(Foto: Reprodução/TSE)
Até as 19h da sexta-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia recebido mais de 420 mil registros de candidaturas em todo o Brasil. O DivulgaCand 2012, programa desenvolvido pelo TSE, dispunha de informações sobre 420.686 pedidos de registro de candidatos às eleições 2012, sendo 392.715 de pedidos de candidatos a vereador e 14.004 a prefeito. Em Pernambuco, já passam de mais de 10,3 mil pedidos.
Esses números estão sendo constantemente atualizados pela Justiça Eleitoral, por Estado e nacionalmente. Pelo sistema, o interessado pode saber ainda o número de vagas para vereador que serão disputadas em cada município. No Estado, o TSE recebeu 366 registro de candidaturas para prefeitos, 362 para vice e 9.664 para vereadores.
Por meio do DivulgaCand 2012, é possível consultar o número de candidaturas por município e por cargo. Além de verificar a situação do pedido de registro do candidato, o sistema permite pesquisar informações repassadas à Justiça Eleitoral, como a declaração de bens do candidato, consulta a certidões criminais e previsão de gastos de campanha do mesmo.
O sistema está disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.