sábado, 21 de julho de 2012

A CESSAÇÃO DO MOMENTO


Com direito belos gols, líder Atlético-MG vira e atropela o Sport Bernard faz um golaço e participa dos outros três da vitória por 4 a 1. Galo continua líder absoluto. Pelo Leão, Mancini é muito vaiado pela torcida


  •      nome do jogo
    Bernard
    O jovem meia do Atlético-MG voltou a se destacar: além de um golaço, participou dos outros três da vitória por 4 a 1 em Recife
  • deu certo
    Danilinho
    Cuca estava na dúvida se mantinha Guilherme ou voltava com Danilinho. A opção pelo segundo foi acertada. Ele fez gol e se movimentou muito. 
  • deu errado
    Alterações
    Mancini tirou Marquinhos Paraná  e acabou abrindo o Sport, que ficou com um volante apenas e cedeu espaço para o Galo, que marcou mais dois gols.
Com direito a belos gols e jogadas de efeito, o Atlético-MG fez valer a condição de líder do Campeonato Brasileiro e bateu mais uma vítima: goleou o Sport, na Ilha do Retiro, por 4 a 1. Foi a quinta vitória em seis jogos fora de casa do time comandado pelo técnico Cuca, que chega aos 28 pontos. A equipe pernambucana, de Vágner Mancini, está na 12ª colocação, com 12 pontos.
O próximo adversário do Galo será o Santos, quinta-feira, às 21h, no Independência. O Sport joga um dia antes, no Moisés Lucarelli, contra a Ponte Preta.
Com campanha irregular e precisando da vitória em casa, Vágner Mancini apostou num esquema ousado contra o Atlético-MG, apesar de a equipe visitante liderar o Brasileirão e ter a melhor campanha fora de casa. Escondendo a escalação até o último minuto, o treinador mandou a campo um esquema parecido com o 4-3-3, com Marquinhos Gabriel, Felipe Azevedo e Gilberto no ataque, e Felipe Menezes funcionando como meia ofensivo.
Pelo lado alvinegro, Cuca também fez mistério antes de o jogo começar, mas resolveu mandar a campo a equipe que vinha sendo titular, com a volta de Jô ao comando do ataque e com Guilherme perdendo a vaga para Danilinho. Dessa forma, o Galo jogava no 4-5-1.
sport x atlético-mg (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Ronaldinho abraça Bernard na comemoração de um dos gols (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Bem definidos taticamente, Sport e Atlético-MG procuravam espaços para jogadas ofensivas, mas as marcações encaixadas não permitiam que os ataques criassem chances de gol. Com os dois times bem armados, a troca de passes rápidas e precisas foi fundamental para o gol sair. Cicinho, que já vestiu a camisa do Galo, tocou para Felipe Azevedo na direita, o atacante devolveu já dentro da área para o lateral que cruzou rasteiro. A bola ia cruzando a pequena área, mas Gilberto chegou de carrinho para colocar o time da casa na frente: 1 a 0.

Como vem sendo nos jogos deste Brasileirão, o Atlético-MG mostrou autocontrole e não sentiu o gol sofrido. Pelo contrário. Em desvantagem, se organizou melhor e passou a ser mais presente no ataque. E sete minutos depois veio o empate. Bernard deu linda arrancada pela esquerda, levou para o meio e deu ótimo passe para Ronaldinho. O meia dominou, mas deixou a bola escapar, já dentro da área. Na hora do chute ele foi abafado pelo defensor e também por Magrão, mas para sorte do Galo, a bola sobrou limpa para Danilinho, que tocou com categoria para deixar tudo igual.

Ao contrário do que ocorreu com o rival, o Sport sentiu o gol, juntamente com sua torcida. Já o time mineiro passou a dominar as ações ofensivas e até poderia virar. Após boa trama no ataque, Bernard cruzou na cabeça de Jô, que, livre, perdeu chance incrível.

Bernard comanda a virada
Os dois times voltaram sem alterações para a etapa final. Mas, diferentemente dos minutos iniciais da partida, foram com mais ímpeto para o campo de ataque, mesmo sem grande criatividade. A primeira chance veio com Danilinho, após ótima troca de passes alvinegra.

