quinta-feira, 28 de junho de 2012

'Fiquei surpresa e triste', diz mãe de aluna flagrada com cocaína no PR


'O Papa confirmou o que eu já sabia', diz professora que recebeu milagre


Cura de problema congênito no coração foi atribuído a Nhá Chica.
Apesar de ligada à igreja, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa.

Do G1 Sul de Minas
47 comentários
Curada há 17 anos de um problema congênito no coração, que provocava uma hipertensão pulmonar, a professora aposentada Ana Lúcia Leite, de Baependi (MG), não se cabe em alegria. Na manhã desta quinta-feira (28), o Papa Bento XVI assinou o decreto reconhecendo que a cura não tem explicação científica e que ela se deu por intercessão de Nhá Chica. A notícia veio no dia do aniversário de 67 anos da professora que motivou o estudo da igreja.
"É uma alegria justo no dia do meu aniversário. É um presente de Deus, dos Ceús, da minha Santa. Hoje o Vaticano só veio confirmar aquilo que eu já carregava no coração, que foi a santa responsável pela minha cura", disse por telefone ao G1 a professora.
Desacreditada pelos médicos, Ana Lúcia protelou a cirurgia a que seria submetida. Depois de seis meses, veio a notícia de que ela estava curada.
"Os médicos diziam que provavelmente eu não resistiria à cirurgia. Eu fui adiando, adiando e me agarrei com minha santa. Depois de meses fiz novo exame que já mostrava que meu coração estava bom, que o sangue estava correndo pelos caminhos certos, que eu estava curada", disse ela emocionada.
Cura de professora aposentada motivou beatificação de Nhá Chica. (Foto: Reprodução EPTV)Cura de professora aposentada motivou beatificação de Nhá Chica. (Foto: Reprodução EPTV)
Durante todo o dia, fiéis lotaram o Santuário de Conceição, que começou a ser erguido por Nhá Chica, para rezar e agradecer a notícia. O processo de beatificação começou em 1993 baseado em outros relatos de fiéis. O milagre reconhecido nesta quinta-feira pelo Vaticano só veio a acontecer dois anos depois, em 1995. Segundo a relações públicas do processo de beatificação, Yolanda Aparecida Fernandes, o anúncio só vem confirmar o que os fiéis já esperavam
"Há 117 anos os fíeis vêm até esta igreja para rezar por Nhá Chica. Em vida, ela já era chamada de santa. Hoje é um dia muito importante para todos", disse ela.
Apesar da assinatura do Papa Bento XVI, o processo de beatificação ainda não foi concluído. Segundo a Cúria Diocesana de Campanha, que cuida do caso, a Venerável Nhá Chica só poderá ser considerada beata depois que o bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho realizar a celebração, ainda sem data marcada, em Baependi. A partir desta quinta-feira, serão três dias de missas e novenas. Nhá Chica será a primeira beata do Sul de Minas.
Nhá Chica
Comissão de cardeais do Vaticano já tinha aprovado milagres atribuídos à Nhá Chica (Foto: Divulgação)Comissão de cardeais do Vaticano já tinha
aprovado milagres atribuídos à Nhá Chica
(Foto: Divulgação)
Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, era negra e filha de escrava. Nasceu em São João Del Rei (MG) em 1810 e morreu em 14 de junho de 1895 em Baependi, onde dedicou a vida às obras da igreja e também a ajudar os necessitados. Como era analfabeta, as pessoas liam para ela as escrituras sagradas. Nhá Chica foi enterrada no interior do Santuário Nossa Senhora da Conceição, que ela mesma ajudou a erguer. Os restos mortais estão em uma urna no mesmo santuário.
Em 1992, quase 100 anos após a morte de Nhá Chica, começou o processo de beatificação da mulher, que apesar de ligada à igreja, não pertencia a nenhuma ordem religiosa. No entanto, era preciso um milagre documentado para que ela postulasse o título da igreja católica. Três anos depois, os responsáveis pelo processo conseguiram o feito, através do caso da professora aposentada Ana Lúcia Leite. A documentação foi enviada para Roma e após médicos e autoridades do Vaticano estudarem o caso, a igreja concluiu que realmente a cura foi um milagre.
Nhá Chica foi reconhecida oficialmente como "Serva de Deus" e depois "Venerável". Agora foi a vez do Papa Bento XVI reconhecer o milagre, através da assinatura do decreto de beatificação. A fama de Nhá Chica leva milhares de romeiros todos os anos ao santuário da cidade. A casa onde ela viveu também é visitada pelos fiéis, assim como o memorial dedicado a ela

