segunda-feira, 28 de maio de 2012

Semana do Pau Brasil começa hoje na UFRPE


Começa hoje na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a VIII Semana do Pau-Brasil. Até a próxima quinta-feira, alunos e professores de escolas públicas e privadas participam de programação que conta com oficinas de educação ambiental, palestras, exposição de fotos, mostra de vídeos, artes com materiais sustentáveis, dinâmicas de grupo, feira de artesanato e visita ao Bosque de Pau-Brasil Professor Roldão.

A abertura acontece esta manhã no auditório da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE). As escolas interessadas em participar devem agendar a visita pelo telefone 3320.6063 ou pelo e-mail: praecic@gmail.com /.

A programação conta ainda com homenagens à Escola Lions Parnamirim; ao Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe); à Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe); à Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe); ao Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Desastres (Ceped); ao Instituto Oceanário, dentre outras entidades que apoiam os eventos de responsabilidade socioambiental promovidos pela UFRPE.

28/05/2012 13h33 - Atualizado em 28/05/2012 13h33 Professor e aluno brigam dentro de sala de aula em escola da Paraíba


Briga começou após aluno jogar um pedaço de giz no professor, diz polícia.
Confusão aconteceu na manhã desta segunda (28) em escola da capital.

Do G1 PB
Policiais Militares da Patrulha Escolar foram chamados para conduzir professor até delegacia (Foto: Walter Paparazzo/G1)Policiais da Patrulha Escolar foram chamados para
conduzir professor até delegacia
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um professor e um aluno do 1º ano do ensino médio trocaram agressões físicas dentro da sala de aula na manhã desta segunda-feira, na escola estadual Dom José Maria Pires no bairro das Indústrias, em João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, Edvaldo Silva Melo, professor de Química, explicou que o aluno teria jogado um pedaço de giz nele e por conta disso fora tirar satisfação. Ainda conforme a polícia, o professor precisou se trancar na diretoria para não sofrer agressões de outros alunos.
  • O professor envolvido informou ao G1 que bateu no aluno para se defender. “Não me arrependo da atitude que tomei, fiz isso para me defender de uma agressão”, afirmou. O professor e o aluno foram levados para a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança, no Centro de João Pessoa, onde será registrada a ocorrência.
A gerente de João Pessoa da regional de Ensino da Secretaria de Educação da Paraíba, Wleica Honorato Aragão Quirino, afirmou que o caso registrado esta manhã é passível de exoneração, mas que vai estudar o caso com calma. “Vamos esperar o fim das investigações, com calma, para só então decidir se procederemos com a exoneração”, disse. O professor dava aulas na escola há dois meses, após ter sido empossado em março deste ano.

MPPE pede que câmaras regularizem julgamentos de contas municipais


  O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou, nesta segunda-feira (28), uma recomendação a todos os promotores de Justiça para que fiscalizem o julgamento das contas das prefeituras por parte das câmaras municipais. Atualmente, 52 câmaras ainda não informaram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) se julgaram ou não contas de prefeitos e ex-prefeitos. Há contas até de 1994 sem dados da avaliação do Legislativo, quando o prazo legal é de 60 dias após parecer prévio do TCE. A recomendação será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (29).

De acordo com a lista entregue ao MPPE pela procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda, os municípios de Abreu e Lima e Barreiros estão com o maior número de prestação de contas sem julgamento - 7, ao todo. Em seguida está São José da Coroa Grande, com seis, e depois vêm Itaquitinga e Tracunhaém, com cinco. "Em todos os casos, o TCE rejeitou as contas e as câmaras não informaram o resultado dos julgamentos, então consideramos que elas não foram julgadas", afirmou Lapenda.
Segundo o procurador-geral do MPPE, Agnaldo Fenelon, a lista será encaminhada aos promotores públicos, que darão 60 dias para as câmaras julgarem ou informarem o resultado dos julgamentos. Caso contrário, o Ministério vai considerar os pareceres do Tribunal de Contas. Até 15 de junho, o TCE enviará ao Tribunal Regional Eleitoral os nomes dos prefeitos e ex-prefeitos que tiveram as contas rejeitadas. Nesse caso, o político poderá ser enquadrado na lei da Ficha Limpa e se tornar inelegível.
'Julgamento político'
Além de verificar se as contas estão sendo analisadas dentro do prazo, a recomendação também quer forçar os vereadores a justificar seus julgamentos ao aprovarem as contas de um gestor, quando o TCE recomenda a rejeição, conforme determina a Constituição. O objetivo é evitar que o trabalho de auditoria do Tribunal, que leva geralmente mais de um ano para ser finalizado, seja ignorado pelos legisladores.
"O caso mais emblemático é o de Araçoiaba, cujas contas de 2001, 2003 e 2005, totalizando R$ 13 milhões, foram rejeitadas pelo TCE, mas aprovadas pela Câmara, mesmo com o prefeito já afastado, sem fundamento algum, apenas por motivação política. Nós [o MPPE] entramos com uma ação civil pública para anular essa decisão", disse Fenelon.
Segundo a recomendação, os legisladores que não estiverem cumprindo essas regras podem responder ações por improbidade administrativa, que pode até torná-los inelegíveis, além de outras sanções. "Pernambuco é o primeiro estado do país a selar parceria com o MPPE no sentido de exigir que as câmaras de vereadores sejam os verdadeiros julgadores das contas dos agentes políticos, obedecendo o prazo e levando em consideração pareceres técnicos do TCE para dar seu voto consciente e contribuir com a luta da melhor aplicação do erário público", falou a presidente do TCE, Teresa Duere.

