quinta-feira, 9 de agosto de 2012

POLITICA: O candidato a Prefeito de Itaquitinga faz campanha nas Ruas de Tabira e Mutamba

Dr Geovani Oliveira nos braços do povo
Dr. Geovani Oliveira(PMN), nessa terça feira(09/08), faz caminhada e porta a porta pelo o segundo dia de campanha eleitoral, dessa vez na rua da Mutamba e Tabira em Itaquitinga-PE.









PM prende jovem acusado de atirar em trabalhadores de obras de calçamento em Carpina


Publicado | Por adminvp


Paulo Antônio Silva Soares Maciel, 19 anos, popularmente conhecido como Paulinho, foi preso em flagrante na Rua Dr. Freire Filho, no bairro do Cajá, em Carpina, na tarde dessa quarta-feira (8). O jovem é acusado de atirar em três trabalhadores de obras de calçamento depois de uma discussão entre eles. Paulo Antônio foi advertido pelos funcionários para não danificar a obra.
Inconformado com a reclamação ele voltou ao local armado, em uma motocicleta, na companhia de um adolescente, e atirou contra os três funcionários que foram baleados nas pernas e pé. As vítimas foram socorridos ao hospital local.
O acusado foi encontrado na mesma moto usada para praticar o crime. Ele foi autuado em flagrante na Delegacia de Carpina e em seguida, foi para a cadeia pública do município de Lagoa do Carro, também na Zona da Mata.

INSS vai antecipar pagamento do 13º


Publicado | Por adminvp


Foto: Reprodução
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber antecipadamente 50% do décimo terceiro salário deste ano, provavelmente em setembro, como ocorreu em 2006. O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, informou na sexta-feira (4) que a data do pagamento deverá ser definida até o fim do mês, em negociações com técnicos do Ministério da Fazenda e entidades representativas dos aposentados e pensionistas.
Segundo ele, a intenção do governo é fazer isso todos os anos, ao menos até 2010, quando termina o segundo mandato do presidente Lula. “Queremos criar uma previsibilidade no sentido de não ter que debater o mesmo assunto todo ano, além de permitir que aposentados e pensionistas possam fazer planos já contando com o pagamento antecipado de metade do décimo terceiro”, disse Marinho.
Até 2005, o benefício era pago integralmente em dezembro. O pagamento antecipado de metade do décimo terceiro este ano deverá beneficiar cerca de 22,2 milhões de aposentados e pensionistas, o que representará o ingresso de R$ 6,5 bilhões na economia, de acordo com a Previdência Social.Para quem passou a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado proporcionalmente. Quem é beneficiado com salário-maternidade ou auxílio-doença, por exemplo, também receberá o pagamento proporcional ao tempo em que ficou segurado pelo INSS. A outra parcela do décimo terceiro será paga em dezembro.
Segundo a Previdência Social, só não têm direito ao décimo terceiro os cerca de 2,5 milhões de segurados que recebem benefícios assistenciais concedidos pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
  Discussão- O ministro informou que a data do pagamento antecipado que vai valer durante os próximos três anos será objeto de uma discussão mais ampla com o Ministério da Fazenda. Representantes dos aposentados e pensionistas querem que o benefício seja pago em agosto, o que teria impacto na folha de pagamentos de julho.
“O que dificulta a decisão é a medição do superávit”, observou o ministro, referindo-se à meta de superávit primário das contas públicas, que este ano é de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB).
Marinho explicou que a antecipação de uma despesa de quase R$ 7 bilhões para as contas de julho jogaria para baixo o superávit. Em dezembro, no entanto, o movimento deve ser inverso e a proporção do superávit em relação ao PIB tende a se normalizar.

*Com informações da Agência Estado

Lei das Cotas já afetará o vestibular deste ano


Publicado | Por adminvp


Foto: Reprodução/ IlustraçãoQuem prestar vestibular no fim deste ano já poderá ser afetado pela Lei das Cotas, aprovada na última terça (7) pelo Senado. O texto vai ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff em até 15 dias e passará a valer assim que for publicado. As universidades federais terão até quatro anos para se adaptar às novas regras, mas até um ano para adotar ao menos 25% do que a lei prevê – ou seja, terão de implementar o novo modelo de cotas em uma escala menor. Reitores criticaram a medida, alegando que ferem a autonomia universitária.
A federal que promove apenas um vestibular por ano terá necessariamente de adotar esse sistema de cotas em seu exame do final de 2012 ou início de 2013. Já universidades que realizam duas provas anuais, como a UnB, de Brasília, poderão adotar o novo sistema só em meados do ano que vem.A nova lei prevê que 50% das vagas de todos os cursos e turnos das federais sejam reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Uma parte dessas vagas deve ser dedicada a negros, pardos e índios, e outra a alunos com renda familiar igual ou menor a 1,5 salário mínimo per capita. A maioria da universidades já adota algum tipo de ação afirmativa, mas poucas atingem um porcentual de 50% das vagas.
Em meio à satisfação da presidente Dilma Rousseff e ao descontentamento dos reitores, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, optou por não comentar nada sobre a aprovação da lei das cotas.
Oficialmente, ele quer primeiro conversar com a presidente, se inteirar sobre o assunto, para só então se manifestar. Nos bastidores, a conversa é outra. Entre os que trabalharam pela aprovação do projeto de lei é quase unânime a tese de que Mercadante nunca foi simpático ao sistema.
Ele teria, até mesmo, pedido várias vezes que o projeto não entrasse na pauta de votação – resistência atribuída à rejeição do tema no Estado de São Paulo, seu reduto eleitoral. Mas o cenário foi ficando cada vez mais propício para a votação dessa lei especialmente após a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal da constitucionalidade das cotas.
Outro facilitador, acreditam interlocutores, foi a saída de Demóstenes Torres (sem partido-GO) do Senado, que sempre foi forte opositor das cotas e grande agregador de parlamentares.
Aprovado o projeto, a quebra da autonomia universitária é a principal crítica de reitores à decisão do Senado. Representante dos reitores, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) posiciona-se contra o projeto desde que a tramitação começou.