Com o jogo equilibrado, Mancini resolveu mexer. Apesar de ainda não ter atingido nem um terço da etapa final, resolveu abrir ainda mais a equipe, que já atuava com três atacantes. Ele sacou Marquinhos Paraná para a entrada do atacante Gilsinho. Com isso, o Sport ficou apenas com Tobi como homem de marcação no meio-campo.

Coincidência ou não, o Galo conseguiu a virada logo depois, aos 14 minutos. A bola estava no campo de ataque do Sport, quando Marquinhos Gabriel caiu pedindo falta. O árbitro Paulo César Oliveira mandou seguir. Junior Cesar tocou para Bernard, que deu lindo passe em profundidade para Ronaldinho Gaúcho. R49 ficou no mano a mano com Edcarlos e só na ginga chegou até a área com o defensor cercando. Com um toque, ele limpou Edcarlos e bateu no canto esquerdo, sem defesa para Magrão.
O Gaúcho voltou a marcar com bola rolando e colocou fim a um jejum que vinha desde o dia 18 de fevereiro, quando balançou a rede na vitória do Flamengo sobre o Duque de Caxias. Desde então, Ronaldinho só vinha fazendo gols de pênalti.
sport x atlético-mg (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)O Galo de Réver não tomou conhecimento do Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Em desvantagem, Mancini voltou a mexer na equipe. Desta vez ele trocou um lateral por outro, sacando Cicinho para a entrada de Moacir. Alguns vaiaram a alteração e muitos aplaudiram o lateral substituído. Mais uma vez, Mancini mostrou que não estava num dia de sorte, já que o terceiro gol do Galo saiu em jogada de Bernard em cima de Moacir. O garoto arrancou, ameaçou o cruzamento duas vezes e deixou o lateral para trás. Na hora em que cruzou, colocou a bola na cabeça de Jô, quarto gol dele no Brasileirão. Esta foi a senha para que a torcida do Leão se revoltasse e chamasse o treinador de burro.

E se o garoto Bernard já vinha tendo atuação soberba, com participação nos três gols, coroou sua noite com uma pintura. Ele deu entre as pernas de Reinaldo e tocou para Danilinho. Magrão saiu para abafar e a bola sobrou para o camisa 11. Na entrada da área ele viu o posicionamento do goleiro que voltava e mandou por cima. A bola morreu no ângulo direito, golaço na Ilha do Retiro.

A partir daí, parte dos 18.262 torcedores presentes começou a deixar o estádio. Quem ficou passou a vaiar e xingar alguns jogadores, como Edcarlos, além de Mancini. Muitos também gritaram pelo volante Hamilton, afastado do grupo pelo treinador. Com o placar consolidado, o Atlético-MG tocou a bola esperando o apito final.

Mercado de trabalho » Mulheres derrubam mais um tabu e invadem canteiros de obras


Mirtes Souza tem 25 anos. Antes de chegar à construção, foi recepcionista, atendente de padaria, auxiliar de salão de beleza e professora de informática (Helder Tavares/DP/D.A Press)
Mirtes Souza tem 25 anos. Antes de chegar à construção, foi recepcionista, atendente de padaria, auxiliar de salão de beleza e professora de informática
Acabou a reserva de mercado masculina. Agora os canteiros de obras da Região Metropolitana do Recife (RMR) têm o toque feminino. São serventes, carpinteiras, ajudantes de obras, pedreiras. Elas se misturam aos homens com naturalidade, e o melhor, em condições de igualdade de posição e salarial. As construtoras se renderam à falta de mão de obra qualificada fruto do boom na construção civil e passaram a contratar mulheres para as funções antes ocupadas só pelos homens (leia mais na edição impressa do Diario deste sábado).

Ainda é cedo para quantificar a presença das mulheres nos canteiros de obras, mas uma coisa é certa: aos pouquinhos elas estão invadindo a praia dos homens. Diretor de pesquisas socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães diz que essa movimentação de mão de obra á natural em momentos de crescimento da atividade econômica. “Quando se esgota a força de trabalho masculina, a tendência é se incorporar as mulheres”, pontua.