Balotelli decide e coloca Itália na final da Euro e na Copa das Confederações


Com a vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha, Azurra vai encarar a Espanha no
domingo. Partida será transmitida pela TV Globo e GLOBOESPORTE.COM

Por Marcos FelipeDireto de Varsóvia
165 comentários
De garoto problema a salvador da pátria. Apontado por muitos como um jogador que aparece mais por suas polêmicas do que pelo futebol, Mario Balotelli foi o herói da Itália nesta quinta-feira. Com dois gols do atacante do Manchester City, a Azzurra derrotou a favorita Alemanha por 2 a 1, no estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia, e se garantiu na final da Eurocopa contra a Espanha, domingo. Özil, cobrando pênalti nos acréscimos do segundo tempo, descontou.
De quebra, os italianos, que contaram também com um atuação soberba de sua defesa e do goleiro Buffon, asseguraram uma vaga na Copa das Confederações de 2013, no Brasil, já que a campeã mundial Espanha tem lugar garantido. Além disso, mantiveram a “freguesia” diante dos germânicos: nunca perderam para o rival em competições oficiais (oito jogos, quatro vitórias e quatro empates).
O duelo entre Itália e Espanha acontece no próximo domingo, no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. A seleção da Velha Bota vai lutar pelo seu segundo título da Euro (foi campeã em 1960), já a Fúria, que levou o caneco em 1964 e 2008, tenta o tricampeonato do torneio, que, curiosamente, só a eliminada Alemanha possui. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem a decisão ao vivo a partir das 15h45m (de Brasília).
Mario Balotelli marca gol da Itália contra a Alemanha (Foto: Reuters)Mario Balotelli marca o segundo, tira a camisa e, como "prêmio", recebe o cartão amarelo (Foto: Reuters)
Alemanha se impõe, e Buffon salva

TSE autoriza candidatura de 'contas-sujas' nas eleições de outubro


Corte reviu decisão que determinava aprovação das contas eleitorais.
Por quatro votos a três, tribunal entendeu que lei não prevê quitação final.

Fabiano CostaDo G1, em Brasília
174 comentários
O ministro Dias Toffoli, que desempatou o julgamento em favor dos 'contas-sujas'; da mesma forma, votaram Henrique Neves, Arnaldo Versiani e Gilson Dipp (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)Dias Toffoli, que desempatou o julgamento em favor
dos 'contas-sujas'; da mesma forma, votaram os
ministros Henrique Neves, Arnaldo Versiani e
Gilson Dipp  (Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta quinta-feira (28), por quatro votos a três, pedido de 14 partidos para anularsentença da própria Corte que havia barrado das urnas os políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, os chamados contas-sujas poderão concorrer às eleições municipais de outubro.

Por maioria, o TSE determinou que a desaprovação das contas “não é impedimento para obter a quitação eleitoral”.
Apesar de ter liberado os contas-sujas a disputar as eleições, a Corte enfatizou que, se houver a comprovação de que as quitações foram forjadas pelos candidatos, a contabilidade será considerada "não-prestada". Neste caso, os concorrentes serão afastados da corrida eleitoral pela Justiça Eleitoral.
A situação dos candidatos com as contas rejeitadas havia começado a ser analisada na última terça-feira (26), mas o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.

Previsão do tempo para Itaquitinga - PE


  • Temperatura: °C
  • Pressão: hPa
  • Direção do Vento:
  • Intensidade do Vento: nós
  • Condição:
  • Umidade: %
  • Visibilidade:
Atualizado às 17:49h
Sexta-Feira, 29/06nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h33 Pôr do Sol 17h15
iconemanhã
iconetarde
iconenoite
28ºC
21ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
4mm80%
Direção e Velocidade do Vento
SE16km/h
Umidade relativa máxima e mínima
91%61%
» veja mais dados
horário06h09h12h15h18h21h
direção do ventoSSSESESESESE
velocidade do vento (km/h)11.1611.8823.0423.7621.9613.32
pressão (hPa)101610161017101610151015
umidade relativa (%)909177646279
Sol o dia todo. Muitas nuvens e pancadas de chuva de manhã e à noite.

Caruaru, PE, tem fogueira junina de 11 metros para celebrar São Pedro


Poda das árvores é guardada o ano inteiro para montar a atração junina.
Tradição se repete há 35 anos, no Convento dos Capuchinhos.