“Quase todos os reitores são a favor de políticas afirmativas, mas as ações devem ser estabelecidas a partir da autonomia, respeitando a especificidade de cada região”, afirma o presidente da Andifes, Carlos Maneschy, reitor da Federal do Pará (UFPA).
“Aqui no Pará definimos cota de 50% para escola pública, nem haverá grande mudança. Mas fomos nós que decidimos e essa fórmula não pode ser aplicada em todas.”
Para o reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Walter Albertoni, a definição de 50% é preocupante e pode resultar em queda de qualidade de ingressantes, principalmente em cursos mais exigentes, como Medicina. “Ainda não dá para saber como vai ser o desempenho com esse porcentual”, diz ele. A Unifesp reserva 10% de vagas de cada curso e o desempenho dos alunos é considerado bom, segundo Albertoni.
O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Helio Waldman, discorda. Segundo ele, é imprescindível porcentual como esse. “Não adianta colocar cotas pequenas. Quando se tem 10%, por exemplo, frequentemente a nota de corte é até superior ao dos não cotistas, pois essas vagas serão preenchidas por alunos vindos de escolas técnicas e colégios militares, que, em geral vêm de famílias com renda alta”, diz ele.
Intromissão- O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, criticou a “intromissão indevida” do Congresso. “O Senado está transferindo a responsabilidade do ensino médio de qualidade, que cabe aos governadores e prefeitos, para as universidades. Estão passando o pepino”, afirmou Salles. Recentemente, a UFF aprovou a reserva de 25% das vagas.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) precisará de poucos ajustes para se adequar à lei. “Nossa política de cotas é semelhante à aprovada pela Câmara”, diz a reitora Dora Leal Rosa.
Em vigor desde 2004, o sistema de cotas da UFBA reserva 43% das vagas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio – além de pelo menos um ano do ensino fundamental – em escolas públicas. Além disso, oferece 2% das vagas a descendentes de índios. Dentro da cota, 85% são direcionadas a negros e pardos, seguindo as proporções da população baiana. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

*Com informações da Agência Estado

Carpina sedia Encontro dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural


Publicado | Por adminvp

Finalizando a série de Encontros Territoriais dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, o evento chega nesta quinta-feira (09) a Zona da Mata Norte, no município de Carpina. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco – ProRural, o encontro reúne conselheiros municipais de 19 municípios da Mata Norte e 11 da RMR, a fim de promover a articulação entre os Conselhos Municipais e parceiros institucionais (governamentais e não-governamentais) para contribuir na implementação das ações do Governo do Estado com foco no desenvolvimento territorial rural.Favorecendo a discussão e o aprofundamento sobre os programas e projetos desenvolvidos no âmbito da agricultura familiar, a reunião é destinada ao fortalecimento da atuação dos conselhos, bem como dos produtores familiares organizados, incentivando práticas e indicando alternativas, construídas conjuntamente.
De acordo com o secretario executivo de Agricultura Familiar e gerente-geral do Prorural, Aldo Santos, o foco principal dos encontros é a socialização sobre a nova atuação do ProRural, através do Projeto Pernambuco Rural Sustentável – PRS. “Para sua implementação, o PRS utilizará os Planos Territoriais de Redes Produtivas. Com investimentos da ordem de US$ 178 milhões, as atividades são voltadas para o fortalecimento das cadeias produtivas, favorecendo as potencialidades e oportunidades dos agricultores familiares para contribuir na melhoria da qualidade de vida da população rural e no desenvolvimento sustentável do Estado”, afirma.
Triunfo, Petrolina, Garanhuns, Gravatá e Palmares já sediaram os Encontros Territoriais dos Conselhos Municipais, reunindo aproximadamente 650 pessoas das regiões Sertão, Agreste e Mata Sul.
Serviço:
Data: 09 e 10 de agosto de 2012
Horário: 1º dia: Abertura a partir das 9h às 17h30.
2ºdia: 8h até as 13h
Local: CETREINO – Av Padre Rocha, 1369– São José – Carpina – PE

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...