Para enfrentar a dificuldade de recrutar trabalhadores para as obras em andamento, a construtora Conic decidiu investir na formação e qualificação das mulheres. “Desde o boom em Suape e a explosão da construção civil em Pernambuco, o nosso segmento vem encontrando dificuldade de quantidade e qualidade de mão de obra”, destaca Florence Olsen, gerente de recursos humanos da construtora. O tempo médio de preenchimento de uma vaga passou de uma semana para 15 dias em determinadas funções.


No início não havia muitas candidatas, mas a propaganda boca a boca espalhou a nova oportunidade profissional. Há 15 dias, um grupo de cinco mulheres - Josilene, Wilani, Mirtes, Márcia e Manuela - estreou no canteiro de obras do edifício Cais da Aurora, na rua de mesmo nome. Todas já passaram por outras ocupações, mas a oportunidade da carteira assinada, de ter um bom salário e o desafio de ocupar uma vaga na construção civil foram atrativos para essas pernambucanas.

Mirtes Renata Santana Souza tem 25 anos. Ela já foi recepcionista, atendente de padaria, auxiliar de salão de beleza, professora de informática. “Agora estou aqui na carpintaria. Trabalho desde os 18 anos, mas só na construção civil tive a oportunidade da carteira assinada. Fiz um curso de carpintaria e corri atrás da vaga.” Mirtes tem planos para o futuro: cursar engenharia civil e fazer carreira na construção civil.

Engenheiro civil responsável pela obra da Conic, Luiz Henrique Travassos da Silva, 27, aponta o diferencial da mão de obra feminina: “Elas agregam outras qualidades. São atenciosas, cuidadosas e detalhistas. Têm facilidade com a leitura dos projetos e são atentas à colocação dos equipamentos”. É, os homens que se cuidem. 

Detran promove cursos gratuitos de Pilotagem Defensiva


Foto: Reprodução
Como parte das atividades dedicadas para o dia do motociclista, na sexta – feira próxima (27), a Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE promove cursos gratuitos de pilotagem defensiva entre os dias 23 e 27 de julho. No total, são 70 vagas para os cursos, que possuem duração de 20h/ aula, e as inscrições podem ser feitas através do link http://tinyurl.com/893agns. Pode concorrer às vagas condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria ‘A’ (motocicleta) dentro do prazo de validade e que não estejam com CNH suspensa ou cassada.
O curso visa ensinar técnicas de pilotagem através da condução correta e segura para minimizar possibilidades de acidentes de trânsito, frequentemente causados por falta de conhecimento ou por imprudência. Nas aulas práticas e teóricas, os alunos irão aprender a aprimorar suas competências quanto à condução segura de motocicletas, aprofundar os seus conhecimentos relacionados ao manejo do veículo, Legislação de Trânsito e incrementar as habilidades de condução adequada por meio de técnicas de pilotagem segura. Também serão focados o desenvolvimento de atitudes cidadãs, cuidados consigo e com todos os atores do trânsito.As aulas acontecerão entre os dias 23 e 27 de julho, com carga horária total de 20 h/a (sendo 04 h/a por dia; 12h/aulas teóricas e 08h/aulas práticas). O conteúdo teórico será ministrado na Sede da EPT, localizada na Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga, e as aulas práticas acontecerão nos Centros de Treinamento Honda, Moto Mais (Olinda) e Pernambuco Motos (Paulista). Confira endereços ao final da matéria.