Thomás AlvesDa TV Asa Branca
1 comentário
Fogueira gigante em Caruaru (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)Fogueira gigante marca dia de São Pedro em
Caruaru (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca)
A tradição aquece os corações dos caruaruenses há 35 anos. A queima da fogueira gigante faz parte da programação junina e acontece no pátio do Convento dos Capuchinhos, no bairro Divinópolis. Após a tradicional missa, com a benção dos freis, a queima da fogueira de 11 metros foi iniciada. Para celebrar, grupos culturais de bacamarteiros, trios pé de serra, quadrilhas e bandas de pífano foram os integrantes da festa.
Às 20h30, com a ajuda de um guindaste, o frei Willian Oliveira acendeu a fogueira. Para ele, a festa é sinônimo de fé. "O povo também expressa sua fé através de manifestações culturais, de acordo com o costume de cada região. Em Caruaru, a fogueira tem esse simbolismo de reunir as famílias. A mensagem mais importante que ela traz é o aquecimento dos corações. Ela faz com que as pessoas expressem amor, através do clima de confraternização", disse.

Após 3ª demissão, trabalhador será obrigado a fazer curso de capacitação


Cursos são do Pronatec e podem ser feitos no Senac, Senai e Senar.
Pré-matrícula deve ser feita na SRTE ou no Sine de cada cidade.

Do G1 PE
A partir de agora, o trabalhador que for demitido três vezes sem justa causa vai ser obrigado a fazer um curso de capacitação profissional. Quem não frequentar o curso perderá o direito ao seguro-desemprego, quantia mensal que ajuda a pessoa desempregada a procurar um novo trabalho com mais tranquilidade. O valor é pago por um período que varia de três a cinco meses.
Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas serão oferecidas pelo Senac, Senai e o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem, respectivamente, Comercial, Industrial e Rural. No Recife, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), antiga escola técnica, também vai oferecer cursos. Os trabalhadores farão a pré-matrícula na Superintendência Regional do Trabalho ou nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de sua cidade. Depois, é preciso se matricular numa das escolas indicadas.
Caberá à escola fornecer o comprovante de frequência ao Ministério da Educação, que repassará a informação ao Ministério do Trabalho. Se depois que fizer a matrícula, o trabalhador não frequentar o curso, ele poderá ter o seguro-desemprego cancelado.
O vigilante Edmilson Wanderley de Albuquerque se enquadra nessa situação. Esta é a terceira vez que ele recorre ao seguro-desemprego. Foi demitido no dia primeiro deste mês. Edmilson gostou da novidade de ter que fazer um curso de capacitação. "O curso que você vai ser capacitado, vai ter mais recurso no seu currículo e ficar mais fácil disputar um emprego", disse.
A Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) explicou que para o trabalhador é bem simples ter acesso aos cursos do Pronatec. "Precisa trazer todos os documentos que ele já traz para dar entrada no seguro-desemprego: carteira de trabalho, comprovante de saque do FGTS, o termo de recisão de contrato e os formulários do seguro-desemprego", explica Vicente Paiva, assessor da Superintendência Regional do Trabalho.

'Foi um mal-entendido', diz advogado sobre prisão de radialista


André TeixeiraDo G1 CE
63 comentários
O advogado do radialista Mução, Waldir Xavier, afirma que o suposto envolvimento do humorista com crimes de pedofilia foi um “mal-entendido''. "Uma possibilidade é que alguém tenha acessado conteúdo com pedofilia no computador dele. Daí se gerou um mal-entendido", afirmou o advogado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (28) na sede da Polícia Federal (PF), em Fortaleza. A operação "DirtyNet" realizada nesta quinta-feira em 11 estados e no Distrito Federal prendeu o humorista no Bairro Meireles, em Fortaleza, por suspeita de divulgação na web de material pornográfico infantil.
O radialista Rodrigo Vieira Emerenciano segue preso na Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza, segundo Xavier. Caso a Justiça aceite o pedido de prisão preventiva, solicitado pela Polícia Federal nesta quinta-feira, ele poderá ficar preso até a conclusão das investigações.

