segunda-feira, 18 de junho de 2012

Treze não retira ação na Justiça e Séries C e D do Brasileiro seguem suspensas

Nesta segunda-feira (18/6), após reunião no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Treze-PB não aceitou retirar a liminar na Justiça Comum que lhe dá vaga na Terceira Divisão e com isso, as Séries C e D seguem suspensas por tempo indeterminado. A ação do Galo da Borborema é a única que impede o início das competições, já que Araguaína-TO e Rio Branco-AC aceitaram retirar as suas ações, enquanto o Brasil-RS teve a sua liminar cassada pela Justiça do Rio Grande do Sul, à pedido da CBF, na última quinta-feira.

Com a decisão do Treze de permanecer brigando na Justiça Comum pela vaga na Série C, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva entrará com uma ação pedindo uma punição ao clube. Além disso o órgão sugeriu aos dirigentes dos demais clubes uma ação indenizatória por perdas e danos. Até a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, está pressionando para que o Treze desista da sua liminar.

"O Treze é o único clube que está obstando, na via judicial, o início das Séries C e D. Vamos sugerir À CBF uma punição ao clube. Uma suspensão seria bem razoável", afirmou o procurador do STJD, Paulo Schmitt.

Procurado pelo JC, o presidente do Treze, Fábio Azevedo, confirmou que o clube vai seguir lutando até o fim na Justiça Comum para conseguir disputar a Série C.

"Esgotamos todas as instâncias da Justiça Desportiva para só depois entrar na Justiça Comum. Não pulamos nenhuma etapa. Nosso direito é líquido e certo. O Treze está respaldado pela Constituição Federal. E além do mais, nós não pedimos a paralisação da Série C. Pedimos a nossa inclusão na competição. Essa hipótese de retirar a ação não existe", afirmou o dirigente, que sequer cogita a possibilidade de a CBf iniciar a Série C sem o clube paraibano.

"Acho complicado a CBF desrespeitar uma ordem judicial. Nem passa pela minha cabeça isso. Mas se isso acontecer, vamos acionar o nosso departamento jurídico mais uma vez", finalizou.

Incrições para o Sisu começam nesta segunda


O Ministério da Educação abre nesta segunda-feira, 18, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para vagas em instituições públicas de ensino superior. As inscrições são válidas para o segundo semestre de 2012 e podem ser feitas gratuitamente até a próxima sexta, 22, pelo site sisu.mec.gov.br.
Podem se inscrever somente candidatos que realizaram o Enem em 2011. São oferecidas 30,548 vagas de 949 cursos em 56 instituições. É possível escolher até duas opções entre cursos oferecidos. Os resultados da primeira chamada saem na próxima segunda-feira, 25.
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Os candidatos que não forem qualificados nas duas primeiras chamadas podem manifestar interesse pela lista de espera também pelo site do Sisu, a partir de 6 de julho.

Escolas técnicas federais iniciam greve em todo o país

Mais de 30 mil docentes e técnicos federais iniciaram nesta segunda-feira uma paralisação pela reestruturação da carreira no País. No Brasil existem 38 instituições federais do ensino superior e 32 já aderiram à greve, informa o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
Desde julho de 2011 a categoria reivindica aumento salarial com o Governo Federal, de acordo com informações do sindicato. O coordenador geral do Sinasefe, Carlos Davi Lobão, afirma que, neste ano, os trabalhadores pedem reajuste salarial de 22,08%, valor referente aos dois anos sem reajustes e também calculado de acordo com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do País.
"A data para o fim das negociações era 30 de março. Quando chegamos em maio sem nenhuma proposta do Governo, começamos a organizar a greve", afirma Lobão. "Era para acontecer uma reunião de negociação nesta terça, 19, mas hoje, pela manhã, ela foi suspensa. O Governo alegou que não conseguiu chegar a uma proposta", explica o coordenador.
Lobão afirma ainda que o salário da categoria é o mais baixo entre os servidores públicos federais. "A greve pede a reestruturação da carreira no magistério, hoje nós queremos alinhar com o Governo Federal uma reforma na carreira do docente, embutida nessa questão estão os valores de reajustes e demais reivindicações", explica o Lobão. A categoria conta com 42 mil docentes e técnicos administrativos e, hoje, há mais de 30 mil adesões às paralisações.

Mata Atlântica perdeu 88% da área original, diz IBGE


A dois dias do início da cúpula da Rio+20, em que mais de cem chefes de Estado discutirão o futuro do planeta, o IBGE divulgou nesta segunda-feira, 18, a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2012. Entre outros dados, traça o retrato do desmatamento no País. Pela primeira vez o IBGE apresenta os dados de devastação de todo o território, para além da Amazônia.
Os indicadores revelam que estão preservados apenas 12% da área original da Mata Atlântica, o bioma mais devastado do País. De 1,8 milhão km², sobraram 149,7 mil km². A área desmatada chega a 1,13 milhão km² (88% do original) _ quase o Estado do Pará e mais que toda a região Sudeste. Os dados se referem ao ano de 2010. Depois da Mata Atlântica, o Pampa gaúcho é o mais desmatado: perdeu 54% de sua área original, de 177,7 mil km² até 2009.
A devastação do Cerrado, segundo maior bioma do País, chegou a 49,1% em 2010. Na edição anterior dos IDS, divulgada há dois anos, o IBGE havia apontado devastação de 48,37% do Cerrado. Em dois anos, foram desmatados 52,3 mil km² _ quase o Estado do Rio Grande do Norte.
A caatinga perdeu 45,6% de seus 826,4 mil km² originais. O Pantanal é o menor e mais preservado bioma: perdeu 15% da área total de 150,4 mil km². As informações referem-se a 2009.
O IBGE apresentou os índices de desmatamento de todos os biomas extra-amazônicos, já que a Amazônia tem um monitoramento específico, mais antigo e mais detalhado.
Biomas são territórios com ecossistemas homogêneos em relação à vegetação, ao solo, ao clima, à fauna e à flora. O Brasil é dividido em seis biomas. A pesquisa do IBGE chama atenção para o fato de que o desmatamento, além dos danos ao solo, aos recursos hídricos e às espécies de fauna e flora, aumenta as emissões de gás carbônico na atmosfera.
"O monitoramento dos biomas brasileiros torna-se indispensável não só para sua preservação como para qualquer tipo de intervenção ou lei que pretenda regular o uso dos recursos naturais no Brasil. A partir dos levantamentos de desmatamentos e áreas remanescentes, o Brasil saberá onde estão as áreas que precisam ser recuperadas e as que poderão servir às atividades econômicas, sem abertura de novas áreas", diz o estudo.
Por ser o bioma mais devastado, a Mata Atlântica também tem o maior número de espécies da fauna extintas ou ameaçadas de extinção: cerca de 260. No total, o IBGE apontou nove espécies extintas, 122 espécies criticamente em perigo, 166 em perigo e 330 vulneráveis.

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...