segunda-feira, 16 de julho de 2012

A ascensão dos evangélicos no Brasil, o país mais católico do mundo Publicado por Marcelo Mesquita


Culto religioso em Brasília. Foto: AFP Photo/Evaristo Sá
Até recentemente, ser brasileiro e católico era uma noção praticamente indivisível, mas o censo mais recente mostrou que os fiéis de Roma podem deixar de ser maioria em poucos anos frente ao avanço espetacular dos evangélicos, uma fé conservadora com crescente poder político e econômico.
 Com 191 milhões de habitantes, o Brasil é o país com a maior população católica do mundo: 123 milhões.
 No entanto, os dados do censo populacional de 2010, publicado recentemente, revelam que a população brasileira cresceu, mas o número de católicos diminuiu.
 O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou uma queda de quase dez pontos percentuais no número de católicos entre 2000 e 2010.
 De 74% passaram a 64,6% neste período. Cerca de 123,2 milhões ainda declaram ser católicos, disse à AFP Claudio Crespo, pesquisador do IBGE.

“Na década de 70, 92% da população brasileira era católica, atualmente este número chega a 64%, ou seja, uma queda de 28 pontos percentuais em relação a 2010. Um em cada quatro católicos parou de ser”, indicou.
A notícia não é encorajadora para o Papa Bento XVI, que pretende realizar sua segunda visita ao Brasil desde 2007 para liderar a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
Mas tão significativa quanto a perda de fiéis católicos é o aumento do número de evangélicos pentecostais, que passaram de 15,4% da população em 2000 (26,2 milhões) para 22,2% em 2010 (42,3 milhões).
Um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas em 10 anos, quase toda a população do Chile.
Aproximadamente 8% dos brasileiros disseram não ter religião e 1,9% declararam-se espírita.
“Se a tendência continuar, é claro que a Igreja Católica pode continuar a perder fiéis e os pentecostais ganhando”, disse à AFP o professor César Romero Jacob, autor do Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil.
José Diniz, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Rio de Janeiro, estima que até 2030 os católicos vão representar menos de 50% da população brasileira.
 O contador de almas
 Silas Malafaia é um tele-evangelista de 54 anos, que viaja de avião privado e condena abertamente o casamento homossexual, o aborto e a moda insinuante das mulheres.
 No ano passado ele lançou uma campanha na internet para “ganhar um milhão de almas” para a sua igreja, a Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que reúne mais da metade dos pentecostais evangélicos no Brasil.
O “contador de almas”, um registro eletrônico de afiliações, mostrava que até quarta-feira, 60.404 pessoas tinham se unido a esta igreja depois de realizar uma “oferta voluntária” de ao menos 500 dólares.
“Acho que a igreja evangélica vai alcançar a maioria no Brasil em 20 anos”, afirmou Malafaia à AFP.
Os novos fiéis são atraídos através da internet ou em atos que reúnem milhares de pessoas liderados pelo pastor, que compra espaços nacionais na televisão e possui uma editora de publicações evangélicas.
Apenas a Assembléia de Deus, com mais de um século no Brasil, conta com cerca de 50.000 pastores e 100.000 templos, muitos deles, edifícios colossais, de acordo com Malafaia. Por sua parte, a Igreja Católica tinha cerca de 24.830 padres e 10.720 paróquias, de acordo com um censo da instituição de 2010.
“A grande maioria dos evangélicos eram católicos, mas ser católico não significa ser praticante (…) No entanto, um evangélico é evangélico no trabalho, na escola, na comunidade”, ressalta o pastor.
Os cultos evangélicos, como o encabeçado por Malafaia ou o da Igreja Universal do Reino de Deus, investem em campanhas midiáticas e tiram o máximo proveito das ferramentas virtuais em sua abordagem aos fiéis.
No atual Congresso brasileiro, os evangélicos têm 73 dos 594 assentos, a maior bancada em sua história, e sua mensagem é abertamente conservadora e de defesa “da família natural composta por um homem e uma mulher”, disse à AFP Ronaldo Fonseca, deputado e membro da Assembléia de Deus.
Analistas acreditam que o declínio da Igreja Católica está associado com a migração dos últimos anos, em que milhares de brasileiros, por razões econômicas, deixaram seus estados tradicionalmente católicos para as periferias das grandes cidades.
“Eles deixam um Brasil católico, do nordeste e do sul, e chegam à esta periferia pobre onde o Estado é ausente e a Igreja Católica tem uma presença insuficiente. Os grupos pentecostais ocuparam este espaço”, afirma Jacob.
Enquanto isso, “a igreja católica está ausente das periferias. A Igreja falhou no acompanhamento dos migrantes e limitou-se a suas estruturas paroquiais tradicionais”, indicou por sua vez o sacerdote jesuíta Thierry Lienard de Guertechin, diretor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, à AFP.
Se a instituição católica não inverter a tendência, o Brasil poderá deixar de ser o país com o maior número de fiéis católicos e a “tendência da sociedade brasileira será mais conservadora, com o crescimento dos evangélicos e da defesa da família natural”, comemora o deputado Fonseca.