''Ele (Mução) já liberou o uso dos computadores e, ao longo das investigações, vai ser provado que ele não tem qualquer relação com o fato. Ele foi preso por um equívoco e vamos demostrar isso'', disse Xavier. O advogado diz que já entrou com pedido de habeas corpus alegando que Mução não traz riscos às investigações.
Materiais de informática que estavam com ele, como notebook e tablet, foram apreendidos para perícia. O radialista comanda um programa de rádio de humor retransmitido no Nordeste há 15 anos. Atualmente, ele é retransmitido em rádios de todo o país e é conhecido por aplicar pegadinhas por telefone.
“Tudo vai ser esclarecido. Ele não tem nenhuma participação. É profissional reconhecido nacionalmente. A partir das oitivas (depoimentos), a Polícia Federal vai constatar que ele não tem nenhum envolvimento”, afirmou o advogado do radialista, Waldir Xavier.
PrisõesAlém do humorista, outras prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (5), Paraná (3), São Paulo (9), Rio de Janeiro (5), Espírito Santo (1), Ceará (1), Minas Gerais (5), Bahia (1) e Maranhão (2). Entre os presos, está um humorista famoso em Fortaleza, conhecido como Mução. Uma pessoa segue foragida.
A PF começou a monitorar a quadrilha há seis meses através de redes privadas de compartilhamento de arquivos. Os suspeitos atuavam no anomimato. Os arquivos compartilhados pela quadrilha continham cenas de adolescentes até 12 anos, crianças e bebês em contexto de abuso sexual. As fotos não eram vendidas, mas trocadas entre os usuários.
Segundo a Polícia Federal, 97 estrangeiros e 63 brasileiros participariam da rede de pedofilia, trocando material contendo cenas de sexo explícito com crianças e adolescentes. Em todo o Brasil, 49 pessoas foram identificadas.
PeríciaSegundo a PF, o humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal em Pernambuco. "Acredito que, pela materialidade das provas, [a prisão] pode ser transformada em preventiva", afirma a delegada da PF, Kilma Caminha.
A transferência ou não do suspeito para a sede do Recife depende da perícia que está sendo feita nos eletrônicos apreendidos com ele. "Se for constatado que há material pornográfico infantil ou adolescente, vai ser efetuado o flagrante e ele fica preso em Fortaleza", acrescenta a delegada.
A PF fez duas buscas no Recife, no antigo endereço residencial do suspeito, no bairro da Imbiribeira, e no comercial, no bairro de São José, além de buscas em dois locais em Fortaleza e um no Rio Grande do Norte. "A busca é uma complementação dessa arrecadação de provas, para que possamos ver se ele pode ser indiciado por outros crimes. Por hora, já temos comprovado que ele trocava essas imagens. Outros crimes estão sendo investigados", explica a delegada da PF.
De acordo com Nilson Antunes, diretor regional de Combate ao Crime Organizado da PF, os dados obtidos ao longo das investigações já comprovam o envolvimento do suspeito. "Já temos provas robustas da participação dessa pessoa no cometimento desses crimes. São provas técnicas que não temos como materializar, análise de transmissão de dados, de material de informática", afirma.
O suspeito teria se mudado para Fortaleza há pouco tempo, cerca de três meses. "Quando as investigações começaram, em dezembro, ele morava aqui no Recife. Identificamos residências dele em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte", afirma Antunes, que ressalta ainda a impossibilidade de dar mais detalhes sobre a operação. "Esse é um caso que corre em segredo de Justiça, todo cuidado é pouco", diz o diretor regional.

ÔNIBUS Rodoviários rejeitam proposta e decretam greve a partir da próxima quarta-feira


Nova assembleia está programada para a terça-feira, na sede do órgão sindical

28/06/2012 19:26 - MARCÍLIO ALBUQUERQUE, do FolhaPE e MIRTHYANI BEZERRA, da Folha de Pernambuco

Widio Joffre
Mediação aconteceu no 3º andar da SRTE
A proposta de reajuste de 7,5% apresentada pelo Ministério do Trabalho, através de mais uma rodada de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários no Estado de Pernambuco (STTRE-PE) e a Urbana-PE, que representa as empresas de Transportes de Passageiros, foi rejeitada pela categoria, na tarde desta quinta-feira (28).

Após o encontro, ocorrido na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), localizada na avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, os trabalhadores decretaram imediato estado de greve. Uma assembleia está programada para a próxima terça-feira (03) na sede do órgão sindical, onde o corpo de motoristas, fiscais e cobradores, devem anunciar a paralisação a partir das 0h da quarta-feira (04), por tempo indeterminado.
A reunião ocorrida na última terça-feira (26), também terminou sem avanços e culminou com uma paralisação de advertência, mantendo parte da frota de coletivos dentro das garagens, durante 24 horas. Os trabalhadores reivindicam um reajuste de cerca de 30% e rebatem a proposta de 5%, mais melhorias no vale alimentação, apresentada, até então, pela classe patronal.

MISSA DA GRAÇA ESPECIAL EM ITAQUITINGA-PE


Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...