Reconhecimento Ariano Suassuna mais perto da indicação brasileira ao Nobel de Literatura


445e9293acab0c1ab5c8acbc2d6b532f.jpg
Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para diversas línguas
Foto: Alexandre Severo/Arquivo JC Imagem

Do NE10
O escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, 84 anos, pode ser o candidato do Brasil para o Prêmio Nobel de Literatura 2012, da Academia Sueca. A indicação do nome do paraibano deverá ser votada no Plenário desta terça-feira (29) no Senado Federal.
» Leia reportagem especial 80 AriANOS
O requerimento 234/12 do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) solicitando o nome de Ariano Suassuna para representar o País no prêmio foi aprovado na última quinta-feira pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O escritor é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
"Eu aceito, mas não disputo. Como não disputei a vaga das academias para as quais fui eleito", comentou Ariano Suassuna, referindo-se à ABL, Academia Pernambucana de Letras e Academia Paraibana de Letras.
VIDA - Nascido em João Pessoa, em 1927, Ariano Suassuna é autor de obras como Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Foi fundador, na década de 1970, no Recife, do Movimento Armorial, dedicado às expressões populares da cultura brasileira.
Apesar de nunca ter saído do Brasil, os livros do escritor já foram traduzidos para o inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, holandês e polonês.

Política Ferro: “Lula não é o Papa e n


Deputado federal vê "jogo midíatico" de Rands com a fotografia de Lula (Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco)
Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha
O deputado federal Fernando Ferro (PT) considerou a foto que o secretário Maurício Rands aparece ao lado do ex-presidente Lula como um “jogo midiático”. “O ex-presidente não deu declaração alguma. Essa foto foi para efeito midiático e tentar ganhar os militantes. Mas Lula não é Padre Cícero. Não é o Papa. Lula não recebeu o prefeito João da Costa porque o prefeito não o procurou. Se João da Costa tivesse o procurado, ele seria recebido”.
Para Ferro, é inevitável não acontecer as prévias. “Não vejo outro caminho se não as prévias. Se alguém tem que renunciar esse alguém é Rands. O prefeito está no mandato e não vai fazer isso”. As eleições, que acontecem no próximo domingo (3), vai contar com a executiva nacional para ‘organizar’ as eleições. “Vem uma comissão para dar segurança no processo de votação. Era o que deveria ter feito antes. Elói Pietá (secretário-geral do PT) desta vez foi cortado porque no dia 20 foi cabo eleitoral de Rands. Agora será seguro,” declarou o deputado federal, em entrevista à Rádio Folha, na manhã desta segunda-feira.
O deputado reconheceu que o prefeito João da Costa junto com ele e André Campos foram um pouco além dos limites na plenária da sexta-feira (25) ,no Clube Português, e justificou: “O clima quente ficou por causa da emoção. Isso fez com que os tons fossem exaltados”. As estratégias para a nova prévia serão as mesmas, segundo Ferro. “Vamos construir uma nova vitória e já estamos acertando nossa militância para outubro. Rands não representa a vontade de militantes, por isso perdeu no dia 20 e vai perder no dia 3 de junho,” concluiu.

MOTIM Rebelião na Funase de Abreu e Lima deixa um reeducando morto e um agente ferido


Internos também atearam fogo em colchões e fizeram quatro agentes de reféns

28/05/2012 16:57 - HENRIQUE FERREIRA, do FolhaPE, com informações de EDWARD PENA, da Folha de Pernambuco

Arquivo Folha
Um início de rebelião na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), de Abreu e Lima, na Região Metropolitana (RMR), deixou um reeducando morto durante a tarde desta segunda-feira (28). Segundo o delegado titular da Delegacia de Abreu e Lima, Alberes Félix, a confusão começou por volta das 15h, durante o horário de lazer.
Uma briga entre dois pavilhões, enquanto jogavam futebol, culminou com a morte de um dos adolescentes. De acordo com um policial do Batalhão de Polícia e Radiopatrulha (BPRP), o interno foi espancado. Após a morte do rapaz, os adolescentes atearam fogo em colchões e fizeram quatro agentes socioeducativos de reféns.
Um dos agentes ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Miguel Arraes. A polícia levanta a hipótese de que a confusão tenha sido a continuação de uma rixa entre as alas 10 e 11 contra a ala 12 da unidade. Semana passada eles teriam se confrontado.
O Corpo de Bombeiros (CB) chegou ao local e conseguiu apagar o fogo. Homens da Companhia de Operações Especiais (CIOE) entraram na unidade para conter o motim. No momento, o clima na Funase

Postagem em destaque

Jovem é preso em flagrante por matar padrasto a facadas e decepar as mãos da vítima Segundo a Polícia Civil, rapaz de 18 anos afirmou em depoimento que cometeu o crime porque o padrasto tinha agredido a mãe dele.

  Postado por Oge Por g1 PE 29/02/2024 19h04    Atualizado  há 16 horas Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Pernambuco — F...