PIS/PASEP – Caixa começa a pagar abono e rendimentos referentes ao ano/base 2011/2012.



Brasília – Quase 3 milhões de trabalhadores vão receber, nos salários de julho e agosto, abono de um salário mínimo ou rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) referentes ao ano/base 2011/2012 e que devem ser retirados até o final de junho de 2013.
Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
A informação foi liberada hoje (16) pela Caixa Econômica Federal, gestora do PIS, que acrescenta que 17,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono de R$ 622, enquanto 27 milhões de assalariados poderão sacar os rendimentos, em valores menores que o abono.
Como ocorre todos os anos, beneficiários correntistas da Caixa e trabalhadores das mais de 27 mil empresas conveniadas recebem primeiro via crédito direto na folha de pagamento, situação que deve beneficiar mais de 2,9 milhões de pessoas, segundo cálculos do banco.
Os demais trabalhadores poderão sacar o benefício, a partir de 15 de agosto, diretamente nas agências ou terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, de acordo com o mês de aniversário, a partir de um calendário que prevê total liberação até 28 de novembro.
Têm direito ao abono todos trabalhadores cadastrados no PIS até 2007 que trabalharam mais de 30 dias no ano passado, com carteira assinada, e tiveram rendimento de até dois salários mínimos, desde que os dados tenham sido devidamente informados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Quem teve salários maiores recebe rendimentos.
Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, basta consultar o endereço eletrônico www.caixa.gov.br e escolher o serviço online Consulta ao Pagamento. O interessado também pode obter informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.

BA: prédio do Instituto do Cacau pega fogo


Uma pessoa foi resgatada pelo Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) e um bombeiro passou mal por aspirar fumaça
O incêndio atingiu o terceiro andar do prédio histórico / Ag. A Tarde/Folhapress O incêndio atingiu o terceiro andar do prédio histórico Ag. A Tarde/Folhapress


Um incêndio destruiu metade do terceiro andar do Instituto do Cacau, prédio histórico da cidade baixa em Salvador, na Bahia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou às 9h30 desta segunda-feira e foi controlado somente três horas depois. Uma pessoa foi resgatada por um helicóptero do Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) e um bombeiro passou mal por aspirar fumaça.

Cinco viaturas dos Bombeiros e três carros pipa e um veículo de apoio participaram da ação.

SP: corpo de mulher é encontrado em Mairiporã O saco plástico com a vítima foi encontrado em Mairiporã, no bairro de Capim Branco Da Redação noticias@band.com.br


O corpo de uma mulher foi encontrado esquartejado em Mairiporã, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira.

O cadáver estava dentro de um saco plástico na estrada Picnic, bairro de Capim Branco.

A Polícia Militar está no local, preservando a cena do crime e aguarda a chegada da perícia. Ainda não se sabe o motivo da morte.

O caso será registrado na Delegacia de Mairiporã.

Outros casos em Mairiporã
Em janeiro do ano passado a polícia encontrou um corpo dentro de uma mala próximo a represa do município.

Além disso, no começo deste ano uma dona de casa foi encontrada morta com o rosto desfigurado em um local usado para rituais de magia negra em Mairiporã. Mais tarde foi constatado que cães morderam o rosto da mulher.


Fim do DEM: Dirigentes admitem uma possível fusão com o PMDB para salvar o partido.

O DEM, que em 2012 terá 42% menos candidatos a prefeito que em 2008, depende das eleições municipais para sobreviver.

