segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pernambuco tem 1.042 políticos fichas sujas


Nos oito últimos anos, 1.042 políticos tiveram contas rejeitas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e poderão ficar inelegíveis com base na Lei do Ficha Limpa. A relação com os nomes foi entregue ontem pelo corregedor-geral do órgão, o conselheiro Carlos Porto, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Ricardo Paes Barreto, e ao Procurador Regional Eleitoral, Edílio Magalhães. 


Carlos Porto foi ao encontro acompanhado da presidente do TCE, conselheira Tereza Duere. Ele explicou que essa é uma pré-lista que poderá ter acréscimo de novos nomes até o dia 5 de julho, conforme permite a legislação eleitoral. “O Ministério Público havia solicitado que fizéssemos a entrega de uma relação com antecedência”, explicou. O pedido foi para que não houvesse sobrecarga de trabalho, dado o grande número de candidatos e o fato de que esta será a primeira eleição com o Ficha Limpa em vigor. 


Agora, cada um dos 1.042 terá que ser examinados isoladamente pelo Ministério Público. Isso porque a rejeição da conta não implica na inelegibilidade automática. “O MPPE terá que ver se as câmaras municipais acompanharam a decisão do TCE e se os casos são realmente de improbidade. Algumas rejeições são apenas por erros formais”, falou Porto. 


De acordo com Edílio Magalhães, a partir desta semana, os 180 procuradores municipais que farão a análise serão orientados pelo Ministério Público. Ele comentou que não é possível estimar quantos políticos vão ter candidatura barrada, mas disse que vai ser difícil fugir da lei. “A desaprovação gera inelegibilidade por oito anos. Antes bastava protocolar uma ação contra o TCE para anular isso. Agora será preciso uma decisão judicialmente concreta”, explicou.

Fabiana Karla passa por saia justa

Atriz queridinha dos pernambucanos, Fabiana Karla, em última conversa com o Blog Foco, contou sobre suas fartas atividades profissionais. Além de ter dirigido um filme sobre o mito uruguaio do menino-herói Dionisio Diaz, até então sem data de estreia, ela fará parte do elenco do remake de “Gabriela”, que vai ao ar este mês na Globo. Recentemente, durante as gravações da macrossérie, inclusive, ela quebrou o pé.
Nos últimos dias, porém, ela parece ter ficado em maus lençóis. É que circulou, na última semana, no jornal carioca O Dia, a história de que a atriz estaria sendo processada judicialmente por dever a um condomínio no Rio de Janeiro. Quando a Coluna Foco entrou em contato com o ex-marido da atriz, Samuel Petroti, que, segundo ela, seria o responsável pela dívida, o produtor afirmou que, quando juntos, o casal levantou um patrimônio “inimaginável”.
(Foto: Maurício Ferry)
Disse ele à coluna: “Quando a gente se separou, pode ter ficado algum débito, mas isso não tem problema, os advogados resolvem. Nós levantamos um patrimônio inimaginável, então pode haver débitos pendentes. Se as pessoas soubessem a quantidade de imóveis que nós temos… Pode até vender um para pagar”.

11/06/2012 06h00 - Atualizado em 11/06/2012 09h47 Inscrições para o Enem podem ser feitas até sexta-feira


Ministério da Educação já recebeu mais de 2,36 milhões de solicitações. 
Exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro.

Do G1, em São Paulo
6 comentários
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (15), no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. Até as 9 horas de segunda-feira (6), o Ministério da Educação havia recebido 2,36 milhões de inscrições. A taxa custa R$ 35.
O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos (veja aqui). Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:
O Inep criou um passo a passo para facilitar o processo de inscrições do Enem 2012 (Foto: Reprodução)

Somos exterminadores do futuro, diz Marina Silva no TEDxRio+20

Ex-ministra do Meio Ambiente disse que humanidade vive o 'mal do excesso'.
Paineis de discussão ocorrem no Forte de Copacabana, no Rio.

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, emocionou o público do TEDxRio+20 ao falar sobre seu passado nos seringais. Na tarde desta segunda-feira (11), no Forte de Copacabana, ela disse que é preciso separar ética de política e pôr fim ao projeto de poder pelo poder e do dinheiro pelo dinheiro. “Isso nos transforma em exterminadores do futuro”, disse.Durante o painel "Da ignorância à sabedoria", Marina afirmou que desenvolvimento sustentável não é apenas a criação de uma forma de energia mais limpa, mas sim, uma nova maneira de ser. “É preciso valorizar o ser, e não o ter. Vivemos o mal do excesso, o que nos falta é 'a falta da falta'. Estamos consumindo nosso planeta. A humanidade tem de se reencontrar com sua infância civilizatória. O modelo sustentável é usar com sabedoria recursos de milhares de anos”. Marina disse que diante da crise que o mundo vive, econômica, social, ambiental e política não vale perguntar se estamos otimistas ou pessimistas. “Temos de ser persistentes. O ser humano tem a capacidade incrível de acreditar criando, não de forma ingênua, como num pensamento mágico, mas criando o futuro que queremos”.

13 DE JUNHO DE 2012 O FUTURO NOVAMENTE EM ITAQUITINGA


NOSSA DRIL.HA ANO 1

Nesse domingo (10), muita festa com "NOSSA DRILHA' Ano 1 na cidade de Itaquitinga, concentração na entrada da cidade, o bloco animado pela Banda Bicho do Mato e o Trio-Imperador. Segundo os organizadores da festa o publico aprovou o estilo de musica tocada durante todo percusso lembraram também que no ano passado tivemos a "Miocadrilha" e que esse ano 2012, chana-se Nossa Drdilha, com o apoio dos patrocinadores e em especial ao Dr. Geovani Oliveira Prefeito do Município de Itaquitinga. Sem nenhum incidente todos brincaram e se divertiram na paz e harmonia.  Explicou.
O Blog do Oge e a Rádio Itaquitinga FM, aos organizadores Jerffeson, Geisy e Egidio por nos proporcionar a cobertura desse maravilhoso evento que fica na memoria do povo de Itaquitinga. Obrigado.






































Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...