segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Timbaúba terá audiência pública para analisar situação de Cruangi Publicado por Marcelo Mesquita



Fornecedores de cana e trabalhadores da usina Cruangi se reúnem com deputados estaduais e prefeitos da Mata Norte para debater o caos social gerado pelo débito financeiro da unidade industrial. A audiência pública, que será realizada nesta terça-feira (07), às 14h, na Escola Técnica de Timbaúba, é uma promoção da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A usina deve mais de R$ 8 milhões aos produtores de cana de açúcar e não paga o salários dos funcionários há mais de dois meses.
Segundo o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima, o problema é muito mais sério do que possa parece. “É preciso que seja encontrada uma saída rápida para o problema não comprometer ainda mais a economia das cidades que estão economicamente ligadas à atividade canavieira em função da usina”, conta. Ele alerta que Cruangi pode não funcionar este ano em função das dívidas, ampliando o caos já instalado.
Além da AFCP, o Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) também participarão da audiência pública. Pela Alepe, Andrade Lima diz que está confirmada a participação dos deputados Aluisio Lessa (PSB), Henrique Queiroz (PR), Maviael Cavalcanti (DEM) e Antônio Moraes (PSDB). “Estes parlamentares estão acompanhando do problema desde o início”, conta. Também foram convidados os prefeitos dos municípios que possuem trabalhadores e fornecedores de cana de Cruangi.
Lima aproveita para denunciar que a crise da terceira maior usina em moagem no estado, começou com a separação das terras da usina Maravilha do patrimônio da usina Cruangi. “Os acionistas majoritários que representam a Maravilha e que são representantes da Cruangi estão dando às costas para a parte social”, ressalta dizendo que eles estão despreocupados com a consequência da dívida na vida dos trabalhadores, fornecedores e das cidades que vivem da atividade econômica canavieira em decorrência do funcionamento da unidade.

Polícia


VIOLÊNCIA

Polícia prende o homem mais procurado da Justiça de Pernambuco

Luciano Ribeiro dos Santos, de 37 anos, foi encontrado em Santa Catarina

0Os agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) apresentaram, nesta segunda-feira (06), o criminoso mais procurado de Pernambuco. Luciano Ribeiro dos Santos, 37 anos, conhecido como "Lulu", foi encontrado no bairro de Jardim Paraíso, em Joinville, em Santa Catarina.

O número um da lista de mais procurado é suspeito de ter cometido diversos crimes, entre eles homicídio, roubo e estupro. O homem tem 13 inquéritos contra ele. Desse número, sete são por roubo a mão armada, um estupro, dois homicídios, dois furtos e um formação de quadrilha.

Ele já foi condenado a 64 anos de reclusão. Ele estava em foragido desde maio, quando fugiu para Joinville, em Santa Catarina, para se esconder na casa do pai. O homem foi encaminhado para a Penitenciária Barreto Campelo, localizada em Itamaracá, no Grande Recife.

PROJETO Na falta da mãe, pai poderá ter licença garantida para cuidar do filho


Brasil

Brasil

 Este espaço concentra as notícias que rolam em todo o País, para você ficar a par dos principais acontecimentos em território nacional.


Medida, destinada a casos específicos, prevê acréscimo em artigo da CLT

06/08/2012 18:21 - AGÊNCIA CÂMARA
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3231/12, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que estende ao empregado, quando do nascimento de um filho, o direito ao mesmo período de licença-maternidade concedida à empregada, nas hipóteses de incapacidade psíquica ou física permanente da mãe; abandono da mãe; ou falecimento da mãe.

A proposta acrescenta artigo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5.452/43). Seu autor argumenta: “Mães e pais são vínculos eternos. Pais são tão capazes para lidar com a rotina do filho quanto as mães. Desde a gestação, o pai tem um papel fundamental no desenvolvimento do filho.”

Marçal Filho diz que a preocupação do projeto é com o desenvolvimento e crescimento do recém-nascido. “Quanto menor a criança, maior é a necessidade de referências e valores, que sempre estarão presentes, até a vida adulta; entretanto, nos anos iniciais, os valores discursados e praticados têm um peso significativo, e assim a licença-estendida objetiva assegurar ao pai o direito de cuidar do filho na ausência da mãe.”