Óbitos por dengue caem 273% em PE


Foto: Reprodução
Até este mês de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 11 óbitos por dengue, uma redução de 273% em relação a 2011, quando foram confirmadas 41 mortes. Para o órgão, a diminuição está relacionada ao melhor acompanhamento dos pacientes nas unidades de saúde pernambucanas, que, neste ano, receberam uma série de capacitações para padronizar o protocolo de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue. O Estado ainda diagnosticou a redução dos casos de dengue grave (com complicações ou hemorrágicas), que saíram de 585, em 2011, para 147, em 2012, caindo em 298%.
Segundo o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) implantaram, neste ano, uma nova forma de pré-atendimento aos pacientes com suspeita de dengue. “As pessoas que chegam às unidades com alguns sintomas da dengue começam logo a ser hidratadas. Também há um monitoramento específico para analisar a evolução do caso, otimizando o diagnóstico e o tratamento”, diz o secretário.Ele lembra que 150 médicos e enfermeiros de hospitais da Região Metropolitana do Recife, além de 400 profissionais de hospitais e unidades de saúde municipais, foram capacitados sobre o diagnóstico e tratamento da dengue em todo o Estado. “A dengue é uma doença que pode ser confundida com diversas enfermidades. Por isso, é preciso estar atento a alguns detalhes, principalmente quando se trata dos casos graves da doença, que podem levar à morte”, orienta Figueira, que é médico pediatra.
A prova do laço é um importante teste e dá sinais de alarme existentes em 85% dos pacientes com dengue hemorrágica, por exemplo. Para fazer o exame, é preciso usar um aparelho de aferir pressão e verificar o surgimento de petéquias ou equimoses (pontos vermelhos) no corpo do paciente. Dependendo da quantidade, o caso pode ser diagnosticado como dengue grave.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual da Dengue, Claudenice Pontes, apesar da redução nos óbitos, é preciso que a população se mantenha em alerta e mobilizada para as ações de eliminação dos focos de dengue, especialmente nos reservatórios de água no quintal e acondicionando diretamente o lixo. “É importante ainda que todos facilitem o acesso e o trabalho dos agentes de endemias em suas casas, onde estão 90% dos focos. E, em caso de sintomas, procurar uma unidade básica de saúde, além de evitar a automedicação, que pode agravar o quadro”, enfatiza.
DADOS – Até o dia 7 de julho, foram notificados 51.825 casos de dengue (confirmados 18.963), distribuídos em 183 municípios. Isso representa um aumento de 88% em relação ao mesmo período de 2011, que notificou 27.567 casos, confirmando 12.119 desses.
Os dez municípios com maior percentual de notificação são: Recife (22,99%), Jaboatão dos Guararapes (5,75%), Caruaru (5,22%), Olinda (4,11%), Cabo de São Agostinho (3,81%), Afogados da Ingazeira (3,80%), Paulista (2,98%), Abreu e Lima (2,77%), Ipojuca (2,25%) e Goiana (1,93%).
INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA
Transmissão da dengue: A doença infecciosa é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.
Sintomas da dengue clássica: Dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; Manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; Vômito, diarréia e falta de apetite.
Sintomas da dengue hemorrágica: Dor abdominal, tonturas, desmaios; Sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito.
Tratamento: A dengue não tem tratamento específico. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, procurar um posto de saúde mais próximo de sua casa. No caso da denguehemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro.
Cuidados importantes para eliminar os focos:- Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
- Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
- Encha os pratinhos de plantas com areia.
- Retire a água acumulada sobre a laje.
- Mantenha as calhas d’água limpas.

Carpina sedia encontro sobre políticas públicas para o meio rural


 Por adminvp

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco  – ProRural realizará, no período de 23 de julho a 09 de agosto, os Encontros Territoriais dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural com a proposta de fortalecer as políticas públicas no meio rural. Os municípios de Carpina, Triunfo, Petrolina, Garanhuns, Gravatá e Palmares sediarão os seis encontros. Continuar lendo

Assassino que diz ser ” o coringa” mata 12 pessoas na sessão de “Batman” nos EUA.


