quinta-feira, 19 de julho de 2012

TECNOLOGIA Volta às aulas da rede pública com novidades Os estudantes do Ensino Médio Ginásio Pernambucano receberam notebooks (também usados como tablets)


Do JC Online

Governador fez a entrega dos tablets aos alunos do Ginásio Pernambucano / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Governador fez a entrega dos tablets aos alunos do Ginásio Pernambucano

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

A inauguração do novo prédio da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central do Recife, marcou o reinício das aulas na rede estadual de ensino, na manhã desta quinta-feira (19).

Com 675 alunos e 22 professores, o colégio oferece as três séries do Ensino Médio, em horário semi-integral. Duas vezes na semana os estudantes passam o dia inteiro na escola. O Ginásio Pernambucano funcionava num prédio alugado na Rua do Hospício, Boa Vista, Centro do Recife, desde 2001.

O governador do Estado, Eduardo Campos, aproveitou a volta às aulas para iniciar a distribuição dos notebooks (também usados como tablets) com os estudantes do Ensino Médio. Até setembro de 2012 a Secretaria de Educação vai entregar 170 mil equipamentos.


Professores receberão microfones para usar durante as aulas e poupar as cordas vocais. Os materiais foram apresentados em solenidade nesta manhã, na quadra do novo Ginásio Pernambucano. O Estado mantém 1.101 escolas, onde estudam mais de 750 mil jovens.

Morre jogador de basquete atingido por tabela em treino na última semana



Publicação: 19/07/2012 20:56 Atualização:
O jogador da equipe sub-22 do UniCeub/BRB David Henrique Conrado Meira, 19 anos, que foi atingido pela tabela de basquete há uma semana, apresentou falência renal, que evoluiu para falência múltipla dos órgãos no início da noite desta quinta-feira (19) no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

Os pais do atleta entraram para visitá-lo às 15h30 e já saíram da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por volta das 19h, com a notícia de uma falência renal. Chorando muito, a mãe de David, Valquíria Conrado de Queiroz, informou que "ele estava com a pressão dependendo de medicamentos".

O técnico da equipe, Ronaldo Pacheco, único em situação de conversar, foi quem deu a notícia: "A falência começou com os rins. O David já está inchado, com a mão retorcida. É questão de minutos ou de horas para ocorrer uma falência múltipla dos órgãos".

Na manhã desta quinta-feira (19), o estado de saúde do jovem, que já era grave, piorou e o ala-pivô teve febre. Porém, ao longo do dia, as notícias que chegaram aos pais do rapaz foram animadoras.

"De manhã ele estava muito ruim, eu coloquei a mão na testa dele e ele estava muito quente, com febre. Os médicos disseram que ele estava em estado de choque", lembra Valquíria Conrado de Queiroz, que depois viu o filho passar por uma drenagem no pulmão para retirada de líquido."
O processo levou David a ter um pequeno espasmo, o que dava a entender que o organismo do jogador estava reagindo bem à retirada dos sedativos.

Entenda o caso

David foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base na última quinta-feira (12) e em todo momento esteve respirando com a ajuda de aparelhos. O atleta participava de um treino da equipe sub-22 do UniCeub/BRB no Ginásio da Asceb, na 904 Sul, quando foi enterrar uma bola. A estrutura da tabela não suportou o peso e cedeu, desabando em cima do rapaz, o atingindo entre o pescoço e o ombro esquerdo. David foi atendido por um médico que fazia uma palestra no local e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao ginásio em dois minutos. Nesse período, o jogador teve duas paradas cardiorespiratórias.

Na última segunda-feira (16) à noite, o jogador foi levado ao Hospital das Forças Armadas (HFA) para fazer uma ressonância magnética, já que o aparelho do HBDF estava quebrado. O resultado do exame, divulgado no dia seguinte, apontou perda de oxigênio no cérebro (a chamada anoxia cerebral) e uma contusão medular na coluna cervical C2 e C7. Na quarta-feira (18), David foi submetido a uma traqueostomia com a intenção de preservar suas cordas vocais, pois ele estava entubado há muito tempo.