Tramitação

O projeto está apensado ao PL 6753/10, do Senado, que trata de tema semelhante. Ambas têm prioridade e serão analisadas, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Limoeiro sedia Seminário Regional Pernambuco na Copa do Mundo 2014



A Copa do Mundo no Brasil começa em 2014, mas no Estado de Pernambuco a bola já está rolando. E o melhor: do Litoral ao Sertão. Através dos Seminários Regionais Pernambuco na Copa do Mundo FIFA 2014, a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 estará ouvindo os municípios que integram a Região do Agreste Setentrional, tendo como cidade sede Limoeiro. O objetivo do seminário é debater com a sociedade de forma geral ações de preparação do estado para a competição e para o pós-evento.
O seminário acontecerá na próxima quinta-feira (09), com uma ampla programação durante todo o dia. A partir das 9h haverá o credenciamento e o café da manhã de boas vindas, que será na sede do Colombo Sport Club, na Praça da Bandeira, no Centro de Limoeiro. A partir das 9h30, no mesmo local, será a abertura e a apresentação do projeto Pernambuco na Copa. As plenárias estão marcadas para começar às 10h45 – finalizando às 12h15.
No período das 13h às 18h serão vivenciadas atividades recreativas na Praça da Bandeira com as crianças da cidade e visitantes. Um campo de futebol de sabão será a grande sensação da tarde. A programação seguirá durante a noite, das 19h às 23h, com atividades culturais focando o maior evento futebolístico do mundo.

6 de agosto. Bomba nuclear é lançada sobre Hiroshima. Sobreviventes relatam dia do massacre.


.