Da Agência Estado

Se vencer em capitais como Salvador e Aracaju, e tiver bom desempenho em grandes cidades como Mossoró (RN), Vila Velha (ES), Feira de Santana (BA) e Caruaru (PE), estará salvo. Caso contrário, dirigentes do partido já admitem que a saída poderá ser a fusão com outro partido e a opção mais cogitada por sua cúpula hoje é o PMDB, e não o PSDB.
Tudo porque a parceria tradicional com os tucanos vai de mal a pior. Embora acusem o golpe de ver o novo PSD solapar metade de seus recursos no fundo partidário e de seu tempo de televisão no horário eleitoral, os dirigentes do DEM mantêm a esperança de que a legenda garanta sua existência nas urnas. Mas se o risco da fusão só é mencionado em conversas reservadas, o afastamento do PSDB nesta reta final da montagem das coligações é tratado abertamente.
Lideranças do DEM não escondem a insatisfação com o tucanato. Dizem que o PSDB fez um “papelão” com o velho aliado no Recife e em Fortaleza, onde as opções do partido para a prefeitura estão bem melhor posicionadas nas pesquisas do que os candidatos do PSDB. Eles não se conformam de os tucanos terem lançado Marcos Cals contra Moroni Torgan (DEM) na capital cearense. E, menos ainda, aceitam que o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, tenha preferido se aventurar com a candidatura própria de Daniel Coelho, em vez de somar forças com Mendonça Filho (DEM) na corrida do Recife.
Candidato a prefeito do Rio contra o colega tucano Otávio Leite, o deputado Rodrigo Maia (DEM) afirma que não houve diálogo entre os partidos. Lembra que o afastamento do PSDB começou ainda em 2010. “Nas duas outras capitais em que estamos juntos não houve aliança. O que aconteceu foi puro escambo”, reclama.
Segundo ele, o apoio do PSDB à candidatura do líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), em Salvador, só se deu em troca da composição com o candidato tucano em São Paulo, José Serra. Os dirigentes da legenda não escondem a irritação com Serra que, diante do pleito do DEM de ter o posto de vice, não hesitava em afirmar que só decidiria após a definição do tempo de TV dos partidos.
E assim aconteceu. O PSD do prefeito Gilberto Kassab ficou com metade do tempo de TV do DEM e com a vice de Serra. Não fosse a determinação do DEM em fechar parceria com os tucanos para eleger Neto, a cúpula teria fechado aliança com o PMDB, de Gabriel Chalita. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Se as Eleições fosse hoje, em que candidato você votaria para Prefeitfo de Itaquitinga?

ACESSE O BLOG DO OGE E VOTE NA ENQUETE

Mais um giro à esquerda é eliminado no Recife, dessa vez na Avenida Mascarenhas de Morais Publicado por Marcelo Mesquita

Foto: foto, de Edmar Melo/JC Imagem
A Prefeitura do Recife vai eliminar mais um giro à esquerda para liberar a circulação nos principais corredores da cidade. Dessa vez, a mudança acontecerá na Avenida Mascarenhas de Morais, um dos principais eixos de entrada da capital e de ligação da Zona Sul com a região central do Recife. Os giros à esquerda são uma solução ultrapassada, que só amarram o trânsito e aumentam os riscos de colisões. O certo é eles serem substituídos por giros de quadra, ou seja, retornos de quarteirão, o que vem sendo feito pela prefeitura, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). O giro à esquerda que deixará de existir a partir da próxima terça-feira (17/7) fica localizado após o Viaduto Tancredo Neves, no sentido Aeroporto-Afogados, no bairro da Imbiribeira. Hoje, ele dá acesso à Avenida Recife, outro importante corredor viário, e por isso muito utilizado, provocando retenções na Mascarenhas de Morais.
Com a mudança, os condutores que estiverem transitando no sentido Aeroporto-Afogados deverão fazer o retorno após a UPA (Unidade de Ponto Atendimento) da Imbiribeira, entrando à direta na Rua Coronel Fabriciano, dobrando novamente à direita na Avenida Sul (que margeia a linha do metrô), e subindo pela alça do Viaduto Tancredo Neves na direção da Avenida Recife. Quem quiser voltar para a Mascarenhas de Morais só precisa pegar a alça de retorno que fica mais à frente.  O fechamento do giro à esquerda da Mascarenhas será feito durante a madrugada da segunda-feira (16) para a terça-feira (17), com blocos de concreto. A mudança é uma das últimas ações previstas no Plano de Trânsito lançado no ano passado pelo prefeito João da Costa.  Por conta da proibição da entrada à esquerda será retirado o semáforo do local, dando fluidez à circulação.  A Rua Coronel Fabriciano, que passará a ser a via de acesso para os veículos vindos da Mascarenhas, terá sentido único e restrição de estacionamento. Dois semáforos para pedestres serão instalados em frente à UPA,  um em cada sentido da Mascarenhas de Morais.