A Polícia Civil está tentando identificar se houve falha de manutenção nas tabelas do ginásio e quem era o responsável pelo serviço. Um laudo sobre o rompimento dos pinos da estrutura deve ser divulgado no dia 22. O documento deve apontar se houve negligência ou se foi apenas um acidente.

Missa do Vaqueiro terá ações da Operação Lei Seca


A cidade de Serrita, no Sertão Central de Pernambuco, conta com a atuação da Operação Lei Seca (OLS) dessa quarta-feira (18) até o próximo domingo (22), quando acontece a tradicional Missa do Vaqueiro. Já na 42º edição do evento, a festa é a mais tradicional da região e tem a expectativa de reunir cerca de 50 mil pessoas de vários estados do País. Uma equipe formada por 11 profissionais, sendo quatro policiais militares, quatro agentes de trânsito do Detran e três técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), montam esquema de orientação e fiscalização aos motoristas durante todo o período festivo.
Durante o dia, integrantes da equipe visitam locais públicos, bares, restaurantes e instituições de ensino para a distribuição de folhetos explicativos e bafômetros descartáveis, esclarecendo sobre os objetivos da Operação. À noite, serão montados pontos de bloqueios nas principais vias da cidade, próximos aos locais onde acontecem as programações culturais e as apresentações musicais. O município de Serrita, que celebrada anualmente, desde 1971, a Missa do Vaqueiro, não possui o trânsito municipal integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.A frota de motocicletas nos sete municípios que compõem a VII Gerência Regional de Saúde (Geres) – Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Serrita, Terra Nova, Verdejante e Salgueiro (sede) – somam mais de 16 mil motos. No ano de 2010, a VII Geres registrou 14 óbitos por acidente de moto. “Apesar das motos constituírem nosso maior número de transporte terrestre na região, estaremos focados também nos motoristas de veículos de passeio, táxis e ônibus a fim de minimizar os riscos de acidentes”, pontua o major Luciano Nunes da OLS.  Este ano, o evento homenageia o centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Agreste – A Operação Lei Seca também está atuando na 22ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no município de Garanhuns, agreste pernambucano. Duas equipes da OLS atuam na cidade desde o dia 12/07, quando teve início a programação e houve abertura oficial do evento, que segue até o dia 21. Em balanço parcial (12 a 17) foram abordados 865 veículos, sendo 429 motos. Quatro pessoas foram presas em flagrante por apresentarem nível de álcool acima do limite estabelecido pela lei. Também no período, foram aplicadas 265 multas, recolhidas 39 carteiras nacionais de habilitação e rebocados 68 veículos.

