quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Alunos de Passira apresentam dispositivos hidráulicos criados em aulas de física

A cidade de Passira, no Agreste de Pernambuco, tem um encontro marcado com a ciência nesta quarta-feira (15). É que os alunos do 3º ano da Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Manoel Guilherme da Silva apresentam, na Praça da Matriz, várias garras hidráulicas que construíram utilizando os conceitos da física.
O projeto, coordenado pelos professores Gilberto Albuquerque, Elen Carolina e Lívio Araújo, fez sucesso entre os alunos, que acharam a experiência excelente. “Eu gostei muito porque ajudou na nota do segundo bimestre. Ajudou também a entender melhor como a física pode funcionar no dia-a-dia e, como utilizamos apenas material reciclado, vi que dá pra fazer várias coisas ajudando o meio-ambiente”, contou a estudante Fabíola Carla, de 17 anos.
Após quatro meses de trabalho com os jovens durante as aulas de física, o resultado foi a construção do animal e outra dezena de garras com a utilização de seringas descartáveis e mangueiras. Os equipamentos são capazes de realizar pequenos movimentos sem ajuda de eletricidade.
“Eles (os estudantes) ficaram bem estimulados. Bastavam ver que o projeto de um outro grupo apresentava algum detalhe superior aos deles, que eles já corriam pra tentar melhorar o próprio. No segundo bimestre, quando ocorreu a apresentação das garras na escola, as notas na matéria melhoraram”, comemorou o professor.
Gilberto Albuquerque revelou ainda que, após apresentar o trabalho à comunidade em Passira, o próximo passo será inscrever o projeto para expô-lo no Espaço Ciência, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).FOGUETES- Não é a primeira vez que a EREM Manoel Guilherme da Silva se destaca com projetos estimuladores da ciência. No primeiro semestre, os alunos, coordenados pela mesma equipe de professores, construíram foguetes a partir de garrafas pet e papelão. Ao final do projeto, os grupos participaram de uma competição, onde ganhava aquele que conseguisse lançar os foguetes, impulsionados por uma bomba de ar, mais longe.
RIO+20-A EREM também ganhou espaço na RIO+20, realizada no mês de junho, onde apresentaram o projeto “O ‘X’ da questão”. Na ocasião, três alunos representaram, em estilo de teatro interativo, cientistas das áreas de química, física e biologia.

Em 30 dias, empresas não poderão cobrar nova chamada quando ligação cair



Foto: Reprodução
A nova regra que impedirá as teles de cobrar nova chamada quando a ligação cair deve entrar em vigor efetivamente dentro de 30 dias. A estimativa foi apresentada nesta quarta-feira (15) pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Marcelo Bechara. A decisão da Anatel de mudar a regra de tarifação nos momentos de queda de chamadas foi antecipada pela Agência Estado. O usuário terá 120 segundos para refazer a chamada que havia caído e todo esse processo será considerado como uma só ligação. Segundo Bechara, a proposta de mudança deverá entrar em audiência publica na quinta-feira.
Na prática, o usuário de telefone celular poderá realizar novamente a chamada no caso de a ligação cair, seja qual for o motivo da interrupção. A regra valerá da mesma forma caso a ligação caia por falta de bateria ou por problemas na rede da operadora. “Quando uma pessoa liga para outra em um prazo de dois minutos, não é porque quer falar de novo o que já falou, mas porque a ligação caiu”, disse o conselheiro.
Com a alteração, serão atendidos a todos os tipos de planos (de cobrança por chamada ou por minuto) de todas as operadoras. A regra valerá para todos os contratos em vigor, explicou, assim como para planos pré e pós pagos. A norma anterior atendia somente aos planos básicos, que hoje são residuais no mercado. “É uma abordagem alinhada com a nova realidade da oferta massiva de plano”, disse o conselheiro. Ele admitiu que também foram considerados resultados de fiscalização da Anatel na elaboração da proposta.“O que o usuário quer é que a chamada não caia e, se cair, que ele não seja penalizado por isso”, disse o conselheiro. Bechara ressaltou que a Anatel não focou a medida na economia de dinheiro para o consumidor. “Queremos que o consumidor não tenha prejuízo”, disse.
Conforme explicou, a ideia é promover uma alteração no regulamento do Serviço Móvel Pessoal. A mudança principal é o acréscimo do artigo 39-A. “Caso haja chamadas sucessivas, consideradas essas efetuadas entre o mesmo código de acesso e de destino, e o tempo compreendido entre o final da chamada e o início da seguinte for inferior ou igual a 120 segundos, devem ser consideradas como sendo uma única chamada”, propõe o novo artigo. Segundo Bechara, 120 segundos é um prazo suficiente para retomar a ligação.
A proposta terá de passar por audiência pública e por outros ritos dentro da Anatel, mas Bechara avalia que toda a tramitação não irá demorar. Por isso, estima que em um mês a nova regra já estará em vigor. “As empresas se preparem. As empresas vão ter de se ajustar.”

*Com informações da Agência Estado

Geovani Oliveira (PMN) candidato a Prefeitura de Itaquitinga participou do Porta a Porta nesta noite de Terça feira (14), nas ruas da Alegria e no Loteamento Saboeiro

       Mesmo com chuva o povo foram as ruas junto com o candidato a prefeitura de Itaquitinga, Geovani Oliveira e Ivanildo Mendes, nessa terça feira 14,/08, para mais um "Porta a Porta" nas Ruas do Loteamento Saboeiro e Rua da Alegria, o candidato ouviu os moradores daquela localidade.
O candidato Geovani Oliveira reiterou a sua conversa com os moradores, que na media do possível atenderá as suas revindicações a partir de janeiro de 2013, com o orçamento participativo. 





 O candidato Geovani Oliveira do (PMN), atento as revidicações ddos moradores das ruas do Loteamento Saboeiro













Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...