Carpina comemora Festa de Nossa Senhora do Carmo

Nesta segunda- feira (16) é o dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo. A santa é padroeira do Recife e em Carpina existe uma capela no Loteamento Três Marias em homenagem a Virgem do Carmelo. O templo foi construído há 15 anos, na Av. Martins Júnior, e reúne devotos de toda a cidade.
As celebrações religiosas em homenagem a santa iniciaram as 5h da manhã com a alvorada festiva. Ao meio dia haverá reza do ofício e a partir das 1830 acontece a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo. O andor percorre as principais ruas do bairro e em seguida ocorre uma missa campal presidida pelo pároco de Santo Antônio, Edjan.
Os devotos aproveitam a festa para pagar promessas e fazernovos pedidos, acendendo velas ou depositando flores amarelas aos pés da imagem da santa. As festividades iniciaram desde o dia 06 de julho e reuniu grupos, pastorais e movimentos das paroquias de Santo Antônio, Saõ José e Sagrado Coração de Jesus de Carpina.
Recife- Na capital pernambucana a programação está concentrada na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro. Nesta segunda-feira (16) serão celebradas 13 missas, sendo seis na igreja, seis no claustro e uma campal, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.

SARA implanta Unidade Demostrativa de Viveiros na Zona da Mata

Foi iniciada na última sexta-feira (13), a implantação de uma unidade demonstrativa de viveiros, no assentamento Engenho Velho II, em Paudalho, Zona da Mata pernambucana. Com a instalação da Unidade Demonstrativa, produtores familiares terão a oportunidade de vivenciar o aprendizado coletivo de policultivo de tilápia com camarão gigante da Malásia.A conclusão da obra está prevista para o mês de agosto e está sendo executada em parceria entre a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf), vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, com a Prefeitura municipal. O recurso utilizado é da ordem de R$ 31 mil.
“O projeto vai favorecer a transferência dessa tecnologia para 210 famílias de agricultores familiares que vivem nos assentamentos do município”, explica Aldo Santos, secretário executivo de Agricultura Familiar. Serão três viveiros que totalizam 1,5 mil metros quadrados de espelho d’água. A Seaf também fornecerá assistência técnica e insumos com projeto complementar que começará em outubro. A prefeitura de Paudalho ficará responsável pelo fornecimento do maquinário de terraplanagem.

Receita deposita restituições do segundo lote Serão pagos, neste mês, R$ 2,6 bilhões para 2,46 milhões de contribuintes

 / Arte: MetroArte: Metro
A Receita Federal libera, nesta segunda-feira, os valores referentes ao maior lote multiexercício de restituições de IR (Imposto de Renda) da história. Serão pagos, neste mês, R$ 2,6 bilhões para 2,46 milhões de contribuintes relativos ao segundo lote do IR de 2012 (R$ 2,52 bilhões para 2,43 milhões de contribuintes) e aos lotes residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008. Com essa liberação, a Receita Federal superou o recorde anterior, de R$ 2,5 bilhões, pago em junho deste ano para 1,88 milhão de contribuintes. 

Além do segundo lote de restituições de 2012, anobase 2011, o lote abrange valores de anos anteriores. Com a liberação do segundo lote do IR deste ano, terá pago, em junho e julho, R$ 5,1 bilhões. O volume supera em R$ 1,1 bilhão, ou 27,5%, os valores depositados em igual período de 2011.

Liberação

Todos os contribuintes com mais de 60 anos, que são beneficiados pelo Estatuto do Idoso, terão as restituições liberadas, desde que não tenham caído na malha fina. A Receita informou também que estão no lote os contribuintes que entregaram a declaração no decorrer do mês de março de 2012 sem irregularidades.

Os valores liberados em junho e julho representam 37% do que deverá ser pago em 2012, de quase R$ 14 bilhões. O calendário de pagamento dos lotes regulares de restituições começou em 15 de junho e vai até 17 de dezembro.

O contribuinte que não estiver no lote, mas fizer a consulta pelo site da Receita, poderá checar a situação da sua declaração deste ano.

Em caso de problemas, é possível saber o que precisará ser corrigido com uma declaração retificadora. O acesso aos dados pode ser feito pelo sistema e-CAC. Todas as declarações entregues até o dia 30 de abril já estão disponíveis no sistema.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...