Brasil entre os quatro países com maiores taxas de homicídio de jovens


Foto: Reprodução
A nova edição do Mapa da Violência, elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz e editado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela), traz grave alerta sobre o que chama de “epidemia” da violência no Brasil contra crianças e adolescentes.
Em um ranking de 92 países do mundo, apenas El Salvador, Venezuela e Guatemala apresentam taxas de homicídio maiores que a do Brasil (44,2 casos em 100 mil jovens de 15 a 19 anos). Todos os três países têm economia menor que a brasileira, atualmente a 6ª maior do mundo (segundo o Produto Interno Bruto), não dispõem de um sistema de proteção legalizado como o Estatuto da Criança e do Adolescente (com 22 anos de existência) nem programas sociais com o número de beneficiários como o Bolsa Família (que entre outras contrapartidas orienta o acompanhamento da família matriculando os filhos na escola e mantendo em dia a vacinação).
Na semana passada, durante a abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a presidenta Dilma Rousseff destacou que “uma grande nação tem que ser medida por aquilo que faz por suas crianças e adolescentes, e não pelo PIB”.As elevadas taxas de homicídio, segundo o coordenador do estudo, o pesquisador argentino Julio Jacobo Waiselfiz, mostram uma triste realidade: o Brasil e os países da América Latina são sociedades violentas. Segundo o pesquisador, o crescimento dos dados guarda ao menos uma boa notícia: a melhora da cobertura médica legal. “Dados da OMS [Organização Mundial da Saúde] dão conta de que tínhamos, até os anos 90, algo em torno de 20% de óbitos que não eram registrados. Os corpos desapareciam, algumas vezes em cemitérios clandestinos. Hoje a estimativa é de um recuo neste índice, para 10%”, afirmou.
Ele destaca ainda que as mortes no trânsito poderiam ser diminuídas. “Faltam melhorias na infraestrutura. Quando analisamos os dados, percebemos que os países com mais mortes no trânsito têm também piores estradas. São mortes evitáveis”, destaca, afirmando que as autoridades públicas têm, elas próprias, participação nessas mortes, ao se omitirem.
O pesquisador destaca que essas autoridades também têm culpa em um processo delicado, que funciona como um dos motores da perpetuação da violência, a culpabilização das vítimas. “Mulheres, crianças e adolescentes são muitas vezes culpados pelas autoridades por estarem expostos a situações de violência. Quando o Estado o faz demonstra ser tolerante a essas situações”, explica.
Os dados apresentados também confirmam um diagnóstico feito recentemente pela Anistia Internacional. Segundo Atila Roque, diretor executivo da ONG no país, “o Brasil convive, tragicamente, com uma espécie de ‘epidemia de indiferença’, quase cumplicidade de grande parcela da sociedade, com uma situação que deveria estar sendo tratada como uma verdadeira calamidade social. Isso ocorre devido a certa naturalização da violência e a um grau assustador de complacência do estado em relação a essa tragédia”, resume, em trecho citado no Mapa da Violência.
Segundo o relatório de Júlio Jacobo, foram registrados em 2011 no Brasil 7.155 casos de estupro entre 10,4 mil casos de violência sexual (que incluem assédio e atentado violento ao pudor), a maioria praticada pelos próprios pais (além de padrastos) contra as filhas de 10 a 14 anos; ou por conhecidos próximos (como amigo ou vizinho) no caso de meninas de 15 a 19 anos.
O abuso sexual agrava os riscos de violência doméstica. Segundo dados do Ministério da Saúde, analisados pelo Mapa da Violência, a residência é o principal local de agressão declarado no socorro das vítimas de até 19 anos pela rede pública. Mais de 63% dos casos de violência ocorreram na residência e cerca de 18% acontecem na via pública.
Os dados analisados (relativos a 2010) também verificaram que a violência não se distribui de maneira uniforme pelo país. O etado de Alagoas, com a maior taxa de homicídios (34,8 homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes), é dez vezes mais violento que o Piauí (3,6 casos). Maceió é capital mais violenta (com 79,8 homicídios).
As estatísticas indicam ainda a concentração da violência em 23% dos municípios brasileiros (quase 1,3 mil cidades). De acordo com o Mapa da Violência, 4.723 municípios não registraram nenhum assassinato de criança e adolescente em 2010.
Entre outras causas “externas” de morte (diferentes das mortes naturais causadas por problemas de saúde), o relatório chama a atenção também para as mortes no trânsito. Entre 2000 e 2010, a taxa de mortalidade de jovens de 15 a 19 anos no trânsito cresceu 376,3% (de 3,7 para 17,5 casos em 100 mil).