Esta matéria destina-se à humanidade. Para que não esqueçam, jamais, do efeito devastador que é o lançamento de uma bomba atômica. E para que  nunca mais, fatos como este venham a se repetir.
Imagine-se caminhando naturalmente pela rua de sua cidade, quando não mais que de repente, um clarão invade o horizonte e uma explosão violentíssima queima e destrói tudo que há nos arredores.
Escrito por Luciano Pádua
Este é o relato de Takashi Morita, que trabalhava como policial militar em Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945.
Radicado em São Paulo desde 1956, onde fundou, em 1984, a Associação dos Sobreviventes da Bomba Atômica no Brasil, Morita esteve no Rio de Janeiro, para assistir ao lançamento do documentário 8:15h de 1945, durante o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear. Com sorriso inocente e olhar sincero, Morita, munido de sua inseparável bengala, descreveu ao Jornal do Brasil os horrores que presenciou após a detonação do ataque de guerra mais famoso da história.
O 6 de agosto de 1945 ficou marcado na história da humanidade como o lançamento da primeira bomba nuclear de destruição em massa a uma população civil. Realizado pela Força Aérea dos Estados Unidos, o bombardeio aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial e serviu como demonstração ao mundo do poderio bélico dos EUA. Ainda, funcionou como um alerta à guerra – fria – que bipolarizou o mundo até a queda da União Soviética, em 1991.
Estima-se que a explosão tenha matado, ou pulverizado, cerca de 70 mil indivíduos imediatamente, totalizando 90 mil mortos ao fim do mesmo dia. As edificações de Hiroshima eram constituídas, em sua maioria, de madeira, o que intensificou as chamas que vieram da bomba. Denominado Little Boy, o artefato, que continha 65 kg de urânio e poder explosivo de 15 quilotons, foi lançado de um avião B-29 e demorou 43 segundos até detonar, a 600 metros do chão.
No dia nove de agosto de 1945, foi a vez de Nagakasi conhecer o horror de uma explosão nuclear. Inicialmente projetada para ser detonada na cidade de Kokura, a nebulosidade fez com que os militares norte-americanos mudassem o alvo. As estimativas para a segunda bomba nuclear são de que, instantaneamente, 40 mil pessoas morreram. Em 15 de agosto do mesmo ano, o governo japonês declarou rendição incondicional e findou a Segunda Guerra Mundial.
Aos 21 anos, em 1945, Morita, então policial militar conta que estava alocado em Tóquio – que havia sido varrida por um onda incendiária após bombardeio em março do mesmo ano pelas forças norte-americanas – uma semana antes da explosão nuclear. Foi para Hiroshima, até então intocada, a fim de evitar novas investidas bélicas. Não houve barulho, não houve tempo para se preparar. O aviso de que aquela segunda-feira não seria como as outras veio de um clarão assustador, que envolveu o centro da cidade com temperaturas superiores a 4000°C. Depois, a claridade agradável da manhã deu lugar à escuridão.
Morita, que estava a 1,3 km do epicentro da detonação, foi lançado a muitos metros de onde se encontrava. Lembra que o dia era ameno e quente, e não se ouviu o barulho dos aviões. A farda e o chapéu da polícia protegeram seu corpo da exposição total ao calor, deixando-o com ferimentos mais graves somente no pescoço e nas mãos. O relógio que utilizava no pulso foi incinerado.
Inferno
Ao retomar a consciência, o cenário que o circundava era a descrição do inferno. Pessoas queimadas com a pele esgarçada pendendo de seus corpos, cadáveres espalhados pelas ruas e calçadas, prédios destruídos e o inesquecível odor de morte que se apossou da atmosfera. Emocionado, Morita conta que entrou em um bonde e viu, enfileirados, os corpos incinerados e imóveis de dezenas de pessoas.
Os sobreviventes andavam a esmo, com as roupas – e as peles – rasgadas pela explosão. Crianças, mulheres, idosos, policiais e a estrutura da cidade haviam sucumbido à violência da bomba.
Todavia, a detonação foi apenas a etapa inicial do processo desencadeado pela Little Boy. Em seguida, veio o que Morita descreveu como “chuva negra”, precipitação de poeira e cinza que ficaram suspensas após a explosão. Quando caíram os detritos mais densos, uma fina camada de poeira radioativa pairou no ar. Os efeitos dessa chuva em seres humanos são muito variados, desde queimaduras graves a mutações genéticas, que podem ser repassadas às gerações futuras com o nascimento de crianças deformadas e com anomalias genéticas.
O japonês recorda que as pessoas, sedentas e famintas, bebiam a água que vinha das nuvens e morriam após a ingestão. Ele passou dois dias sem comer nem beber até a cidade ser socorrida.
“Lembro-me de ouvir as pessoas dizendo: “esses americanos querem nos matar mandando óleo”.  E eu respondi: “não é óleo, é ácido radioativo””, recorda.
Ele atribui sua sobrevivência à alimentação que recebia no quartel da polícia porque, na época do esforço de guerra, havia racionamento de comida e a população estava fraca e subnutrida. “Sobrevivi porque era forte e saudável”, lembra. Por sua condição física, Morita ajudou nos trabalhos de recuperação de Hiroshima, resgatando pessoas de escombros.
Alguns meses depois do lançamento da bomba, apesar dos 21 anos e da forma física, os médicos lhe deram pouco tempo de vida. “Na época, os médicos disseram que eu só viveria dois anos após a explosão, hoje estou com 88 anos”, disse, rindo, o japonês. “Minha mulher também foi vítima da bomba e disseram que só viveria mais dois anos. Morreu há três anos, com saúde”.
Em setembro de 1945, o tufão Makurazaki passou pela cidade e, ao contrário do que se possa acreditar, Morita comemorou o acontecimento, alegando que foi uma benção divina para a cidade.
“A cidade estava destruída, mas Deus ajudou e trouxe o tufão, que limpou Hiroshima e levou embora a radiação. Em outubro, renasceu a cidade de Hiroshima e a vida recomeçou”, disse.
Por Jornal de Caruaru

Em “domingo espetacular” SBT abre vantagem de dois pontos sobre a Rede Record e fecha na vice, isolada.



Domingo de muita comemoração no SBT. O SBT foi vice líder isolado em audiência com um número surpreendente, abriu vantagem de dois pontos sobre a Rede Record, em dia em que a disputa pela audiência é bastante acirrada.


Eliana comemorou três anos na emissora de Silvio Santos, e foi o grande destaque chegou a marcar 15 pontos de pico, vice líder absoluta com recorde anual de audiência. Celso Portiolli comemorou também a vitória sobre o “Programa do Gugu”.
Na média do dia o SBT, marcou 8,8 pontos de média, a Record ficou em terceiro lugar com 6,8 pontos de média, a Band marcou boa audiência e ficou em quarto lugar com 3,3 pontos de audiência, a TV Cultura registrou o quinto lugar com 1 ponto de média, a RedeTV! amargou a sexta colocação do Ibope com apenas 0,7 décimos, a Globo foi líder absoluta com 13,9 pontos de média. [ As informações são da TV FOCO]

Por Jornal de Caruaru

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...