). As festividades na cidade começaram na segunda (10) e seguem até a sexta (14), a banda magníficos e o cantor Geraldinho Lins prometem animar os últimos dias da festa.
Da Redação

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...