*Com informações da Agência Brasil

Anatel proíbe venda de chips da Oi, Tim e Claro


Foto: reprodução
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu suspender a venda de planos pré e pós-pago de três operadoras de celulares. A partir de segunda-feira (23), a Tim está proibida de ativar novos chips em 19 Estados.
As linhas da Claro não poderão ser vendidas em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Da Oi, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul e da Tim no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (18) pelo presidente da Anatel, Sérgio Rezende. A suspensão vai durar até cada uma das operadoras apresentar um plano de qualidade para melhorar o serviço prestado aos consumidores.
“A demanda vem aumentando em função do número de vendas e demanda dos consumidores por  telefonia e internet móvel com qualidade. Mas o aumento de clientes deve vir acompanhado de qualidade no serviço”, destacou Rezende.
A decisão foi tomada após a Anatel estudar o número de reclamações de usuários de telefones em todo o país. Três critérios foram observados: qualidade da rede, qualidade da chamada e a realização de chamadas, que implica o cliente conseguir completar e terminar chamadas com sucesso. A Claro é a terceira companhia mais reclamada de janeiro a 17 de julho deste ano, com 2.320 queixas, mostra o Procon-SP. A TIM aparece em sexto lugar, com 1.682 reclamações, e a Oi, em 11º, com 1.164 queixas. As ações das empresas operaram em queda na bolsa de valores durante a tarde desta quarta.
Na segunda-feira (16), o Procon de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, suspendeu a venda de linhas de telefones móveis e internet 3G das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo na capital gaúcha. O órgão alegou má qualidade do serviço de cobertura de sinal. Ontem o órgão informou que a suspensão poderia ser estendida a todo o Estado. As operadoras foram notificadas.
Outro lado- A assessoria de imprensa da Oi disse que a empresa só vai se pronunciar após o detalhamento das medidas. Já a Claro disse que ainda está apurando a informação. A assessoria de imprensa da Tim afirma que seus representantes terão uma reunião com a Anatel às 17h30 e que ainda não recebeu uma notificação formal sobre as punições.
*Com informações do R7

Limpar a casa pode fazer mal para a saúde



Da série “a ciência em prol dos seus vícios e preguiça”. Agora você já pode bater o pé quando insistirem para você limpar a casa, depois daquele dia exaustivo de trabalho. Afinal, preocupação com a saúde nunca é demais, né?
E, claro, a prova vem da ciência. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, acompanharam 30 casais, que trabalhavam fora de casa e tinham pelo menos um filho na faixa etária entre 1 e 10 anos. Eles avaliaram as atividades pós-expediente e os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em cada um dos casais. E, olha só, quem fazia faxina na casa depois do trabalho, ao invés de relaxar, não conseguia diminuir o estresse acumulado do dia inteiro. Pior: na manhã seguinte, tinham menos energia e disposição do que os outros casais.
A pesquisa ainda enfatiza: “nosso corpo não responde bem quando tem uma produção alta de cortisol o tempo todo; depois de altos níveis durante o dia, espera-se que ele caía durante a noite”. E se continuar assim, segundo a pesquisa, seu organismo vai ficar mais fraco e você pode até morrer antes da hora.
E aí, se convenceu? Eu acho melhor não arriscar…
Crédito da foto: gettyimages
Leia também:
Arrumar a cama faz mal à saúde
Limpar a casa faz bem à vida sexual
Homens têm mais prazer em limpar a casa do que mulheres

Geek Yourself: Baixe grátis o aplicativo que transforma seus amigos em nerds


Baixe já o Geek Yourself para o Google Chrome

Se você acompanha a SUPER há algum tempo, já conhece o Geek Yourself. O aplicativo para iPhone – o primeiro lançado pela SUPER – foi feito para você que curte personalizar as fotos do seu celular e dar aquela zoada nos amigos. Usá-lo é bem simples: escolha um (ou vários) dos 50 elementos da cultura nerd – desde aquela camisa xadrez moderna até os óculos de fundo de garrafa dos geeks mais clássicos – e enfeite as imagens. O resultado fica mais ou menos assim:

Curtiu? Agora você pode se divertir com o Geek Yourself dentro do seu navegador. É que o aplicativo acabou de chegar à Chrome Web Store, a loja de apps do Google Chrome. Com apenas alguns cliques, você consegue instalar Geek Yourself no seu computador e já pode começar a espalhar a nerdificação por aí. Também dá para personalizar as fotos que você tirar com a sua webcam. Não se esqueça de avaliar o aplicativo e compartilhar o resultado com seus amigos. Clique na imagem abaixo para baixar.