DENVER, EUA, 20 Jul (Reuters) – Um atirador mascarado matou 12 pessoas e feriu outras 50 na madrugada desta sexta-feira em um cinema de Denver durante a exibição do novo filme do Batman, ao abrir fogo contra espectadores e lançar uma bomba de gás lacrimogêneo dentro da sala.
.
Por Keith Coffman
.
O número de mortos foi reduzido de 14 para 12 pela polícia. O porta-voz policial Frank Fania disse à NBC News que 10 pessoas morreram no cinema e outras duas em um hospital em decorrência de ferimentos sofrido no ataque, ocorrido dentro de um shopping no subúrbio de Aurora.
“Esse é um fato terrível”, disse o chefe de polícia Dan Oates, acrescentando que o suspeito foi detido e que não há sinais de envolvimento de um outro atirador.
Dezenas de policiais foram às pressas para o local e autoridades desocuparam a área para verificar se havia algum explosivo.
Uma testemunha contou à CNN que viu “uma pessoa subindo lentamente as escadas e disparando, escolhendo as pessoas aleatoriamente” durante a exibição de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.
A polícia deteve um suspeito do sexo masculino, com pouco mais de 20 anos, no estacionamento atrás do cinema, segundo o porta-voz policial. “Ele não resistiu, não brigou”, afirmou.
O prédio onde o suspeito vive também foi esvaziado. Ao ser detido, o rapaz portava uma faca, um rifle e uma pistola, e outra pistola foi achada no cinema. Ele também usava um colete à prova de balas.
Segundo Fania, o homem “apareceu na frente da tela” e começou a atirar.
O presidente Barack Obama, que foi informado sobre o incidente na manhã desta sexta por seu conselheiro de segurança nacional John Brennan, pediu que o povo americano “se una” com as pessoas de Aurora.
“Michelle e eu estamos chocados e tristes com o horrível e trágico tiroteio em Colorado. Agentes federais e locais ainda estão respondendo, e minha administração fará tudo o que puder para dar apoio ao povo de Aurora neste momento extraordinariamente difícil”, disse Obama em comunicado.
Uma testemunha disse à CNN: “Escutamos algo entre 10 e 20 tiros, e pequenas explosões. Logo depois ouvimos pessoas gritando. Aí vieram no alto falante e disseram que todos precisavam sair. Assim que saímos, havia pessoas correndo e gritando.”
Outra testemunha contou que o homem começou a atirar quando havia uma cena de tiroteio na tela, o que gerou confusão. Essa pessoa relatou que a sala ficou tomada por uma fumaça espessa.
Fania disse que a polícia recebeu a primeira ligação sobre o incidente à 0h39 (hora local), e respondeu em “um ou dois minutos”.
Hospitais locais foram alertados para um “incidente com vítimas em massa”. A imprensa havia dito que dez pessoas morreram no local, e quatro após serem hospitalizadas. [Via Terra ]
Por Jornal de Caruaru                   

54ª FESTA DOS ESTUDANTES, EM TRIUNFO PE, COMEÇA NESTE SÁBADO (21)


A Festa dos Estudantes de Triunfo é um dos principais eventos do calendário cultural do Estado de Pernambuco, chegando a sua 54ª edição atraindo turistas de diversas partes do Brasil e do mundo para prestigiar as atrações nas diversas linguagens artísticas, além do agradável clima típico da cidade mais alta de Pernambuco.
Triunfo fica no Sertão do Pajeú, a cerca de 450 km do Recife e recebe também o Festival de Cinema de Triunfo em agosto. A cidade é conhecida como o oásis do Sertão, pela natureza exuberante, com cachoeiras, lagos e clima frio durante os meses de abril a agosto. No alto de seus a 1.060 metros, é a cidade mais alta de Pernambuco, com ruas que abrigam casarios coloridos e bem conservados do século 19.
.
Confiram a programação de abertura da 54ª FET:
.
PÓLO CULTURA SERTANEJA – Bosque Horácio Timóteo
Homenagem a Luiz Gonzaga e Otoni Propaganda “Carro da Pitú”
21/07 | Sábado
11h – Projeto Cardápio Musical – 40 Anos de Carreira dos Três do Nordeste
13h – Forrozão Mala e Cuia
14h30 – Homenagem a Otoni Propaganda “Carro da Pitú”
15h – Josildo Sá
16h30 – Chorões do Pajeú
.
PÓLO CULTURA BRASILEIRA – Rua Pe. Ibiapina
21/07| Sábado
20h – Zé Marques e Cristiano Vizzu
PALCO PRINCIPAL – Pátio de Eventos Maestro Madureira21/07 | Sábado
22h – Forró Global
23h – Edição Extra
00h – Petrúcio Amorim
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLICANDO AQUI.
Por Jornal de Caruaru                   

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...