Nasa descobre um planeta a 33 anos-luz de distância da Terra.


De acordo com informações da Nasa, o candidato a exoplaneta tem apenas dois terços do tamanho da Terra e é um considerado um dos menores já registrados.
Ilustração do candidato a exoplaneta UCF-1.01, encontrado pelo telescópio Spitzer (Foto: NASA / JPL-Caltech)
 .
Usando um telescópio especial Spitzer da Nasa, astrônomos detectaram um planeta que tem apenas dois terços do tamanho da Terra e é considerado um dos menores já registrados pelos cientistas. O candidato a exoplaneta, chamado UCF-1.01, orbita uma estrela conhecida como GJ 436 localizada a 33 anos-luz de distância. Uma ilustração do exoplaneta foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Nasa.
“Nós encontramos fortes evidências de um planeta muito pequeno, muito quente e muito próximo, com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer”, disse Kevin Stevenson da Universidade de Central Florida, em Orlando. Stevenson é o autor principal do artigo, que foi aceito para publicação no Astrophysical Journal.
O UCH-1.01 foi encontrado inesperadamente em observações do Spitzer. De acordo com informações do G1, atualmente são conhecidos mais de 700 exoplanetas. A contagem começou em 1995, quando o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do Sol foi desvendado. [ REDAÇÃO ÉPOCA ]

A Secretaria de Ação Social da cidade de Itaquitinga, trás para população oportunidade de emprego



 
A AÇÃO SOCIAL COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL ESTA DE PARABÉNS! HOJE REALIZAMOS MAIS UMA CONQUISTA DE NOSSO GOVERNO, JOVENS TERÃO O PRIVILEGIO DE ESTAREM CURSANDO PELO SENAC O CURSO DE VIGILANTES E PORTEIROS AQUI EM NOSSA CIDADE. AH MENINAS DO CURSO DE DEPILAÇÃO QUE SE ESCREVERAM ELE TAMBÉM SE INCIARÁ DENTRO DE ALGUNS DIAS.
COMPETÊNCIA E SERIEDADE É O QUE NOSSO GOVERNO TEM DE MELHOR, OFERECER OPORTUNIDADES AOS JOVENS QUE PROCURAM APRIMORAR SEUS CONHECIMENTOS. PARABÉNS AOS CURSISTAS, SEGUNDA FEIRA INICIAREMOS O CURSO. E NÃO PARA POR AI LOGO TEREMOS MAS CURSOS.

AGRESTE Adolescentes cavam buraco e fogem da Funase, em Caruaru Policiais da Rocam e do Gati foram acionados para realizar buscas, mas ainda não conseguiram encontrar nenhum dos jovens


Do JC Online

Funase informou que irá abrir uma sindicância para investigar o caso / Wenyson Aubiérgio / JC Imagem

Funase informou que irá abrir uma sindicância para investigar o caso

Wenyson Aubiérgio / JC Imagem

Doze adolescentes internos na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, Agreste, fugiram da unidade na tarde desta quarta-feira (18). Os internos cavaram um buraco no muro da quadra poliesportiva da unidade e conseguiram sair por volta das 17h. Policiais da Rocam e do Gati foram acionados para realizar buscas, mas ainda não conseguiram encontrar nenhum dos jovens.
A Funase informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que irá abrir uma sindicância para investigar o caso e que medidas de segurança serão reforçadas para evitar a ocorrência de outros casos. O órgão afirmou também que serão construídos novos muros, todos seguindo os padrões do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Esta foi a 6ª fuga registrada somente na unidade de Caruaru este ano.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...